O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Trocas de ideias sobre o poder do Nintendo GameCube

Qual o motivo principal que te leva a conclusão de que o Gamecube é mais poderoso que o PS2 ?

  • Pela minha percepção ao ver os jogos, os dele me parecem flagrantemente superiores

    Votes: 45 57,0%
  • Pelo consenso que se formou, ele sempre foi visto dessa forma não há porque pensar diferente

    Votes: 9 11,4%
  • Pelo meu entendimento em Hardware consigo ver que ele é superior

    Votes: 23 29,1%
  • Joguei poucos jogos no PS2 e os que joguei honestamente não me impressionaram

    Votes: 0 0,0%
  • algum outro motivo: Qual ?

    Votes: 2 2,5%

  • Total voters
    79
  • Poll closed .

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Sim, inclusive a enquete poderia ser múltipla.

Nego pode ter visto presencialmente, ir pelo consenso coletivo, ser um expert em hardware e ter achado os games de PS2 graficamente meh, tudo ao mesmo tempo.
Como dá pra escolher apenas uma opção, fui pela que mais se encaixa na minha "experiência" (ou falta de) com o fogãozinho da Barbie.

No meu caso, mesmo com o GC sendo obviamente superior, vejo que minha opinião tem maior influência pelo tal do consenso coletivo do que necessariamente pelo que experimentei.

Mas só uma dúvida: existe alguém no mundo que ache o PS2 mais poderoso que o GC?
Pergunta séria.

Lembra que te respondi na 1° página do tópico sobre isso?

Vê aonde chegou o tópico?

Entendeu agora?
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Eu não quero nada de emulador, eu sou contra isso.
E se eu destravasse, não conseguirei jogar o COD Reflex online que ainda uso, pq o servidor ainda tá ativo. Ainda jogo os CODs online do WiiU tb.
A única coisa temporária é que executo uma cartinha que abre diretamente o Riivolution que roda meus jogos importados e uns com tradução (Fatal Frame 4 e Monster Hunter G). Daí se eu desligar ou reiniciar o Wii, volta tudo ao que tava antes, ou seja, fica bloqueado, o que é bem melhor pra mim.
Por isso que usando o adaptador com entrada SD seria um melhor meio para poder usar jogos originals com melhorias sem desbloquear o console.

Acho mais fácil é eu comprar outro Wii usado e barato que eu posso tentar fazer para colocar Swiss ou Nintendont e rodar os originais com melhorias, daí tudo bem. Daí depois revenderei o mesmo Wii no futuro se eu não quisesse mais aproveitar alguma melhoria de GC nele e continuar com o meu Wii travado que tenho.
Pode destravar o wii que o online não é afetado e você ainda vai ter acesso ao wiimmfi onde vários servidores fechados funcionam como Mario kart que sempre tem muita gente jogando
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Confiram o escopo do Max payne após 4:58, o jogo realmente entrega que está uns pontos acima, não é a primeira vez que vejo um draw distance maior no ps2 essa anomalia tem no godfather também.

esse vídeo é um dos melhores comparativos, esses jogos antigos 2000, 2001 tinham toda uma vibe diferente com uma texturização muito boa depois os visuais passam a ficar mais bonitos porem mais lisos também..



Esse aqui também é outro, era um jogo só de xbox mas na produção, decidiu-se fazer para todos consoles, no meio da caminho foi obrigado a cancelar a versão do GC, o motivo nunca foi explicado mas não era vendas pois é um jogo de início dos consoles, novamente ele ultrapassou os limites da maquina da Nintendo



Quase todo multi PS2-Xbox são jogos que estão num patamar acima dos multis triplos PS2-GC-XBX pois a lógica é simples se o multi tem no cube é porque o jogo em si está restrito para 24mb para não ultrapassar os limites dele, conforme o dev do jogo de patinete disse. As vezes o jogo fica bom devido uma boa texturização do console como em blood omen 2 mas as vezes não como em quase todo o resto. Ainda em 2002 alguns multis ficaram de fora dele como The thing, test drive off road wide, TD overdrive e jogos posteriores como Blood rayne 2, o 1 tem para o GC e roda bem nele mas o 2 é bem mais avançado, veja como o jogo é.

 
Ultima Edição:


Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Vcs ainda continuam dando soco em ponta de faca?
Acho que a galera da corda pra ver até aonde vai.

Foi assim no tópico do Super Nintendo Vs. Neo Geo... PlayStation Vs. Nintendo 64 e alguns outros (como esse) que começam com uma pseudo proposta de falar sobre determinado console mas que você de cara percebe qual a real pretensão do autor
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.513
Pontos
1.253
Pode destravar o wii que o online não é afetado e você ainda vai ter acesso ao wiimmfi onde vários servidores fechados funcionam como Mario kart que sempre tem muita gente jogando
Mano...
Você está tentando convencer o cara que deixa de jogar jogos de Arcade porque não tem meios oficiais de jogar atualmente.

Eu só acho engraçado porque ele diz que emulação é pirataria por ser não oficial.
Porém, ele usou o Riivolution, que é exatamente um aplicativo não oficial.:klol

Enfim, perda de tempo tentar convencer.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Acho que a galera da corda pra ver até aonde vai.

