O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Energia solar é pior do que outras fontes renováveis, diz União Europeia

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Energia solar é pior do que outras fontes renováveis, diz União Europeia

Por: Jamie Condliffe
22 de outubro de 2014 às 11:36
290
0
energia-solar.jpg

A energia solar está bem estabelecida e em constante evolução. Mas, de acordo com um novo relatório da União Europeia, seu impacto econômico é incrivelmente custoso e muito pior do que energia eólica ou hidroelétrica.

O relatório considerou não apenas os custos operacionais e de capital das usinas, mas também seus impactos econômicos em termos de mudança climática, poluição e esgotamento de recursos. Pode parecer duro, mas há muitos dados por aí para fundamentar os cálculos.

Os autores do relatório calcularam custos nivelados – o custo econômico estimado por megawatt-hora de eletricidade gerada por cada tecnologia. E as coisas não ficaram bonitas para a energia solar. De acordo com a análise, usinas novas de carvão e gás natural custam cerca de US$ 64 megawatts-hora, eólica US$ 102, energia nuclear US$ 115 e energias solares em escala utilitária US$ 127.

Por quê? Parece, de acordo com o Technology Review, que é por causa da fabricação de células solares. A maior parte delas é feita na China, e lá, a eletricidade é extremamente intensiva em carbono. Junte a isso o fato das células usarem recursos importantes de metal e o impacto econômico geral não é bom.

Vale ressaltar que o relatório foi feito com base em dados de 2012 – esse tipo de estudo demora esse tempo para ser concluído. Então é capaz de as coisas terem mudado nos últimos dois anos – porém, provavelmente não mudaram muito. [European Commission via Technology Review]

Imagem de topo: AP/Jerry McBride

http://gizmodo.uol.com.br/relatorio-energia-uniao-europeia/
 

The O

Supra-sumo
Mensagens
1.348
Reações
1.633
Pontos
183
Europeus só pensam em dinheiro, americanos só pensam em sí mesmos e os asiáticos só pensam em prestígio. Isso não é uma fonte renovável "pior que as outras", pois a eletricidade gerada pelos paíneis é muito mais eficiente e muito mais ergonômica do que a energia manufaturada por hidroelétricas ou até pior.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Na minha próxima casa quero colocar. Custa 15k.

Eu ia pegar para colocar na minha casa, fiz o orçamento mas financeiramente não compensa.:ksnif

Colocando a grana de investimento em uma POUPANÇA* e utilizando este dinheiro para pagar a conta de luz, a poupança ainda VAI TER SALDO após o tempo de vida útil do sistema (isto se o sistema não precisar de manutenção antes disso ou se realmente chegar a vida útil dele informada).

OU SEJA - precisava haver incentivo do município,governo,etc com redução de impostos sobre este produto para valer a pena, caso contrário ainda não é uma alternativa financeiramente viável.

AGORA - se você for colocar pensando na natureza, dai é claro que compensa ;) - mas não tenho condições financeira para pensar em natureza neste nível.

*Citei poupança que é uma das piores aplicações para um volume maior, imagina se colocar em um melhor.


Olha no Estado São Paulo neste momento a beira de uma intervenção federal isto iria bem a calhar

Ai é que esta - eles não conseguem ver que com incentivo isso iria explodir!

Dando isenção do imposto ou uma redução BEM considerável a coisa já fica viável.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Europeus só pensam em dinheiro, americanos só pensam em sí mesmos e os asiáticos só pensam em prestígio. Isso não é uma fonte renovável "pior que as outras", pois a eletricidade gerada pelos paíneis é muito mais eficiente e muito mais ergonômica do que a energia manufaturada por hidroelétricas ou até pior.
Vc leu a matéria pelomenos ? Eles explicam o porque de ser "pior". è assim que se analisa mesmo se um sistema é mais eficiente ou polui menos, desde sua produção até o funcionamento. Se pra produzir ele polui muito mais então não tem jeito.

