O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Trocas de ideias sobre o poder do Nintendo GameCube

Qual o motivo principal que te leva a conclusão de que o Gamecube é mais poderoso que o PS2 ?

  • Pela minha percepção ao ver os jogos, os dele me parecem flagrantemente superiores

    Votes: 45 57,0%
  • Pelo consenso que se formou, ele sempre foi visto dessa forma não há porque pensar diferente

    Votes: 9 11,4%
  • Pelo meu entendimento em Hardware consigo ver que ele é superior

    Votes: 23 29,1%
  • Joguei poucos jogos no PS2 e os que joguei honestamente não me impressionaram

    Votes: 0 0,0%
  • algum outro motivo: Qual ?

    Votes: 2 2,5%

  • Total voters
    79
  • Poll closed .

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Aliás, o fato de o PS2 agonizar pra usar AA enquanto já existia na geração anterior como tu mesmo comentou (confesso que eu nunca tinha me tocado disso), além de não me contradizer faz o contrário: reforça o meu ponto -
não refocei ponto nenhum só furei sua bolha, o ''aa'' que tu acahava que era aa era apenas filtro de flicker (em todos os consoles exceto o xbox). o ps2 não agonizava para usar esse filtro, e no lançamento americando 7 meses depois do japones já estava usando edge-aa e fsaa (enfim essa questão do ps2 e aa, é mito), dai por diante ficou a critério do desenvolvedor usar o método que ele quisesse. A varredura progressiva foi ativada pela primeira vez no inicio de 2002 com Tekken 4 etc. recursos que os caras taxavam de ''aa'' sem efetivamente ser.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Conheci um cara que dizia que o PS2 era muito melhor graficamente mas as únicas comparações que ele usava eram os Need for Speed Underground...

E pra explicar pro infeliz que era a EA que fazia port porco... tem gente que simplesmente não quer entender.. debater com porta é perda de tempo :)
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
O AA era bugado no hardware. Inclusive, a própria Sony não recomendava o uso. O dev tinha que contornar com outras alternativas.
eu expliquei esse assunto não há porque retoma-lo no máximo dizer se concorda ou não e apresentar os motivos. O que a gente chama de ''AA'' (primeiro tenho de ressaltar que são vários métodos de aa) era bugado no lançamento japonês e só lá, coisa do dev kit. Há varios métodos de se fazer um AA no ps2 e os devs usaram vários deles (se não todos) ja no lançamento americano.

Dai por diante os jogos passaram a ter ou não dependendo da vontade do desenvolvedor, o ps2 apenas não suporta ''em hardware'' o msaa que é aa de subpíxel só isso, não existe esse negocio de ps2 sem aa, isso é um mito que o youtuber ainda nesses tempos modernos repete. Todos consoles salvo o xbox usam apenas filtro de pos processamento, se o pessoal chamava isso de aa então que seja, isso o ps2 tinha aos montes.

@Rodrigo Zé do Cx Jr observe a importância do aa (que tu gosta tanto) em RE4, a versão do console da nintendo não tem esse recurso ativado, enquanto o ps2 usa o filtro de flicker, no fim o mais bonito foi o sem aa, percebe ?
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
não refocei ponto nenhum só furei sua bolha, o ''aa'' que tu acahava que era aa era apenas filtro de flicker (em todos os consoles exceto o xbox). o ps2 não agonizava para usar esse filtro, e no lançamento americando 7 meses depois do japones já estava usando edge-aa e fsaa (enfim essa questão do ps2 e aa, é mito), dai por diante ficou a critério do desenvolvedor usar o método que ele quisesse. A varredura progressiva foi ativada pela primeira vez no inicio de 2002 com Tekken 4 etc. recursos que os caras taxavam de ''aa'' sem efetivamente ser.
Gato, não sei nem o que é flicker :klolwtf

Quanto AA do PS2 ser mito ou não, até onde eu sei ele capava outros recursos pra conseguir usa-lo, inclusive penalizando severamente outros quesitos como resolução.
E lembrando, novamente, que o assunto é PS2 x GC.
Logo, como era o AA no GC?

