O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Entro em processo contra Lenovo ou Americanas?

jnr_05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
3.463
Pontos
704
Boa tarde pessoas,

Vou falar bem resumidamente:
Dia 16/02/2019 comprei um notebook Lenovo 330 nas americanas, vendido e entregue por ela. 1 ano de garantia padrão.
Dia 02/08/2019 notebook apresenta tela azul sem parar, já formatei, já fiz vários testes e tudo indica que é problema na memória ram.
Dia 14/08/2019 tento acionar a garantia, aí me deparo que a garantia do meu equipamento vence em 30 dias.
Ok, da pra levar pra garantia, mas, cadê meus dias restantes?
Entrei em contato com a Lenovo, segundo eles é isso é acabou.

Eae? A culpa é da Lenovo ou das americanas?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.351
Reações
31.465
Pontos
1.319
O ideal é sempre que for fazer uma compra que constar como garantia '1 ano', tirar print da tela que fala isso.
Se o termo de garantia do produto não tiver nada, o anúncio vincula a oferta, fazendo lei entre as partes.

De todo modo, se for pra entra com um processo, entra contra os dois logo.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Se a Americanas vendeu falando que tinha 1 ano de garantia, acho que agora eles deveriam resolver isso. Mas consultar um advogado é melhor...

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.993
Reações
31.288
Pontos
1.753
O ideal é sempre que for fazer uma compra que constar como garantia '1 ano', tirar print da tela que fala isso.
Se o termo de garantia do produto não tiver nada, o anúncio vincula a oferta, fazendo lei entre as partes.

De todo modo, se for pra entra com um processo, entra contra os dois logo.
Google cache tem isso. Eu ia processar a kabum pq comprei uma fonte somente porque tava estampado 5 anos de garantia no anuncio e hora q fui ver 1 ano e meio depois ja tinha expirado. Achei no cache o anuncio e confirmei, realmente tava la grandao a garantia em destaque.
Só nao fui em frente pq nao era a fonte q tava com defeito, era a mobo.
 

promotor2004

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.012
Reações
3.769
Pontos
1.259
Inicialmente, eu sugeriria que você acionasse a garantia e esperasse a resolução do problema.

Não vejo necessidade de abrir um processo agora sem nem mesmo saber se precisará fazer uso desse prazo de garantia de 01 ano.

Caso o notebook venha a apresentar defeito dentro do prazo e a garantia seja negada, aí sim vai haver a necessidade de um processo.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Boa tarde pessoas,

Vou falar bem resumidamente:
Dia 16/02/2019 comprei um notebook Lenovo 330 nas americanas, vendido e entregue por ela. 1 ano de garantia padrão.
Dia 02/08/2019 notebook apresenta tela azul sem parar, já formatei, já fiz vários testes e tudo indica que é problema na memória ram.
Dia 14/08/2019 tento acionar a garantia, aí me deparo que a garantia do meu equipamento vence em 30 dias.
Ok, da pra levar pra garantia, mas, cadê meus dias restantes?
Entrei em contato com a Lenovo, segundo eles é isso é acabou.

Eae? A culpa é da Lenovo ou das americanas?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Garantia legal é de 90 dias para produtos duráveis, imposta em lei e, não pode haver menos que isso, a loja pode assumir a troca ou intermediação em até 7 dias corridos, quando a compra é não presencial, fora isso todo contato é com o fabricante.

Veja na garantia do note, que pode estar no manual, se a Lenovo lhe concede os 90 dias legais e mais alguns extensivos/cortesia/adicional/etc., se houver essa informação você tem direito durante o período que mencionar no manual de garantia. A maioria da completa 270 dias adicionais, completando 360 dias (1 ano comercial).

