O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Entreguista NEWS]Governo anuncia hoje privatização de 17 estatais até o fim de 2019 <update - sai a lista>

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
17 de 400 e tantas, é MUITO pouco, porém já é um início, espero que em 2020 o Guedes tenha mais autônomia para passar o facão nesses lixos inúteis que só servem para carterizar e monopolizar o mercado, impedindo que a concorrência atue !!!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

130. Controle direto só 46, o resto é de subsidiárias.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Sempre ouvi falar bem do Dataprev, os caras parecem ser competentes. Obviamente que a decisão passa por outros fatores.


Agora o Serpro a galera aqui quer mais é que taquem fogo e joguem sal em cima :klolz


Acho que os bixos só devem fazer um trabalho bom pra Receita Federal
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Sempre ouvi falar bem do Dataprev, os caras parecem ser competentes. Obviamente que a decisão passa por outros fatores.


Agora o Serpro a galera aqui quer mais é que taquem fogo e joguem sal em cima :klolz


Acho que os bixos só devem fazer um trabalho bom pra Receita Federal
Creio que algumas escolhas aí foram políticas, das que são mais fáceis de privatizar no momento.

O ideal seria de fato considerar quais são menos eficientes primeiro, porém sabemos das questões políticas que dificultam esse critério.
 


Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Espero que revejam a Serpro e Dataprev. URGENTE.
Ching chongs devem estar arrepiados com esse anúncio.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
6.608
Pontos
819
Esperamos, que não fique só na declaração, ou que não voltem atrás por causa de pressão da oposição.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Espero que revejam a Serpro e Dataprev. URGENTE.
Ching chongs devem estar arrepiados com esse anúncio.

Confesso que isso preocupa. Mas eu imagino que o Guedes, ainda mais pelo Serpro estar dentro de seus domínios, tenha bolado um plano para não ter risco.

Nos idos de 2009, havia uma ideia de cada Ministério ter um Departamento de TI grande com capacidade (servidores + terceirizados) de desenvolvimento de sistemas próprios (como funciona no Banco do Brasil, por exemplo)

E isso usaria software livre ainda (como o BB faz) o que, apesar de um custo inicial maior, teria um custo agregado menor e também aumentaria a segurança dos dados.


Obviamente que alguém viu a oportunidade de promoção política, meteu o bedelho e acabou estragando o projeto que minguou até sumir. Alguns anos depois, o governo federal fez um contratão de 20 anos com a Microsoft. Tirando a Defesa e acho que a ABIN, todo mundo no Executivo Federal usa Windows e sistemas agregados.


O que eu penso é que o Guedes poderia ressucitar esse plano (o que já tem um indício por conta da Portaria de diretrizes de modernização do início do ano, que fez os Órgãos criarem centros de TI.

Passa os sistemas críticos para os órgãos (o Sistema Consular Integrado ficaria com o Itamaraty e a PF) e pulveriza o Serpro em partes que seriam compradas por empresas diferentes. Essas empresas colocariam os seus serviços à disposição dos órgãos, via licitação, quando necessário como qualquer outra empresa faria.
 

Digox

Novato
Mensagens
25
Reações
28
Pontos
13
Só eu acho meio bizarro a ideia de privatizar casa da moeda? qual a concorrência que tem nesse setor para haver uma privatização? não entendo... vai ter várias casas da moeda disputando pra ver quem imprime mais dinheiro ?
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Só eu acho meio bizarro a ideia de privatizar casa da moeda? qual a concorrência que tem nesse setor para haver uma privatização? não entendo... vai ter várias casas da moeda disputando pra ver quem imprime mais dinheiro ?
Se serve de consolo Reino Unido, Canadá e outros países desenvolvidos têm a Casa da Moeda privatizada.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Sim, eu vi isso, mas não consigo entender qual a diferença de uma empresa privada sem concorrência nenhuma com uma estatal.
Você sabia que é mais barato para o governo federal solicitar a casas de moedas estrangeiras para imprimirem Real do que a nossa própria Casa da Moeda?

É que nem a fábrica de preservativos que existe no Acre e é mantida pelo governo estadual do Acre e vende grande parte do que ela fabrica para o SUS (Ministério da Saúde - Governo Federal). Fabricar preservativo na China, Índia e Taiwan é muito mais barato que aqui, só que com a desculpa de gerar empregos na indústria nacional, foram sendo criadas várias estatais inúteis.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
O tremsurb aqui eh ridículo.

