O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Engenharia Elétrica, o que vocês tem a dizer?

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Eu fazia, fiz metade do curso e cai fora.
Não consegui gostar do negócio.
Hoje estou na eng civil e feliz.

Mas se tu gosta, esteja preparado pra muito calculo, e ondas.
 
D

Deleted member 146544

Só digo que me inscrevi nisso pro vestibular e o resultado sai sexta.Torçam por mim meys =(
 

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.343
Reações
1.950
Pontos
649
[COLOR="Navy"]E Engenharia Física, é bom também? Tô pensando seriamente em prestar pra isso, alguém aí cursa/cursou?[/COLOR]
 


akiofukuda

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.591
Reações
140
Pontos
834
Já ouviu falar daquela formula E=m*c²...

Elétrica=mecanica*civil²

:kongpositivo:
 

Psycho Fox

Bam-bam-bam
Mensagens
5.017
Reações
483
Pontos
264
Conselho? Goste mesmo da área, seja apaixonado, senão vai chorar demais, porque é difícil de verdade. E muito mais que medicina (o curso em si, não o vestibular).

A não ser que você seja fã do Rocky Balboa. Esses mesmo entrando sem conhecer direito a área aprendem na marra ali mesmo e acabam curtindo e se dando bem. De qualquer forma prepare-se para muitas noites de sono perdidas da metade do curso pra frente. É curso pra quem curte resolver problemas. Você vai se sentir injustiçado muitas vezes, porque não é só ler, digerir e aplicar. Sem maldade e flexibilidade, universalidade na aplicação dos conceitos você não sobrevive nas provas, infelizmente. Pode ter estudado o quanto for. Tenho amigos estudiosíssimos que ainda estão agarrados em matérias que cursei junto com eles há 1, 2 anos atrás. Mas faz parte.
Esteja preparado.
Informação de primeira mão, irmão. Boa sorte!
 

Psycho Fox

Bam-bam-bam
Mensagens
5.017
Reações
483
Pontos
264
Ah, e tô vendo a galera comentando aí, então vou reforçar... Cálculo nem de longe vai ser um problema, perto das matérias principais do curso. Nem mas nem mesmo... nem em um milhão de anos. Se chorar em Cálculo, em qualquer universidade, pode já juntar as trouxas e vazar pra outro curso, na moral mesmo!
Zueira não!
Abraço!
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Knives;8985606 disse:
Curso difícil com salários médios menores que muita engenharia mais "tranquila".

Se fosse pra fazer engenharia pensando em mercado faria ou civil ou de produção.


MAS o curso em si é interessante pra saber como as coisas funcionam. E é a área aonde vejo que o Brasil precisa mais evoluir :(


Baseado em que você fala que o salário é menor? Não entendo isso... Às vezes é mais fácil ser bom em outras engenharias, então acaba ganhando melhor, mas lá na empresa temos ótimos funcionários que tem salários que fariam inveja à muito engenheiro, de qualquer área. E olha que é empresa pequena.
E sempre vi engenheiros eletricistas com salários até maiores que outros engenheiros de outras áreas. Mas são sempre profissionais exemplares, que sabem muito.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Psycho Fox;8987618 disse:
Conselho? Goste mesmo da área, seja apaixonado, senão vai chorar demais, porque é difícil de verdade. E muito mais que medicina (o curso em si, não o vestibular)(...)
Informação de primeira mão, irmão. Boa sorte!

Caramba, tu radicalizou. Acabou com todas as esperanças dos calouros. Não precisava assustar assim :-D

Só discordo de vc quando tu diz que tem que ser apaixonado pela área de atuação. A área de atuação das engenharias em geral é muito ampla, não há uma única opção de trabalho, mas sim várias e dos mais variados tipos. De engenheiro pesquisador até engenheiro de Campo existem muitos ramos de atuação.

O problema é que as pessoas entram pro curso pensando que vão viver em laboratórios com vários equipamentos fodônicos, vão visitar fábricas, testar máquinas e no projeto final vão montar um veículo pra andar na lua. Engenharia, pelo menos nos 5 períodos iniciais é só abstração, meio que um preparatório (e um preparatório bem tenso) pras matérias do ciclo profissional.

No resto eu concordo. Se que fazer Engenharia, seja qual ela for, tem que sentar o rabixo na cadeira e ficar horas (muitas horas), tentando aprender o que o professor tentou te ensinar, mas não conseguiu. O curso é muito ingrato e cansativo. Injustiça realmente tem muita, professores te reprovam facilmente por 0,3~0,2 pontos que vc não conseguiu alcançar nas provas.

