Bom eu dei umas analisadas aqui... e sinceramente ainda não me convenci que os personagens possuem range diferentes nos golpes. Com o que eu consegui medir, eles tem sim frames ativos e inativos em algumas coisas.
ALÉM DÉSSO, utilizando o Mame, configurado para que o jogo dê "pause" ao apertar do botão de soco, chute, ou especial... e utilizando o "Pause Next" que vai skipando frame a frame da emulação, contando o frame 1 o frame do exato congelamento da imagem, eu fiz umas medições
Dados PRÉlêmenáres
Sobre os especiais parados
O Tyson (ou sei lá). Ele tem 29 frames de animação (até voltar à posição de luta), e porrada dele pega já no décimo terceiro frame.
O João Cráudio também pega já no décimo terceiro... mas ele tem 31 frames de animação até voltar em posição de luta
O MR.T branco TEM 27 FRAMES! O que em teoria faria o dele o mais "seguro", só que o dele ainda pega só no décimo quinto.
O Rúqui Rôga possui eles 31 frames, e a porrada pega no décimo quinto. É o especial parado mais lento mesmo.
Isso faz com que o Negão tenha, pelo menos até agora, o special mais rápido do jogo (em teoria)! mas o MR.T tem o melhor recovery.
Special Andando
Negão
10 sai do chão, 23 bate(+4 frames ativos, da pra ver porque ele desarma o soco e dali já não pega), 45 pra voltar pro chão ao total
Hulk
11 sai do chão, 27 frames até conectar (frames inativos é dificil de medir, mas eu consegui medir 12 frames após o frame 27 em uma ocasião onde os peão tava mais longe, e o hit ainda conectou. Provavelmente apesar de lento, o Hulk tenha mais frames ativos com a peitada), 68 frames pra voltar ao chão
Cráudio
10 sai do chão, 23 bate (Provavelmente tem quatro frames ativos como o negão, como mostra a imagem ali em cima... muito embora a animação de chute perdure pelos próximos 11 frames, o chute só conecta nos primeiros frames. É dificil medir exatamente, então estou chutando (literalmente)) o mesmo número de frames ativos que o negão ou algo bem próximo disso), 51 pra voltar pro chão.
Mr.t
18 sai do chão, 24 bate (não consegui medir frame ativo... mas parece ser lixoso), 66 volta pro chão
Soco (primeiro soco, do inicio ao fim):
-Hulk possui 19 frames de soco (conecta no 9)
-Tyson possui 15 frames de soco (conecta no 8)
-Cráudio possui 15 frames de soco (conecta no 8)
-Mr.t possui 19 frames (conecta no 11) - Soco mais lento em teoria.
Link de combo de soco (rapid fire em 11.83hz. Contagem a partir do fim do primeiro soco/posição de luta após primeiro soco. O combo que eu medi é o de finalização, ou seja, socão ao final ao invés de gancho, ainda não vi se tem diferença de um pro outro)
Tyson
Segundo hit conecta no 9 (após primeiro soco) > Terceiro conecta no 26 > Quarto conecta no 52 > Retorna quando completa 67 frames (do fim do primeiro soco)
Hawk
Segundo hit conecta no 7 > Terceiro hit conecta no 26 > Quarto Conecta ao 52 > Retorna em idle ao 64 (do fim do primeiro soco)
Cráudio O Van dame
Segundo hit conecta no 9 > Terceiro conecta no 27 > Quarto Conecta no 56 > Retorna aos 68 - tecnicamente tem o combo de soco mais lento
Mr. T
Segundo hit conecta no 7 > Terceiro conecta no 24 > Quarto conecta no 51 > Volta ao 64
ORA ORA, aparentemente o Mr.T é o que tem o combo de soco mais rápido. Ele e o Hawk conectam o segundo hit mais rápido. Esqueci de medir hitstun dos socos se são todos iguais, só medi os dos chutes
Chute (do inicio ao fim)
Tyson 25 (conecta no 11, 10 frames de stun, ou seja, inimigo sentindo dor) -> ironicamente o boxeador tem o chute "solo" mais rápido do jogo, na teoria.
Hawk 31 (conecta no 11, 6 frames de stun)
Cráudio 29 (Conecta no 12, 10 frames de stun) > apesar de um frame mais lento que o do negão, ele ainda é bem mais seguro que o do Hulk e do Mr.T por conta do hitstun
Mr. T volta a posição de luta 33 frames (bate no 12, 6 frames de stun) > Chute mais lento do jogo
Combo de chute (mesmo esquema do de soco)
Tyson
Segundo hit conecta no 13 > Terceiro no 39 > Retorna ao 60
Hawk
Segundo hit conecta no 8 > Terceiro no 35 > Retorna ao 55 -InacrediTÍvelmente o Hawk tem o combo de chute mais rápido, o que pega, novamente nele, é o tempo de Stun que os chutes dele causam. Apesar de rápido, não é seguro.
