O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial EnxadristeirOS - jogadores de xadrez, UNI-VOS! [Felixo Feto não é bem vindo][me chamem de Beto Harmon p.3][lista de ID's do chess.com 1ª pag.

Joga xadrez?


  • Total voters
    44

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.048
Pontos
2.009
Tópico pra discussão sobre esse "esporte" tão delícia, que vicia facilmente.

LISTA DE ID's DO CHESS.COM:


Não fui na pasta esportes pois não considero um esporte.

Então medonhos... Sempre tive vontade de aprender, mas essa vontade era inferior a preguiça.
Parte disso era pra melhorar minha concentração e estimular o cérebro com atividades as quais não estava habituado.

Eis que semana passada, do nada, aparece como sugestão um vídeo desse cara:



Fiquei viciado nos vídeos mas ainda não entendia nada do jogo.
Então vi esse vídeo pra entender das regras básicas, a começar pela movimentação das peças:



Vi que o bicho não era tão complicado assim, então arrisquei baixar um joguete, esse aqui:
https://www.chess.com/pt-BR/play/apps/android

É incrivelmente completo, com análises depois das partidas, dicas, tutoriais, desafios diários e o raio que o parta.
Espetacular!

Sou noobão ainda, a cada 10 partidas, perco 7, ganho uma e as outras duas acaba o tempo (meu ou do adversário, jogo sempre 10 minutos).

Sempre gostei da parte estratégica e tática em tudo que é possível implementá-la, especialmente no futebol.
Me impressionou o nível do jogo nesse quesito, em partidas profissionais os caras chegam a pensar 50 jogadas na frente, inacreditável.

Indico fortemente.
 
Ultima Edição:

Bogdan

Bam-bam-bam
Mensagens
265
Reações
789
Pontos
278
Eu jogava mas era bem fraquinho. Esses dias comprei um livro do Bobby Fischer ensinando xadrez, pretendo voltar a jogar e melhorar um pouco
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
queria jogar gamão sem ser virtual mas nunca encontro uma pessoa que jogue. muitos sequer sabem do que se trata. é uma porra.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Jogo meia boca. Já joguei melhor mas estou enferrujado. Ultimamente gosto mais de ver partidas comentadas no youtube do que efetivamente jogar.

Mas se quiserem armar uns joguinhos no Lichess com o povo aqui do fórum eu to dentro.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.048
Pontos
2.009
queria jogar gamão sem ser virtual mas nunca encontro uma pessoa que jogue. muitos sequer sabem do que se trata. é uma porra.
Nunca joguei fisicamente, mas eu jogava quando os jogos mobile ainda engatinhavam... Off line, obviamente.

Aprendi as regras e até curti por um tempo, mas logo depois enjoei.
Até que é bom, só não vejo muita variação no jogo.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
sim, nivel ultra noob

nunca sei a hora certa de pegar o rei, uso mto a rainha (pq é a peça mais poderosa) e sempre acabo perdendo ela primeiro kkkkk
 


Antonov

Bam-bam-bam
Mensagens
442
Reações
332
Pontos
248
Quando eu tinha uns 8~9 anos eu jogava bastante, era aquele intermediário, mas depois mudei de cidade e ai nunca mais joguei.
Eu cheguei até baixar esse joguinho pro celular mas estava apanhando bastante, acho q desaprendi kkkk
Eu cai nesse video da partida imortal, deu até vontade de voltar a jogar.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
O melhor jogo de tabuleiro existente.

Infelizmente não tenho com quem jogar, exceto minha irmã que já ganhou medalha e tudo em campeonatos escolares. É surpreedente a quantidade de estilos e estratégias que podem ser adotadas.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Eu até sei jogar um pouco, mas eu me sinto muito brainlet jogando com qualquer pessoa que entenda um pouquinho
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Sempre curti. Nesse final de ano dei uma investida to joganod quase todo dia no Chess.com e resolvi dar uma estudada. Melhorei um pouco mas ainda cometo mto erros estupidos.

Xadrez não tem jeito tem que estudar pra melhorar.


Recomendo o filme "O dono do jogo" história do Bobby Fischer e a lendária disputa contra o Spassky em 1973.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Eu tenho um trauma com Xadrez pois quando tinha 13 anos, aprendi e ganhei um tabuleiro dobrável com todas as peças. Então eu fui ensinar para um menino de 8 anos e ele ganhou de mim na primeira jogada.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.103
Pontos
2.044
Aprendi a jogar nas férias, para poder jogar com meu sobrinho de seis anos. É bem legal.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.619
Reações
9.293
Pontos
1.304
Eu fui campeão municipal de xadrez quando tinha uns 13 anos, até dei entrevista na TV. Única medalha que ganhei na vida.
Recomendo fortemente ensinar crianças a jogar xadrez, estimula muito o raciocínio lógico. Daí pra aprender programação e ficar rico como desenvolvedor é moleza
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.084
Reações
20.370
Pontos
753
O melhor jogador do fórum é o @AYSJr. Forte mesmo. Já fiz 2 tópicos sobre o jogo, um com diagramas para resolução (que o AYSJr comeu com farinha), e outro mostrando mulheres jogando partidas relâmpago, sob o gracioso título "Mulheres Adoram uma Rapidinha", ou coisa que o valha. Mas eu mesmo, apesar de saber jogar desde os 7 anos, e gostar muito do treco, nunca passei de razoável, e olhe lá. Quando morava aí no RS, caro OP, até fundei um clube, junto com o melhor jogador amador que vi na vida. Fizemos vários torneios, nos quais jamais passei do 3° lugar. Na época, comprei um put* programa, o Personal Chess Trainer, cujo "garoto propaganda" era o Gilberto Milos (googlem). Acabou que a empresa que lançou desistiu da coisa, e parou de dar suporte, sendo comprada por uns gringos, que mudaram o nome para "Chessimo". Após terem também desistido, o programa completíssimo ficou vagando nas internerds, à disposição de quem quisesse baixar no modo Jack Sparrow (o que fiz, chorando pelos oitentão gastos com a primeira versão). Devido a ter sido o primeiro a comprar todos os módulos, fui convidado a participar de uma simultânea com o Milos, na época que o software ainda era Personal Chess Trainer, na qual durei espantosos 32 movimentos (melhor performance da minha vida, apesar da derrota).
Hj, velho, moribundo e aposentado, jogo online quando em vez. E ainda guardo com carinho o tabuleiro e peças maravilhosos, ganhos quando eu tinha 12 anos, como presente de Natal. Acompanho regularmente as notícias enxadrísticas pelo https://en.chessbase.com/
O #1 do ranking masculino é um norueguês, e do feminino, uma chinesa.
Esta é a sétima (para elegrar o post):
65715
Xadrez é fodástico!!
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Eu jogava quando era moleque, cheguei ate a ganhar uns trofeus, mas depois de anos sem jogar nao lembrava de nada alem do basico

