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Encontramos dinossauros na Bíblia?

Locomotion

Bam-bam-bam
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Bom, uma coisa é certa, os dinossauros existiram e estão expostos em os mais diversos museus para serem vistos, estava fazendo uma pesquisa bem leve sobre os dinossauros, e fui levado em alguns artigos que dizem que os seres humanos podem sim terem coexistidos junto com os dinossauros.

Pois bem, resolvi pesquisar se havia alguma citações sobre eles na Bíblia e alguns afirmam que existem e outros afirmam que depende muito da tradução da Bíblia.

Eu sei que tem gente no fórum que entende bem da Bíblia e poderia me explicar como a Bíblia explica a questão dos dinossauros, e eu sei que tem um pessoal que vai levar o tópico para um flame sem fim, pois bem se alguém conseguisse me ajudar com essa questão ficaria agradecido.
 

Noctua

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Masoq, povo daquela época nem ciência de que houvera dinossauros tinha, eles foram extintos à aproximadamente 65,5 milhões de anos, cara.
 
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onurb88

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coexistiram sim. vcs não viram o filme de 93?
 

Jäger_BR

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Na Bíblia eu nunca vi.

Já vi tirarem de escavações, de grutas e tal.
 


Demétrio

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Bom, uma coisa é certa, os dinossauros existiram e estão expostos em os mais diversos museus para serem vistos, estava fazendo uma pesquisa bem leve sobre os dinossauros, e fui levado em alguns artigos que dizem que os seres humanos podem sim terem coexistidos junto com os dinossauros.

Pois bem, resolvi pesquisar se havia alguma citações sobre eles na Bíblia e alguns afirmam que existem e outros afirmam que depende muito da tradução da Bíblia.

Eu sei que tem gente no fórum que entende bem da Bíblia e poderia me explicar como a Bíblia explica a questão dos dinossauros, e eu sei que tem um pessoal que vai levar o tópico para um flame sem fim, pois bem se alguém conseguisse me ajudar com essa questão ficaria agradecido.

Eu tive uma criação e educação religiosa forte, e estudei muito a Bíblia quando novo.
Lembro que sempre se usava a mesma passagem:

“Ora, naquele tempo havia gigantes na terra e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos, estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade” (Gênesis 6:4)

MAs não sei.. se pensar pelo conceito, pode fazer sentido ser só uma passagem por que para um ser onsciente, 50, 60 milhões de anos não é nada.
 

Ghim

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Mas nós vivemos com animais da era dos dinossauros

Crocodilos, por exemplo, existem há 200 milhões de anos (só q nao entram na categoria dinossauro). Agora, a diferença entre um crocodilo e um dinossauro de fato é bem pequena, entao assim... se tu estiver disposto a dar uma flexibilizada na palavra dinossauro, talvez dê pra dizer q o ser viveu e ainda vive com algumas especies de dino
 

avitima

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Tem em genesis as feras na formação e evolução da terra.

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Reisen Udongein Inaba

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Dizem que Behemoth era um braquiossauro, mas não fala nada sobre o pescoço dele, que seria a característica mais marcante. Se realmente tivessem dinossauros na Bíblia era pra ter muito mais descrições.
 

LHand

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drdreh

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melhor assistir antes essa série da idade da Terra











 

Diógenes Laércio

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Eu tive uma criação e educação religiosa forte, e estudei muito a Bíblia quando novo.
Lembro que sempre se usava a mesma passagem:

“Ora, naquele tempo havia gigantes na terra e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos, estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade” (Gênesis 6:4)

MAs não sei.. se pensar pelo conceito, pode fazer sentido ser só uma passagem por que para um ser onsciente, 50, 60 milhões de anos não é nada.


Tem em genesis as feras na formação e evolução da terra.

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Dizem que Behemoth era um braquiossauro, mas não fala nada sobre o pescoço dele, que seria a característica mais marcante. Se realmente tivessem dinossauros na Bíblia era pra ter muito mais descrições.
Bom.
Não conheço muito de Bíblia, mas posso dar alguma contribuição ao tópico baseado em minha compreensão da linguagem.
Essas formas de falar sobre a bíblia são formas de hermenêutica e exegese baseadas a possibilidade de que os autores dela escreveram na linguagem que tinham disponíveis as coisas que eles viam.
A ideia é que o estágio em que se encontra uma língua molda a mentalidade das pessoas, seu vocabulário, sua possibilidade de descrever o que vê e até mesmo moldar o que as pessoas podem ver ou não.
Ocorre então que um leitor de um texto escrito a mais de dois mil anos atrás só poderia compreender de fato o que o texto diz e a que ele se refere se ele fazer um esforço de compreensão da mentalidade e do vocabulário de época a partir da compreensão de sua mentalidade.
Tentarei explicar um pouco essa ideia a partir de brevíssimas e imprecisas noções de história da filosofia e outros recursos.
O filósofo Kant escreveu um livro chamado "Crítica da Razão Pura" em que ele julga ter provado que a física e matemáticas são ciência enquanto que a metafísica não e portanto não seria possível provar racionalmente a existência de Deus, a imortalidade da alma e provar outros temas caros à metafísica tal qual ele a conhece.
Outro filósofo, Hegel, julga que essa interdição Kantiana à metafísica está equivocada e pretende mostra isso, dentre outras coisas, na obra "Fenomenologia do Espírito". Para mostrar o que pretendeu, Hegel procura traçar uma história da evolução do que ele entende por consciência humana em que a Crítica de Kant é um estágio que é superado no filosofia dele mesmo, Hegel. Ao descrever cada etapa da consciência, Hegel escreve a partir de estágios superiores dela, o que foi chamado por comentadores hegelianos de "lógica do para nós". Mas Hegel não se limita a isso. Ele também tenta reconstituir o que seria a voz mesma de cada estágio da consciência o que ele chama de "lógica do para ela". Nem sei mais se isso está preciso, mas servirá
É possível tentar ilustrar esses conceitos da seguinte forma.
Imagine-se um adulto observando uma criança. Ele diria algo do gênero: ela está se deslumbrando com o mundo ao seu redor quando ela olhas as coisas e aponta. A criança mesma só diz "oh". O adulto é que entende aquilo como deslumbramento. A criança só entende a imediates de seu impulso que a conduz a sentir prazer com as coisas que identifica e sente prazer em dizer "oh".
O pressuposto de fazer esse tipo de exegese é mais ou menos esse.
O exegeta lê num texto algo como "pássaro de fogo" e entende que o escritor da época não tinha linguagem e nem compreensão para entender que aquele objeto era uma espécie de nave voadora ou foguete que o escritor teria chamado de "pássaro de fogo" por associar pássaro a qualquer coisa que voa e fogo a qualquer coisa que emita chamas.
Isso quer dizer que esse tipo de leitura de textos antigos não deixa de ser uma tradução.
Isso é possível? Esse tipo de leitura é viável.
Eu acho que sim, mas há que haver muita justificativa para esse tipo de tradução.
"Gigante" aí pode ser entendido como dinossauro?
Eu acho que não.
Já vi outras interpretações que pareciam mais plausíveis.
Parece a mim, com todo respeito, que entender "gigante" como dinossauro é coisa de criacionista sem muito método.
Isso seria um desejo de aliar descobertas da ciência atual ao texto Bíblico de modo a associar o prestígio atual da ciência à religião.
Isso pode ser possível sim, mas essa forma de fazer isso não parece bem sucedida.
 