O fato é que a energia solar em sí é provavelmente a força que no dia que o ser humano conseguir desenvolver um painel que possua capacidade de produção de transformar 90% da luz em energia, vai ser uma mudança enorma pra humanidade, só que ainda não é assim, e infeliz parece que vai lever MUITO tempo pra que esse cenário mude por causa do Lobby.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Eu ia pegar para colocar na minha casa, fiz o orçamento mas financeiramente não compensa.:ksnif

Colocando a grana de investimento em uma POUPANÇA* e utilizando este dinheiro para pagar a conta de luz, a poupança ainda VAI TER SALDO após o tempo de vida útil do sistema (isto se o sistema não precisar de manutenção antes disso ou se realmente chegar a vida útil dele informada).

OU SEJA - precisava haver incentivo do município,governo,etc com redução de impostos sobre este produto para valer a pena, caso contrário ainda não é uma alternativa financeiramente viável.

AGORA - se você for colocar pensando na natureza, dai é claro que compensa ;) - mas não tenho condições financeira para pensar em natureza neste nível.

*Citei poupança que é uma das piores aplicações para um volume maior, imagina se colocar em um melhor.




Ai é que esta - eles não conseguem ver que com incentivo isso iria explodir!

Dando isenção do imposto ou uma redução BEM considerável a coisa já fica viável.
Acho que Eólica sai mais barato viu ? Ja pesquisou ?
 


Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
O fato é que a energia solar em sí é provavelmente a força que no dia que o ser humano conseguir desenvolver um painel que possua capacidade de produção de transformar 90% da luz em energia, vai ser uma mudança enorma pra humanidade, só que ainda não é assim, e infeliz parece que vai lever MUITO tempo pra que esse cenário mude por causa do Lobby.


Pois é, o recorde EM LABORATÓRIO é 45%
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454


Mesmo considerando isso meu caro :klingua

O sistema que fiz orçamento para minha casa foi considerando 10kw de sobra (e considerei isso nos calculos) e ainda assim não vale a pena - É muito caro, infelizmente!

Você NÃO VENDE a energia, você tem 36 meses para abater da sua conta, ex.:

Você consome 100KW e produz 110KW, os 10KW fica disponível para descontar da sua conta por 36 meses.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.721
Reações
94.262
Pontos
2.179
Todo verão eu fico com uma agonia enorme em pensar que o Sol fica torrando a minha casa (energia dada de graça), mas que eu além de não aproveitar, gasto outra energia (elétrica) para desfazer o que o Sol fez.

Se só tivesse uma forma de absorver a energia do Sol o suficiente para a casa ficar mais fresquinha ja acharia lucro.
 

The O

Supra-sumo
Mensagens
1.348
Reações
1.633
Pontos
183
Vc leu a matéria pelomenos ? Eles explicam o porque de ser "pior". è assim que se analisa mesmo se um sistema é mais eficiente ou polui menos, desde sua produção até o funcionamento. Se pra produzir ele polui muito mais então não tem jeito.

O fato é que a energia solar em sí é provavelmente a força que no dia que o ser humano conseguir desenvolver um painel que possua capacidade de produção de transformar 90% da luz em energia, vai ser uma mudança enorma pra humanidade, só que ainda não é assim, e infeliz parece que vai lever MUITO tempo pra que esse cenário mude por causa do Lobby.
A própria eletricidade gera gás carbônico, levei em conta o aspecto econômico e usual, não levei em conta danos ambientais ou propriamente poluentes causados pela energia solar.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
A própria eletricidade gera gás carbônico, levei em conta o aspecto econômico e usual, não levei em conta danos ambientais ou propriamente poluentes causados pela energia solar.
Se levar em conta aspecto economico e usual aí que ela fica em desvantagem mesmo em relação às outras. A tecnologia ainda tem muito à evoluir, pra baratear os painéis e aumentar a quantidade de energia produzida por painel.
 