O fato é: independentemente do xadrez 450 milhões D que tu tá tentando jogar pra provar teu ponto, nem precisa mergulhar em ultra teorias da NASA pra isso, pois basta ver ao vivo um jogo do GC pra ver que ele faz coisas que não víamos no PS2 (e não adianta usar multi plataforma ou port pra mostrar o contrário), fruto óbvio da superioridade brutal nas specs técnicas.

Inclusive já comentei isso, acho que a única coisa (e olhe lá) que talvez desabone o GC em relação ao PS2 seja o menor espaço de sua mídia, que talvez demandasse capar algum recurso aqui e outro acolá.

Fora isso, não existe outra possibilidade técnica de o GC ser inferior ao PS2.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Gato, não sei nem o que é flicker :klolwtf
é a imagem ficar piscando como se tivesse faltando pixel lembra o warping do ps1, aplica o filtro a imagem estabiliza esse foi o principal ''aa'' da gen.
Logo, como era o AA no GC?
mesma coisa, combinação de filtros. O ''aa'' mesmo é o msaa usado naqueles 3 jogos que citei com a penalidade de ter de baixar a res lateral para 240 linhas, reduzindo os pixels para suavizar parece não ter valido a pena aos olhos dos devs e Tem o fsaa mais é muito pesado por isso não foi usado na versão GC do Dark alliance 2.

Não se deixe levar por fundos embaçados no ps2 como naquela cena do tomb raider mostrado pelo Joveno, pois o console faz dof (ou seja embaça o fundo para que os personagens na frente sejam destacados) mas não posso garantir que estava ativo lá no Tomb raider. Aqui tem um exemplo do dele sendo usado, isso era muito pesado, a versão pc, vi um vídeo e não vi o dof. 30fps não fixos.
1673884820857.png
 
Ultima Edição:

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Esse tópico me fez ter vontade de ligar meu cubinho depois de meses guardado, tv lcd com entrada nativa S-video, não sei se as fotos transmitem, mas pessoalmente ficou muito bonito.

Screenshot_20230116-144520.pngScreenshot_20230116-144506.pngScreenshot_20230116-144539.pngScreenshot_20230116-144410.pngScreenshot_20230116-144443.pngScreenshot_20230116-144427.png
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
eu expliquei esse assunto não há porque retoma-lo no máximo dizer se concorda ou não e apresentar os motivos. O que a gente chama de ''AA'' (primeiro tenho de ressaltar que são vários métodos de aa) era bugado no lançamento japonês e só lá, coisa do dev kit. Há varios métodos de se fazer um AA no ps2 e os devs usaram vários deles (se não todos) ja no lançamento americano.
Isso não é verdade porque era recomendação da SCEE. Mas, se você quisesse o tópico, poderia ampliar a discussão para escolher um jogo específico e dizer porque ele não seria possível em GC ou XBOX. Está dada a sugestão.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.082
Reações
1.932
Pontos
844
Gamecube era mais potente, isso nem precisa de papo técnico, só ver os jogos exclusivos de ambos. Me diga um único jogo de mundo aberto do ps2 com bons gráficos e sem queda absurda de quadros? Creio que só o GTA teve um gráfico decente nesse quesito. Já o GC, teve vários jogos, como Mario Sunshine, Zelda e outras maconhas.
Sobre jogos de carro, nitidamente fizeram ports porcos pro GC, mas ao jogar um Mario Kart, se vê o poder do console: Muita velocidade, vários personagens na tela, muitos efeitos e explosões, com belos gráficos e nenhuma queda de animação. Agora me mostre jogo de mesmo nível pro ps2. Nem tem, peida feio...Ah, e MK nem loading tem, praticamente.
E sobre loadings, GC era bem superior quando os jogos eram dedicados a ele.
Se for reparar nos jogos de fase, em 3d do PS2, todos eram de cenário fechado, com várias paredes ou obstáculos, com câmeras sempre próxima pra evitar perda de qualidade ou velocidade.
Sobre ports, quando feitos com profissionalismo, tínhamos ou jogos iguais ou superior no GC, tal como Metal Gear e Soul Calibur, onde este último perdeu feio até pro Dreamcast e ficava tudo borrado com qualquer momento de mais ação ou velocidade.
E de bônus, ainda temos a imagem pelo video componente, que o do Game Cube espancou os concorrentes.
Os dois consoles são fabulosos, mas em poder o Tosco Cube ganha bonito em potência, durabilidade, loading e até manuseio. Fora que é fogão da Barbie bem fofinho.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Lindas offscrem @Ghr pode postar a vontade o tópico é seu, ta aí uma boa ideia de tópico para quem tiver as caras, tópico de offscreens da sexta e quinta geração.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
Pessoal viaja na maionese, PS2 tinha uma porrada de jogos com mundo aberto massivos Jack and Daxter, Shadow of the Colossus, Okami, Rogue Galaxy, Ratch & Clank e uma caralhada de outros com bom desempenho, se não falha a memória a série Jack rodava a 60 frames.

