O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Enquete e debate - Em 1997, você tinha consciência sobre o conceito de "frames por segundo" em 007 Goldeneye?

Em 1997, você tinha consciência sobre o conceito de "Frames por Segundo"?


  • Total voters
    69
  • Poll closed .

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.847
Pontos
803
Quando eu jogava Sonic 1 no master eu tinha uma idéia, mas eu simplesmente chamava de slowdown ou dizia que diminuía a velocidade, mas demorei muito pra saber o que era FPS.
Inclusive o termo slowdown aprendi em uma revista, porém não lembro qual.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.727
Pontos
1.299
Eu também conhecia pelo termo slowdown e pensava que era intencional pra dar uma aliviada na dificuldade dos games.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Larga de ser tonto, o cara tá certo mesmo, Goldeneye rodava a pouco fps e Perfect Dark mais ainda, SO QUE, em ambos os jogos o personagem não eram caras bombados pulando e correndo por aí com uma bazuca atirando em monstros, muito pelo contrário, eles eram agentes secretos, tinham que andar devagar pelas fases sem chamar muita atenção, então o pouco fps meio que trabalhava a favor do jogo apesar de incomodar algumas vezes.


Fosse assim o remaster de Perfect Dark que saiu depois rodaria da mesma forma ou com fps baixos mas não foi isso que aconteceu.

A versão de Xbox roda a 60 fps.


Aliás coisa mais absurda achar que um jogo que roda na média de 12 fps foi algo feito levando em conta o estilo do jogo.

Nenhum jogo é para rodar numa taxa de frame rate tão baixa. Muito menos um fps.

Em várias partes o simples ato de você querer dar um giro de 180 para atirar em quem estava atrás era feito de forma muito lenta e travada.

Isso sem mencionar momentos que o jogo praticamente travava quando os fps caiam na casa dos 05/06......

Perfect Dark saiu no fim da vida do N64 ele deveria ter sido melhor otimizado e planejado levando em conta seu hardware. Ninguém exigiria que ele rodasse a 30 fps travados mas pelo menos numa média de 20/22 fps
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Fosse assim o remaster de Perfect Dark que saiu depois rodaria da mesma forma ou com fps baixos mas não foi isso que aconteceu.

A versão de Xbox roda a 60 fps.


Aliás coisa mais absurda achar que um jogo que roda na média de 12 fps foi algo feito levando em conta o estilo do jogo.

Nenhum jogo é para rodar numa taxa de frame rate tão baixa. Muito menos um fps.

Em várias partes o simples ato de você querer dar um giro de 180 para atirar em quem estava atrás era feito de forma muito lenta e travada.

Isso sem mencionar momentos que o jogo praticamente travava quando os fps caiam na casa dos 05/06......

Perfect Dark saiu no fim da vida do N64 ele deveria ter sido melhor otimizado e planejado levando em conta seu hardware. Ninguém exigiria que ele rodasse a 30 fps travados mas pelo menos numa média de 20/22 fps

No caso do Perfect Dark ele é um jogo lançado nos ultimos anos do console, então ele ta puxando muito o N64 com gráficos bem avançados pra ele, entra no mesmo caso do Shadow of Colossus do PS2 que ta puxando muito o console e com muitas quedas de frames.

Talvez o PD poderia ser mais otimizado mesmo, o 007 The World is Not Enough do N64, que é um jogo similar ao Goldeneye e Perfect Dark, roda bem suave no console e quase não tem queda de frames no jogo.

PD acaba se salvando pq por ser um jogo mais furtivo onde o personagem é um agente secreto infiltrado que tem que se locomover devagar pelas fases então o fps não incomoda tanto, interessante que no Quake 2 do N64 o modo multiplayer pra 4 jogadores roda suave a 30 fps.

E vc errou, o PD não foi lançado pro Xbox, ele foi lançado pro Xbox 360 que é duas gerações a frente do N64, então ele roda suave o jogo a 60 fps, mas poxa o Xbox 360 é muito mais potente que o N64, nem tem o que discutir nesse caso.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Chamar de slowdown nem sempre é correto porque em vários jogos não existia lentidão, mas sim algo como frameskip (os frames "pulavam muito bruscamente na tela)

Para jogos de tiro, em especial, baixo fps era uma m**** porque dificultava bastante o ato de mirar.
 