Altered_Beast;8987685 disse:
e quem curte bastamte a engenharia mas detesta calculos comofaz?


Eu não gostava muito de matemática e nem de física no ensino médio e arrisquei engenharia. Vou dizer que essa historia de que “tem que amar matemática e física” pra fazer engenharia é balela. Negocio é se esforçar, hoje aturo matemática e fisica numa boa. Só que nem de perto, essas matérias são o problema da engenharia. Professores, matérias do ciclo profissional, dificuldade de assimilar conteúdo em pouco tempo e pessoas que não gostam de ajudar são os piores problemas da engenharia.
 

Macaulins

Novato
Mensagens
17
Reações
1
Pontos
14
Acabei de me formar e agora sou engenheiro eletricista =)

Anyway, o curso é pesado. Mas como alguns já falaram, calculo não é a parte mais dificil. Eu particularmente achei mais complicado o estudo do Eletromagnetismo e Compatibilidades Eletromagnéticas. Aqui você precisa de todo o calculo que você aprendeu, mais todo o conceito de eletromagnetismo, com uma pitada de calculo vetorial.
Se não gostar realmente da área, não faça. Você não conseguirá, e se conseguir será somente +1.

Quanto ao mercado, bom tenho 23 anos, recem formado (me formei agora em dez/2011) e tenho um ótimo emprego (bom salário, boas condições, bons beneficios) e não me faltam ofertas de emprego. Desempregado eu não fico.
Estou trabalhando na área Naval e Off-Shore.

+1 dica... se quiser achar ou trocar de emprego, faça uma pós graduação (ou MBA, tanto faz)... isso é um celeiro de emprego, só tem patrão e oportunidades... ótimo para fazer networking...


Espero ter ajudado =)
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Assim, quem fez federal aqui e quem fez/faz particular? Só pra sentir a diferença.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Морейра;8987626 disse:
O que vc quer dizer com "usar"?

Tem curso aonde você tem as matérias de calculo, mas não usa o calculo aprendido em outras matérias.

Em elétrica não, muitas matérias tem como requisito básico dominar cálculo.

rbregalda;8987715 disse:
Baseado em que você fala que o salário é menor? Não entendo isso... Às vezes é mais fácil ser bom em outras engenharias, então acaba ganhando melhor, mas lá na empresa temos ótimos funcionários que tem salários que fariam inveja à muito engenheiro, de qualquer área. E olha que é empresa pequena.
E sempre vi engenheiros eletricistas com salários até maiores que outros engenheiros de outras áreas. Mas são sempre profissionais exemplares, que sabem muito.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk
Baseado em pesquisas de salário médio.

só pra constar: as engenharias que em média pagavam melhor eram petróleo e produção.

Sephrothmon;8987867 disse:
Assim, quem fez federal aqui e quem fez/faz particular? Só pra sentir a diferença.
Não fiz nenhuma das duas :(
 

Altered_Beast

Veterano
Mensagens
1.186
Reações
113
Pontos
119
slartibartfast;8987829 disse:
Eu não gostava muito de matemática e nem de física no ensino médio e arrisquei engenharia. Vou dizer que essa historia de que “tem que amar matemática e física” pra fazer engenharia é balela. Negocio é se esforçar, hoje aturo matemática e fisica numa boa. Só que nem de perto, essas matérias são o problema da engenharia. Professores, matérias do ciclo profissional, dificuldade de assimilar conteúdo em pouco tempo e pessoas que não gostam de ajudar são os piores problemas da engenharia.

Entendo, a questão que engenharia é um curso caro pra se arriscar a entrar assim, nao tenho condições nem de passar numa federal, entao teria que ser em uma particular mesmo.

eu sou tecnico de mecanica e manjo de eletrica, trabalho no no ramo a muito tempo, alias minha qualificação la é tecnico de mecatronica. sou apaixonado pelo que faço principalmente por linha pesada (caminhoes).

agora que as coisas estão melhores decidi fazer uma faculdade, as vezes penso em fazer uma porta de buteco e as vezes penso em engenharia, o problema meu seria só cálculo mesmo coisa que nunca fui fã. sem falar que tempo pra estudar fora da sala nao tenho nenhum.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Knives;8987939 disse:
Tem curso aonde você tem as matérias de calculo, mas não usa o calculo aprendido em outras matérias.