Foi assim no tópico do Super Nintendo Vs. Neo Geo... PlayStation Vs. Nintendo 64 e alguns outros (como esse) que começam com uma pseudo proposta de falar sobre determinado console mas que você de cara percebe qual a real pretensão do autor

Num lembra dessa porra não, please. :klol

Teve user que quitou do fórum depois desses tópicos de VS. e foi pro SegaNet e Retrogamers pra focar nos retrô por lá(já aqui na OS só ficaram no VT e politica). Users que agregavam muito na pasta, inclusive.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Vcs ainda continuam dando soco em ponta de faca?
te acho engraçado pois quando é ps3 e xbox 360 tu afirma que o 360 é mais poderoso mas quando é um console que tu gosta a mesma lógica não se aplica, pois todos aqui sabem que o marketing da Sony sustenta o maior poder do ps3, mesmo quase nenhum multi mostrando. Tudo bem não é preciso ter coerência em nada, ss jogos estão todo aí, como os que eu já citei que vão desde 2001 quando o console chegou até 2006 quando se foi, de crash bandicoot a need carbon numa sequência quase interrupta de jogos o console tomou sova do concorrente, sendo até mais vergonhoso que o ps3 pois não existe um jogo no ps3 onde o dev veio a público, deixou de lançar e disse que o ps3 não aguentava, no cube só de dev oficiais que abriu o bico são mais 6. Mas nem precxisava quase todo multi que não tem nele é porque não aguentou o port mas você dirá que foi por vendas, enfim. Perderam no argumento agora querem censurar, teve um aí tal de gf alguma coisa que se gaba de ter me ignorado mas me lembro que emudeci ele num tópico sobre texturas, onde mostrei que até em texturas o PS2 produz melhor nos jogos práticos, como em catwoman, spiderman 2 e dezenas de outros alguns já citados aqui.

Talvez tenha chegado a hora do tópico cair, o marketing entrou na mente da galera mas os mais espertos que vierem a ler isso aqui no futuro, saberá o quão lero lero o GC foi, mas admito o marketing foi bom pois convenceu a muitos de qualidades das quais o aparelho nunca possuiu e isso não é pouca coisa não, foi um trabalho primoroso nessa parte.

alguns jogos e os motivos apontados pelos devs.
Shaun Murray e Max payne falta de memoria de sistema 24mb contra 32mb, se insistissem o jogo sairia outro e bem mais feio, max payne já não é lá nenhuma pintura
Burnout 3 falta de capacidade no cpu de lidar com a deformação de polígonos devido o uso da unidade vetorial do cpu do ps2, o dev jura que mesmo programando no metal em assembly não conseguiu manter a física do jogo funcional, nem os trajetos que são mais complexos que os de B2.
Area 51 não pode lidar com a IA e o escopo do jogo e nem segurar o frame rate a 30fps
Driver 3 o jogo não rodaria sem massivos cortes na estrutura do jogo, o produtor foi mais longe e disse que o GC simplesmente não foi feito para aquele tipo de jogo, para um jogo como driver 3.
Moderador do Beyond3d que programou para os três consoles da gen atestou os poderes do gamecube (a falta deles no caso) disse que as funções do gpu são fixas como se o console fosse feito para tipos bem específicos de jogos, aqueles que vimos nele, ao sair desses e tentar fazer algo diferente havia massivos cortes na produção de polígonos e no desempenho.
Fora os jogos que não puderam chegar no console porque o mini dvd 3x menor em dados que o dvd capava tudo ou experiências ruins como as de Tiger wood, mas os users mais vida loca que gostam do GC e sustentam que seu hardware incrível falam que ele poderia executar um jogo que no ps2 é em 'dvd 9' lol. Beleza, vai usa 7 mídia ? é cada uma velho..

O tópico é seus agora, podem tabelar entre si :kjoinha ou deixar cair, eu parei.
 
Ultima Edição:

Speed of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.685
Reações
1.541
Pontos
219
O que realmente importa de verdade é a biblioteca dos consoles e a Biblioteca do Cube é uma m**** em relação a do PS2.
O Cube não chega nos pés do PS2 quando se trata de criação e lançamentos de jogos, o PS2 sempre será infinitamente superior e nessa história todo mundo já sabe que o Cube se arrastou sobrevivendo do entulho que sobrava pra ele que as thirds despejavam, a grande maioria dos jogos bons sempre serão do PS2 e não foi a toa o console mais vendido do planeta.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.337
Reações
13.676
Pontos
1.604
Pode destravar o wii que o online não é afetado e você ainda vai ter acesso ao wiimmfi onde vários servidores fechados funcionam como Mario kart que sempre tem muita gente jogando

Os CODs funcionam?? Sei nao.
Hoje joguei o COD Reflex online e foi divertida.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
te acho engraçado pois quando é ps3 e xbox 360 tu afirma que o 360 é mais poderoso mas quando é um console que tu gosta a mesma lógica não se aplica, pois todos aqui sabem que o marketing da Sony sustenta o maior poder do ps3, mesmo quase nenhum multi mostrando. Tudo bem não é preciso ter coerência em nada, ss jogos estão todo aí, como os que eu já citei que vão desde 2001 quando o console chegou até 2006 quando se foi, de crash bandicoot a need carbon numa sequência quase interrupta de jogos o console tomou sova do concorrente, sendo até mais vergonhoso que o ps3 pois não existe um jogo no ps3 onde o dev veio a público, deixou de lançar e disse que o ps3 não aguentava, no cube só de dev oficiais que abriu o bico são mais 6. Mas nem precxisava quase todo multi que não tem nele é porque não aguentou o port mas você dirá que foi por vendas, enfim. Perderam no argumento agora querem censurar, teve um aí tal de gf alguma coisa que se gaba de ter me ignorado mas me lembro que emudeci ele num tópico sobre texturas, onde mostrei que até em texturas o PS2 produz melhor nos jogos práticos, como em catwoman, spiderman 2 e dezenas de outros alguns já citados aqui.