Há uns 2-3 anos atrás os caras gastaram milhões em novos bagoes/trens e depois descobriram que eles tinham um encaixe diferente e não rodovam nos trilhos daqui.

Resultado? Milhões gastos para nada
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
130. Controle direto só 46, o resto é de subsidiárias.
É muito dinheiro jogado fora com esses lixos , mesmo se fosse 3 de controle direito já seria muito, pelo certo e privatizar as maiores ( abrindo o mercado, desregulamentado e desburocratizando ) e abolir as subsidiárias.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
É muito dinheiro jogado fora com esses lixos , mesmo se fosse 3 de controle direito já seria muito, pelo certo e privatizar as maiores ( abrindo o mercado, desregulamentado e desburocratizando ) e abolir as subsidiárias.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Sim, concordo. Só corrigi o número porque tava errado mesmo.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Trabalho com os correios e mal posso esperar para a privatização.

O atendimento empresarial é péssimo, ninguém sabe de nada, ninguém é responsável pela sua região e, como se não bastasse, para fazer contrato tem que literalmente entrar com processo administrativo.

Essa empresa só se sustenta msm pq mata a concorrência pela quantidade absurda de subsídios que tem e, ainda assim, dependendo da região as transportadoras privadas são bem mais em conta.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.298
Reações
11.797
Pontos
1.654
Privatizar empresas de tecnologia eu acho muito perigoso, já que o próprio governo deixa a desejar no investimento nesse setor. Sinceramente não vejo como uma boa noticia uma possível privatização da Dataprev, por exemplo. Tirar as poucas empresas de TI que restam e deixar nas mãos de empresas Outsourcing com baixo nível de qualidade, mão de obra mal remunerada e alto índice de rotatividade é muito preocupante.

Ainda tem a questão da segurança dos dados. Confiar dados confidenciais a uma empresa privada é um risco muito grande a companhia.
 
Ultima Edição:

Digox

Novato
Mensagens
25
Reações
28
Pontos
13
Você sabia que é mais barato para o governo federal solicitar a casas de moedas estrangeiras para imprimirem Real do que a nossa própria Casa da Moeda?

É que nem a fábrica de preservativos que existe no Acre e é mantida pelo governo estadual do Acre e vende grande parte do que ela fabrica para o SUS (Ministério da Saúde - Governo Federal). Fabricar preservativo na China, Índia e Taiwan é muito mais barato que aqui, só que com a desculpa de gerar empregos na indústria nacional, foram sendo criadas várias estatais inúteis.
tá, mas nao é isso que vai acontecer pelo que eu sei, não vai ser impresso em outro país, vai continuar imprimindo aqui só que "privatizado"... nao vejo nenhuma mudança nisso, já que é uma empresa que não tem concorrencia e só obdece o que o BACEN/CMN manda imprimir.
na minha opinião isso é um jogo de políticos tentando fazer alguma manobra pra conceder o contratode fornecer a matéria prima em detrimento de outra empresa que é atualmente, só pra beneficiar alguma outra determinada empresa.... essa privatização na minha opinião é isso, so nao enxerga quem não quer
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
tá, mas nao é isso que vai acontecer pelo que eu sei, não vai ser imprimido em outro país, vai continuar imprimindo aqui só que "privatizado"... nao vejo nenhuma mudança nisso, já que é uma empresa que não tem concorrencia e só obdece o que o BACEN/CMN manda imprimir.
De onde você tirou essa informação de que será impresso aqui? Tem a fonte?

Os outros países que privatizaram, usam casas da moeda de países mais eficientes.
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.879
Pontos
1.839
Privatizar empresas de tecnologia eu acho muito perigoso, já que o próprio governo deixa a desejar no investimento nesse setor. Sinceramente não vejo como uma boa noticia uma possível privatização da Dataprev, por exemplo. Tirar as poucas empresas de TI que restam e deixar nas mãos de empresas Outsourcing com baixo nível de qualidade, mão de obra mal remunerada e alto índice de rotatividade é muito preocupante.

Ainda tem a questão da segurança dos dados. Confiar dados confidencias a uma empresa privada é um risco muito grande a companhia.
Olha, um de seus próprios argumentos é contraditório. Se o próprio governo deixa a desejar no investimento então esse setor não é tão eficiente assim e a empresa, privatizada, pode vir a ter mais recursos para investimentos. Depois, se uma empresa com baixo nível de qualidade vier a comprar a Dataprev nada impede que o governo contrate outra empresa com mais qualidade.

Por fim, há a questão da segurança de dados. Sim, o risco existe mas ele, a meu ver, também existe atualmente pois eventualmente há notícias sobre fraudes envolvendo servidores*. E como geralmente são servidores o que sobra é exonerá-los. Caso isso ocorra com empresas privadas fica bem mais fácil rescindir o contrato de serviço, então os próprios responsáveis pela empresa são os maiores interessados em inibir que isso ocorra.


*https://www.convergenciadigital.com...late=site%2Csite%252Csite&infoid=43343&sid=11
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.921
Reações
60.262
Pontos
1.253
Descobri que a Telebrás ainda existe. Achava que essa estatal paleozóica já havia sido totalmente eliminada pelo social-democrata FHC.

Telesp / Telebrás / Telefônica / Claro / Vivo / Net / Tim... etc...

Estatais e privadas em seu tempo quando existiram, mudaram para continuar existindo... E todas debaixo das asas de uma Anatel!

A jurássica reguladora a serviço de um propósito de um negócio de longas datas... Anatel precisaria ser extinta e ser criada uma nova agência regulamentadora em prol real do consumidor.

.... Bônus: Faz 3 anos que cancelei a NET da minha mãe, a cada 3 meses em média vem uma "continha" de aparelho constando, mesmo já perdendo a voz aos gritos para virem buscar, e não adianta reclamar em órgãos atuais do governo com protocolos que ja viram páginas de caderno perdendo a cor de tanta anotação com "sua mensagem será gravada"... Não serve pra nada, a não ser anotar outro número com trocentos caracteres da ouvidoria que vão caducar (não mais existir no sistema) perante ao órgão publico e o setor privado que foi cancelado o serviço (pago, quitado, cancelado, extinto, que não sai do sistema.... E seguem mais palavras prolixas repetitivas em looping desta frase).
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Privatizar empresas de tecnologia eu acho muito perigoso, já que o próprio governo deixa a desejar no investimento nesse setor. Sinceramente não vejo como uma boa noticia uma possível privatização da Dataprev, por exemplo. Tirar as poucas empresas de TI que restam e deixar nas mãos de empresas Outsourcing com baixo nível de qualidade, mão de obra mal remunerada e alto índice de rotatividade é muito preocupante.

Ainda tem a questão da segurança dos dados. Confiar dados confidencias a uma empresa privada é um risco muito grande a companhia.
O cara quer falar que a segurança de dados Estatal quando o governo ainda usa criptografia SHA1 com infinitas brechas e vulnerabilidades conhecidas, o sistema de processo eletrônico está rodando em uma versão antiga e vulnerável de java e ainda por cima utiliza um sistema de emissão de certificados 100% questionável.

Sério, ou vc n sabe o que está falando ou está mamando na teta.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.137
Reações
32.124
Pontos
503
17 inutilidades, vulgo estatais, que vão pro vinagre, privatizadas, vendidas, deletadas, que seja, mas bem longe, do assalto ao bolso do 'contribuinte', vulgo pagador de impostos.

Finalmente, depois de 17 anos, o Brasil retoma seu (lento, mas melhor que parado) programa de privatização.

UPDATE

Confira a lista:

  • Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social);
  • Casa da Moeda;
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
  • Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
  • CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
  • Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
  • Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  • EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
  • Telebras
  • Correios
  • Eletrobras
  • Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
  • Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Lindo, belo e moral.
 

Ace_82825

Veterano
Mensagens
209
Reações
656
Pontos
118
index.php

Só acho que a Petrobrás e a Caixa podiam estar nessa lista, espero que entrem nela em uma segunda rodada.

Mas, mesmo assim, a notícia é ótima!
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Se conseguirem privatizar 10 já ficarei de pau duraço, espero ver até o fim do governo pelo menos quase metade destas empresas indo pro vinagre.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.178
Reações
40.587
Pontos
1.074
Governo iniciará estudos para decidir se Petrobras será privatizada

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, diz que venda da estatal, será avaliada por BNDES, Minas e Energia e time do Programa de Parcerias de Investimento (PPI)




Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 
Topo Fundo