Ultima Edição:


Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Obrigado mesmo ao OP por ter colocado aqui esse assunto

Em 1997 eu nem sonhava sobre o termo e a parte técnica, tinham jogo que eu achava que as partes mais lentas principalmente nos schmups and run and guns
para dar tempo de tu respirar e esquivar das coisas, com o passar do tempo eu fui entendendo que algum efeito estava " forçando" o video game

Eu so fui ter mais noção disso com a questão dos monitores e seus refresh rate por causa do Counter Strike, que realmente dava vantagem para quem tinha tela com mais refresh ai so a partir da sexta geração para frente que eu fui ver na internet e em revistas mesmo

Lembrando que o time do Goldeneye não tinha experiencia nenhuma em desenvolvimento de jogos mas sim uma baita de uma visão criativa que idealizou o game

Retrospectively, GoldenEye 007 is considered an important game in the history of first-person shooters for demonstrating the viability of game consoles as platforms for the genre, and for signalling a transition from the then-standard Doom-like approach to a more realistic style. It pioneered features such as atmospheric single-player missions, stealth elements, and a console multiplayer deathmatch mode .

Graphically, GoldenEye 007 was praised for its varied and detailed environments realistic animations,] and special effects such as glass transparencies and lingering smoke

O efeito da fumaça das explosoes era super taxativo porque era uma especie de fumaça volumétrica que NENHUM console daquela geração conseguia fazer

Ou seja foi opção do desenvolvedor forçar esses efeitos taxativos e não porque o console não aguentava o jogo

Respondendo uma série de perguntas na rede social, o programador deixou clara a sua opinião sobre a quantidade de quadros por segundo em um game. Segundo ele, não há discussão de o quanto esse detalhe é importante para um título, mas há muitos outros aspectos, como os efeitos gráficos, que também podem promover uma excelente experiência de jogo.

“Eu concordo que frequências acima de 30 Hz fazem o game parecer mais suave; não contesto isso. Mas há muito mais na qualidade visual do que uma animação suave que nem seda”, disse Stratton. Segundo ele, o melhor mesmo é apostar em detalhes como cenas mais complexas, física mais real, mais partículas, entre outros efeitos gráficos.


Limitações

À medida que mais objetos ou efeitos gráficos são adicionados a um jogo, a demanda pelo hardware aumenta. Desenvolver em hardware fixo com poder computacional fixo significa sacrifícios e otimizações quando se tem metas de taxa de quadros:

  • Na janela apertada de 16 milissegundos, a maioria dos jogos acaba diminuindo ou diminuindo o que os artistas criaram.
  • Em vez de remover completamente objetos ou texturas, muitos pequenos detalhes podem ser mostrados apenas perto do player ou da câmera para reduzir a carga no hardware, mas isso apresentará uma textura óbvia e pop-in de objeto.
  • Muitos jogos têm como alvo 60, mas, na realidade, não conseguem ficar lá enquanto o jogo está sendo jogado. Portanto, o resultado é uma perda de movimento fluido quando o jogo não consegue manter os 60 durante muita ação ou quando um ambiente grande está sendo visualizado. Esse jogo poderia ser simplesmente redesenhado para ser limitado a 30, para uma sensação consistente de movimento, ou em casos muito raros, dar uma opção para o usuário decidir como visto no Skate 2
Sera que só o N64 era obrigado a rodar tudo a locked silk smooth 60 FPS?? se os desenvolvedores foram obrigado a entregar um grafico diferencial do concorrente até porque o hardware teve custos para gerar esses recursos e eles tinham que ser usados mesmo independente do sacrificio e alias o maior fissurado por medir frame rate o FPSGUY da Digital Foundry
como esta no post do OP esta AFIRMANDO QUE ERA ACEITAVEL PARA ÉPOCA

Todos os consoles até hoje tem dificuldade em titulos para rodar a 60fps CRAVADINHOS INPECÁVEIS em todas as partes do jogo do começo ao fim!


