O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Epic Store está dando (de graça mesmo!) Surviving Mars

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Também não entendi qual o problema dela parar de dar jogos. E daí? Eu não estou pagando por um serviço, uai.

Outro dia o Mac estava dando chá grátis, será que alguém não pegou só por que ele não daria no mês seguinte?

Minha mãe fez churrasco dois finais de semana seguidos, vou deixar de comer só porque uma hora ela vai parar

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

caioo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
562
Reações
951
Pontos
794
Também não entendi qual o problema dela parar de dar jogos. E daí? Eu não estou pagando por um serviço, uai.

Outro dia o Mac estava dando chá grátis, será que alguém não pegou só por que ele não daria no mês seguinte?

Minha mãe fez churrasco dois finais de semana seguidos, vou deixar de comer só porque uma hora ela vai parar

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Na verdade, eu não peguei pq sou fidelizado do Burger King. HAHAHA

A real é que os menininhos desse forum são um chororo danado. Chora por jogo de graça, por jogo barato, por jogo caro, por lojinha de pc, chora por GOSTO e chora por desgosto.

Eu só choro é de rir dos memes que a galera vira e da minha falta de tempo pra jogar tudo que ganhei da mendigagem, rs.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
É incrível como nego não sabe interpretar uma palavra.

Basta um idiota entender errado / desvirtuar o que vc fala que os outros idiotas seguem juntos repetindo, fzd coro, sendo tão idiotas quanto e achando ques são espertos.

Burrice é um problema cronico, infelizmente :(
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
É incrível como nego não sabe interpretar uma palavra.

Basta um idiota entender errado / desvirtuar o que vc fala que os outros idiotas seguem juntos repetindo, fzd coro, sendo tão idiotas quanto e achando ques são espertos.

Burrice é um problema cronico, infelizmente :(

E respeito não é opcional então cuidado porque esse tipo de comentário comumente da travamento, e com razão.
 


McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
E respeito não é opcional então cuidado porque esse tipo de comentário comumente da travamento, e com razão.

Isso não é falta de respeito, é constatação. Se encaram o que eu disse acima como falta de respeito, então também vou encarar o desvirtuamento do que eu falo como falta de respeito igualmente e vou querer que o tratamento dispensado pela moderação ao meu caso seja igualmente estendido a todos os demais que estão desvirtuando o que eu falei.

Quem não quer ser chamado de idiota, simplesmente vá ler de novo o que eu escrevi lá atrás, que nada mais é do que a msm coisa que o @Trezoitao38 também falou, só que com outras palavras, mas o sentido permanece o msm. Pra bom entendedor, meia palavra basta.

Infelizmente, ler e interpretar é uma capacidade para poucos, então é mais fácil usar a interpretação errada do amiguinho idiota só pra ficar pagando de engraçadão descolado do forum.

Enquanto isso, para mim essas msms pessoas vão continuar sendo monte de idiotas maria vai com as outras. E eu não retiro uma virgula do que eu disse.
 
Ultima Edição:

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.838
Reações
18.486
Pontos
1.384
n-troll2.jpg


Senão for troll é advogado da Valve.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.794
Reações
31.691
Pontos
1.344
Uma matéria da IGN revelou que 30% de cobrança dos desenvolvedores é a taxa normal. A Nintendo chegava a cobrar 35% mas teve que ceder suas vendas online após perder $$$$$.

Microsoft, Ubi, EA, GOG, etc tudo cobra 30%.
Humble bundle cobra 25%

A duvidas de que a EPic esteja conseguindo gerar lucro com seus 12%.
Especialmente conforme mais e mais ferramentas ficarem online necessitando de maior equipe de assistência técnica e desenvolvimento.
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.915
Reações
7.348
Pontos
1.229
Uma matéria da IGN revelou que 30% de cobrança dos desenvolvedores é a taxa normal. A Nintendo chegava a cobrar 35% mas teve que ceder suas vendas online após perder $$$$$.

Microsoft, Ubi, EA, GOG, etc tudo cobra 30%.
Humble bundle cobra 25%

A duvidas de que a EPic esteja conseguindo gerar lucro com seus 12%.
Especialmente conforme mais e mais ferramentas ficarem online necessitando de maior equipe de assistência técnica e desenvolvimento.

Não sei qual é o seu ponto mas:

  1. Não faz sentido comparar consoles e PC. O PC é uma plataforma aberta, jogos para consoles são licenciados.
  2. Não importa se está gerando lucro ou não. A Epic e o Steam não querem apenas vender jogos, eles querem um cercadinho cheio de clientes fidelizados. Tomar prejú enquanto investe no crescimento de uma plataforma desse tipo é um modelo de negócio já bem manjado.