Talvez tenha chegado a hora do tópico cair, o marketing entrou na mente da galera mas os mais espertos que vierem a ler isso aqui no futuro, saberá o quão lero lero o GC foi, mas admito o marketing foi bom pois convenceu a muitos de qualidades das quais o aparelho nunca possuiu e isso não é pouca coisa não, foi um trabalho primoroso nessa parte.

alguns jogos e os motivos apontados pelos devs.
Shaun Murray e Max payne falta de memoria de sistema 24mb contra 32mb, se insistissem o jogo sairia outro e bem mais feio, max payne já não é lá nenhuma pintura
Burnout 3 falta de capacidade no cpu de lidar com a deformação de polígonos devido o uso da unidade vetorial do cpu do ps2, o dev jura que mesmo programando no metal em assembly não conseguiu manter a física do jogo funcional, nem os trajetos que são mais complexos que os de B2.
Area 51 não pode lidar com a IA e o escopo do jogo e nem segurar o frame rate a 30fps
Driver 3 o jogo não rodaria sem massivos cortes na estrutura do jogo, o produtor foi mais longe e disse que o GC simplesmente não foi feito para aquele tipo de jogo, para um jogo como driver 3.
Moderador do Beyond3d que programou para os três consoles da gen atestou os poderes do gamecube (a falta deles no caso) disse que as funções do gpu são fixas como se o console fosse feito para tipos bem específicos de jogos, aqueles que vimos nele, ao sair desses e tentar fazer algo diferente havia massivos cortes na produção de polígonos e no desempenho.
Fora os jogos que não puderam chegar no console porque o mini dvd 3x menor em dados que o dvd capava tudo ou experiências ruins como as de Tiger wood, mas os users mais vida loca que gostam do GC e sustentam que seu hardware incrível falam que ele poderia executar um jogo que no ps2 é em 'dvd 9' lol. Beleza, vai usa 7 mídia ? é cada uma velho..

O tópico é seus agora, podem tabelar entre si :kjoinha ou deixar cair, eu parei.
Engraçado cube roda diversos jogos do renderware e em vez do dev dizer que o cube não recebeu pois boa parte da playlist que a ea pagava uma nota preta para por nós jogos não iria entrar e ela obviamente não ia cobrar mais barato na versão de cube... Diversos desses Jogos que você citou o fator limitante foi mídia.. Max payne da até para acreditar no papo limitação de RAM.. O motor Maxfx talvez só rodasse nessas condições, afinal o cube tem metroid prime que é imenso... Esse papo aí do burnout é puro bulshit xbox leva o jogo melhor mais estável e tem Uma cpu x86 comum sem nenhuma Unidade própria de ponto flutuante como a do ps2.., e com um barramento de memória bem mais lerdo diga-se de passagem, vem falar que o cálculo de física era feito na nv2a....

Sobre ps3 e xbox 360 não entendi o que tem haver no tópico o aqui
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.513
Pontos
1.253
O que realmente importa de verdade é a biblioteca dos consoles e a Biblioteca do Cube é uma m**** em relação a do PS2.
O Cube não chega nos pés do PS2 quando se trata de criação e lançamentos de jogos, o PS2 sempre será infinitamente superior e nessa história todo mundo já sabe que o Cube se arrastou sobrevivendo do entulho que sobrava pra ele que as thirds despejavam, a grande maioria dos jogos bons sempre serão do PS2 e não foi a toa o console mais vendido do planeta.
Em termos de biblioteca não tem o que discutir, PS2 bem melhor que qualquer aparelho naquela geração.

Só agradeço que hoje em dia também posso jogar os jogos de Cube, pois analisando sozinho, foi um bom console da Nintendo.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Para que é fã de jrpg o ps2 pega a concorrência e esmaga ela igual uma barata além de jogos de luta...
O resto todo resto ou estava nos 3 ou estava no Xbox...
Sem contar que o ps2 não recebeu muita coisa boa japonesa que o Xbox recebeu como otogi breakdown shin megami tensei 9 (que até hoje tá preso na caixa porra atlus)
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
te acho engraçado pois quando é ps3 e xbox 360 tu afirma que o 360 é mais poderoso mas quando é um console que tu gosta a mesma lógica não se aplica, pois todos aqui sabem que o marketing da Sony sustenta o maior poder do ps3, mesmo quase nenhum multi mostrando. Tudo bem não é preciso ter coerência em nada, ss jogos estão todo aí, como os que eu já citei que vão desde 2001 quando o console chegou até 2006 quando se foi, de crash bandicoot a need carbon numa sequência quase interrupta de jogos o console tomou sova do concorrente, sendo até mais vergonhoso que o ps3 pois não existe um jogo no ps3 onde o dev veio a público, deixou de lançar e disse que o ps3 não aguentava, no cube só de dev oficiais que abriu o bico são mais 6. Mas nem precxisava quase todo multi que não tem nele é porque não aguentou o port mas você dirá que foi por vendas, enfim. Perderam no argumento agora querem censurar, teve um aí tal de gf alguma coisa que se gaba de ter me ignorado mas me lembro que emudeci ele num tópico sobre texturas, onde mostrei que até em texturas o PS2 produz melhor nos jogos práticos, como em catwoman, spiderman 2 e dezenas de outros alguns já citados aqui.

Talvez tenha chegado a hora do tópico cair, o marketing entrou na mente da galera mas os mais espertos que vierem a ler isso aqui no futuro, saberá o quão lero lero o GC foi, mas admito o marketing foi bom pois convenceu a muitos de qualidades das quais o aparelho nunca possuiu e isso não é pouca coisa não, foi um trabalho primoroso nessa parte.

alguns jogos e os motivos apontados pelos devs.
Shaun Murray e Max payne falta de memoria de sistema 24mb contra 32mb, se insistissem o jogo sairia outro e bem mais feio, max payne já não é lá nenhuma pintura
Burnout 3 falta de capacidade no cpu de lidar com a deformação de polígonos devido o uso da unidade vetorial do cpu do ps2, o dev jura que mesmo programando no metal em assembly não conseguiu manter a física do jogo funcional, nem os trajetos que são mais complexos que os de B2.
Area 51 não pode lidar com a IA e o escopo do jogo e nem segurar o frame rate a 30fps
Driver 3 o jogo não rodaria sem massivos cortes na estrutura do jogo, o produtor foi mais longe e disse que o GC simplesmente não foi feito para aquele tipo de jogo, para um jogo como driver 3.
Moderador do Beyond3d que programou para os três consoles da gen atestou os poderes do gamecube (a falta deles no caso) disse que as funções do gpu são fixas como se o console fosse feito para tipos bem específicos de jogos, aqueles que vimos nele, ao sair desses e tentar fazer algo diferente havia massivos cortes na produção de polígonos e no desempenho.
Fora os jogos que não puderam chegar no console porque o mini dvd 3x menor em dados que o dvd capava tudo ou experiências ruins como as de Tiger wood, mas os users mais vida loca que gostam do GC e sustentam que seu hardware incrível falam que ele poderia executar um jogo que no ps2 é em 'dvd 9' lol. Beleza, vai usa 7 mídia ? é cada uma velho..