avitima

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Bom.
Não conheço muito de Bíblia, mas posso dar alguma contribuição ao tópico baseado em minha compreensão da linguagem.
Essas formas de falar sobre a bíblia são formas de hermenêutica e exegese baseadas a possibilidade de que os autores dela escreveram na linguagem que tinham disponíveis as coisas que eles viam.
A ideia é que o estágio em que se encontra uma língua molda a mentalidade das pessoas, seu vocabulário, sua possibilidade de descrever o que vê e até mesmo moldar o que as pessoas podem ver ou não.
Ocorre então que um leitor de um texto escrito a mais de dois mil anos atrás só poderia compreender de fato o que o texto diz e a que ele se refere se ele fazer um esforço de compreensão da mentalidade e do vocabulário de época a partir da compreensão de sua mentalidade.
Tentarei explicar um pouco essa ideia a partir de brevíssimas e imprecisas noções de história da filosofia e outros recursos.
O filósofo Kant escreveu um livro chamado "Crítica da Razão Pura" em que ele julga ter provado que a física e matemáticas são ciência enquanto que a metafísica não e portanto não seria possível provar racionalmente a existência de Deus, a imortalidade da alma e provar outros temas caros à metafísica tal qual ele a conhece.
Outro filósofo, Hegel, julga que essa interdição Kantiana à metafísica está equivocada e pretende mostra isso, dentre outras coisas, na obra "Fenomenologia do Espírito". Para mostrar o que pretendeu, Hegel procura traçar uma história da evolução do que ele entende por consciência humana em que a Crítica de Kant é um estágio que é superado no filosofia dele mesmo, Hegel. Ao descrever cada etapa da consciência, Hegel escreve a partir de estágios superiores dela, o que foi chamado por comentadores hegelianos de "lógica do para nós". Mas Hegel não se limita a isso. Ele também tenta reconstituir o que seria a voz mesma de cada estágio da consciência o que ele chama de "lógica do para ela". Nem sei mais se isso está preciso, mas servirá
É possível tentar ilustrar esses conceitos da seguinte forma.
Imagine-se um adulto observando uma criança. Ele diria algo do gênero: ela está se deslumbrando com o mundo ao seu redor quando ela olhas as coisas e aponta. A criança mesma só diz "oh". O adulto é que entende aquilo como deslumbramento. A criança só entende a imediates de seu impulso que a conduz a sentir prazer com as coisas que identifica e sente prazer em dizer "oh".
O pressuposto de fazer esse tipo de exegese é mais ou menos esse.
O exegeta lê num texto algo como "pássaro de fogo" e entende que o escritor da época não tinha linguagem e nem compreensão para entender que aquele objeto era uma espécie de nave voadora ou foguete que o escritor teria chamado de "pássaro de fogo" por associar pássaro a qualquer coisa que voa e fogo a qualquer coisa que emita chamas.
Isso quer dizer que esse tipo de leitura de textos antigos não deixa de ser uma tradução.
Isso é possível? Esse tipo de leitura é viável.
Eu acho que sim, mas há que haver muita justificativa para esse tipo de tradução.
"Gigante" aí pode ser entendido como dinossauro?
Eu acho que não.
Já vi outras interpretações que pareciam mais plausíveis.
Parece a mim, com todo respeito, que entender "gigante" como dinossauro é coisa de criacionista sem muito método.
Isso seria um desejo de aliar descobertas da ciência atual ao texto Bíblico de modo a associar o prestígio atual da ciência à religião.
Isso pode ser possível sim, mas essa forma de fazer isso não parece bem sucedida.

Sim, mas aí vc precisa conhecer a propria bíblia, pois existem diferentes textos em tempos cronológico diferentes e em alguns casos (questão de fé) escritos pode Deus quase que literalmente. Geneses é atribuido sua escrita por Moises, que não viveu na época dos dinossauros, então não é uma narrativa. Nesse mesmo livro já se tem a compreensão que os 6 dias de criação e 1 de descanso, não foi literal e sim descrição de eras. Em Geneses existem mais de 30.

Citaçãobde um site.

"Aqueles que crêem que a terra é mais jovem tendem a acreditar que a Bíblia menciona os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro”. Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar".

Sim pássaro de fogo, carruagem de fogo e tal são descrições que se poderia dar na época, mas temos que entender que tb na perspectiva da linguagem e tradução tem uma galera que pesquisa forte esses termos e interpretam bem essas coisas. E fica tb uma mescla de fé com racionalidade científica positivista.

Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk
 

Diógenes Laércio

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Sim, mas aí vc precisa conhecer a propria bíblia, pois existem diferentes textos em tempos cronológico diferentes e em alguns casos (questão de fé) escritos pode Deus quase que literalmente. Geneses é atribuido sua escrita por Moises, que não viveu na época dos dinossauros, então não é uma narrativa. Nesse mesmo livro já se tem a compreensão que os 6 dias de criação e 1 de descanso, não foi literal e sim descrição de eras. Em Geneses existem mais de 30.

Citaçãobde um site.

"Aqueles que crêem que a terra é mais jovem tendem a acreditar que a Bíblia menciona os dinossauros, apesar de jamais haver usado a palavra “dinossauro”. Ao invés, usa a palavra tanniyn, vinda do Hebraico. Tanniyn é traduzida de algumas poucas maneiras diferentes nas Bíblias de língua inglesa; às vezes como “monstro do mar”, às vezes como “serpente”. É mais comumente traduzida como “dragão”. Tanniyn parece ter sido algum tipo de réptil gigante. Estas criaturas são mencionadas quase trinta vezes no Antigo Testamento e são encontradas tanto em terra quanto no mar".

Sim pássaro de fogo, carruagem de fogo e tal são descrições que se poderia dar na época, mas temos que entender que tb na perspectiva da linguagem e tradução tem uma galera que pesquisa forte esses termos e interpretam bem essas coisas. E fica tb uma mescla de fé com racionalidade científica positivista.

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Existem umas paradas do Ancient Aliens a respeito das quais eu diria não necessariamente que acredito piamente, mas que pelo menos me fazem pensar. Vai que esse lance existiu mesmo!
Mas achei essa interpretação de "gigantes" como dinossauros, com todo respeito, um tanto esdrúxula.
Pareceu a mim algo do nível das comparações que se fez por aí entre Jesus, Hórus e Krishna.
O sujeito já tem um ideia em mente e vai distorcendo tudo para encaixar as coisas à sua ideia preexistente ao invés de rever a viabilidade da ideia quando se depara com dificuldades em relação a ela.
Mas é importante refletir que essas coisas nem sempre são neutras, apesar de fazer crer quase invariavelmente que são sempre desprovidas de qualquer páthos.
Mas o fato de serem parciais quer dizer necessariamente que são equivocadas? Não.
Já viu por exemplo as algumas coisas que dizem de Maria Madalena ou a reconstituição do rosto de Jesus?
É claro que existe um aliamento cultural precedente a essas teses e exposições o que não necessariamente quer dizer que elas não sejam verdadeiras o que não haja de verdade nelas.
Os leitores têm que ser muito atentos.
 
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Gamer King

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A bíblia fala de répteis gigantes, acredito que os dinossauros estão embutidos nisso aí.
 

Diógenes Laércio

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A bíblia fala de répteis gigantes, acredito que os dinossauros estão embutidos nisso aí.
Mas você tem certeza de que esses tais répteis gigantes são necessariamente dinossauros?
E se forem alguma espécie de ser sobrenatural?
A crença prévia do interpretante geralmente interfere na interpretação.
Construir a crença durante a interpretação não é fácil.
 

Gamer King

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Mas você tem certeza de que esses tais répteis gigantes são necessariamente dinossauros?
E se forem alguma espécie de ser sobrenatural?
A crença prévia do interpretante geralmente interfere na interpretação.
Construir a crença durante a interpretação não é fácil.

Acredito que alguns devem ser os dinossauros sim, já que está provado que eles existiram.
 