The O

Supra-sumo
Mensagens
1.348
Reações
1.633
Pontos
183
Se levar em conta aspecto economico e usual aí que ela fica em desvantagem mesmo em relação às outras. A tecnologia ainda tem muito à evoluir, pra baratear os painéis e aumentar a quantidade de energia produzida por painel.

Acho que a alternativa é colocar paineis solares no espaço, onde a entrada de raios UV não é impedida pela atmosfera. Isso também seria muito útil para impedir a poluição, que vem do próprio painel do que pela energia gerada.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
duas coisas:

1- a eficiências dos paineis atuais é uma b*sta, coisa de uns 20% acho.
2- a energia solar é mais intensa fora da atmosfera, já que chega "pura" no painel, como acontece nas estações espaciais.

Se resolverem o primeiro problema, já seria uma avanço enorme, mas seria mesmo impressionante, se tivessemos usinas orbitais, que fossem capazes de transmitir a energia para a superfície por algum meio.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
duas coisas:

1- a eficiências dos paineis atuais é uma b*sta, coisa de uns 20% acho.
2- a energia solar é mais intensa fora da atmosfera, já que chega "pura" no painel, como acontece nas estações espaciais.

Se resolverem o primeiro problema, já seria uma avanço enorme, mas seria mesmo impressionante, se tivessemos usinas orbitais, que fossem capazes de transmitir a energia para a superfície por algum meio.


Existem projetos de construção na LUA com transmissão pra terra por ondas - mais isso é coisa pra la de >>>>2020
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
aliás, usina solar bacana mesmo é isso aqui:

a83ttzp0g3z3ck0x04eu6ub1s.jpg


não são paineis fotovoltaicos, e sim espelhos, refletindo a luz para essa estrutura no centro, onde a água ferve e gira uma turbina.

A eficiência é muito superior, e espelhos obviamente custam bem menos que painéis.

a aplicação dos painéis é mais para uso doméstico, mas com a eficiência baixa deles, acaba saindo muito caro.
 

The Great Nightmare

Bam-bam-bam
Mensagens
2.684
Reações
1.144
Pontos
254
Acho que Eólica sai mais barato viu ? Ja pesquisou ?


A energia eólica não compensa para usos urbanos, pois provoca um tipo de poluição insuportável ao ser humano que ouve: "poluição sonora". Esse é o motivo dos campos de hélices serem sempre muito distantes de lugares onde possam circular pessoas sem os equipamentos auriculares apropriados. Fora o tamanho absurdo das hélices, os postes de sustentação são enormes, muitas vezes com mais de 100 metros de altura.

eolic1.jpg

energia-eolica-no-brasil-1.jpg
 

The Great Nightmare

Bam-bam-bam
Mensagens
2.684
Reações
1.144
Pontos
254
aliás, usina solar bacana mesmo é isso aqui:

a83ttzp0g3z3ck0x04eu6ub1s.jpg


não são paineis fotovoltaicos, e sim espelhos, refletindo a luz para essa estrutura no centro, onde a água ferve e gira uma turbina.

A eficiência é muito superior, e espelhos obviamente custam bem menos que painéis.

a aplicação dos painéis é mais para uso doméstico, mas com a eficiência baixa deles, acaba saindo muito caro.

Muito interessante e inteligente esse método de captação de energia solar.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
A energia eólica não compensa para usos urbanos, pois provoca um tipo de poluição insuportável ao ser humano que ouve: "poluição sonora". Esse é o motivo dos campos de hélices serem sempre muito distantes de lugares onde possam circular pessoas sem os equipamentos auriculares apropriados. Fora o tamanho absurdo das hélices, os postes de sustentação são enormes, muitas vezes com mais de 100 metros de altura.

eolic1.jpg

energia-eolica-no-brasil-1.jpg
Não, falo dos kits menores mesmo. O som é bem baixo e as helices produzem uma quantidade boa de energia.
Lembro desse tipo de assunto ter passado por aqui antes e terem postado alguns modelos de 2500 reais para residências.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
aliás, usina solar bacana mesmo é isso aqui:

a83ttzp0g3z3ck0x04eu6ub1s.jpg


não são paineis fotovoltaicos, e sim espelhos, refletindo a luz para essa estrutura no centro, onde a água ferve e gira uma turbina.