Tive problema com uma tv que apresentou defeito com 350 dias, mas eu só percebi que era defeito com 360 dias e entrei em contato no 361º dia, perdi a garantia por causa desse 1 dia, nem briguei porque era causa perdida, mas minha advogada resolveu brigar e conseguiu vício oculto (toda a linha deu problema).

http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=2860
 


leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Google cache tem isso. Eu ia processar a kabum pq comprei uma fonte somente porque tava estampado 5 anos de garantia no anuncio e hora q fui ver 1 ano e meio depois ja tinha expirado. Achei no cache o anuncio e confirmei, realmente tava la grandao a garantia em destaque.
Só nao fui em frente pq nao era a fonte q tava com defeito, era a mobo.
Já ganhei processo contra a Kabum por problemas de garantia com uma VGA da PowerColor, abre esse processo aí sem medo Op, é vitória.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.319
Reações
19.372
Pontos
1.469
Velho, já comprei 3 eletrônicos nas Americanas de tijolo. POr sorte, nunca tive problema, mas nas três vezes tive uma garantiazinha adicional(acho que de 6 meses) dada pela própria americanas. Como já foi explicado, a garantia legal de TODOS os bens duráveis, como o @Kabaneri falou, é de 90 dias. Tirando isso, é promoção ou valor agregado.

De qualquer modo, veio em um papelzinho o dia da compra e o prazo que eu tinha pra acionar a garantia. Acho que tenho os 3 guardados até hoje, muito embora faça uns 10 anos que fiz uma das compras.

Então, velho, vc tem que ver se no cupom ou nota fiscal tem falando algo sobre esse ano de garantia, pq se não tiver, vc não tem como requerer nada, já que não poderá provar o prazo superior ao legal.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
A Lenovo eu considero uma péssima marca, comprei meu Notebook dela a 4 anos e ele só me deu dor de cabeça, nunca vi notebook tão vagabundo... Até meu antigo notebook da CCE era 10 vezes melhor... Não sei como essa joça ainda funciona...

Mas nesse caso eu acho que é problema com as Americanas mesmo, talvez a garantia fosse dela, não da Lenovo.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
No Direito muitas coisas não são tão lineares como falaram. A garantia de 90 dias vai depender do vício ser oculto ou aparente. Vício aparente é 90 dias da compra e vício oculto é 90 dias APÓS o surgimento ou aparecimento do vício oculto.

Além disso, existe uma tese de que para produtos de consumo duráveis a garantia não acaba exatamente no prazo previsto ou concedido pela empresa, mas sim que existe uma "expectativa de vida" e com base nisso é possível conseguir a troca ou devolução do valor mesmo em casos nos quais a garantia concedida já tivesse acabado.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.319
Reações
19.372
Pontos
1.469
No Direito muitas coisas não são tão lineares como falaram. A garantia de 90 dias vai depender do vício ser oculto ou aparente. Vício aparente é 90 dias da compra e vício oculto é 90 dias APÓS o surgimento ou aparecimento do vício oculto.

Além disso, existe uma tese de que para produtos de consumo duráveis a garantia não acaba exatamente no prazo previsto ou concedido pela empresa, mas sim que existe uma "expectativa de vida" e com base nisso é possível conseguir a troca ou devolução do valor mesmo em casos nos quais a garantia concedida já tivesse acabado.
Sim, isso é verdade.

Agora que prestei atenção que se passaram pouco mais de seis meses da compra. Isso pode caracterizar vicio oculto, sim.
Sua explicação é ótima para o autor do tópico, já que ele está disposto a entrar com uma ação contra as ampresas.
 

jnr_05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
3.463
Pontos
704
Eu vou seguir alguns conselhos aqui, a princípio solicitei o rma do equipamento, na recebi o código de Sedex reverso, vou esperar eles resolverem o problema q acredito que seja memória ram, o foda é q a memória desse note é soldada na mobo, vamos vê se eles vão arrumar ou entregar um novo.

Após solucionar o problema, se eu precisar da garantia de novo e for recusada aí eu tento buscar meus direitos se houver, essa história de 90 dias por lei me pegou de surpresa, n sabia dessa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo