O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Engenharia Elétrica, o que vocês tem a dizer?

John Frusciante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.323
Reações
1.820
Pontos
904
Amigos, gostaria de saber o que vocês acham desse curso, devo começá-lo em fevereiro e as poucas pessoas com quem conversei dizem ser o curso mais difícil de todos... além de que quem trabalha nessa área costuma receber menos que engs civis, químicos e mecânicos.
 

URIK

Bam-bam-bam
Mensagens
7.826
Reações
31
Pontos
269
Cara, eu vou cursar também, já ouvi disso de ser foda pra c***lho, que vou ter que ralar muito e etc. Mas quer saber? f**a-se, não vou deixar de fazer o curso porque é dificil ou algo assim.
Eu não me vejo fazendo outra coisa, então ou eu vou ralar pra Eng. Elétrica, ou vou virar gari.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
É um curso Eletrificante.
Zueira.
Ou não.
Mas o engenheiro eletricista é um cara bem valorizado no mercado hoje.
O curso em si assim como praticamnte toda engenharia é dificil pra c***lho!
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
310
Pontos
809
To no quarto ano, é dificil mesmo, mas não tanto como todo mundo fala, até agora passei sem dependência.
Mas as matérias em si eu gosto pra caramba, principalmente as materias que tem laboratório.
Até agora o que achei mais difícil foi a parte de eletromagnetismo, e a físicas do ciclo básico.
Pra arranjar emprego eu não sei direito, mas acabei de conseguir um estagio bom, no mesmo nivel dos colegas da civil e mecanica.
Flow boa sorte ai.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Se gosta, faz.
Se não gosta, não faz porque ou vai desistir no meio ou vai ser engenheiro frustrado, sem conseguir emprego decente.

Simples assim.

Falando do mercado, apesar dessa crise mundial muitas indústrias ainda estão investindo em suas plantas, então é tranquilo. Mas se não gosta de viajar, aprenda a gostar. Engenheiro eletricista pra ganhar bem no inicio da carreira tem que viajar, e muito!
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
vou começar em fevereiro também. em que universidade vc vai fazer?

minha preocupação é com os primeiros semestres, vou começar fazendo algebra vetorial e matricial; química; introdução a engenharia e produção de textos academicos. vou evitar fazer varias materias de calculos no inicio.

a parte elétrica não me preocupa, pois ja tenho tecnico em eletrotecnica, então ja vai ser uma mão na roda.
 


Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
alias, pra quem já fez, qual calculadora vale a pena comprar? vou precisar já no inicio (algebra vetorial e matricial) ou posso me virar com uma casio cientifica mesmo por enquanto?
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Engenharia no inicio é manha, fode lá pelo quinto, sexto período. Vocês terão pesadelos com as equações de Maxwell, com sinais e sistemas e com máquinas.
E calculo é uma das matérias mais tranquilas do curso, pode fazer sem medo. É só fazer os exercícios que é de boa, não tem muitos segredos.

Calculadora compra a HP 50G. Não caia no papo de que a Texas é melhor, compra a HP!
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Felipe1459;8982238 disse:
alias, pra quem já fez, qual calculadora vale a pena comprar? vou precisar já no inicio (algebra vetorial e matricial) ou posso me virar com uma casio cientifica mesmo por enquanto?

Calculadora cientifica mesmo... Hp ate ajuda, mas da pra se virar sem ela... Ainda mais no inicio. Fora que muito professor nem libera na prova.

Se tiver cel android tem 48G pra baixar no market free.
Alias, tenho uma 48g+ até hoje, minha paixão

Sent from my MB860 using Tapatalk
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.549
Reações
16.997
Pontos
1.474
rbregalda;8982245 disse:
E calculo é uma das matérias mais tranquilas do curso, pode fazer sem medo. É só fazer os exercícios que é de boa, não tem muitos segredos.
Eu poderia dizer exatamente o contrário. É muito relativo.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
rbregalda;8982245 disse:
E calculo é uma das matérias mais tranquilas do curso, pode fazer sem medo. É só fazer os exercícios que é de boa, não tem muitos segredos.

Finalmente um voz de acordo. Pras engenharias cálculo é muito sussa, eles só querem que vc saiba usar, não precissa desenvolvê-lo partindo de axiomas.

Calculadora é a HP50G.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Oppenheimer;8982255 disse:
Calculadora cientifica mesmo... Hp ate ajuda, mas da pra se virar sem ela... Ainda mais no inicio. Fora que muito professor nem libera na prova.

Se tiver cel android tem 48G pra baixar no market free.
Alias, tenho uma 48g+ até hoje, minha paixão

Sent from my MB860 using Tapatalk

Esses professores que não liberam HP em prova só serve pra fazer a gente ter mais trabalho pra colar :-D
 

Bucelacha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.575
Reações
8.721
Pontos
809
Морейра;8982274 disse:
Finalmente um voz de acordo. Pras engenharias cálculo é muito sussa, eles só querem que vc saiba usar, não precissa desenvolvê-lo partindo de axiomas.

Calculadora é a HP50G.

O foda é quando o professor nao quer nem saber disso.

Como foi o meu caso em Calculo I.

Mas posso dizer que foi pelo fato de o professor ter acabado de ser admitido na faculdade, pois no semestre seguinte ele foi obrigado a "relachar", visando engenharia.

Mas mesmo assim, nao foi impossivel. :kongpositivo:
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
É um ótimo curso pra quem gosta. Faço Engenharia Mecânica e posso te falar que precisa de comprometimento, com todo respeito à quem faz este curso que irei citar, mas não é a mesma coisa que fazer Administração... Tem que estudar bastante fora dos períodos de aula, já que matemática é assim, ou você pratica ou você se da mal...

Sobre os cálculos, fiz pré-cálculo e cálculo I, agora irei para o II. O I me disseram que é o mais difícil de todos eles, passei com 8,9 então acho que não será um grande problema, é como o amigo disse, fazendo os exercícios você vai bem nas provas.

Agora pro cara que falou que é bem valorizado... Não é bem assim aqui onde moro, no segundo maior polo metal-mecânico do Brasil, as ofertas de emprego são um tanto menores do que as de Mecânica, Automação, Civil e Produção.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
Faço elétrica e uma das coisas que me está desagradando ultimamente é em questão de preparação para inserção no mercado de trabalho. Não sei como essa questão é abordada em instituições privada mas pelo menos onde estudo o foco é dado muito em teoria. Pra se ter uma idéia estou há algumas semanas procurando estágio e quase sempre vejo requisitos de conhecimento de softwares que não são trabalhados no curso. A impressão que dá é que o curso onde faço parou no tempo.

Obs: Quem nunca usou a HP recomendo desde o inicio a aprender a notação RPN.
 

pagodinhos

Veterano
Mensagens
536
Reações
72
Pontos
104
Mr.Kane;8982471 disse:
É um ótimo curso pra quem gosta. Faço Engenharia Mecânica e posso te falar que precisa de comprometimento, com todo respeito à quem faz este curso que irei citar, mas não é a mesma coisa que fazer Administração... Tem que estudar bastante fora dos períodos de aula, já que matemática é assim, ou você pratica ou você se da mal...

Sobre os cálculos, fiz pré-cálculo e cálculo I, agora irei para o II. O I me disseram que é o mais difícil de todos eles, passei com 8,9 então acho que não será um grande problema, é como o amigo disse, fazendo os exercícios você vai bem nas provas.

Agora pro cara que falou que é bem valorizado... Não é bem assim aqui onde moro, no segundo maior polo metal-mecânico do Brasil, as ofertas de emprego são um tanto menores do que as de Mecânica, Automação, Civil e Produção.

Concordo com você em quase tudo que falou, mais o calculo 3 realmente é o mais dificil, por entrar green e stokes e coordenadas esfericas, tambem sou da mecanica, mais agora toda engenharia esta bem valorizada, voce pode ter falado isso devido ao local onde mora/estuda.
 

Oppenheimer

Veterano
Mensagens
10.649
Reações
20
Pontos
141
Mr.Kane;8982471 disse:
É um ótimo curso pra quem gosta. Faço Engenharia Mecânica e posso te falar que precisa de comprometimento, com todo respeito à quem faz este curso que irei citar, mas não é a mesma coisa que fazer Administração... Tem que estudar bastante fora dos períodos de aula, já que matemática é assim, ou você pratica ou você se da mal...

Sobre os cálculos, fiz pré-cálculo e cálculo I, agora irei para o II. O I me disseram que é o mais difícil de todos eles, passei com 8,9 então acho que não será um grande problema, é como o amigo disse, fazendo os exercícios você vai bem nas provas.

Agora pro cara que falou que é bem valorizado... Não é bem assim aqui onde moro, no segundo maior polo metal-mecânico do Brasil, as ofertas de emprego são um tanto menores do que as de Mecânica, Automação, Civil e Produção.

Depende da ementa de cada lugar...
...mas o dois foi o mais dificil pra mim quando fiz.

Sobre reclamar do mercado eu nemfalo mais nada desses reclamoes,pra varios desses estudabtes e formandos frustrados ofereci emprego e recebi ZERO curriculos

Abraços

Sent from my MB860 using Tapatalk
 

Nova

Bam-bam-bam
Mensagens
1.640
Reações
2.096
Pontos
309
Não ouça quem diz que calculos sao dificeis. Eles nâo sao engenheiros.
Engenheiro ALGUM acha calculos dificeis.

Faço eng quimica, conheço uma galera que faz eletrica, e posso dizer que eng elétrica é o curso mais dificil da minha universidade.
Cadeiras sinais e circuitos vão embranquecer seus cabelos
 

pagodinhos

Veterano
Mensagens
536
Reações
72
Pontos
104
Nova;8982655 disse:
Não ouça quem diz que calculos sao dificeis. Eles nâo sao engenheiros.
Engenheiro ALGUM acha calculos dificeis.

Faço eng quimica, conheço uma galera que faz eletrica, e posso dizer que eng elétrica é o curso mais dificil da minha universidade.
Cadeiras sinais e circuitos vão embranquecer seus cabelos

Cara ae voce generalizou legal, o termo não seria mais dificil, isso eu concordo com voce, mais seria mais complicado, porque nem tudo é facil todas as pessoas tem curvas de aprendizagem diferentes indepente de ser engenheiro ou não...
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.549
Reações
16.997
Pontos
1.474
Só estou lendo versões romantizadas da eng elétrica aqui nesse tópico.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Oppenheimer;8982649 disse:
Depende da ementa de cada lugar...
...mas o dois foi o mais dificil pra mim quando fiz.

Sobre reclamar do mercado eu nemfalo mais nada desses reclamoes,pra varios desses estudabtes e formandos frustrados ofereci emprego e recebi ZERO curriculos

Abraços

Sent from my MB860 using Tapatalk

Quem é formado em elétrica não arruma emprego ou porque não quer ou porque é ruim demais e ninguém quer. E salário não é menor que as outras engenharias, não mesmo.

Nova;8982655 disse:
Não ouça quem diz que calculos sao dificeis. Eles nâo sao engenheiros.
Engenheiro ALGUM acha calculos dificeis.

Faço eng quimica, conheço uma galera que faz eletrica, e posso dizer que eng elétrica é o curso mais dificil da minha universidade.
Cadeiras sinais e circuitos vão embranquecer seus cabelos

Não esqueça de citar eletronaba, ops, eletromag. E também tem máquinas e acionamentos, que não é tão dificil, mas precisa dedicar.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.869
Reações
20.749
Pontos
1.059
Calculos são fáceis ? Ou eu sou muito burro ou vocês não estudaram eletromagnetismo, fourier e laplace.
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
É realmente concordo com vocês galera, falei com um pessoal mais adiantado aqui onde estudo na Universidade de Caxias do Sul e todos afirma que cálculo I foi o mais difícil, o II é mais fácil e o III o mais fácil de todos, mas isso deve variar bastante de local para local.

Agora, aquilo que falei das ofertas de emprego, aqui acontece muito disso mesmo, sempre vejo anúncios e recebo e-mails da universidade onde procuram estudantes para engenheiro cursando mecânica, produção ou automação. Elétrica é menos comum...

Mas mesmo assim vale lembrar que atualmente a profissão de engenheiro é muito ampla, abrange muitos assuntos, é muito fácil encontrar engenheiros trabalhando na administração, gerências, supervisões, projetos, qualidade, nas linhas de produção em fim existem inúmeras possibilidades, garanto que numa dessas vagas que pedem os cursos que citei, se o cara se candidatar com elétrica ele continua concorrendo e com força.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
Pra mim a matéria que achei difícil e não consegui aprender foi probabilidade. Foi um sofrimento aguentar um semestre inteiro de bola preta, bola verde e dado viciado me ferrando.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Conheço uns 3 engenheiros eletricistas que trabalham como programadores. Escolha pessoal deles.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Illidan;8982722 disse:
Calculos são fáceis ? Ou eu sou muito burro ou vocês não estudaram eletromagnetismo, fourier e laplace.

Na PUC-MG tem Calculo I, II, III e IV, achei todos fáceis. Se fizer os exercícios é tranquilo. É como falei, no quinto período pra frente que o bicho pega, como Eletromag, Sinais, Máquinas, Acionamentos, Eletrônica de Potência... Mas início do curso é tranquilo demais.
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
Aliás, está demorando pra aparecer alguém e dizer que a gente ganha 8k por mês pra fazer estágio hsaushuashuash
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Não conheço o curso de Eng. elétrica, o professor que me deu calculo I se formou em engenharia elétrica, fez doutorado em energia nuclear e trabalha dando aula pois não gostou de "ser" engenheiro.

A dificuldade nos cálculos é relativa. To indo pro 6° período de Eng. Mecânica e tive calculo 1 e 2 com professores engenheiros, já calculo vetorial (3) e Equações diferenciais (4) foram com professores matemáticos.

O que eu vi foi que com os professores engenheiros, a matéria fica menos teórica, o professor engenheiro te mostra uma gama de problemas e te ensina "atacar" aquele problema, mais ou menos como um receita de bolo. As matérias com professores matemáticos foram mais difíceis, os caras cobravam demonstrações matemáticas, problemas que envolviam o uso de várias propriedades e por assim vai.

Pra quem falou de calculadora, se for investir em uma gráfica, vai de HP 50g, é a mais famosa e né. Mas tenha sempre uma Calculadora cientifica comum de reserva. Alguns professores não permitem o uso de calculadoras gráficas nas provas.
 

Provincia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.414
Reações
37
Pontos
779
Dizem q o curso eh muito osso
mas depende de faculdade pra faculdade tambem
na FUMEC aqui em BH deixam usar HP
mas na UFMG onde eu estudo, nas disciplinas do dep de Mat e Fisica nao deixam nem fudenu
achei o Calc 1 mais facil q o 2 que é muito mais dificil que o 3.
Agora osso mesmo é Eletromag
Equaçoes Diferenciais tb é chatinha

Boa sorte ai no curso
o mercado já esteve melhor,
essa crise foi osso
pois diferente do td mundo axa, varias empresas ai estao cortando gastos
como Acellor Mittal e Usiminas
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
slartibartfast;8982878 disse:
Não conheço o curso de Eng. elétrica, o professor que me deu calculo I se formou em engenharia elétrica, fez doutorado em energia nuclear e trabalha dando aula pois não gostou de "ser" engenheiro.

A dificuldade nos cálculos é relativa. To indo pro 6° período de Eng. Mecânica e tive calculo 1 e 2 com professores engenheiros, já calculo vetorial (3) e Equações diferenciais (4) foram com professores matemáticos.

O que eu vi foi que com os professores engenheiros, a matéria fica menos teórica, o professor engenheiro te mostra uma gama de problemas e te ensina "atacar" aquele problema, mais ou menos como um receita de bolo. As matérias com professores matemáticos foram mais difíceis, os caras cobravam demonstrações matemáticas, problemas que envolviam o uso de várias propriedades e por assim vai.

Pra quem falou de calculadora, se for investir em uma gráfica, vai de HP 50g, é a mais famosa e né. Mas tenha sempre uma Calculadora cientifica comum de reserva. Alguns professores não permitem o uso de calculadoras gráficas nas provas.

Ainda bem que os seus professores de eng. sabem explicar porque os meus parecem que guardam conhecimento e só quer saber de dinheiro de projeto.
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Piroclasto;8983234 disse:
Ainda bem que os seus professores de eng. sabem explicar porque os meus parecem que guardam conhecimento e só quer saber de dinheiro de projeto.

Cara, dos professores dos cálculos não tenho nada a reclamar, mas nas físicas eu só tive professor maluco. Nem de longe foram matérias tranquilas. Coisa de fazer 15~20 exercícios do Halliday por dia, eu decorei mais do que aprendi [kzangado]
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.913
Reações
16.940
Pontos
1.524
pessoal, sobre a hp50g, qual é o preço médio? pesquisei superficialmente e achei preços de 200 a 500 reais. essas de 200 seriam falsificadas? ou as de 500 que estao fora da realidade?
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Curso difícil com salários médios menores que muita engenharia mais "tranquila".

Se fosse pra fazer engenharia pensando em mercado faria ou civil ou de produção.


MAS o curso em si é interessante pra saber como as coisas funcionam. E é a área aonde vejo que o Brasil precisa mais evoluir :(
 

Nova

Bam-bam-bam
Mensagens
1.640
Reações
2.096
Pontos
309
to pra me formar em eng quimica e nunca usei hp50g, sempre a boa e velha cássio. Pra ser sincero, só senti falta em eletricidade, porque precisava ficar transformando numeros complexos e tal
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Nova;8986932 disse:
to pra me formar em eng quimica e nunca usei hp50g, sempre a boa e velha cássio. Pra ser sincero, só senti falta em eletricidade, porque precisava ficar transformando numeros complexos e tal

Nem toda engenharia usa calculo.

Acho que na real só elétrica usa.
 
Topo Fundo