Cráudio
Segundo hit conecta no 9 > Terceiro no 39 > Retorna ao 58 - Tecnicamente é o melhor combo de chute, apesar de não ser o mais rápido, ele ainda tem o mesmo hit stun do negão, mas é mais rapido que o daquele. Então é tecnicamente o combo de chute mais seguro.
MR.T
Segundo hit conecta no 9 > Terceiro conecta no 42 > Retorna ao 54 - Eu votaria como o pior combo de chute, porque ele tem o hitstun igual ao do Rôga e tem o terceiro hit mais lento
Até onde eu pude medir até agora (minha intenção é refazer todos os testes com filmagem), o Negão é "allaround" talvez o personagem mais viável do jogo. A velocidade dos ataques é realmente maior sobre os outros, e os especiais dele até agora não deixaram a desejar.
Eu queria medir coisas como damage... e eu to tentando usar o primeiro chefe (que tem barrinha de life) como parâmetro, mas é complicado, aparentemente existe "dano entre as barrinhas" que é impossível medir sem os dados exatos/números de dano. Essa placa não possui dip switches, como os da CPS1 da capcom. Alguns jogos da Capcom tem configurações escondidas que mostram isso alguns jogos, até mesmo hit boxes! Mas desse aqui não sei... se tivesse como a gente poderia enxergar até o range dos golpes mesmo sem precisar usar parte do cenário como referência, essas coisas.
Pois é então! tem jogos que muito embora eles dêem vida, eles te zoam em algum lugar la na frente (Como é o caso do Cadilaque).
É sempre bom tentar jogar o jogo "mesmo assim". Às vezes tem run que a gente é zoado numa parte boba, mas a parte difícil a gente vai bem... então é coisa de sorte mesmo. Sinceramente eu acho Beat'em'up bem mais difícil que Shmup. Tem sempre muitas variantes. Shmup é geralmente mais "Scriptado" nesse sentido, você se zoa se errar o timing... beat'em'up te zoa se você não souber improvisar.
Eu meio que sempre ouvi por aí que os jogos da Konami até onde eu já escutei tendem a ser meio roubadões , ainda mais aqueles que têm alteração dinâmica da dificuldade com o Turtles in Time.
O Garoto enxaqueca na cadilaque é um fdp mesmo! Com o Jéqui, como eu falei, é possível dar aquele migué de Loop no throw... se fizer certinho até o fim, e nenhum saquinho de pancada atrapalhar... dá pra zoar ele nessa trapaça. Mas no geral o que zoa mesmo nessa parte são os PIPINOS malditos. Cara a versão USA é muito roubada no normal. Tem hora que fica 4 Pipino + o chefe. Mancada pura.
Esqueci completamente de testar o lance de evaporar os peões jogando pra fora da tela fazendo os lances de medir!
Caraca, o peão me vem e pega um jogo que já é meio roubadão (AOF 2) e me põe no lvl 7. Esse não vai pro umbral... vai pro DOISbral
E é verdade né... os jogos de Neogeo você conseguia ver Nível que estava de dificuldade... isso era legal.
Ironicamente, eu tentei jogar um pouco do SFV esporadicamente durante o último ano aí... mas eu me liguei pouco nesse lance de frame data. Desisti. Eu gosto muito da Super Turbo e da Street 2 Turbo antigona, e quando ainda tava ativo no PC essa coletânea da Street de 30 anos que saiu esse ano me diverti a beça... infelizmente o barato morreu, dificil achar partida agora. Queria que o pessoal jogasse mais, como eu disse acima, até pensei em fazer um tóPÊCÚ sobre.
Mas SFV pra mim... eu nem falo mal. Algumas pessoas falam mal, mas eu não falo mal... é um bom jogo, mas eu simplesmente não consegui pegar muito bem o lance não... Ele parece com o Tekken na verdade alguns lances (tipo, se você começa a levar um combo, solta o controle, pode ir tomar um café que já era) minha ultima tentativa de tentar gostar do jogo foi, sim... eu cometi essa heresia... EU COMPREI O SAGAT... mas... ainda sim, não deu. Eu jogava de Guile porque o Guile é o único personagem que não mudou tanto pras street antiga. Eu cheguei no rank "Gold" toscão e parei.
Mas noção de frame é importante sim. Isso e hitbox nos sprites né.
Ha! Provavelmente algum japonês já deve ter feito framedata completo do kung fu master. Tem uns sites "deep web" no Japão que os malandro nipônico realmente mostram a que vieram, se procurar talvez a gente ache.
FRENTISTA É CHATAUM, mas temos que dar o braço a torcer: é o melhor na Capoeira mesmo. Na dúvida, vai de frentista BR.