Outro exemplo notável é o Transformers, uma das maiores draw distances da geração (se não a maior), floresta muito, muita densa, grama no chão, efeitos de água maravilhosos, ação intensa, partículas pra todo lado e você tem total liberdade pra ir a qualquer ponto visível do cenário. Tem quedas de frames tem, mas sendo generoso, dá pra se contar nos dedos os jogos na 6ª geração que fazem tudo o que esse jogo faz com a mesma excelência.


Então sim eu acho que o Gamecube via de regra leva vantagem sobre o PS2 até mesmo pelo benchmark provido pela máquina da Sony, nada abismal e que eventualmente a depender de n fatores não é incomum o PS2 ter versões melhores de alguns lançamentos.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Mario Kart ai é apelação, trata-se de um jogo bom mas graficamente trata-se de um jogo ok nada mais que isso, chamar de expoente é forçar e muito a barra.

Sobre Metroid prime 1, vira e mexe eu o jogo em GC real quando um brother meu traz, jogo no AV (como a maioria global dos usuários de gamecube) e na boa não tão nitido quando as screens que são postadas aqui, na verdade é bem escuro tem uma pegada meio low res acho que por conta do mip mapping até, principalmente no começo que é no geral onde fico no game antes de desligar. O pessoal acostumou com emulador com o Dolphin ai quando comentamos sobre o game os caras estão com dolphin na cabela, eu quando eu troco ideia sobre play 1 em outros debates também não me sinto a vontade quando postam um game filtrado no emulador, desconstrói a maneira como o console realmente rodava. Mas enfim como eu disse no av, talvez com o componente fique mais próximo.
 
Ultima Edição:

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Mario Kart ai é apelação, trata-se de um jogo bom mas graficamente trata-se de um jogo ok nada mais que isso, chamar de expoente é forçar e muito a barra.
MK é ótimo graficamente e com ótima framerate. A única dúvida é saber como fica o desempenho com 4 jogadores simultâneos. A única coisa que tenho a acrescentar é eu não compararia, na minha humilde opinião, com jogos tipo GT, Rali Sports, etc. Acho de outra categoria.
Sobre Metroid prime 1, vira e mexe eu o jogo em GC real quando um brother meu traz, jogo no AV (como a maioria global dos usuários de gamecube) e na boa não tão nitido quando as screens que são postadas aqui, na verdade é bem escuro tem uma pegada meio low res acho que por conta do mip mapping até, principalmente no começo que é no geral onde fico no game antes de desligar
Acho que você deve estar confundindo nítido com detalhado, não? Quando me refiro a detalhes é que MP não explora recursos extraordinários de textura, mas faz tudo como você não precisasse. O falso bump mapping então. Acho que você deveria explorar justamente Chozo Ruins para entender o que estou dizendo. Este é um típico jogo que não acho que rodaria decente no PS2.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Acho que você deve estar confundindo nítido com detalhado, não?
sim eu entendi, eu me expressei mal , são duas coisas a primeiro uma critica pessoal minha aos users trazerem emulador, você pode entrar sem exceção em qualquer tópico sobre metroid prime que as imagens e os elogios recaem sobre a versão emulador, os caras sabem que não é assim o game.


Já a segunda eu constantei é o mipmaping mesmo que me incomoda, vc sabe jogos do ps2 não constumava usar, então possuem maior detalhes a distancia, deve ser uma questão de costume e ou preferencia de cada player, no metroid usa bastante, observe o mipmapping aos 1:31 durante o pulo entre as ilhazinhas como ele deixa o visual bem low res, livres de detalhes até que se chegue perto, em resumo acho que eu não curto mipmapping mesmo.

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Pessoal viaja na maionese, PS2 tinha uma porrada de jogos com mundo aberto massivos Jack and Daxter, Shadow of the Colossus, Okami, Rogue Galaxy, Ratch & Clank e uma caralhada de outros com bom desempenho, se não falha a memória a série Jack rodava a 60 frames.

Outro exemplo notável é o Transformers, uma das maiores draw distances da geração (se não a maior), floresta muito, muita densa, grama no chão, efeitos de água maravilhosos, ação intensa, partículas pra todo lado e você tem total liberdade pra ir a qualquer ponto visível do cenário. Tem quedas de frames tem, mas sendo generoso, dá pra se contar nos dedos os jogos na 6ª geração que fazem tudo o que esse jogo faz com a mesma excelência.


Então sim eu acho que o Gamecube via de regra leva vantagem sobre o PS2 até mesmo pelo benchmark provido pela máquina da Sony, nada abismal e que eventualmente a depender de n fatores não é incomum o PS2 ter versões melhores de alguns lançamentos.

Sobre esses citados : Shadow of the Colossus é vazio, não tem grande quantidade de objetos e personagens aparecendo no cenário, o que economiza no processamento ; Okami não é Open World e sim segmentado, várias partes pequenas conectadas umas às outras ; Rogue Galaxy é basicamente o mesmo do Okami ; Ratchet and Clank não tem nem partes conectadas então não chega perto de ser Open World.

Dito isso, o PS2 tinha de fato Open Worlds bonitos.
Além do já citado GTA e True Crime, tinha Scarface, Ultimate Spider-Man, Gun, jogos da série Need for Speed (Undeground 2, Most Wanted, Carbon), entre outros.

E esse jogo do Transformers foi um feito grandioso pro aparelho, provavelmente um dos mais pesados que já vi.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
sim eu entendi, eu me expressei mal , são duas coisas a primeiro uma critica pessoal minha aos users trazerem emulador, você pode entrar sem exceção em qualquer tópico sobre metroid prime que as imagens e os elogios recaem sobre a versão emulador, os caras sabem que não é assim o game.


Já a segunda eu constantei é o mipmaping mesmo que me incomoda, vc sabe jogos do ps2 não constumava usar, então possuem maior detalhes a distancia, deve ser uma questão de costume e ou preferencia de cada player, no metroid usa bastante, observe o mipmapping aos 1:31 durante o pulo entre as ilhazinhas como ele deixa o visual bem low res, livres de detalhes até que se chegue perto, em resumo acho que eu não curto mipmapping mesmo.