O tópico é seus agora, podem tabelar entre si :kjoinha ou deixar cair, eu parei.
Detalhe só por que uso o ps2 de suporte para meu ps3 não quer dizer que eu não goste dele
 

Speed of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.685
Reações
1.541
Pontos
219
Em termos de biblioteca não tem o que discutir, PS2 bem melhor que qualquer aparelho naquela geração.

Só agradeço que hoje em dia também posso jogar os jogos de Cube, pois analisando sozinho, foi um bom console da Nintendo.
Sim corcordo, era totalmente inviável ter acesso e poder acompanhar e jogar todos os lançamentos da biblioteca do Cube na época, aliás esse para mim sempre foi um fator relevante para pensarmos que sempre que saiu uma geração de games a verdade é que nunca podemos jogar e aproveitar cada lançamento desses consoles na íntegra, devido aos fatores econômicos e a velocidade com que a agenda de lançamento crescia, até hoje mesmo com a presença de emulador do sistema no Wii fica improvável que vc consiga desfrutar de uma campanha de no mínimo 50% em cada jogo da biblioteca do Cube e pra vc ter uma ideia até hoje ainda não consegui jogar toda a biblioteca do Famicom completa de ponta a ponta, esse é o verdadeiro e o grande desafio do Gamer, sem dúvida que esse é um assunto que vale muito a pena ser discutido.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Max payne da até para acreditar no papo limitação de RAM.. O motor Maxfx talvez só rodasse nessas condições
você não pode acreditar nesse papo da RAM. Pois se acreditar para um caso terá de acreditar para todos não entende isso ? para shaun murray enfim todos jogos que não tem no cube e nos que tem mas roda mal como SpyHunter, Crash, true crime, Baldur gate dark alliance etc, mini dvd não explica baixo framerate e cortes de partículas e água nos jogos, essas coisas não oupam muito espaço do disco.
Esse papo aí do burnout é puro bulshit xbox leva o jogo melhor mais estável e tem Uma cpu x86 comum sem nenhuma Unidade própria de ponto flutuante como a do ps2..,
o chip de cpu do xbox é poderoso suficiente para lidar com a vetorização basta ver que o jogo está lá, eu não preciso pegar o data sheet do cpu para saber que o cpu dele é o mais poderoso da gen os jogos me mostram a todo momento.

Vamos deixar a parte técnica de lado, é besteira falar do componente y,x,z faz isso e acusar o dev de não ter usado igual eu falei com outro user. O debate que eu poderia ter contigo e me interessa muito mais é filosofar porque os jogos exclusivos do GC são bonitos aos olhos de quem ver de imediato, sobre esse tema acho que cabe um debate (podemos falar de budget, de cuidado da nintendo em soltar o jogo bem acabado, tempo de produção, algo na parte técnica etc) e o porque dos jogos do ps2, mesmo avançados não trazerem impacto visual a quem ver, pois de todos os consoles daquela gen, o único em que as qualidades precisam ser apontadas para que as pessoas vejam é o ps2 por exemplo matrix path of neo possuí mip mapping facial, aquele efeito de buraquinhos nas texturas podem ser visto nas espinhas do personagem Morfeu nenhum outro jogo tem mas e dai ninguém liga kkkk no crash cortex eu precisei apontar onde estava a beleza do jogo, em tese a pessoa deveria olhar e evr a beleza mas só no ps2 que precisa fazer tal coisa, a pergunta é: porque ? Não sei o uso exaustivo da mesma engine, falta de cuidado artístico, os serrilhados, talvez ver coisa melhor nos outros consoles ou a falta de shaders nos jogos mas aí nos entraríamos no Metroid que não usa shaders nem bump mapping e todos acham bonito.
Esse é o debate que dá para fazer.


 
Ultima Edição:

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Cara
você não pode acreditar nesse papo da RAM. Pois se acreditar para um caso terá de acreditar para todos não entende isso ? para shaun murray enfim todos jogos que não tem no cube e nos que tem mas roda mal como SpyHunter, Crash, true crime, Baldur gate dark alliance etc, mini dvd não explica baixo framerate e cortes de partículas e água nos jogos, essas coisas não oupam muito espaço do disco.

o chip de cpu do xbox é poderoso suficiente para lidar com a vetorização memsos em unidade dedicada, eu não preciso pegar o data sheet do cpu para saber, basta olhar os jogos que estão aí e podem ser jogados para ver que o cpu dele é o mais poderoso da gen

Sabe o debate que eu poderia ter contigo é porque os jogos exclusivos do GC são bonitos aos olhos de quem ver de imediato, sobre esse tema acho que cabe um debate (podemos falar de budget, de cuidado da nintendo em soltar o jogo bem acabado, tempo de produção, algo na parte técnica etc) e o porque dos jogos do ps2, mesmo avançados não trazerem impacto visual a quem ver, pois de todos os consoles daquela gen, o único em que as qualidades precisam ser apontadas para que as pessoas vejam é o ps2 por exemplo matrix path of neo possuí mip mapping facial, aquele efeito de buraquinhos nas texturas podem ser visto nas espinhas do personagem Morfeu nenhum outro jogo tem mas e dai ninguém liga kkkk no crash cortex eu precisei apontar onde estava a beleza do jogo, em tese a pessoa deveria olhar e evr a beleza mas só no ps2 que precisa fazer tal coisa, a pergunta é: porque ? Não sei o uso exaustivo da mesma engine, falta de cuidado artístico, os serrilhados, talvez ver coisa melhor nos outros consoles ou a falta de shaders nos jogos mas aí nos entraríamos no Metroid que não usa shaders nem bump mapping e todos acham bonito.
Esse é o debate que dá para fazer.
pelo pelo amor de god o Xbox tem um celeron 733mhz, o ps2 tem um cpu risc de 128bits embora tenha um clock menor ela tem um poder de ponto flutuante muito bom... A CPU do xbox não é tão mais poderosa assim.. Ele é mais Poderoso de fato por ter mais ram e uma gpu a frente do seu tempo tendo recursos que na época nem a geforce 3 ti tinha,...

Diversos jogos do ps2 são Masterpieces técnicas como GT4 que ainda suporta alta resolução, mgs 3 god of war 2 ff x2 e muitos outros mas eles são provas técnicas para a realidade do console. O ps2 mesmo não rodaria na mesma qualidade metroid prime,PMzelda ww nem o tp, nem o rouge squadron etc.....

Quando comparamos jogos multi e legal para ver como cada dev lidou com o hardware do console, alguns usaram muito bem o hardware do cube. Outros portaram de qualquer jeito, questão é os mais avançados jogos tecnicamente falando do ps2 rodariam numa boa em um gc e até melhor graças ao hardware superior, já o contrário não, é simples cara. É um debate que já está morto a mais de 15 anos, acho que 98% das pessoas que passaram no seu tópico tem a correta visão de que o gc é superior ao ps2.. Porém você pega exemplos onde em nenhum deles demonstra "olha isso seria impossível de realizar no gamecube" falar que X jogo não roda pelo tamanho da mídia é inválido afinal é só ter outros discos, ter um único disco e sempre bom. Mas se aqui o debate é a parte técnica isso não importa, aliás final fantasy x2 é lindo assim devido a parte artística e não bem a parte técnica. Outros users já mostraram como zelda tp, tem personagens bem mais detalhados que o ff... Embora sou fã absoluto do Xbox Original e adoro forza eu não falo que ele é melhor que gran turismo 4 (assim como diz na capa) pode ser que em diversos pontos ele é mais bonito mas gt é um jogo mais completo (bem mais)...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
questão é os mais avançados jogos tecnicamente falando do ps2 rodariam numa boa em um gc e até melhor graças ao hardware superior, já o contrário não, é simples cara. É um debate que já está morto a mais de 15 anos, acho que 98% das pessoas que passaram no seu tópico tem a correta visão de que o gc é superior ao ps2..
eu desisto, com troll não vira, eu escrevo coisa da qual você não ler, e volta na mesma lorota literalmente para provocação. fica aí com seu cubo mágico. abraços.

@LucianoBraga se puder passa o cadeado. obrigado. melhor deixar cair, reconheço que os caras venceram o grito.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.337
Reações
13.676
Pontos
1.604
Cara

pelo pelo amor de god o Xbox tem um celeron 733mhz, o ps2 tem um cpu risc de 128bits embora tenha um clock menor ela tem um poder de ponto flutuante muito bom... A CPU do xbox não é tão mais poderosa assim.. Ele é mais Poderoso de fato por ter mais ram e uma gpu a frente do seu tempo tendo recursos que na época nem a geforce 3 ti tinha,...

Diversos jogos do ps2 são Masterpieces técnicas como GT4 que ainda suporta alta resolução, mgs 3 god of war 2 ff x2 e muitos outros mas eles são provas técnicas para a realidade do console. O ps2 mesmo não rodaria na mesma qualidade metroid prime,PMzelda ww nem o tp, nem o rouge squadron etc.....

Quando comparamos jogos multi e legal para ver como cada dev lidou com o hardware do console, alguns usaram muito bem o hardware do cube. Outros portaram de qualquer jeito, questão é os mais avançados jogos tecnicamente falando do ps2 rodariam numa boa em um gc e até melhor graças ao hardware superior, já o contrário não, é simples cara. É um debate que já está morto a mais de 15 anos, acho que 98% das pessoas que passaram no seu tópico tem a correta visão de que o gc é superior ao ps2.. Porém você pega exemplos onde em nenhum deles demonstra "olha isso seria impossível de realizar no gamecube" falar que X jogo não roda pelo tamanho da mídia é inválido afinal é só ter outros discos, ter um único disco e sempre bom. Mas se aqui o debate é a parte técnica isso não importa, aliás final fantasy x2 é lindo assim devido a parte artística e não bem a parte técnica. Outros users já mostraram como zelda tp, tem personagens bem mais detalhados que o ff... Embora sou fã absoluto do Xbox Original e adoro forza eu não falo que ele é melhor que gran turismo 4 (assim como diz na capa) pode ser que em diversos pontos ele é mais bonito mas gt é um jogo mais completo (bem mais)...

Uma boa postagem mais realista e consciente. Assim, como algumas outras postagens, já dava para encerrar o tópico, mas esse cara ainda insiste em um debate que já foi dado como um fato verídico que o GC é superior ao PS2 e seguir em mais delongas sem sentido e de um jeito inconformado por parte dele, infelizmente.

eu desisto, com troll não vira, eu escrevo coisa da qual você não ler, e volta na mesma lorota literalmente para provocação. fica aí com seu cubo mágico. abraços.

@LucianoBraga se puder passa o cadeado. obrigado. melhor deixar cair.

Não ganhamos no grito, cara. É a superioridade técnica que fez o grito de forma comprovada. Então, resumindo, o troll é você que não concorda com certos fatos verídicos e leva adiante suas enrolações sem pé nem cabeça. Outros usuários já comprovaram nas explicações técnicas e você ainda faz argumentos que não fazem muito sentido.
 
Ultima Edição:

LuizFernando27

Bam-bam-bam
Mensagens
710
Reações
946
Pontos
293
O que eu achei mais engraçado na discussão toda é que a a opinião de meia dúzia de devs aleatórios de produtoras e produtos nem tão impactantes assim valem muito, agora o Shinji Mikami, cara que trouxe vários games de impacto pro mundo, aí não, esse não tem crédito.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Ele disse em algum tópico aí para trás que o GameCube era um console"lero-lero" e insinuou que foi marketeado e que a galera "caiu" nesse marketing...