Diógenes Laércio

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Eu acho que chamar esses "gigantes" de dinossauros é uma tentativa de ler no texto da bíblia algo que é referendado pela ciência.
Aí os crentes podem dizer "está vendo, a Bíblia fala de coisas que existiram".
Essa seria uma forma de conferir prestígio a um público moderno da Bíblia.
Isso é possível? É.
Foi-se bem sucedido dessa vez? Eu acho que não.
E isso quer dizer que pode ser um verdadeiro "tiro que saiu da culatra" porque se não se encontrar nenhum registro fóssil que prove que homens e dinossauros tenham em algum momento convivido surgirá mais munição que os opositores da religião encontrarão contra ela.
Ainda prefiro interpretações sobrenaturais, simbólicas, ou mesmo coisas do tipo Ancient Alien desse lance.
 

avitima

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Voltando a lembrar que os répteis gigantes da bíblia não tiveram testemunhas ocular. Foi meio divino a escrita creditada a Moisés por inspiração divina. Uma visão do passado talvez.

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avitima

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Mas eu tenho uma dualidade no que diz respeito a interpretação bíblica. Sou pesquisador logo tenho uma parte racional que interpreta e busca entender por esse lado, mas tb tenho o meu lado cristão e guardo para mim e para aqueles que coadunam com a mimha fé as explicações espirituais e sobrenaturais.

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kapiel10

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Mas eu tenho uma dualidade no que diz respeito a interpretação bíblica. Sou pesquisador logo tenho uma parte racional que interpreta e busca entender por esse lado, mas tb tenho o meu lado cristão e guardo para mim e para aqueles que coadunam com a mimha fé as explicações espirituais e sobrenaturais.

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vc é arqueologo ?
 

avitima

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vc é arqueologo ?
Não, não. As minhas pesquisas não tem nada de arqueologia não, faço doutorado em outra área. Mas digo que tenho duas vertentes de pensamento, uma que entende os fatos bíblicos com viés científico baseado e em fatos, históricos, arqueológicos e tal para a interpretação das escrituras e a parte cristã. Apenas isso. Meu doutorado é em educação.

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kapiel10

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acredito que em jó tenha as melhores passagens que podem se relacionar com dinossauros em jó realmente tem a descrição do próprio Deus falando com Jó e mostrando a jó animais com descrição parecidas com dos dinossauros

entretanto nessa passagem não dá para saber se Deus mostrou a jó estes animais em visão ou ao vivo

nessas mesmas passagens tem descrição de um animal que parece ser um dragão ( sem asas ) pois cospe fogo o que para muitos é piada entretanto hoje temos na natureza um pequena animal que produz fogo

https://oglobo.globo.com/sociedade/...ciencia-por-tras-do-mito-dos-dragoes-11117735
https://darwinismo.wordpress.com/2013/03/29/os-dragoes-que-cospem-fogo/
 

R.And

Supra-sumo
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Existem umas paradas do Ancient Aliens a respeito das quais eu diria não necessariamente que acredito piamente, mas que pelo menos me fazem pensar. Vai que esse lance existiu mesmo!
Mas achei essa interpretação de "gigantes" como dinossauros, com todo respeito, um tanto esdrúxula.
Pareceu a mim algo do nível das comparações que se fez por aí entre Jesus, Hórus e Krishna.
O sujeito já tem um ideia em mente e vai distorcendo tudo para encaixar as coisas à sua ideia preexistente ao invés de rever a viabilidade da ideia quando se depara com dificuldades em relação a ela.
Mas é importante refletir que essas coisas nem sempre são neutras, apesar de fazer crer quase invariavelmente que são sempre desprovidas de qualquer páthos.
Mas o fato de serem parciais quer dizer necessariamente que são equivocadas? Não.
Já viu por exemplo as algumas coisas que dizem de Maria Madalena ou a reconstituição do rosto de Jesus?
É claro que existe um aliamento cultural precedente a essas teses e exposições o que não necessariamente quer dizer que elas não sejam verdadeiras o que não haja de verdade nelas.
Os leitores têm que ser muito atentos.