Outra coisa é que todo mundo cobrar um valor X não é indicativo de uma cobrança mínima pra que uma "loja de jogos digitais" seja saudável financeiramente.

Vejo muita gente considerar esses 30% como custo de operação das "features" do Steam. Mas se for parar pra ver a grande maioria dessas "features" já existiam/existem de forma free em serviços separados: Fóruns -> Reddit, Análises -> Metacritic, Friendlist/comunidade/chat/overlay -> Discord, Cloud saves -> GameSave Manager, Mods -> ModDb.

As "features" do Steam devem ser encaradas apenas como atrativos que facilitam a experiência do produto deles (o DRM), não como gastos para se manter um negócio de venda de jogos. Afinal eles investem nisso pra captar mais clientes pra prender no cercadinho e vender mais. Senão daqui a pouco começam a defender mods pagos de novo porque tá caro pro Steam distribuir mods que sempre foram grátis e todo mundo baixava no moddb antes deles inventarem de distribuir também.

O grosso do gasto dessas lojas digitais é na infra pra distribuição dos joguinhos, o resto comparado à isso deve ser ínfimo tanto que sempre existiram opções free. Mas vai ser engraçado quando a Epic eventualmente tiver todas as "features" do Steam, vamo ver o que vão dizer.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Não sei qual é o seu ponto mas:

  1. Não faz sentido comparar consoles e PC. O PC é uma plataforma aberta, jogos para consoles são licenciados.
  2. Não importa se está gerando lucro ou não. A Epic e o Steam não querem apenas vender jogos, eles querem um cercadinho cheio de clientes fidelizados. Tomar prejú enquanto investe no crescimento de uma plataforma desse tipo é um modelo de negócio já bem manjado.
Outra coisa é que todo mundo cobrar um valor X não é indicativo de uma cobrança mínima pra que uma "loja de jogos digitais" seja saudável financeiramente.

Vejo muita gente considerar esses 30% como custo de operação das "features" do Steam. Mas se for parar pra ver a grande maioria dessas "features" já existiam/existem de forma free em serviços separados: Fóruns -> Reddit, Análises -> Metacritic, Friendlist/comunidade/chat/overlay -> Discord, Cloud saves -> GameSave Manager, Mods -> ModDb.

As "features" do Steam devem ser encaradas apenas como atrativos que facilitam a experiência do produto deles (o DRM), não como gastos para se manter um negócio de venda de jogos. Afinal eles investem nisso pra captar mais clientes pra prender no cercadinho e vender mais. Senão daqui a pouco começam a defender mods pagos de novo porque tá caro pro Steam distribuir mods que sempre foram grátis e todo mundo baixava no moddb antes deles inventarem de distribuir também.

O grosso do gasto dessas lojas digitais é na infra pra distribuição dos joguinhos, o resto comparado à isso deve ser ínfimo tanto que sempre existiram opções free. Mas vai ser engraçado quando a Epic eventualmente tiver todas as "features" do Steam, vamo ver o que vão dizer.

Não sei se você percebeu mas no post não são citados apenas consoles, mas outras lojas também como GOG, Humble Dumble, EA e Ubisoft, ou seja, a Steam cobra valores parecidos e ainda entrega features interessantes como bônus.

Os valores cobrados pela Epic não é o padrão, ta muito abaixo do concorrentes, então esse papo de Valve malvadona não cola.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Uma matéria da IGN revelou que 30% de cobrança dos desenvolvedores é a taxa normal.
Me chocou essa matéria.

Não pela "revelação" mas sim pq eu achava que todo mundo já sabia disso desde sempre, até nos consoles é 30%.
É o padrão do mercado desde o começo da geração passada, sei lá.
 

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.915
Reações
7.348
Pontos
1.229
Não sei se você percebeu mas no post não são citados apenas consoles, mas outras lojas também como GOG, Humble Dumble, EA e Ubisoft, ou seja, a Steam cobra valores parecidos e ainda entrega features interessantes como bônus.

Os valores cobrados pela Epic não é o padrão, ta muito abaixo do concorrentes, então esse papo de Valve malvadona não cola.

Eu vi que ele falou outras "lojas". Mas dessas só a GOG e Humble (pra ser bonzinho, já que eles fornecem jogo DRM free as vezes) não metem o louco de replicar o modelo dos consoles em uma plataforma que é aberta.