Ora, começo a achar que realmente ele não joga videogames e pior, começo achar que era muito jovem na época dos lançamentos desses consoles, pois foi um outro console por aí que foi marketeado como a maior invenção tecnológica de todos os tempos. E esse console não era GameCube nem Xbox.

Enfim, o tópico surgiu com a pretensa pesquisa de opinião para saber o porquê a maioria das pessoas (do planeta?) consideram o GameCube superior. Passada duas páginas o usuário começou a falar as mesmas coisas que ele já falou em diversos tópicos, mas dessa vez condensadas todas nesse tópico aqui.

Seria mais digno já ter criado um tópico GameCube X PlayStation 2, mas como o user provavelmente sabia que esse tipo de tópico acha em flame, criou um GameCube X PlayStation 2 disfarçado.

Confesso que tem de ser inteligente para fazer isso.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.572
Pontos
453
Aqui um comentário de um developer de homebrew pra PS2 :


For example if we are using a 640x480 resolution and 32bits (4 bytes) per pixel color depth, we need the followin VRAM memory for rendering a 3D image:
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer1/displaybuffer (this you will see on TV)
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer2/renderbuffer (this is where the PS2 is drawing the next frame)
- 640x480x2=600KiB of VRAM memory for the depthbuffer/zbuffer (needed for 3D)
- Total memory used = 1200 + 1200 + 600 = 3000KiB

Whatever we have left can be used to put textures/art in. So in this example we have 4096 - 3000 = 1096KiB of free memory for textures. This does not even fit a single 640x480x4 background image
:-)
. But there would also need to be space for a font, cover, icons, etc... so the VRAM of the PS2 is really small.

So a lot of "tricks" are required to make efficient use of this limited VRAM:
- Color depth to 16bit -> a lot of games do this, but it is visible.
- Reduce resolution to 640x224 and then "stretch" the output -> a lot of early games did this
- Replace textures after they have been used (ps2 is really fast at uploading new textures)


Muito jogo internamente tinha essa resolução minúscula mesmo, sobrava pouco pra texturas mesmo que ele pudesse enviar elas rapidamente, o Gamecube também ficava com 1mb mas ele tinha descompressao nativa, Rogue Squadron mete texturas de 1024x1024 nas naves um número que eu acredito nunca ter sido alcançado no PS2, os devs tinham que geralmente baixar bastante a bitagem das texturas .

Agora se o dev do Driv3r 3 disse que o jogo NÃO foi feito para GC aí é outra história, e ele não quiz adaptar mesmo os funcionarios da Rare dizendo que poderiam fazer um corte em alguma coisa, no PS2 realmente tudo era mais manual e vc meio que lapidava o jogo só para ele, mas quando é o contrário jogos nativos do GC que tiveram o frame rate reduzido pela metade no PS2 aí ele vai dizer que os devs não usaram todo potencial do console XD. RE4 foi feito para o GC e rodou na marra no PS2, porque os outros games com certos cortes também não poderian rodar?

Se o Cube fosse a plataforma lider ? Se fosse o contrário , duvido que não iria sair esses jogos tudo, metia em 2 dvd mesmo se caso fosse, ate hoje mesmo com Blu Ray os jogos ainda vem em 2 ou mais mídias, principalmente no Xbox 360 .

Claro que o PS2 pode se destacar em certos componentes como a taxa de preenchimento mas no total so conjunto a imagem final na saida do console o GC sempre vai produzir um gráfico superior se comparar os exclusivos, tem jogo exclusivo de leva inicial de GC que ainda é mais complexo graficamente do que alguns de leva final de PS2 .
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.760
Reações
62.513
Pontos
1.253
O engraçado é nunca levarem em conta a resolução.

FFXII tá ali rodando em 512x448 em modo interlacado, ou seja, em tese o jogo roda em metade dessa resolução por passada, enquanto Twilight Princess roda em 640x480 progressivos.

A quantidade de banda e memória usada para essa resolução é praticamente o dobro. A maioria dos jogos do PS2 roda em resoluções baixas e intercaladas. Já o Cubo, apesar da falta de suporte decente a progressive scan, sempre rodava os jogos em resoluções mais altas.

Por isso muito jogo de PS2 tem um aspecto meio sujo, enquanto no Cubo é mais "limpinho".
Obrigado por explicar isso, pois eu nem sabia sobre essa resolução dos jogos no PS2.
No Cube realmente dava para notar que os jogos tinham um aspecto mais limpo, até em alguns ports mal feitos.

Aqui um comentário de um developer de homebrew pra PS2 :


For example if we are using a 640x480 resolution and 32bits (4 bytes) per pixel color depth, we need the followin VRAM memory for rendering a 3D image:
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer1/displaybuffer (this you will see on TV)
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer2/renderbuffer (this is where the PS2 is drawing the next frame)
- 640x480x2=600KiB of VRAM memory for the depthbuffer/zbuffer (needed for 3D)
- Total memory used = 1200 + 1200 + 600 = 3000KiB

Whatever we have left can be used to put textures/art in. So in this example we have 4096 - 3000 = 1096KiB of free memory for textures. This does not even fit a single 640x480x4 background image
:-)
. But there would also need to be space for a font, cover, icons, etc... so the VRAM of the PS2 is really small.

So a lot of "tricks" are required to make efficient use of this limited VRAM:
- Color depth to 16bit -> a lot of games do this, but it is visible.
- Reduce resolution to 640x224 and then "stretch" the output -> a lot of early games did this
- Replace textures after they have been used (ps2 is really fast at uploading new textures)


Muito jogo internamente tinha essa resolução minúscula mesmo, sobrava pouco pra texturas mesmo que ele pudesse enviar elas rapidamente, o Gamecube também ficava com 1mb mas ele tinha descompressao nativa, Rogue Squadron mete texturas de 1024x1024 nas naves um número que eu acredito nunca ter sido alcançado no PS2, os devs tinham que geralmente baixar bastante a bitagem das texturas .