Em elétrica não, muitas matérias tem como requisito básico dominar cálculo.

Não consigo imaginar uma engenharia que não exiga conhecer o cálculo. Faço engenharia mecânica, 5º semestre.

Aliás, tem sim, produção, mas essa hoje é uma administração disfarçada de engenharia.
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Altered_Beast;8987973 disse:
Entendo, a questão que engenharia é um curso caro pra se arriscar a entrar assim, nao tenho condições nem de passar numa federal, entao teria que ser em uma particular mesmo. (...)sem falar que tempo pra estudar fora da sala nao tenho nenhum.

Bom, não foi arriscar assim de qualquer maneira. No final do ensino médio eu me interessava bastante por estruturas de edifícios, pontes, motores em geral. Sempre queria aprender um pouco disso. E como todo desinformado acha que engenharia mexe toda hora com isso, fui eu tentar.

Não que não mexa, o problema é que a faculdade a principio pode decepcionar muita gente que tem um pensamento igual ao que eu tive. Só que eu não me decepcionei , eu fui gostando das matérias até, e como ja tinha me esforçado pra passar no vestibular, pq não se esforçar pra acabar a faculdade?

Eu não sou um aluno exemplar, sou de longe mais esforçado do que "inteligente" e até agora só repeti 3 matérias. Acho que to numa média boa.

Uma parada decisiva é tempo pra estudar, o curso em si toma muito tempo. Fica dificil trabalhar e conciliar os estudos. Não desmerecendo as faculdades particulares, até pq eu não curso uma, mas pelo que eu vejo, a cobrança é um pouco menor.

Acredito que no final das contas, o que vai importar na hora de ser contratado ou não é o que vc sabe fazer, suas qualificações, suas habilidades e não o nome de uma faculdade particular ou faculdade publica. Se no seu emprego tu fizer uma m****, quem vai arcar as consequências é vc e não a faculdade pela qual se formou...

Sobre os cálculos, se tu tiver uma tolerância a matemática até rola, mas se tu odiar matemática, eu acho que fica um pouco complicado...
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.526
Reações
4.912
Pontos
1.349
Apesar de fazer eng. de Instr., Controle e Robótica tive algumas noções de elétrica.
Nada demais pra falar a verdade.

Obviamente como todo e qualquer curso há de se camelar de estudar pra conseguir ao menos ver tudo, mas não é esse capeta todo não.
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
Bom vamos me atualizar depois de tantos posts:

Pra quem gosta de engenharia mas não gosta de cálculo, e pra quem acha que algumas engenharias não usam os cálculos:

Bem, creio que você tem uma visão um pouco precipitada do que realmente é engenharia, se você pensa: "gosto de projetar, mas não dos cálculos", bem projetos baseiam-se em cálculos, calcular o material, se ele é adequado, quanto precisa, quanta irá custar... Na qualidade você praticamente fica analisando números e calculando em cima deles... Em fim, engenheiro trabalha com números e cálculos a todo momento, se você não suporta velos aconselho a buscar outro caminho..

Sobre produção:


Essa engenharia usa sim os cálculos, por exemplo em maximização e otimização de processos, quantidades, etc. Agora quando lidamos com questões físicas ela realmente fica um pouco de lado.


Faço engenharia mecânica na UCS, particular, estou no 3º semestre na universidade (não o 3º semestre curricular)
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
slartibartfast;8988110 disse:
Bom, não foi arriscar assim de qualquer maneira. No final do ensino médio eu me interessava bastante por estruturas de edifícios, pontes, motores em geral. Sempre queria aprender um pouco disso. E como todo desinformado acha que engenharia mexe toda hora com isso, fui eu tentar.

Não que não mexa, o problema é que a faculdade a principio pode decepcionar muita gente que tem um pensamento igual ao que eu tive. Só que eu não me decepcionei , eu fui gostando das matérias até, e como ja tinha me esforçado pra passar no vestibular, pq não se esforçar pra acabar a faculdade?

Eu não sou um aluno exemplar, sou de longe mais esforçado do que "inteligente" e até agora só repeti 3 matérias. Acho que to numa média boa.

Uma parada decisiva é tempo pra estudar, o curso em si toma muito tempo. Fica dificil trabalhar e conciliar os estudos. Não desmerecendo as faculdades particulares, até pq eu não curso uma, mas pelo que eu vejo, a cobrança é um pouco menor.