9Pm0FWf.gif



QseRPpe.jpg



pznuzoA.png




Q6Pjs9E.jpg



O pessoal tem que entender que console de mesa não é PC GAMER, e os desenvolvedores tem que cumprir demandas para a qualidade dos graficos
existe uma enorme dificuldade em manter esse equilibrio entre graficos ultra realistas e 60 FPS, o PS4 and Xone tinha que ter graficos diferentes dos
seus antecessores , a mesma coisa vai ser a proxima geração tem que haver bastante diferença gráfica contra a atual para o consumidor justificar a compra
de um novo console minha duvida se finalmente conseguirão rodar tudo nos 60 fps

Enfim se o proprio FPSGUY da Digital Foundry o maior fissurado por frame rate da face da terra teve a humildade de admitir que era aceitável para a época
eu voto na opinião do expert que lida com isso como ganha pão
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.340
Pontos
704
Acho que daria para fazer uma nova enquete: Framerate importa?

Ora bolas, o jogo não pode ter defeitos e ainda assim ser bom? Porque é ofensivo assim falar que os jogos tinham FPS baixo, se isso não anula as outras qualidades deles?
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
No caso do Perfect Dark ele é um jogo lançado nos ultimos anos do console, então ele ta puxando muito o N64 com gráficos bem avançados pra ele, entra no mesmo caso do Shadow of Colossus do PS2 que ta puxando muito o console e com muitas quedas de frames.

Talvez o PD poderia ser mais otimizado mesmo, o 007 The World is Not Enough do N64, que é um jogo similar ao Goldeneye e Perfect Dark, roda bem suave no console e quase não tem queda de frames no jogo.

PD acaba se salvando pq por ser um jogo mais furtivo onde o personagem é um agente secreto infiltrado que tem que se locomover devagar pelas fases então o fps não incomoda tanto, interessante que no Quake 2 do N64 o modo multiplayer pra 4 jogadores roda suave a 30 fps.

E vc errou, o PD não foi lançado pro Xbox, ele foi lançado pro Xbox 360 que é duas gerações a frente do N64, então ele roda suave o jogo a 60 fps, mas poxa o Xbox 360 é muito mais potente que o N64, nem tem o que discutir nesse caso.

Só o modo campanha é mais furtivo. Todos os demais modos de jogo como Challenge, multiplayer são de muita ação.

Conquer saiu depois que Perfect Dark é lindo e consegue ter um FPS bem mais fluído que PD.


Agora um jogo rodar na media de 12 FPS com drops para 06/07 é absurdo e isso num jogo de tiro em primeira pessoa. Simplesmente não tem desculpa.

Obrigado mesmo ao OP por ter colocado aqui esse assunto

Em 1997 eu nem sonhava sobre o termo e a parte técnica, tinham jogo que eu achava que as partes mais lentas principalmente nos schmups and run and guns
para dar tempo de tu respirar e esquivar das coisas, com o passar do tempo eu fui entendendo que algum efeito estava " forçando" o video game

Eu so fui ter mais noção disso com a questão dos monitores e seus refresh rate por causa do Counter Strike, que realmente dava vantagem para quem tinha tela com mais refresh ai so a partir da sexta geração para frente que eu fui ver na internet e em revistas mesmo

Lembrando que o time do Goldeneye não tinha experiencia nenhuma em desenvolvimento de jogos mas sim uma baita de uma visão criativa que idealizou o game

Retrospectively, GoldenEye 007 is considered an important game in the history of first-person shooters for demonstrating the viability of game consoles as platforms for the genre, and for signalling a transition from the then-standard Doom-like approach to a more realistic style. It pioneered features such as atmospheric single-player missions, stealth elements, and a console multiplayer deathmatch mode .

Graphically, GoldenEye 007 was praised for its varied and detailed environments realistic animations,] and special effects such as glass transparencies and lingering smoke

O efeito da fumaça das explosoes era super taxativo porque era uma especie de fumaça volumétrica que NENHUM console daquela geração conseguia fazer

Ou seja foi opção do desenvolvedor forçar esses efeitos taxativos e não porque o console não aguentava o jogo

Respondendo uma série de perguntas na rede social, o programador deixou clara a sua opinião sobre a quantidade de quadros por segundo em um game. Segundo ele, não há discussão de o quanto esse detalhe é importante para um título, mas há muitos outros aspectos, como os efeitos gráficos, que também podem promover uma excelente experiência de jogo.

“Eu concordo que frequências acima de 30 Hz fazem o game parecer mais suave; não contesto isso. Mas há muito mais na qualidade visual do que uma animação suave que nem seda”, disse Stratton. Segundo ele, o melhor mesmo é apostar em detalhes como cenas mais complexas, física mais real, mais partículas, entre outros efeitos gráficos.


Limitações

À medida que mais objetos ou efeitos gráficos são adicionados a um jogo, a demanda pelo hardware aumenta. Desenvolver em hardware fixo com poder computacional fixo significa sacrifícios e otimizações quando se tem metas de taxa de quadros:

  • Na janela apertada de 16 milissegundos, a maioria dos jogos acaba diminuindo ou diminuindo o que os artistas criaram.
  • Em vez de remover completamente objetos ou texturas, muitos pequenos detalhes podem ser mostrados apenas perto do player ou da câmera para reduzir a carga no hardware, mas isso apresentará uma textura óbvia e pop-in de objeto.
  • Muitos jogos têm como alvo 60, mas, na realidade, não conseguem ficar lá enquanto o jogo está sendo jogado. Portanto, o resultado é uma perda de movimento fluido quando o jogo não consegue manter os 60 durante muita ação ou quando um ambiente grande está sendo visualizado. Esse jogo poderia ser simplesmente redesenhado para ser limitado a 30, para uma sensação consistente de movimento, ou em casos muito raros, dar uma opção para o usuário decidir como visto no Skate 2
Sera que só o N64 era obrigado a rodar tudo a locked silk smooth 60 FPS?? se os desenvolvedores foram obrigado a entregar um grafico diferencial do concorrente até porque o hardware teve custos para gerar esses recursos e eles tinham que ser usados mesmo independente do sacrificio e alias o maior fissurado por medir frame rate o FPSGUY da Digital Foundry
como esta no post do OP esta AFIRMANDO QUE ERA ACEITAVEL PARA ÉPOCA

Todos os consoles até hoje tem dificuldade em titulos para rodar a 60fps CRAVADINHOS INPECÁVEIS em todas as partes do jogo do começo ao fim!


9Pm0FWf.gif



QseRPpe.jpg



pznuzoA.png




Q6Pjs9E.jpg



O pessoal tem que entender que console de mesa não é PC GAMER, e os desenvolvedores tem que cumprir demandas para a qualidade dos graficos
existe uma enorme dificuldade em manter esse equilibrio entre graficos ultra realistas e 60 FPS, o PS4 and Xone tinha que ter graficos diferentes dos
seus antecessores , a mesma coisa vai ser a proxima geração tem que haver bastante diferença gráfica contra a atual para o consumidor justificar a compra
de um novo console minha duvida se finalmente conseguirão rodar tudo nos 60 fps

Enfim se o proprio FPSGUY da Digital Foundry o maior fissurado por frame rate da face da terra teve a humildade de admitir que era aceitável para a época
eu voto na opinião do expert que lida com isso como ganha pão


Todos esses jogos rodam numa média bem perto de 30 FPS com drops em determinados momentos mas a média fica na casa dos 26/28 fps.


Perfect Dark roda numa média de 12 fps com drops para 06/07 coisa muito diferente. Uma taxa tão baixa dessa é absurda.

Mesmo os demais jogos do N64 não tinham um taxa tão baixa dessas.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.340
Pontos
704
A impressão que tenho é que tem gente que quer discutir detalhes técnicos, mas só aqueles que vão de encontro ao que sustentam a tese que eles defendem.

Ninguém é doido de tentar diminuir a importância de alguns jogos, mas sim, tem alguns que envelheceram mal, ou que receberam versões melhores posteriormente.

E cada pessoa sempre vai ter o seu modo de se relacionar com os jogos. Não é a toa que até hoje não existe jogo com nota 100 no Metacritic, né? Mas parece que tem pessoas que tem dificuldade de entender isso.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Tinha por causa dos emuladores que eu já usava naquela época, mas não me importava (continuo não me importando muito, na verdade...desde que seja estável pra mim tá ok).

Em alguns jogos, o framerate era tão frequentemente baixo que eu achava que era por design.

:klol
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Só não entendi um negócio. O que vocês querem provar com o baixo frame-rate de alguns jogos do N64? De que eram baixos?


Que boa parte dos jogos do N64 apesar de terem belos gráficos isso normalmente era acompanhado de uma baixa taxa de fps que comprometia o gameplay.

Eles priorizaram por gráficos sacrificando a jogabilidade.

Basta ver que os jogos com as melhores taxas de fps do N64 possuem gráficos bem mais simples como por exemplo o F Zero X que é bem fluído mas possui gráficos bem mais simples.
 
Ultima Edição:

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Que boa parte dos jogos do N64 apesar de terem belos gráficos isso normalmente era acompanhado de uma baixa taxa de fps que comprometia o gameplay.

Eles priorizaram por gráficos sacrificando a jogabilidade.

Basta ver que os jogos com as melhores taxas de fps do N64 possuem gráficos bem mais simples como por exemplo o F Zero X que é bem fluído mas possui gráficos bem mais simples.
Tão dizendo o óbvio. Só cometem um erro anacrônico, estão olhando de hoje pro passado. Pergunta nos anos 80 como eram os gráficos do NES? Iriam te dizer que era a coisa mais real que já tinham visto na vida deles.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Tão dizendo o óbvio. Só cometem um erro anacrônico, estão olhando de hoje pro passado. Pergunta nos anos 80 como eram os gráficos do NES? Iriam te dizer que era a coisa mais real que já tinham visto na vida deles.

Iriam dizer que os gráficos eram um lixo, pois era um downgrade enorme em relação aos mesmos jogos no arcade. O importante é que o jogo tava lá, mas sabiam que os gráficos eram um cocô.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Tão dizendo o óbvio. Só cometem um erro anacrônico, estão olhando de hoje pro passado. Pergunta nos anos 80 como eram os gráficos do NES? Iriam te dizer que era a coisa mais real que já tinham visto na vida deles.


Crianças diriam que os gráficos de nes nos anos 80 seriam a coisa mais real que tinham visto. Mas adultos com certeza não.

Mesma coisa em relação aos games nos anos 90. Qualquer adulto veria claramente um monte de bonecos. Estava muito longe ainda de se poder achar aquilo como algo real. Tudo era bem limitado.


Quando se é criança, pré adolescente e mesmo no inicio da adolescência seu senso crítico é muito limitado.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Iriam dizer que os gráficos eram um lixo, pois era um downgrade enorme em relação aos mesmos jogos no arcade. O importante é que o jogo tava lá, mas sabiam que os gráficos eram um coco.
Assim você facilita minha vida, tire o NES e pergunte a eles então o que achavam dos gráficos de Arcade (ou qualquer outra plataforma existente superior, naquele período).
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Crianças diriam que os gráficos de nes nos anos 80 seriam a coisa mais real que tinham visto. Mas adultos com certeza não.

Mesma coisa em relação aos games nos anos 90. Qualquer adulto veria claramente um monte de bonecos. Estava muito longe ainda de se poder achar aquilo como algo real. Tudo era bem limitado.
Continua no anacronismo a sua fala. Deixa eu melhorar o meu ponto.

Não se trata de realidade, mas se trata da maior e melhor capacidade de representar a realidade num dispositivo eletrônico. Então, uma pessoa daquela época, naquela época, tem aquela visão. Vou trazer outro exemplo: Imaginava-se no século passado que quanto maior o computador, mais potente ele seria, então o imaginário dos filmes e da literatura produziam aqueles computadores enormes cheios de botões e cores. Hoje a gente olha pra isso e dá risada, mas, se fosse possível, imagina nós tentando convencer um sujeito daquela época de que aquilo é ridículo? Entende?

Não se pode olhar do futuro pra trás e concluir algo da época, isso é um erro singelo de análise.

Alguns jogos do N64 eram horríveis em fps, mas a maioria das pessoas sabem disso hoje. Será que Ocarina of Time teria 97 no Metacritic se considerassem os 15~20fps ou a baixíssima resolução do game?
 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Continua no anacronismo a sua fala. Deixa eu melhorar o meu ponto.

Não se trata de realidade, mas se trata da maior e melhor capacidade de representar a realidade num dispositivo eletrônico. Então, uma pessoa daquela época, naquela época, tem aquela visão. Vou trazer outro exemplo: Imaginava-se no século passado que quanto maior o computador, mais potente ele seria, então o imaginário dos filmes e da literatura produziam aqueles computadores enormes cheios de botões e cores. Hoje a gente olha pra isso e dá risada, mas, se fosse possível, imagina nós tentando convencer um sujeito daquela época de que aquilo é ridículo? Entende?