Agora se o dev do Driv3r 3 disse que o jogo NÃO foi feito para GC aí é outra história, e ele não quiz adaptar mesmo os funcionarios da Rare dizendo que poderiam fazer um corte em alguma coisa, no PS2 realmente tudo era mais manual e vc meio que lapidava o jogo só para ele, mas quando é o contrário jogos nativos do GC que tiveram o frame rate reduzido pela metade no PS2 aí ele vai dizer que os devs não usaram todo potencial do console XD. RE4 foi feito para o GC e rodou na marra no PS2, porque os outros games com certos cortes também não poderian rodar?

Se o Cube fosse a plataforma lider ? Se fosse o contrário , duvido que não iria sair esses jogos tudo, metia em 2 dvd mesmo se caso fosse, ate hoje mesmo com Blu Ray os jogos ainda vem em 2 ou mais mídias, principalmente no Xbox 360 .

Claro que o PS2 pode se destacar em certos componentes como a taxa de preenchimento mas no total so conjunto a imagem final na saida do console o GC sempre vai produzir um gráfico superior se comparar os exclusivos, tem jogo exclusivo de leva inicial de GC que ainda é mais complexo graficamente do que alguns de leva final de PS2 .
Por isso eu acho bullshit quando vejo dev de Burnout falando que o console não iria rodar o 3 ou Revenge.

Porque não é porque ele sabia mexer com o PS2, que ele necessariamente sabia tudo sobre o GC ou o XBOX.

Pelo que vejo é mais uma questão de saber mexer com as ferramentas do que potência propriamente dita.

Eu vi ele dizendo também que o GameCube não aguentava fazer água igual o PS2.
Porém, o mesmo console tem Super Mario Sunshine, Wave Race, Wind Waker, jogos com física de água excelente.

É bem estranho o relato desses desenvolvedores, uma vez que vários jogos do aparelho indicam o contrário.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
O engraçado é nunca levarem em conta a resolução.

FFXII tá ali rodando em 512x448 em modo interlacado, ou seja, em tese o jogo roda em metade dessa resolução por passada, enquanto Twilight Princess roda em 640x480 progressivos.

Por isso muito jogo de PS2 tem um aspecto meio sujo, enquanto no Cubo é mais "limpinho".
não faz diferença pois o ps2 faz pequenos recortes nos cantos da img, e esse assunto foi falado paginas atrás onde foram apontadas as várias resoluções dos jogos, o twilight princess roda em 608x448 somente o wind waker faz um buffer cheio de 640x480, então por ser 448 a altura é a mesma do FF, 608 são 50 linhas adicionais em cada lado o centro na img não muda, vea algumas resoluções: wario world 512x448, MGS TT 512x448 NBA courtside 2002 640x240 mais 3x msaa, Rebel strike 512x450, 640x264 mais 3x msaa uma lista mais completa paginas atrás.

A nitidez o olho ver, outra lenda urbana também, em verdade é difícil achar um jogo mais nítido no GC que sua contraparte no ps2, existe mas é raro para poha encontrar, beyond fiz questão de por o vídeo p não falar que foi manipulação. Acho a explicação mais provável o uso do av pelo jogadores
1651421567291.png
1651386911542.png
1651426729951.png
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Se o Cube fosse a plataforma lider ? Se fosse o contrário
Já foi debatido, a ordem dos fatores não altera o resultado para jogos multis pois eles buscam denominador comum, quando feitos juntos, quando um exclusivo se torna multi essa regra não se aplica é claro, como 4x4 evo 2 que era exclusivo do xbox ao receber adaptação para o GC e PS2 ficou sem sombras, reduziu vegetação e deixou as texturas lisas é a pior versão. Splinter cell a diferença é muito grande pois a diferença de memoria é muito grande xbox tem o dobro e pode usar de várias formas, aí o jogo vira outro, claro. mas se um jogo for multi desde o inicio terá de caber na memoria do ps2.

a maior diferença que muda é o ''tipo do jogo'' que o dev fará ao receber o dev kit, por exemplo jogos com faísca, expansivos ou open world não serão a primeira opção a primeira escolha a ser feita num GC devido ao fill rate. Então no Driver 3 se ele fosse a plataforma principal o jogo teria de ser diferente (para baixo) pois daquele jeito que é não dá devido a diferença de memória, framerate trata-se de um jogo de ponta entre ow de sexta geração, é interessante ler isso pois logo tu chegará a uma conclusão se filosofar a respeito, que fica implícito qualquer jogo do GC está circunscrito a sua memoria de sistema e a sua mídia, saca.
 
Ultima Edição:

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.337
Reações
13.676
Pontos
1.604
não faz diferença pois o ps2 faz pequenos recortes nos cantos da img, e esse assunto foi falado paginas atrás onde foram apontadas as várias resoluções dos jogos, o twilight princess roda em 608x448 somente o wind waker faz um buffer cheio de 640x480, então por ser 448 a altura é a mesma do FF, 608 são 50 linhas adicionais em cada lado o centro na img não muda, vea algumas resoluções: wario world 512x448, MGS TT 512x448 NBA courtside 2002 640x240 mais 3x msaa, Rebel strike 512x450, 640x264 mais 3x msaa uma lista mais completa paginas atrás.