Acredito que no final das contas, o que vai importar na hora de ser contratado ou não é o que vc sabe fazer, suas qualificações, suas habilidades e não o nome de uma faculdade particular ou faculdade publica. Se no seu emprego tu fizer uma m****, quem vai arcar as consequências é vc e não a faculdade pela qual se formou...

Sobre os cálculos, se tu tiver uma tolerância a matemática até rola, mas se tu odiar matemática, eu acho que fica um pouco complicado...

Bom o meu caso é o contrário, curso uma particular, e concordo 100% que aqui a cobrança é um pouco menor, mas acredito que não seja opção da faculdade, esse clima é gerado pelos alunos, só porque pagamos alguns pensam que mandam na instituição que as coisas são como eles querem.

Outro detalhe muito importante é que para entrar em uma engenharia numa federal o cara tem que ser inteligente, ou no mínimo muito esforçado, assim as matérias rendem. Aqui onde estudo, e no meu curso (engenharia mecânica), tem uma galera "mais velha", tipo, muita gente que trabalha o dia inteiro, chega na aula quase dormindo, ai os professores se forem gente não vão ferrar com esse pessoal né... Pra vocês terem uma ideia, numa matéria, a aula deveria ser das 7:30 às 10:30. Raramente, passava das 9:00. Em outra matéria, o professor tinha um compromisso num dia de aula e ele simplesmente avisou que não teria aula naquele dia, ao invés de mandar um substituto.


OBS: Desculpe os dois posts seguidos [kviraolho]
 

Altered_Beast

Veterano
Mensagens
1.186
Reações
113
Pontos
119
Mr.Kane;8988381 disse:
Bom vamos me atualizar depois de tantos posts:

Pra quem gosta de engenharia mas não gosta de cálculo, e pra quem acha que algumas engenharias não usam os cálculos:

Bem, creio que você tem uma visão um pouco precipitada do que realmente é engenharia, se você pensa: "gosto de projetar, mas não dos cálculos", bem projetos baseiam-se em cálculos, calcular o material, se ele é adequado, quanto precisa, quanta irá custar... Na qualidade você praticamente fica analisando números e calculando em cima deles... Em fim, engenheiro trabalha com números e cálculos a todo momento, se você não suporta velos aconselho a buscar outro caminho..

Sobre produção:


Essa engenharia usa sim os cálculos, por exemplo em maximização e otimização de processos, quantidades, etc. Agora quando lidamos com questões físicas ela realmente fica um pouco de lado.


Faço engenharia mecânica na UCS, particular, estou no 3º semestre na universidade (não o 3º semestre curricular)

entendi mas na verdade minha inteção nao era na area de projetos em si, era consultoria, vendas, treinamento e etc. mas tudo isso voltado mais pra area prática e interpessoal.

pra ter um titulo melhor dentro daquilo que ja trabalho.
 

Abell2029

Veterano
Mensagens
2.693
Reações
907
Pontos
143
Curso mais difícil que há.
Só faz se tiver 1000% de que gosta.
Se duvida, é melhor já partir para outra.
Normalmente, formam-se 5 pessoas de turma cheia todos os anos.
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Galera reclama atoa. Primeira prova de cálculo do meu amigo levou 7 horas. O professor tinha dado 5 horas, ninguém entregou a prova, ele deu mais 2 pra dar uma ajuda. Cálculo I negada.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Tai Kamiya;8987496 disse:
[COLOR="Navy"]E Engenharia Física, é bom também? Tô pensando seriamente em prestar pra isso, alguém aí cursa/cursou?[/COLOR]

Acho que o mola_samas criou tópico sobre esse curso uns 2-3 anos atrás. Pelo que eu me lembre, eu tinha visto a grade curricular do curso e não havia curtido. É basicamente um curso de Física extremamente capado, com algumas disciplinas de Projetos. Sério mesmo, qual a graça de fazer um curso de Física sem ver Mecânica Quântica? :p

Eu aconselharia tu fazer uma Engenharia que vá mais com a cara, ou Física mesmo. A parte de Projetos tu pode fazer como eletivas/optativas, ou mesmo pegar uma segunda graduação mais pra frente. Sendo formado em Física, tu consegue fazer boa parte das engenharias em 2-3 anos no máximo.

Stud1;8988551 disse:
Galera reclama atoa. Primeira prova de cálculo do meu amigo levou 7 horas. O professor tinha dado 5 horas, ninguém entregou a prova, ele deu mais 2 pra dar uma ajuda. Cálculo I negada.

