O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Energia Elétrica - consumo alto

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
Boa tarde senhores, tenho notado que minha conta de energia vem subindo mesmo que eu nao tenha mudado meus hábitos e ouço reclamações de pessoas dizendo o mesmo. Tentei entender a conta detalhada e fazer alguns cálculos para saber qual equipamento está gastando muito. Vi uma conta simples, por exemplo:

um equipamento de 500 watts se calcula o consumo multiplicando a potencia pelo tempo que passa ligado. Exemplo
potencia = 500W
horas de uso mensal = 8horas/dia x 30 dias = 240 horas mensais
então
500Wx240 = 120.000 KW/h

então temos o total de consumo mensal já convertido no valor cobrado pela prestadora do serviço... a questão é todas as taxas envolvidas, cobrança duplicada pela TE, etc... Se há alguém da área, poderia tentar simplificar isso? e como eu sei o valor da energia cobrada na minha região?
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.986
Pontos
1.039


um equipamento de 500 watts se calcula o consumo multiplicando a potencia pelo tempo que passa ligado. Exemplo
potencia = 500W
horas de uso mensal = 8horas/dia x 30 dias = 240 horas mensais
então
500Wx240 = 120.000 KW/h
Errou a unidade aí

e como eu sei o valor da energia cobrada na minha região?
A CEMIG manda o valor na própria conta.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.569
Pontos
709
Cara, kW e kWh são coisas diferentes.
kW é medida de potência, kWh é usado pra medir energia.

Dá uma lida nisso:


Pra saber quanto custa o kWh na sua região, é só ver na sua conta. Tem o preço por unidade lá.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
mas subiu o valor somente? ou o consumo realmente subiu?
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
mas subiu o valor somente? ou o consumo realmente subiu?

Fiz a comparação de dois meses que gastei muito:
2046KW - R$1490,81
2086KW - R$1331,11

mas acho que essa diferença é devido a bandeira vermelha
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Fiz a comparação de dois meses que gastei muito:
2046KW - R$1490,81
2086KW - R$1331,11

mas acho que essa diferença é devido a bandeira vermelha
geralmente tem o resumo dos ultimos meses, olha ai na conta, ou no site
 


Claud09

Habitué da casa
Mensagens
290
Reações
160
Pontos
78
Mais dicas pra reduzir muito a conta de luz ou cancela e nunca mais pagar conta de energia em comprando;
Arquecedor de água a gás

Energia solar , bateria estacionaria, alternador de volts pra os eletrônicos, eletrodomésticos

Batata, imãs , fios que liga lâmpada , e outros portateis equipamentos com pouco consumo de watts como mostra no video;
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Fiz a comparação de dois meses que gastei muito:
2046KW - R$1490,81
2086KW - R$1331,11

mas acho que essa diferença é devido a bandeira vermelha
Mora quantas pessoas ai? Tem que usar bastante ar condicionado, motor ou alguém fez gato ai e ligou no quarteirão.
Moro sozinho e média de 100Kw.
 

roberval999

Bam-bam-bam
Mensagens
3.235
Reações
10.812
Pontos
453
Vc deve ter no minimo 4 ar condicionado, aqui deixo tudo ligado nao passa de 200kwh
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.564
Reações
19.368
Pontos
1.094
Mais dicas pra reduzir muito a conta de luz ou cancela e nunca mais pagar conta de energia em comprando;
Arquecedor de água a gás

Energia solar , bateria estacionaria, alternador de volts pra os eletrônicos, eletrodomésticos

Batata, imãs , fios que liga lâmpada , e outros portateis equipamentos com pouco consumo de watts como mostra no video;


Pow, mas essa lâmpada com bateria interna deve ser meio carinha, não?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Há tarifas em cima do consumo. Talvez a lógica do custo por KW seja que nem a da água que pagamos, quanto mais m³ consumimos mais o preço por m³ aumenta.

OBS: tem a iluminação pública também, o preço é uma porcentagem do consumo.

Aqui nunca passamos dos 230Kw. Claro que aqui no nordeste não temos o costume de usar o chuveiro elétrico (nem precisa hehe) e mal usamos ar-condicionado, sendo que o uso desse último ai faz aumentar em 30% a fatura final.

Aqui trocamos todas as lâmpadas para LED;
A regra de ter no máximo duas lâmpadas ligadas simultaneamente, isso no máximo;

Aqui é meio que uma ditadura: deixou mais que duas lâmpadas ligadas e ainda sem ninguém, é certeza levar umas chineladas.