A eficiência é muito superior, e espelhos obviamente custam bem menos que painéis.

a aplicação dos painéis é mais para uso doméstico, mas com a eficiência baixa deles, acaba saindo muito caro.

Tiveram que mudar rotas de voo por causa desse tipo de usina, pois o reflexo tava tirando a visão dos pilotos. Outro problema são as aves migratórias, que ao passar por cima dessas usinas, acabam torrando por causa do reflexo aumentar perigosamente a temperatura de qualquer coisa que passe mto perto dalí. Mas é um projeto mto interessante de qualquer forma.
 

The Great Nightmare

Bam-bam-bam
Mensagens
2.684
Reações
1.144
Pontos
254
Procure sim! Eu mesmo disse na época que se morasse em uma residência com certeza compraria uma turbina dessas menores.
Mas como moro em apartamento,fica complicado :ksnif


Foi recente o tópico dessas hélices menores?

Não estou encontrando..

Eu entendi o sentido da sua mensagem, mas só pra constar: "residência" é o lugar onde se reside (onde se mora, onde se habita), e pode ser casa, apartamento ou qualquer outro não tão convencional (por ex: uma caverna nos dias atuais).
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Foi recente o tópico dessas hélices menores?

Não estou encontrando..

Eu entendi o sentido da sua mensagem, mas só pra constar: "residência" é o lugar onde se reside (onde se mora, onde se habita), e pode ser casa, apartamento ou qualquer outro não tão convencional (por ex: uma caverna nos dias atuais).
Procure algo referente à crise energética ou aumento de conta de luz.

Foi num topico desse tipo que rolou o papo.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Foi recente o tópico dessas hélices menores?

Não estou encontrando..

Eu entendi o sentido da sua mensagem, mas só pra constar: "residência" é o lugar onde se reside (onde se mora, onde se habita), e pode ser casa, apartamento ou qualquer outro não tão convencional (por ex: uma caverna nos dias atuais).
Sim e é isso mesmo. Se aqui onde moro o povo concordasse em comum acordo instalar essas turbinas, poderia.

A diferença é que teria que passar por reuniõe de condomínio e morando em casa, só teria que comprar e ter espaço pra instalar, alem de ver a viabilidade no que se refere ao vento. Mas creio que aqui na cidade que moro não teria problema quanto à vento.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.234
Pontos
1.419
Vc leu a matéria pelomenos ? Eles explicam o porque de ser "pior". è assim que se analisa mesmo se um sistema é mais eficiente ou polui menos, desde sua produção até o funcionamento. Se pra produzir ele polui muito mais então não tem jeito.

O fato é que a energia solar em sí é provavelmente a força que no dia que o ser humano conseguir desenvolver um painel que possua capacidade de produção de transformar 90% da luz em energia, vai ser uma mudança enorma pra humanidade, só que ainda não é assim, e infeliz parece que vai lever MUITO tempo pra que esse cenário mude por causa do Lobby.


Bem isso... Acredito que um dia teremos um bom aproveitamento da energia solar, mas parece que estamos mesmo longe disso.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
A solução então seria trabalhar as formas de se obter energia do sol, aliada a uma mudança do polo de confecção dessas placas. Acho que o relatório está muito focado no impacto econômico, e muito menos no impacto ambiental.
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Com o custo da energia aumentando, a relação custo benefício de sistemas grid tie vai ficar mais favorável com o tempo
Antes da bondade (populismo tarifário) da Diumavez reduzir a tarifa de energia, o custo do kWh aqui era de cerca de R$0,42
Nos primeiros meses, o custo baixou para uns R$0,36
Depois, a verdade começou a insistir a querer desmentir as boas intenções da governanta: a conta foi subindo, com o custo do kWh recuperando tudo, passando dos quarenta centavos por kWh, dos R$0,50... Nesse mês de outubro, para um consumo de kWh mais ou menos igual ao dos outros meses, o custo do kWh aumentou para R$0,63. Isso porque dizem que o verdadeiro tarifaço está para vir em 2015. Se continuar nesse ritmo, já estou preparado para pagar uns R$0,80, 0,90 por kWh.