Eu concordo que os gigantes não seriam os dinossauros. Pra mim, quando a Bíblia se refere a gigantes tem a ver com o tópico que que foi discutido há alguns meses no Vale-Tudo: https://forum.outerspace.com.br/ind...es-aqui-na-terra-num-passado-distante.508930/
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
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Bom, uma coisa é certa, os dinossauros existiram e estão expostos em os mais diversos museus para serem vistos, estava fazendo uma pesquisa bem leve sobre os dinossauros, e fui levado em alguns artigos que dizem que os seres humanos podem sim terem coexistidos junto com os dinossauros.

Pois bem, resolvi pesquisar se havia alguma citações sobre eles na Bíblia e alguns afirmam que existem e outros afirmam que depende muito da tradução da Bíblia.

Eu sei que tem gente no fórum que entende bem da Bíblia e poderia me explicar como a Bíblia explica a questão dos dinossauros, e eu sei que tem um pessoal que vai levar o tópico para um flame sem fim, pois bem se alguém conseguisse me ajudar com essa questão ficaria agradecido.

Do que eu entendi, a bíblia não explica a questão dos dinos, o foco é outro, a mensagem é mais do tipo:

"parem de se destruir e administrem e dividam os frutos da criação de forma justa, pois o Criador fez o mundo para todos os homens,
vocês que saíram da irracionalidade e da inocência, para então encontrar a consciência,
façam uso dela para encontrar os caminhos que levam a paz,
sejam como eu plenamente e escolham o amor"

Mas essa é a mensagem geral:kgozo, é a vontade do Criador, já que cada livro da bíblia foi escrito por um cara diferente. Alguns desses caras se aproximaram mais dessa "voz" no que escreveram e outros menos, mas o foco é esse.

Assuntos de natureza jurássica, são coisas para os estudiosos apaixonados da criação. E até onde eu sei eles tem feito um excelente trabalho.:kjoinha
 

Stiker

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Espero de verdade que esse tópico seja zoeira, não é possível tamanha ignorância científica.

Na boa mesmo..
 

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Masoq, povo daquela época nem ciência de que houvera dinossauros tinha, eles foram extintos à aproximadamente 65,5 milhões de anos, cara.

Sim, mas talvez tenham achado alguns fósseis expostos, e acharam alguma coisa extraordinária.
 

Martel

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Dá pra casar essa idéias mas só dentro da Terra Jovem.
Eu tendo a acreditar na terra jovem.
Mas como a Igreja não se posicionou sobre isso em definitivo eu vejo como uma questão disputada e ainda em aberto.
Igual Adão e Eva. Eu acredito na literalidade, mas vejo muitos católicos (a maioria neocon) dizendo ser metafórica essa passagem. Então eu ainda não sei definitivamente, vou me aprofundar nisso tudo.
 

Tecnomage

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acredito que em jó tenha as melhores passagens que podem se relacionar com dinossauros em jó realmente tem a descrição do próprio Deus falando com Jó e mostrando a jó animais com descrição parecidas com dos dinossauros

entretanto nessa passagem não dá para saber se Deus mostrou a jó estes animais em visão ou ao vivo

nessas mesmas passagens tem descrição de um animal que parece ser um dragão ( sem asas ) pois cospe fogo o que para muitos é piada entretanto hoje temos na natureza um pequena animal que produz fogo

https://oglobo.globo.com/sociedade/...ciencia-por-tras-do-mito-dos-dragoes-11117735
https://darwinismo.wordpress.com/2013/03/29/os-dragoes-que-cospem-fogo/
Se levar em consideração as últimas revisões da classificação filogenia, você pode dizer que aves são tecnicamente dinossauros, então toda passagem de Jó que fala de pássaros está falando de dinossauros...

É só pra constar o besouro bombardeiro não produz fogo... É uma reação química exotérmica, ele expele uma nuvem super quente de vapor químico, não fogo...
 
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