Ninguém tem culpa se você tá jogando sem Progressive Scan pra diminuir o mérito do jogo :klol

Olha aqui a resolução "ruim" como que fica:


Tem uma playlist inteira desse canal jogando só nesse modo, e jogando pelo GameCube:
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Ninguém tem culpa se você tá jogando sem Progressive Scan :klol
Obrigado, até que fim uma resposta satisfatória e um bom canal
jamais diminuiria esse grande jogo ainda mais sendo fã incondicional dos Metroids em 2d como eu sou, o que fiz foi só uma critica ao uso de emuladores quando s efala em consoles
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Obrigado, até que fim uma resposta satisfatória e um bom canal
jamais diminuiria esse grande jogo ainda mais sendo fã incondicional dos Metroids em 2d como eu sou, o que fiz foi só uma critica ao uso de emuladores quando s efala em consoles
Depois tenta esse modo aí nos Prime, dá uma melhorada boa na resolução.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Sobre esses citados : Shadow of the Colossus é vazio, não tem grande quantidade de objetos e personagens aparecendo no cenário, o que economiza no processamento ; Okami não é Open World e sim segmentado, várias partes pequenas conectadas umas às outras ; Rogue Galaxy é basicamente o mesmo do Okami ; Ratchet and Clank não tem nem partes conectadas então não chega perto de ser Open World.

Dito isso, o PS2 tinha de fato Open Worlds bonitos.
Além do já citado GTA e True Crime, tinha Scarface, Ultimate Spider-Man, Gun, jogos da série Need for Speed (Undeground 2, Most Wanted, Carbon), entre outros.

E esse jogo do Transformers foi um feito grandioso pro aparelho, provavelmente um dos mais pesados que já vi.
Acho que o melhor exemplo seria o GTA San Andreas, eu ate tava jogando ele esses dias, o segredo esta no LOD management , e a renderware é muito otimizada para fazer streaming do disco, apesar do framerate do jogo não ser uma maravilha nem os modelos dos personagens serem muito bonitos



Porém o gameplay , a narrativa, os atores que fizeram as vozes ( tinha até Samuel L Jackson) e a pletora de conteudo offline que esse jogo tinha pra 2004 é simplesmente insano , sem falar nas mecânicas de RPG implementadas com varios status, e praticamente o jogo se passa em um estado inteiro com 3 cidades baseadas em cidades reais, chega a ser espantoso a quantidade de tarefas e atividades alem das missões principais do jogo, se esse jogo fosse projetado pra hoje seria como se ja viesse com umas 50 dlcs lol

Ele teve algumas revisões em disco, a v3 é a mais recente e ela conserta tantos bugs e equilibra a dificuldade em certas missões que voce nao consegue dar load pelo memory card em versoes anteriores do disco mesmo sendo da mesma região, de tanto que o codigo do jogo foi mexido.

Jak and Daxter não mantém 60 fps constantes, o target é o 60 mas os 3 jogos tem vsync desligado o que causa screen tearing ,eu gosto muito do primeiro porque é uma experiência continua sem telas de loadings em mundo interconectado
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Vamos avaliar um jogo

Broken Swords The Sleeping Dragon, nov 2003 PC. PS2 e Xbox o jogo foi cogitado em ser lançado para o GameCube mas foi cancelado.

O jogo pede de requerimentos mínimos no PC um pentium 3 e 128mb de ram, podemos ver que se trata de jogo padrão xbox em termos de uma conversão, e ficou parecido tirando a resolução os assets são os mesmos, o aa no pc é bem melhor também.

1674231942364.png

Esse foi o jogo mais caro do produtor até então, os resultados fincanceiros foram básicos servindo apenas para lucrar uma mixaria, a idéia era fazer um visual cartoon/massinha mas ao mesmo tempo com uma profundade 3d que o pré render antigo não ofercer então chegaram nesse resultado.

1674232156861.png

Apesar de aparentemente simples esse jogo possui efeitos interessantes de luzes com sombras dinamicas que mudam a direção conforme a fonte de luz, multiplas fontes de luzes no cenário, a sombra se dividade em 4 estilo nos jogos de futebol, o mapa apesar de fixo é bem grande com alta variedade de texturas.

1674232407513.png

Aqui um video para quem quiser ver de qualer do jogo, as imagens desse tópico veio dele em 480p. Honestamente não conhecia então trata-se de mais um hiddem gen ou jogo obscuro.

 
Ultima Edição:
Topo Fundo