Não se pode olhar do futuro pra trás e concluir algo da época, isso é um erro singelo de análise.

Alguns jogos do N64 eram horríveis em fps, mas a maioria das pessoas sabem disso hoje. Será que Ocarina of Time teria 97 no Metacritic se considerassem os 15~20fps ou a baixíssima resolução do game?



Colega em relação ao baixo fps isso me incomodava desde que passei a ter maior percepção que foi em 1994. Só não percebi antes por causa da idade.

A partir daí (1994) Eu sempre percebia quando determinado jogo estava lento, travado, engasgando.


E isso era mais perceptível em vários jogos do N64 especialmente. Também ocorria no ps, saturn mas num patamar menor.


O baixo fps do N64 deixava muito perceptível ao menos para mim desde aquela época.


Minha plataforma favorita nos anos 90 eram os arcades e neles os jogos rodavam superfluídos.
Por isso eu percebia que nos consoles especialmente no N64 os jogos rodavam mais travados e lentos.

Em 1998 já sabia do conceito de fps.

Perfect Dark já em 2000 quando foi lançado e joguei ele percebi seu baixíssimo frame rate logo de cara. Nesse período jogava Quake 3 no PC a 60 fps.

Quanto as resoluções a partir de 1998 eu tb tomei conhecimento delas e comecei a perceber as diferenças.

Ou seja tudo isso já naquela época eu já tinha ciência.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Colega em relação ao baixo fps isso me incomodava desde que passei a ter maior percepção que foi em 1994. Só não percebi antes por causa da idade.

A partir daí (1994) Eu sempre percebia quando determinado jogo estava lento, travado, engasgando.


E isso era mais perceptível em vários jogos do N64 especialmente. Também ocorria no ps, saturn mas num patamar menor.


O baixo fps do N64 deixava muito perceptível ao menos para mim desde aquela época.


Minha plataforma favorita nos anos 90 eram os arcades e neles os jogos rodavam superfluídos.
Por isso eu percebia que nos consoles especialmente no N64 os jogos rodavam mais travados e lentos.

Em 1998 já sabia do conceito de fps.

Perfect Dark já em 2000 quando foi lançado e joguei ele percebi seu baixíssimo frame rate logo de cara. Nesse período jogava Quake 3 no PC a 60 fps.

Quanto as resoluções a partir de 1998 eu tb tomei conhecimento delas e comecei a perceber as diferenças.

Ou seja tudo isso já naquela época eu já tinha ciência.
Com certeza. Por isso eu disse a maioria, até mesmo a votação aqui aponta isso. E mesmo isso sendo real, não era critério fundamental de análise, sempre ficava em segundo plano. Hoje isso é diferente. Um Perfect Dark sendo lançado hoje, seria massacrado e seria apagado da história dos jogos pelo péssimo frame-rate, desqualificando todo o resto que o game é.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Colega em relação ao baixo fps isso me incomodava desde que passei a ter maior percepção que foi em 1994. Só não percebi antes por causa da idade.

A partir daí (1994) Eu sempre percebia quando determinado jogo estava lento, travado, engasgando.


E isso era mais perceptível em vários jogos do N64 especialmente. Também ocorria no ps, saturn mas num patamar menor.


O baixo fps do N64 deixava muito perceptível ao menos para mim desde aquela época.


Minha plataforma favorita nos anos 90 eram os arcades e neles os jogos rodavam superfluídos.
Por isso eu percebia que nos consoles especialmente no N64 os jogos rodavam mais travados e lentos.

Em 1998 já sabia do conceito de fps.

Perfect Dark já em 2000 quando foi lançado e joguei ele percebi seu baixíssimo frame rate logo de cara. Nesse período jogava Quake 3 no PC a 60 fps.

Quanto as resoluções a partir de 1998 eu tb tomei conhecimento delas e comecei a perceber as diferenças.

Ou seja tudo isso já naquela época eu já tinha ciência.

Vc ignora o 007 The World is Not Enough que postei que roda suavemente no N64, e tbm ignorou o caso do Shadow of Colosus do PS2 que tem queda brusca de fps mas ainda sim é considerado um clássico.

