O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ENQUETE] Você acredita na teoria da evolução?

Você acredita na teoria da evolução?

  • Sim

  • Não


Results are only viewable after voting.

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Uma teoria que abalou os alicerces do mundo e que diferente de outras teorias, parece ser vista como um grande saco de pancadas por críticos de todos os graus. Críticas vindas principalmente de quem não a entende completamente, supondo que tudo nela é acaso e aleatoriedade. Mas e aí? Vocês acreditam?

O tópico vai cair no papo religião então ja fiz aqui mesmo.
 


doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.536
Reações
26.679
Pontos
1.954
Mas e na bíblia?

A maioria das pessoas se deparou com essa questão já nos tempos de escola. Hiltrud Stärk-Lemaire, que ensina Religião no Lessing Gymnasium de Colônia, é confrontada com o impasse, toda vez que os alunos vêm da aula de Biologia para a sua – ou vice-versa. "Como pode ser que o Gênesis 1 diga que Deus criou o mundo em sete dias? Ou tratou-se de um processo evolutivo?": duas perguntas que se excluem mutuamente.

"Para certos alunos ajuda encarar a Escritura como texto mitológico. Outros, entretanto, se recusam a fazê-lo. Eles perguntam: 'Como é agora, assim ou assim? Um dos dois tem que estar certo'. Esse questionamento é, por um lado, justificado, por outro, é claro que não leva a discussão adiante."

Complementaridade, não oposição

Segundo o teólogo luterano Michael Meyer-Blanck, da Universidade de Bonn, o texto bíblico e as teorias de Darwin não devem ser entendidos como opostos. Ambos podem – e devem – ser encarados como perspectivas distintas do mesmo fenômeno.

"A Bíblia descreve a Criação como uma espécie de representação artístico-poética, interpretando a vida, enquanto Darwin tentou descrever a vida e a Criação como um observador." Enquanto as ciências naturais existem para explicar, a religião, a cultura e a arte servem à compreensão da vida. "Deste modo, ciência e religião não são concorrentes, mas sim formas distintas de descrever a vida, que não são mutuamente redutíveis."

Mas a opinião dos assim chamados criacionistas é bem diferente. Eles tomam o Antigo Testamento ao pé da letra, ou seja: Deus concebeu o mundo, fez crescer a grama e voar os pássaros, coroando tudo com a criação do homem à sua imagem e semelhança. Uma versão em que todos acreditavam, pelo menos até o início da Era Moderna.


 

Acabou Chorare

Bam-bam-bam
Mensagens
417
Reações
720
Pontos
278
Acho perfeitamente possível saber que a evolução existe e acreditar em Deus ao mesmo tempo.

Até porque são coisas diferentes, evolução é fato observado e observável.
Acreditar em Deus é uma escolha filosófica pessoal e não atrapalha em nada (não deveria pelo menos) atrapalhar em nada a aceitação de fatos da natureza.

Sent from my Redmi Note 8 Pro using Tapatalk
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Definitivamente a evolução não fez um bom trabalho com os humanos, espécie que se diz pensante, mas mesquinha pra c***lho!
É impressionante como a gente é avançado se comparado ao resto das espécies, não tem nenhum que chegue nem perto da nossa capacidade
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Sim, assim como acho a questão de Adão e Eva uma mentira, apesar de que muitas pessoas religiosas também concordam com isso.

Na verdade, é meio difícil acreditar nas histórias da bíblia quando a pessoa começa lê-la. Tenho vontade de ler outros livros sagrados a título de curiosidade.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Sim, assim como acho a questão de Adão e Eva uma mentira, apesar de que muitas pessoas religiosas também concordam com isso.
Alguns bugam, pois falam "isso é metáfora e não se deve levar ao pé da letra", mas os mesmos acreditam que estamos pagando pelo pecado da maçã lá, então estamos pagando pelos pecados de uma metafóra?
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Alguns bugam, pois falam "isso é metáfora e não se deve levar ao pé da letra", mas os mesmos acreditam que estamos pagando pelo pecado da maçã lá, então estamos pagando pelos pecados de uma metafóra?
Sim, acho muito tosco esse lance de achar "o pecado da maçã" a causa de todos os males da humanidade, sendo que ele pode servir para algum tipo de ensinamento.