A nitidez o olho ver, outra lenda urbana também, em verdade é difícil achar um jogo mais nítido no GC que sua contraparte no ps2, existe mas é raro para poha encontrar, beyond fiz questão de por o vídeo p não falar que foi manipulação. Acho a explicação mais provável o uso do av pelo jogadores
Visualizar anexo 256688
Visualizar anexo 256677
Visualizar anexo 256701

Alguém notou que ele AINDA usa o mesmo argumento falho e repetido?? Onde isso ele quer chegar?
E para piorar, pediu pra trancar o tópico e dps continua com a mesma ladainha. KKKKKKKKKKK
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Alguém notou que ele AINDA usa o mesmo argumento falho
relaxa, só estava instruindo o brother acerca das resoluções nativas e o porque dos games do ps2 serem na maioria mais nítidos, tanto multi quanto exclusivo (tirando os milhares de shovelwares é claro). Você também era outro que acreditava que o need carbon era mais nítido, eu fiz o recorte e mostrei sua miopia na pagina 11 e 12, mostrei estando ambos estão parados o ps2 é mais nítido e quando ambos estão em movimento o ps2 ativa um efeito motion no qual o GC 'tenta' simular, o resultado é uma melhor nitidez mesmo nessas condições apesar da arte ser mais pop no GC. Cara até a placa dos carros em movimento, os prédios etc é mais nítida no ps2, brincadeira viu. Tu e os brothers são livres para acreditar no que quiserem, afinal ser tão fã da maquina a ponto de acrescentar a nitidez que falta a ajudar a deixar os gráfico mais nítidos é forte.
 
Ultima Edição:

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Já foi debatido, a ordem dos fatores não altera o resultado para jogos multis pois eles buscam denominador comum, quando feitos juntos, quando um exclusivo se torna multi essa regra não se aplica é claro, como 4x4 evo 2 que era exclusivo do xbox ao receber adaptação para o GC e PS2 ficou sem sombras, reduziu vegetação e deixou as texturas lisas é a pior versão. Splinter cell a diferença é muito grande pois a diferença de memoria é muito grande xbox tem o dobro e pode usar de várias formas, aí o jogo vira outro, claro. mas se um jogo for multi desde o inicio terá de caber na memoria do ps2.

a maior diferença que muda é o ''tipo do jogo'' que o dev fará ao receber o dev kit, por exemplo jogos com faísca, expansivos ou open world não serão a primeira opção a primeira escolha a ser feita num GC devido ao fill rate. Então no Driver 3 se ele fosse a plataforma principal o jogo teria de ser diferente (para baixo) pois daquele jeito que é não dá devido a diferença de memória, framerate trata-se de um jogo de ponta entre ow de sexta geração, é interessante ler isso pois logo tu chegará a uma conclusão se filosofar a respeito, que fica implícito qualquer jogo do GC está circunscrito a sua memoria de sistema e a sua mídia, saca.
Aliás esqueci de comentar isso. Como. O cara me diz que o console que rodou True crime é metroid prime com aquele mundo belíssimo e detalhado me diz que se Driv3r fosse lançado no cube como plataforma principal o jogo seria reduzido... É o que???? Driv3r além de ser mega bugado e super simples em diversos aspectos mais simples até que um gta vice City que já é mega simplorio o mesmo para 2002/2003, esse jogo saiu tão mais tão errado que teve o famoso driver gate.....

Pegue por exemplo lo baten kaitos jogo de RPG belíssimo tecnicamente exclusivo do cube... Os jogos da série tales of que tem no cube também usam Muito bem o hardware do cubinho



Agora na boa tu diz que as pessoas querem te vencer no grito e não no argumento, acho que umas 20 pessoas já lhe mostraram todos os argumentos técnicos... Quem tá colocando como deixa cair é você mesmo que não quer aceitar a realidade
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Aliás esqueci de comentar isso. Como. O cara me diz que o console que rodou True crime é metroid prime com aquele mundo belíssimo e detalhado me diz que se Driv3r fosse lançado no cube como plataforma principal o jogo seria reduzido... É o que???? Driv3r além de ser mega bugado e super simples em diversos aspectos mais simples até que um gta vice City que já é mega simplorio o mesmo para 2002/2003
Diexa cair eu só estou respondendo pois me chamou atenção tu atacar o jogo Driver 3 um jogo bonito, isso evidencia que estás em negação tipo a fonte primária desse, assim como dos outros jogos já citados foram os próprios produtores e equipe envolvida, se tu não acredita neles é teu direito. Eu acredito neles pois as informações batem com as specs dos consoles já que ele snão são iguais, é natural que um jogo que abuse de mídia, fill rate, vetorização e memoria de sistema por mais que eu goste do Nintendo eea não tem o fill rate, a vetorização, a memoria e nem a mídia precise sofrer ajustes em um sistema que não corresponde esses quesitos para um port de qualidade. True crimes 2 exemeplo favorece meu argumento e nega seu, o game bate menos de 15 frames durante ação, e a capação no gráfico foi tanta que a versão do GC mimetizou com o Dreamcast também pudera o jogo possuí quilômetros de pistas internas e muitos efeitos pesados. Tirando Simpsons nenhum outro jogo ow tem melhor visual/qualidade no GC frente aos seus pares naquela gen. Um jogo ser exclusivo não quer dizer muito pois dependendo do estilo ele pode ser comparado, apesar de diferenças artísticas impedirem comparação total (afinal seria necessários er o mesmo jogo para tal) certas características saltam os olhos, starfox assault foi analisado pagina atrás, apesar de colorido, um tps de 2005 com 3 anos completos de produção,não me impressionou rodando a 30fps nas partes a pé, sombras bolinha nos inimigos, que são formas geométricas, Ratchet going commando tem uma arte opaca distinta mas opera a 60fps, Transformers namora os 60fps caindo a 30fps, ambos com muito mais geometria por frame do que o jogo em questão. Se o tópico continua eu ia comparar mais dois jogos, o de corrida F zero e o rebel strike nas partes a pé, a resolução dele já está citada acima, os fps estão medidos alguém postou vídeo, tipo não fixa nos 60fps namorar com os 30fps por vasto tempo.

Mas insisto deixa cair. OK o tópico perdeu a razão o cube é mais poderoso e esses dados significam nada. Deixa cair.
 
Ultima Edição:

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Não acho justo você mudar o título do tópico. Acho que não há moderadores aqui. Apesar de você ter apresentado diversos argumentos sem lógica, muitos membros aqui deram informações que possam contribuir para outras pessoas que queiram se aprofundar no assunto. Maturidade é no mínimo deixar o título como era antes.
 
Topo Fundo