Acho que devemos economizar, pois o bolso agradece e o planeta também.



Em questão de reais, acho que nunca veio uma conta acima dos R$200,00. Geralmente fica entre R$125 e R$150.
 
Ultima Edição:

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Fiz a comparação de dois meses que gastei muito:
2046KW - R$1490,81
2086KW - R$1331,11

mas acho que essa diferença é devido a bandeira vermelha

Aqui na casa dos meus pais a conta passa dos R$1000 também, mas a casa é bem grande (aprox. 600m²). Temos calefação de piso para o inverno, mas deixar isso ligado faz a conta literalmente dobrar, então usamos muito pouco. Ar condicionado se usa mais nos quartos e a maior parte do tempo fica desligado, pois Curitiba não costuma fazer muito calor. Um mês normal fica 1700 kWh.
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.533
Reações
7.521
Pontos
1.044
um equipamento de 500 watts se calcula o consumo multiplicando a potencia pelo tempo que passa ligado. Exemplo
potencia = 500W
horas de uso mensal = 8horas/dia x 30 dias = 240 horas mensais
então
500Wx240 = 120.000 KW/h

Na verdade, são 120kW
120,000kW seriam 120MW

nW - uW - mW - Watts - kW - MW - GW
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.116
Reações
172.178
Pontos
2.599
120.000Wh ou 120kWh

Se fosse como falou seriam 120.000.000kWh, o que seria absurdo.

Há um valor por cada kWh consumido que aparece na conta de luz e ele depende da faixa que consumo. Dê uma olhada na tabela da Light aqui do RJ http://www.light.com.br/para-residencias/Sua-Conta/composicao-da-tarifa.aspx

Dentro disso estão PIS, COFINS e ICMS. Aparecem discriminados na conta de luz. Tem o valor da bandeira que dependerá dos meses medidos e aqui no caso do RJ contribuição de iluminação pública que se soma a tudo isso no final.

Em suma, sendo um consumo de 120kWh, cairia na faixa entre 51 e 300kWh e aqui no RJ, com ICMS de 18% nessa faixa, mais o PIS de 0,9% e COFINS de 4,19%, isso quer dizer que o fator que diz quanto vale 1kWh é de 0,81348 que aparece na tabela. Aí dariam R$97,62. Como em maio teve bandeira amarela, soma-se um custo adicional de acordo com o consumo que deve ser de R$1 e pouco. Esse é o valor final da conta. Caso tenha contribuição de iluminação pública, aí acrescenta-se o valor. Aqui no RJ até 200kWh custa R$7,60, de 201 a 300kWh R$11,15 e por aí vai.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Aqui na casa dos meus pais a conta passa dos R$1000 também, mas a casa é bem grande (aprox. 600m²). Temos calefação de piso para o inverno, mas deixar isso ligado faz a conta literalmente dobrar, então usamos muito pouco. Ar condicionado se usa mais nos quartos e a maior parte do tempo fica desligado, pois Curitiba não costuma fazer muito calor. Um mês normal fica 1700 kWh.
Pow casa maneira, moro em Curitiba é gostaria de morar em uma com sistema de aquecimento legal, no inverno fica um frio do caramba.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Nem sei quanto eu gasto, mas minha última fatura deu R$37. :klolwtf
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
Vi lá que está errado mas não consigo editar o tópico...só o título
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
será que não puxaram um gato da tua fiação não?:

eu to desconfiado de algo assim aqui em casa, a conta aqui sempre vem entre 380 e 410 reais, eu achava que meus banhos mais longos fosse a causa, dai em janeiro eu passei 25 dos 31 dias tomando banho frio pq tava calor demais e a conta baixou pouquíssimo

ou é gato ou tem algum aparelho consumindo energia absurdamente por algum defeito

tem um esquema que eu pretendo fazer e recomendo a vc tb:
  • desligue todos os equipamentos que usam eletricidade da tomada
  • olhe no seu relógio de força se aquele disco de metal está girando
  • se estiver, pode ter algo "roubando" energia ou algum problema na fiação interna da casa
  • desligue os disjuntores internos da casa e verifique novamente
  • se o disco estiver se movendo ainda, o problema pode estar entre o relógio e os disjuntores

tem mais passos nesse esquema, mas não lembro direito agora
 
Topo Fundo