Voltei a acompanhar por causa do match do ultimo mundial e curiosamente com os videos desse xadrez brasil

Curto muito as analises das partidas, nao imaginei que veria sugestao desse canal aqui na OS, eu curto bastante tambem
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.048
Pontos
2.009
Eu jogava quando era moleque, cheguei ate a ganhar uns trofeus, mas depois de anos sem jogar nao lembrava de nada alem do basico

Voltei a acompanhar por causa do match do ultimo mundial e curiosamente com os videos desse xadrez brasil

Curto muito as analises das partidas, nao imaginei que veria sugestao desse canal aqui na OS, eu curto bastante tambem

O cara fez agora uma "mini série" de carnaval, das partidas "carnavalescas" do Kasparov X Ivanchuk.
Vale DEMAIS a pena:





Tem uns 5 vídeos...
 

Wickedboy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.272
Reações
8.720
Pontos
353
Opa,que bom que tem gente aqui no fórum que curte Xadrez / Chess / Ajedrez / Schach .
Vou deixar um vídeo do GM Eric Hansen que é uma put* figura:

Já joguei online com ele,Nakamura, Short, Illescas e outras 'stars' do meio enxadristico!
Obs: sem meme pá de ouro plz! xD​
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
à uns dez anos eu jogava bastante.

tinha colegas no trampo q jogava e isso me influenciou bastante, alias eram grandes enxadristas. Ganhei até livros de presente e isso me motivou a melhorar meu jogo.


Mas tem uma coisa q me atrapalha bastante que é a ansiedade, que era bem mais chata do que hoje e à uns anos fui abandonando. Deve fazer anos que não jogo...



Aproveito o tópico para perguntar, tem jogos bons de xadrez hj em dia para consoles? Para jogar online e tal, podíamos marcar por aqui!
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Opa, fui campeão na época da escola.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.048
Pontos
2.009
E aí, já aprendeu a jogar ou tá só no mimimi ainda?
Jogar?
Ja to dando aula nessa porra.

Mandei essa MP no grupo criado pelo @Maldito Canalha , sente a pressão arrombado:

Zé Carlsen disse:
Andei retomando a jogatina e tirei a preguiça do corpo pra estudar e aprender mais sobre as teorias, além de colocar em prática alguns temas.
Agora mesmo estava jogando de negras no Chess Tempo (um lixo, eu sei, mas único desbloq.) e me deparei com essa situação:

Visualizar anexo 135835

Vi que tinha muito espaço pra eu atacar na ala do rei do fdp, então mentalizei que meu jogo seria por ali.
No momento da imagem eu tinha 4 opçõespra tomar o peão dele, sendo tomar de e7, c7, Ce8 ou Dama. Nesse exato momento lembrei do tema da maioria, aliado ao meu "feeling" de atacar o adversário pela ala da DAMA dele.
Dito isso resolvi tomar de e7:

Visualizar anexo 135838

Ainda que eu não estivesse necessariamente com a maioria, afinal de contas o peão dele em d5 não deixava, vi que eu estava com uma vantagem tática - ou estratégica? - pois poderia transformar esse peão em alvo e em alguns lances criar peão (ões) isolado(s).
O oponente tava jogando bem ofensivo (talvez até demais), vide os peões precocemente avançados. Nesse movimento vi que ele deu uma recuada e começou a cadenciar mais o jogo, aliás, aqui entra uma dos quesitos que mais me fez apaixonar pelo jogo, que é o fator psicológico.
Resolvi também dar uma desintegrada na ala da dama dele, no meio jogo ficando assim:

Visualizar anexo 135839

A partir disso foi só festa e ele se obrigou a deixar a torre escrava pra defender aqueles peões bagunçados. Após alguns lances e sacrifícios de peões ficamos assim:

Visualizar anexo 135842

Minha ideia tinha dado certo, consegui 2 peões isolados sendo o de A completamente avançado. Mais alguns lances ele abandona aqui:

Visualizar anexo 135845

Estou me acortumando a jogar de forma mais estratégica (ou seria tática), estou tentando desenvolver isso e vi que to me dando muito melhor nas partidas do que jogando meio que no toque toque.

Çou novo Carlsen?
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
jogava quando tinha 17, lia livros, decorava as aberturas, fazia exercicios... fiz isso uns dois anos...depois nunca mais joguei...isso já tem uns 20 anos...
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Cheguei a participar de alguns torneios e ganhar medalhas, porém por pouco tempo, depois acabei perdendo o interesse. Faz uns 15 anos que não jogo.
 
Topo Fundo