O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ensino particular perde 1 mihão de alunos

Ilellada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.622
Reações
29.043
Pontos
619
O reflexo da crise que atinge a indústria e o comércio também é percebido na educação. As escolas particulares do país calculam ter perdido um milhão de alunos, desde o ano passado, por conta da retração econômica. De acordo com a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), a rede privada perdeu 12% dos mais de 9 milhões de alunos que tinha em 2014, segundo o censo escolar.

Já um levantamento da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo apontou que, apenas no ano passado, as redes estadual e municipais receberam 200 mil alunos que migraram das escolas particulares.

Para Roberto Geraldo Dornas, presidente da Confenen, apesar de já terem sentido os efeitos da crise no ano passado, as famílias teriam feito outros cortes no orçamento doméstico antes de decidirem pela troca de escola. "Quem coloca o filho na particular vê esse gasto como prioridade, um investimento. Por isso, tirar o filho da escola é a última alternativa".

Foi o que aconteceu com a professora Pérola do Amaral, de 41 anos, que estava com dificuldade para pagar a mensalidade das duas filhas, de 7 e 11 anos de idade, desde o segundo semestre do ano passado. Em janeiro, o marido perdeu o emprego e a família soube de imediato o que era preciso fazer: transferir as meninas para a rede pública de ensino.

"A gente gastava mais de R$ 1 mil por mês de mensalidade e ainda tinha despesa com material, uniforme, transporte e alimentação. No ano passado fizemos de tudo para mantê-las na escola, mas não deu para segurar", disse a mãe. O marido conseguiu um novo emprego, mas com salário menor, por isso, voltar as meninas para rede privada ainda não é uma opção.

De acordo com Dornas, no ano passado, a Confenen chegou a estimar que a rede privada poderia perder até 20% dos alunos, mas, segundo ele, as empresas fizeram um esforço adicional para negociar alternativas com as famílias. "As escolas sabiam que seria um ano difícil. A inflação está muito alta, houve aumento de luz, água, internet e seria impossível não repassar para as mensalidades."

Mas nem sempre é assim. Desempregado desde agosto, o metalúrgico Sidnei Aparecido da Silva, de 36 anos, tentou negociar um desconto com a escola em que a filha de 8 anos estudava. "Já não tinha mais onde cortar no orçamento de casa. Troquei o carro por um mais barato, cortei passeios, não temos luxo. Sempre paguei a mensalidade em dia, mas a escola não quis nem negociar e não tivemos mais condições de pagar."

A decoradora Ana Paula Barone, de 35 anos, também tentou desconto na mensalidade antes de recorrer à escola pública para os filhos mais novos, de 7 e 8 anos. Sem sucesso, eles foram estudar na escola estadual Blanca Zwicker Simões, na zona leste. "É uma escola modelo, mas, como só vai até o 5º ano, matriculamos apenas os menores. O mais velho continua na particular".

http://epocanegocios.globo.com/Econ...nsino-particular-perde-1-mihao-de-alunos.html
 

Zilhu

Bam-bam-bam
Mensagens
3.253
Reações
15.977
Pontos
303
Escolas ja lotadas. Professores mal remunerados. Toda greve não da em nenhuma melhoria prática. Só aumenta o odio da sociedade contra a classe. Esse país esta no ciclo sem fim da quebradeira.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
:kcopa


foda que vai quebrar o ciclo:
escola particular + faculdade publica \ escola publica + faculdade particular
 


Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
Mesmo que tivesse cheio da grana nunca que matricularia meu filho numa escola particular. Vai ser tudo público mesmo.
 

Dr. Pecado

The Sinner
Mensagens
9.845
Reações
12.156
Pontos
1.339
Escola q trabalhava tinha muitos alunos, filhos de pais que se matavam pra conseguir pagar, a escola é boa, tem problemas sérios na parte administrativa, mas no geral tem ótimos professores e lá resolveram investir todas as fichas no PRONATEC e depreciaram os alunos que já eram nossos, desde pequenos, tiraram várias atividades extras, incluindo minhas aulas, no começo deu certo, pronatec bombou no primeiro ano, ai alugaram um prédio anexo e fizeram uma put* reforma gastando até o q não tinha, pouco antes de eu sair o governo cortou boa parte do pronatec e eles estão agonizando agora, pq vários alunos, principalmente dos pais que citei acabaram saindo fora, prevejo aquela escola quebrando em breve.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
É que a escola pública no Brasil é tão boa que não faz sentido mesmo pagar uma particular.

Parabéns ao governo da pátria educadora por mais essa conquista.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Espero que os primeiros a ficar sem emprego sejam os professores de história, geografia e sociologia que adora passar ideias do mundo de Bob pros alunos.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
Na particular pelo menos os professores dão todas as aulas. Enquanto na pública... além de faltarem uns 30%, ainda chegam atrasados nos 70% restantes haha.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
PT melhorando o ensino das escolas públicas que agora até o filho do rico quer estudar com o filho do pobre.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Classe média sofre
Cara, pra todos os outros argumentos, classe média deixando de viajar no exterior, deixando de comprar TVs de 15mil reais, etc., eu entenderia.

Mas estamos falando de educação. Do futuro dos filhos. Tem que ser muito humanista pra criticar as famílias que tem que trocar uma educação que acham ser melhor por causa de grana.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
1 milhão a mais de aluno para o publico dar conta...
duvido que isso vá dar certo.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.893
Reações
130.508
Pontos
2.274
Observem o PT e seus bovinos divulgarem essa noticia assim "O Governo do PT trouxe 1 Milhão de alunos para a escola pública"ou "Ensino publico de qualidade atrai milhões de alunos"
.
Vão vendo.
 

Dubag

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.752
Pontos
314
Mesmo que tivesse cheio da grana nunca que matricularia meu filho numa escola particular. Vai ser tudo público mesmo.

depende do lugar aonde vc mora, tenho uns parentes que moram em Ananindeua, e eles definitivamente mandaram os filhos para a capital belém pq nessa cidade diz que é o caos em forma física, um verdadeiro faroeste dos anos 2000, e com a violência vem junto drogas, prostituição e putaria, e segundo eles não existe a menor possibilidade de pensar em botar o filho na rede publica.
 

Dubag

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.752
Pontos
314
Observem o PT e seus bovinos divulgarem essa noticia assim "O Governo do PT trouxe 1 Milhão de alunos para a escola pública"ou "Ensino publico de qualidade atrai milhões de alunos"
.
Vão vendo.

:kbeca

Olha quando eles falarem que "O Governo do PT trouxe 1 Milhão de alunos para a escola pública" eles não estaram mentindo, so que eles tem que falar como que eles fizeram isso.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.251
Reações
20.970
Pontos
1.739
Sem contar nas particulares que estavam felizes da vida com o FIES, vendo a grana entrar de boa e agora estão chorando com a torneira fechando...

Tinha faculdade de esquina aqui que em 5 anos comprou todo um quarteirão, no centro da cidade, pra expandir.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Uma escola infantil particular próximo de minha casa aumentou a mensalidade deles de r$950 pra r$1700 pelo período de 8h nos últimos 3 anos. (Isso sem material, uniforme e parte, e alimentação extra cobrada).
Várias pessoas tiraram os filhos de lá e migraram para outras escolas.
E a direção, pra variar, culpou a crise.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Uma escola infantil particular próximo de minha casa aumentou a mensalidade deles de r$950 pra r$1700 pelo período de 8h nos últimos 3 anos. (Isso sem material, uniforme e parte, e alimentação extra cobrada).
Várias pessoas tiraram os filhos de lá e migraram para outras escolas.
E a direção, pra variar, culpou a crise.
Inflação oficial de 7% ao ano manda abraços.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
:kcopa


foda que vai quebrar o ciclo:
escola particular + faculdade publica \ escola publica + faculdade particular
Isso é bem engraçado. Tinha que ser o contrário.
Cêis são Gênios Incompreendidos.
É que a escola pública no Brasil é tão boa que não faz sentido mesmo pagar uma particular.