Sinceramente, a maioria das pessoas só acreditam na religião por conta da vida pós morte. Se confirmarem isso, praticamente deixará de existir a religião cristã e outras com o mesmo estilo.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.256
Reações
12.111
Pontos
703
Não é questão de acreditar sim ou não, até porque a ''teoria da evolução'' é um fato, porem só se mantem viva graças a intervenção estatal.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Capacidade de fouder o próximo?
Olha que tem uns bichinhos por aí que aprenderam a fouder o próximo. E não da maneira que eles pensavam. :ksafado

Vagalume Photuri

Numa sequência típica de comunicação sexual, um macho emite flashes em voo que podem ser respondidos por uma fêmea pousada. A competição entre os machos para encontrar uma parceira é muito intensa. Como mostram os dados obtidos por James Lloyd em sua vida de “perseguição aos vagalumes”, enquanto um macho de Photinus leva mais de sete dias em média para encontrar uma parceira, uma fêmea necessita de menos de seis minutos para atrair um macho, cruzar e se dedicar à postura de seus ovos. Em seus estudos de campo, Lloyd também observou, contudo, que os machos recebiam respostas não somente de fêmeas de Photinus, mas também de fêmeas do gênero Photuris, que tentavam atrai-los para se alimentarem deles, mimetizando os sinais reprodutivos de fêmeas de Photinus. Os machos de Photinus que sucumbiam à atração iam em busca de sexo mas acabavam encontrando a morte.

Essa bi***nha se especializou em f%der o desavisado que só queria tirar o atraso. :klol
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Sim, acho muito tosco esse lance de achar "o pecado da maçã" a causa de todos os males da humanidade, sendo que ele pode servir para algum tipo de ensinamento.

Sinceramente, a maioria das pessoas só acreditam na religião por conta da vida pós morte. Se confirmarem isso, praticamente deixará de existir a religião cristã e outras com o mesmo estilo.
Eu conheço gente que buga muito das ideias, tipo um parente meu, ele sempre fala "MORRER ACABOU, NÃO VE MAIS NADA", mas ele mesmo reza pedindo ajuda pra conhecidos que morreram, o cara acha que morreu acabou, ou não? É tenso
 

Acabou Chorare

Bam-bam-bam
Mensagens
417
Reações
720
Pontos
278
Mas pessoas não acreditam, e muitas pessoas.
Então, mas aí é uma falha conceitual tipo "não acreditar nas marés ou nas erupções vulcânicas"
Você pode debater como isso acontece (talvez???), mas não está nas suas mãos acreditar.

Vc pode acreditar em Deus ou não, acreditar em reptilianos ou não, vida inteligente fora da terra ainda dá pra acreditar ou não.

Mas o fato não permite a escolha de acreditar...

Sent from my Redmi Note 8 Pro using Tapatalk
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Então, mas aí é uma falha conceitual tipo "não acreditar nas marés ou nas erupções vulcânicas"
Você pode debater como isso acontece (talvez???), mas não está nas suas mãos acreditar.

Vc pode acreditar em Deus ou não, acreditar em reptilianos ou não, vida inteligente fora da terra ainda dá pra acreditar ou não.

Mas o fato não permite a escolha de acreditar...

Sent from my Redmi Note 8 Pro using Tapatalk
Mas elas cometem o ato de desconsiderar aquilo como verdade, se não é não acreditar, é o quê?
 

Acabou Chorare

Bam-bam-bam
Mensagens
417
Reações
720
Pontos
278
Mas elas cometem o ato de desconsiderar aquilo como verdade, se não é não acreditar, é o quê?
Já falei, uma falha de conceito...

É tipo eu chegar pra você e falar "mano, seu carro precisa de um pistão novo" e vc responder "porque se eu troquei o piso do banheiro todo?"

Confusão e falha conceitual, tá tentando inserir um conceito onde ele não cabe...

Sent from my Redmi Note 8 Pro using Tapatalk
 

a r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
967
Reações
1.779
Pontos
584
Cliquei errado. A teoria faz mto sentido.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.742
Reações
62.377
Pontos
1.253
Eu conheço gente que buga muito das ideias, tipo um parente meu, ele sempre fala "MORRER ACABOU, NÃO VE MAIS NADA", mas ele mesmo reza pedindo ajuda pra conhecidos que morreram, o cara acha que morreu acabou, ou não? É tenso
Conheço gente assim também, mas eu entendo.
Ele acredita que não existe nada após a morte, apenas um completo e vazio "nada", porém ele não deseja que isso aconteça pois seria cruel demais com qualquer pessoa.

Aliás acho que ninguém em sã consciência desejaria morrer e viver pra sempre na escuridão, sem absolutamente nada acontecendo após a morte.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Conheço gente assim também, mas eu entendo.
Ele acredita que não existe nada após a morte, apenas um completo e vazio "nada", porém ele não deseja que isso aconteça pois seria cruel demais com qualquer pessoa.