Me lembro quando fiz Cálculo A (Cálcuo I+II, anual); no primeiro dia de aula, nosso professor falou: "Dada a experiência que tenho em dar aula, especialmente pro pessoal que estuda à noite, já digo que uns 10% de vocês irão passar comigo." :lol

DITO E FEITO: no final do semestre, de uma turma de 70 alunos, apenas 7 passaram. Ainda bem que fui um deles. :-D

Obs: O Seph sabe de quem eu falo. [ksafado]
 

ty_hot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.499
Reações
7.227
Pontos
554
Estou indo para o 4º ano de engenharia civil com minha Casio científica guerreira.

Hidráulica foi altas emoções com ela, chutar valores em equaçoes que davam uma linha intera era bastante divertido.
 

Cellega

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
127
Reações
13
Pontos
689
Opa deixa eu pegar carona no topico e fazer uma perguntinha, estava ate pensando em abrir um novo pra isso, mas vai aqui mesmo..

Levando em consideraçao o mercado de trabalho futuro, Eletrica, Mecanica, Quimica e Ambiental e Alimentar, alguma delas nao valeria a pena ?
Prestei pra todas essas e, como sao federais, parece que nao posso estar matriculado em mais de um ao mesmo tempo, se alguem puder me ajudar a decidir.. obrigado obrigado
 

ty_hot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.499
Reações
7.227
Pontos
554
Faça a que mais te agradar. De nada adianta ter mercado se vc não gostar, ou vai ser uma m**** de profissional ou vai ser um bom profissional infeliz. (sabe aquela sensação de ir pra escola de manhã no dia que tem aquela matéria chata pra c***lho? é a mesma coisa, só que ao invés de uma aula de 50 minutos você vai ter 8 horas de trabalho e um chefe FDP em cima)
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Морейра;8988079 disse:
Não consigo imaginar uma engenharia que não exiga conhecer o cálculo. Faço engenharia mecânica, 5º semestre.

Aliás, tem sim, produção, mas essa hoje é uma administração disfarçada de engenharia.
Bom, pra ficar nas "grandes": Civil, Quimica e Computação em curso voltado a soft

Fora que tem Eng. de Pesca, Eng. Ambiental, Eng. Agricola...

Mr.Kane;8988381 disse:
Bom vamos me atualizar depois de tantos posts:

Pra quem gosta de engenharia mas não gosta de cálculo, e pra quem acha que algumas engenharias não usam os cálculos:

Bem, creio que você tem uma visão um pouco precipitada do que realmente é engenharia, se você pensa: "gosto de projetar, mas não dos cálculos", bem projetos baseiam-se em cálculos, calcular o material, se ele é adequado, quanto precisa, quanta irá custar... Na qualidade você praticamente fica analisando números e calculando em cima deles... Em fim, engenheiro trabalha com números e cálculos a todo momento, se você não suporta velos aconselho a buscar outro caminho..

Sobre produção:


Essa engenharia usa sim os cálculos, por exemplo em maximização e otimização de processos, quantidades, etc. Agora quando lidamos com questões físicas ela realmente fica um pouco de lado.


Faço engenharia mecânica na UCS, particular, estou no 3º semestre na universidade (não o 3º semestre curricular)
Putz, acho que não fui claro.

Nem toda engenharia usa calculo diferencial e integral.

Quando falo em calculo, é esse calculo. Não fazer as quatro operações básicas.
 

Mr.Kane

Supra-sumo
Mensagens
1.043
Reações
488
Pontos
174
Knives;8989130 disse:
Bom, pra ficar nas "grandes": Civil, Quimica e Computação em curso voltado a soft

Fora que tem Eng. de Pesca, Eng. Ambiental, Eng. Agricola...


Putz, acho que não fui claro.

Nem toda engenharia usa calculo diferencial e integral.

Quando falo em calculo, é esse calculo. Não fazer as quatro operações básicas.

Jovem, é exatamente disso que estou falando. Quando falamos de maximização de medidas trabalhamos com limites e com diferenciações, não acho que seja o caso da Eng.Produção, agora não me arrisco a falar sobre ambiental, de alimentos... Esses cursos que não conheço e não sei o porque de carregar o título de engenheiro mas em fim, acho que em algum momento sempre acabam usando cálculos.

OBS: Sobre o mercado, não se preocupe com isso, o déficit de Engenheiros do Brasil no início de 2011 era de 20mil/ano e hoje este valor continua aumentando.
 
Topo Fundo