Parabéns ao governo da pátria educadora por mais essa conquista.
O Mais engraçado é que sua frase ERA verdade ha décadas atrás

Uma escola infantil particular próximo de minha casa aumentou a mensalidade deles de r$950 pra r$1700 pelo período de 8h nos últimos 3 anos. (Isso sem material, uniforme e parte, e alimentação extra cobrada).
Várias pessoas tiraram os filhos de lá e migraram para outras escolas.
E a direção, pra variar, culpou a crise.
é melhor juntar e pagar uma faculdade logo , acho absurdamente surreal escola mais cara que faculdade
 

nyck

Bam-bam-bam
Mensagens
3.213
Reações
3.771
Pontos
344
sou dono de escola particular, realmente tivemos uma queda de alunos, muitos pais não estão podendo pagar mensalidades(uns 10%).
a inadimplência também subiu uns 20%.

está dificil, e tivemos que investir menos em melhorias para o colégio. demitimos alguns funcionários que não estavam rendendo como esperado, infelizmente é assim que funciona, os custos estão cada vez mais altos e o povo já não ta conseguindo mais amnter esse governo e seus benefícios.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Inflação oficial de 7% ao ano manda abraços.
Você leu logo depois q "várias pessoas migraram para outras escolas", né?
Essa em particular é absurdamente cara mesmo!
Eles tem a cara larga de pedir r$10 a mais por alimentação extra (como se por acaso a criança quiser uma fruta ou algo do tipo).
E vai lá perguntar se o salário das professoras aumentou a proporção da mensalidade.
 

TonTon.13

Bam-bam-bam
Mensagens
6.255
Reações
7.609
Pontos
359
Cêis são Gênios Incompreendidos.

O Mais engraçado é que sua frase ERA verdade ha décadas atrás


é melhor juntar e pagar uma faculdade logo , acho absurdamente surreal escola mais cara que faculdade

A escola forma junto com a família o caráter da pessoa já a faculdade te prepara para o Mercado de Trabalho.
Só colocar na balança o + importante.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Uma escola infantil particular próximo de minha casa aumentou a mensalidade deles de r$950 pra r$1700 pelo período de 8h nos últimos 3 anos. (Isso sem material, uniforme e parte, e alimentação extra cobrada).
Várias pessoas tiraram os filhos de lá e migraram para outras escolas.
E a direção, pra variar, culpou a crise.

eu nao pagaria 950 com ou sem crise.

sim, sou pobre.

pois 1700 eu saio do meu emprego e vou trabalhar cuidando filho de outras pessoas hahahahha
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
A escola forma junto com a família o caráter da pessoa já a faculdade te prepara para o Mercado de Trabalho.
Só colocar na balança o + importante.
Não acho que a escola forma caráter mas tudo bem, nao acho obrigação dos professores nem escola.. na escola em que estudei era podre um lixo em todos os sentidos tinha tudo para ser um mal carater mas o suporte familiar supera as influencias externas
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
eu nao pagaria 950 com ou sem crise.

sim, sou pobre.

pois 1700 eu saio do meu emprego e vou trabalhar cuidando filho de outras pessoas hahahahha
Botando no lápis...
Matrícula = R$1700 (ou mais... não me recordo)
Material = R$800 (no mínimo! Eles não deixavam a gente comprar, tinha que ser o deles!)
Roupa = R$800 (no mínimo também)
Mensalidade = R$1700 x 12 = R$20400
Festinhas e coisinha a mais que aparecem pelo ano = R$700 (ou mais, varia da escola!)
Tudo = R$24400/ano
Divide por 12 = R$2034/mês
Isso sem contar transporte! Senão, bota mais uns R$2000 por mês!

Sério? Quem acha isso justo em qualquer situação financeira?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.109
Reações
172.171
Pontos
2.599
Os diários estão lindos com alunos que nem cabem nele. Vai ser lindo aplicar uma prova em uma sala que caberiam 30 mas com quase 60.
 
Topo Fundo