Aliás acho que ninguém em sã consciência desejaria morrer e viver pra sempre na escuridão, sem absolutamente nada acontecendo após a morte.
Ué.. é igual antes de nascer, você sofria? Não vejo lógica nesse medo
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Sou cristão e acredito sim na evolução, ao meu ver não são conflitantes.

Tem vários aspectos da interpretação bíblica que requerem uma análise mais profunda do que sua leitura superficial. A começar pelas próprias traduções, pois o hebraico antigo tem várias peculiaridades, e se não me engano as versões atuais são traduções das traduções feitas em grego. grego esse que por sua vez é bastante diferente do grego moderno.

algumas coisas a se pensar sobre a descrição da criação em gênesis:

1) no contexto judaico antigamente, o numeral "7" também podia significar algo como "vários" ou "incontáveis". tipo, hoje em dia alguém diria "fulano, já te disse mil vezes para parar de futucar o nariz". já um judeu de antigamente diria "fulano, já te disse 7 vezes para parar de futucar o nariz". não a toa o número 7 fica presente diversas vezes na Bíblia.

2) Gênesis foi muito provavelmente escrito por Moisés, através de inspiração divina. Não sabemos como foi que Deus explicou para Moisés a criação, se foi através de visões, sonhos, ou se simplesmente falou diretamente para ele. De qualquer forma, a mensagem deveria ser de uma forma que pudesse ser compreendida pelos judeus da época. Descrever o processo de mutação genética não ajudaria a entender a mensagem real de Gênesis.

3) A Bíblia não é um livro científico, mas um livro para compreender e se relacionar com Deus. Se eu quero entender física mecânica, não vou ler um livro de biologia. Dito isso, não quero dizer que o que está na Bíblia não corresponda com a verdade, mas como eu disse no parágrafo anterior, é preciso usar de figuras de linguagem para que o real significado possa ser compreendido por povos sem conhecimento científico. Por exemplo, na Bíblia fala que Deus faz crescer a criança no ventre da mãe como o fermento faz crescer o pão (algo assim). Oras, obviamente que não há um processo de fermentação durante a gestação, mas o ponto não é esse. Assim, a moral de Gênesis, ao meu ver, é ilustrar a relação de Deus com sua criação e vice-versa. Gênesis fala que Deus criou o homem com atenção especial e lhe soprou a alma, o que não quer dizer que isso não possa ter sido feito através da evolução.

4) Uma indicação muito forte disso que estou falando está no início de Gênsis, pois nesse relato a criação do Sol e da Lua veio apenas no quarto dia. Oras, como poderia ter existido três dias antes da existência do Sol, se é justamente o nascer e o por do Sol que usamos para contar os dias? Isso tem diferentes explicações, podendo indicar que a) o que Gênesis considera como "dias" não é o que hoje em dia chamamos de "dia"; b) a linguagem de Gênesis foi extremamente simplificada para que a mensagem principal não fosse obstruída por complexidades; c) a narrativa é puramente ilustrativa e poética; d) uma mistura disso e de outras explicações que desconheço
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Sou cristão e acredito sim na evolução, ao meu ver não são conflitantes.

Tem vários aspectos da interpretação bíblica que requerem uma análise mais profunda do que sua leitura superficial. A começar pelas próprias traduções, pois o hebraico antigo tem várias peculiaridades, e se não me engano as versões atuais são traduções das traduções feitas em grego. grego esse que por sua vez é bastante diferente do grego moderno.

algumas coisas a se pensar sobre a descrição da criação em gênesis:

1) no contexto judaico antigamente, o numeral "7" também podia significar algo como "vários" ou "incontáveis". tipo, hoje em dia alguém diria "fulano, já te disse mil vezes para parar de futucar o nariz". já um judeu de antigamente diria "fulano, já te disse 7 vezes para parar de futucar o nariz". não a toa o número 7 fica presente diversas vezes na Bíblia.

2) Gênesis foi muito provavelmente escrito por Moisés, através de inspiração divina. Não sabemos como foi que Deus explicou para Moisés a criação, se foi através de visões, sonhos, ou se simplesmente falou diretamente para ele. De qualquer forma, a mensagem deveria ser de uma forma que pudesse ser compreendida pelos judeus da época. Descrever o processo de mutação genética não ajudaria a entender a mensagem real de Gênesis.