Mas tudo bem ja entendi o seu proposito no topico, lamentável.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Eu notava lentidão em muitos jogos principalmente em jogos de luta.
Uma coisa que eu sempre notei e detestava nessa época eram os gráficos 3D do PSX, N64 e Saturn. Impressionante é que mesmo os jogos sendo feios de doer, eles eram bons demais. Meu jogo preferido (Resident Evil 1) eu achava um horror aquele 3D lixoso do PSX todo tremido e piscando os polígonos. Fora que o game roda internamente em um fps que oscila entre 25 / 29fps. Mesmo assim, eu adorava aqueles jogos, tudo era tão legal e imersivo que o 3D feioso e outros defeitos eram esquecidos nos primeiros dez minutos.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Vc ignora o 007 The World is Not Enough que postei que roda suavemente no N64, e tbm ignorou o caso do Shadow of Colosus do PS2 que tem queda brusca de fps mas ainda sim é considerado um clássico.

Mas tudo bem ja entendi o seu proposito no topico, lamentável.


As quedas de fps de Shadown of Colossus são tão conhecidas que é de conhecimento notório. E sim é um demérito o jogo fica em certas partes desagradável de se jogar.

Mas um detalhe os fps dele são bem maiores que os de Perfect Dark (aliás quase o dobro) e de boa parte dos jogos da biblioteca do N64, sendo mais elevado que de Zelda ocarina por exemplo.





Basta ver que o jogo oscila de 30 a 15 fps. Na maior parte ele roda na casa dos 20 fps. Fora que o jogo não é um first person shooter como Perfect Dark.


É de conhecimento notório que first person shooter precisam de melhores taxas de fps para ter um gameplay agradável e fluído.


007 The World is Not Enough possui um FPS melhor mas é um jogo bem mais simples que Perfect Dark.

Como eu disse anteriormente F Zero X roda a 60 fps mas para isso ele possui gráficos bem mais simples.

Não tem para onde correr. Ou sacrifica os fps ou a resolução em prol de melhores gráficos. Ou tem graficos mais simples em prol de melhor FPS



Por fim respondi isso antes de te por na ignore pois para começo em nenhum momento sou obrigado a falar de jogo X ou Y. Em nenhum momento sequer debati sobre esses games que você citou entao porque iria falar sobre eles???? Meus posts o jogo que cito é o Perfect Dark e não os que você mencionou.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.340
Pontos
704
Vc ignora o 007 The World is Not Enough que postei que roda suavemente no N64, e tbm ignorou o caso do Shadow of Colosus do PS2 que tem queda brusca de fps mas ainda sim é considerado um clássico.

Mas tudo bem ja entendi o seu proposito no topico, lamentável.
Você tá falando como se tivesse rolando uma competição para provar qual console é o melhor. Alguém falou que Perfect Dark não é um clássico? Só porque um jogo roda suavemente o cara não pode falar que o outro não roda?

Vocês se ofendem muito fácil.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Quando eu emulava Nintendo 64, tinha uma opção muito foda no emulador Mupen64Plus, chamada "fullspeed". Ela fazia os jogos rodarem a 60fps (se a máquina aguentasse). Era um sopro de vida nova aos jogos do console, coisa linda de se ver. Não sei como anda esse aspecto da emulação. Só alguém confirmando aqui pra gente.

Nessa época até curtia slowdowns.
Só fui ficar chato depois de jogar Max Payne em 2001.

Tem jogo de navezinha que sem o slowdown eu não aguento "nem 10 minutos de porrada", como dizia o Away de Petrópolis. De cabeça, lembro logo daquele hack de Gradius III pra Super Nintendo, que removia todo o slowdown. O jogo ficou lindo, mas uma pancada de dificuldade. :klol
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.340
Pontos
704
Pelo menos no Project 64 roda tudo a 60 fps sim, sem precisar configurar nada em especial.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Pelo menos no Project 64 roda tudo a 60 fps sim, sem precisar configurar nada em especial.

60fps nativamente de acordo com o hardware e não o 60fps do emulador, por exemplo, se o jogo roda a 30fps nativo no N64, o emulador(dependendo da sua máquina) roda o jogo a 60fps nativo. Eu usava muito pra jogar o Perfect Dark, mas era em outro emulador(1964 eu acho), no Project 64 ele rodava com o fps padrão do N64.
 
Topo Fundo