Isso porque a matriz energética terá que caminhar cada vez mais para as térmicas, para compensar a falta de chuva nos reservatórios das hidreletricas, impactando cada vez mais nos preços da energia para os consumidores cativos, como são chamados os consumidores residenciais. As grandes indústrias compram energia do Mercado Aberto de Energia, onde são feitos leilões com distribuidoras, transmissoras, geradoras, etc


O aumento do custo do kWh cobrado pelas distribuidoras em razão da adoção cada vez maior das térmicas talvez sirva para melhorar a relação custo benefício de um sistema grid-tie residencial ou para pequenos comércios...
Não vai solucionar de vez, nem tampouco nos livrar da dependência da energia produzida nas usinas hidro e termicas, mas pelo menos dá uma segurança para o consumidor, pois com uma parte da energia produzida em casa, o impacto nas contas fica menor.
Mas sabemos que o custo da energia impacta todos os demais preços, uma hora ou outra.

Quanto a microgeração distribuída, eu falei dos kits eólicos grid tie vendidos na AliExpress por cerca de U$500


kits eólicos grid tie na Ali express
Preços sem frete e sem impostos (que são COBRADOS PELO GOVERNO DIRETO Da empresa de entregas)
Ao invés de isentar IPI de carros, deveriam isentar tudo que fosse imposto desse tipo de equipamento.

400W - U$493
http://www.aliexpress.com/item/Free...0W-Wind-Turbine-500W-Wind-Grid/964662523.html

500W - U$539
http://www.aliexpress.com/item/Free...d-tie-inverter-to-Set-up-Grid/1135402708.html

1000W - U$1186
http://www.aliexpress.com/item/Free...cd-display-dump-load-resister/1243264553.html

No mercado livre:
kits eólicos grid tie de 500W
O preço de cada um é de R$2.990,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...erogerador-breeze-550w-grid-tie-150kwhmes-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...olico-500w-inversor-grid-tie-frete-gratis-_JM
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Relatório só leva em conta o AGORA. Se células solares forem mais usadas o seu preço vai baixar pela lei do mercado.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
A solução então seria trabalhar as formas de se obter energia do sol, aliada a uma mudança do polo de confecção dessas placas. Acho que o relatório está muito focado no impacto econômico, e muito menos no impacto ambiental.
Na verdade eu entendi que o estudo destaca os 2. A principal fonte de energia da China vem da queima de carvão. PRa se produzir os painéis , gasta-se energia. Logo da pra imaginar que a produção de algo que deveria ser renovável na verdade tbm gera mta poluição.
E concordo que a produção não só dos painéis como de milhares de produtos deveria ficar em paises mais preocupados com o meio ambiente, mas aí ja se torna impossível, porque envolve o lucro direto das empresas, seja por mão de obra barata ou subsídios do governo local.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Relatório só leva em conta o AGORA. Se células solares forem mais usadas o seu preço vai baixar pela lei do mercado.
Se mais celulas solares forem usadas, mas continuarem sendo produzidas na China, mais poluição vai ser gerada, como expliquei acima.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Foi recente o tópico dessas hélices menores?

Não estou encontrando..

Eu entendi o sentido da sua mensagem, mas só pra constar: "residência" é o lugar onde se reside (onde se mora, onde se habita), e pode ser casa, apartamento ou qualquer outro não tão convencional (por ex: uma caverna nos dias atuais).
Eis abaixo o que tinha dito e o colega levantou :kmaroto

 
Topo Fundo