3) A Bíblia não é um livro científico, mas um livro para compreender e se relacionar com Deus. Se eu quero entender física mecânica, não vou ler um livro de biologia. Dito isso, não quero dizer que o que está na Bíblia não corresponda com a verdade, mas como eu disse no parágrafo anterior, é preciso usar de figuras de linguagem para que o real significado possa ser compreendido por povos sem conhecimento científico. Por exemplo, na Bíblia fala que Deus faz crescer a criança no ventre da mãe como o fermento faz crescer o pão (algo assim). Oras, obviamente que não há um processo de fermentação durante a gestação, mas o ponto não é esse. Assim, a moral de Gênesis, ao meu ver, é ilustrar a relação de Deus com sua criação e vice-versa. Gênesis fala que Deus criou o homem com atenção especial e lhe soprou a alma, o que não quer dizer que isso não possa ter sido feito através da evolução.

4) Uma indicação muito forte disso que estou falando está no início de Gênsis, pois nesse relato a criação do Sol e da Lua veio apenas no quarto dia. Oras, como poderia ter existido três dias antes da existência do Sol, se é justamente o nascer e o por do Sol que usamos para contar os dias? Isso tem diferentes explicações, podendo indicar que a) o que Gênesis considera como "dias" não é o que hoje em dia chamamos de "dia"; b) a linguagem de Gênesis foi extremamente simplificada para que a mensagem principal não fosse obstruída por complexidades; c) a narrativa é puramente ilustrativa e poética; d) uma mistura disso e de outras explicações que desconheço
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A resposta dessa enquete é tão evidente quanto perguntar em um forum se a internet funciona
Dependendo do dia e do provedor, a internet não funciona.
:klol
Do mesmo modo que muitas pessoas acreditam que a terra é plana, mesmo assim ela ainda continua sendo um geoide.
Houve um tempo em que acreditar nisso fazia algum sentido, como também acreditar que o Sol girava em torno da Terra. Com as informações e tecnologias da época, pareciam fatos consistentes. Hoje é ridículo.

Talvez, algum dia, possa surgir teoria melhor, mas a da evolução é a que parece fato consistente.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
Mesmo sendo um agnóstico eu queria entender essa de "você acredita na evolução e em deus?"

Cara, assim, lá na antiguidade a chuva, raios, trovões e quase tudo era "presente" ou "punição" divina, daí descobrimos que não é bem assim e as pessoas continuaram a acreditar em deus...
Porque seria diferente na evolução x criação ? Porque está na bílbia ?
Rapaz, se os cristãos forem seguir 100% o que está na bíblia, tá todo mundo no limbo já.

A bíblia é um livro escrito e editado por homens, que sofreu modificações em suas traduções ao longo dos séculos e milênios, muita coisa mudou, muita coisa foi alterada propositalmente e etc. A bíblia tem que ser usada mais ou menos como um guia de auto-ajuda e não como um livro de história.

Qualquer cristão mais letrado e que realmente crê em deus (ao contrário de boa parte que apenas teme deus) sabe disso.

Acho que vocês usam como métrica cristã aquela tiazinha que só anda de vestido com a bíblia debaixo do braço e fica querendo converter até o cachorro...
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Mesmo sendo um agnóstico eu queria entender essa de "você acredita na evolução e em deus?"

Cara, assim, lá na antiguidade a chuva, raios, trovões e quase tudo era "presente" ou "punição" divina, daí descobrimos que não é bem assim e as pessoas continuaram a acreditar em deus...
Porque seria diferente na evolução x criação ? Porque está na bílbia ?
Rapaz, se os cristãos forem seguir 100% o que está na bíblia, tá todo mundo no limbo já.

A bíblia é um livro escrito e editado por homens, que sofreu modificações em suas traduções ao longo dos séculos e milênios, muita coisa mudou, muita coisa foi alterada propositalmente e etc. A bíblia tem que ser usada mais ou menos como um guia de auto-ajuda e não como um livro de história.

Qualquer cristão mais letrado e que realmente crê em deus (ao contrário de boa parte que apenas teme deus) sabe disso.

Acho que vocês usam como métrica cristã aquela tiazinha que só anda de vestido com a bíblia debaixo do braço e fica querendo converter até o cachorro...
Ta subestimando e muito a massa, as pessoas desacreditam da teoria porque simplesmente entra em conflito com a bíblia, tem gente com mestrado que abandona tudo que vai contra esse livro. Quem dera se todo religioso tivesse esse pensamento aí sobre a bíblia.
 
Topo Fundo