E de qualquer forma já falei sobre todo mundo cobrar a mesma coisa não ser parâmetro pra nada. Engraçado que no próprio post fala que a Nintendo cobrava 35% mas teve de baixar, será que ela faliu? O próprio Steam tem taxas diferentes dependendo de quanto o jogo vende, será que ele está tendo prejuízo?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Não sei se você percebeu mas no post não são citados apenas consoles, mas outras lojas também como GOG, Humble Dumble, EA e Ubisoft, ou seja, a Steam cobra valores parecidos e ainda entrega features interessantes como bônus.

Os valores cobrados pela Epic não é o padrão, ta muito abaixo do concorrentes, então esse papo de Valve malvadona não cola.
Sim, não cola. Assim como Valve malvadona não cola também

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
A Epic não entendeu que seu principal concorrente não é a Steam. É a pirataria.

Consumidores de PC em geral não ficam muito felizes em gastarem dinheiro com jogos sem levar um bônus, um algo a mais. Isso é algo que inclusive afeta demais uma loja como a GOG. Se tudo o que eu tenho ao comprar um game no GOG é um instalador que posso baixar de graça em outro lugar, pra que vou querer comprar jogos na loja?

Sei que é errado isso, pirataria é ilegal. Mas só comento a respeito de como funciona esse mercado. Tudo o que a Valve fez foi dar ao consumidor o sentimento de que ao comprar uma cópia digital, que não tinha uma embalagem bonita e um manual, poderia ter o mesmo efeito de item de coleção. Para isso ela teve que construir toda uma rede social que as pessoas exibem os jogos que tem, suas façanhas (conquistas) nesses jogos, que sejam capazes de comunicar em chat, postar fotos do seu jogo, fazer resenhas, ter acesso a fóruns que permitem que os jogadores tirem dúvidas. A Valve devolteu ao jogador de PC aquela sensação de ter um game e ainda acrescentou muitos benefícios. Ele fica feliz de ter pagado por um game original.

A Epic não está dando isso. Ela vai lá, dá uns jogos de graça, as pessoas vão lá, entram na loja, cadastram e pegam os jogos. E só. Diria até que se os jogos pudessem ser ativados na Steam as pessoas correriam como loucos para pegar os jogos, porque seriam jogos para as suas "estantes" e que estariam dentro do mundo desses gamers de PC, que é essa rede social que a Valve construiu - inclusive sobre isso a Humble Store ficou famosa justamente por permitir a ativação de seus jogos na Steam. Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic? nenhuma, é pior, tem que baixar mais um launcher para isso. Jogos de graça Epic os PC gamers já tem.

A Epic começou distribuindo jogos com 4 anos de idade. Chegou um momento que sentiram a necessidade de dar até mesmo um jogo de 1 ano apenas de distância do lançamento. Provavelmente porque aqueles jogos antigos não estavam atraindo clientes para a loja.

O maior desafio pra Epic será esse, de fazer com que o consumidor sinta que ao ter escolhido comprar o game na loja ele receba muito mais do que o game propriamente, que ele sinta que ele realmente tenha o jogo e não apenas um executável instalado no computador dele. E aí, quando ela conseguir oferecer tudo isso, aí sim ela poderá brigar de igual para a Valve, mas ainda terá que realizar um segundo esforço, que é o de se colocar como essa principal "estante", desse principal HUB onde os PC gamers se encontram, se comunicam e criam um senso de comunidade. O que ela fez até agora nesse sentido? Pouquíssimo. Ao contrário, ela quer investir o mínimo possível nesse sentido. Torrou a grana nas exclusividades e jogos gratuitos.
 

caioo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
562
Reações
951
Pontos
794
A Epic não entendeu que seu principal concorrente não é a Steam. É a pirataria.

Consumidores de PC em geral não ficam muito felizes em gastarem dinheiro com jogos sem levar um bônus, um algo a mais. Isso é algo que inclusive afeta demais uma loja como a GOG. Se tudo o que eu tenho ao comprar um game no GOG é um instalador que posso baixar de graça em outro lugar, pra que vou querer comprar jogos na loja?

Sei que é errado isso, pirataria é ilegal. Mas só comento a respeito de como funciona esse mercado. Tudo o que a Valve fez foi dar ao consumidor o sentimento de que ao comprar uma cópia digital, que não tinha uma embalagem bonita e um manual, poderia ter o mesmo efeito de item de coleção. Para isso ela teve que construir toda uma rede social que as pessoas exibem os jogos que tem, suas façanhas (conquistas) nesses jogos, que sejam capazes de comunicar em chat, postar fotos do seu jogo, fazer resenhas, ter acesso a fóruns que permitem que os jogadores tirem dúvidas. A Valve devolteu ao jogador de PC aquela sensação de ter um game e ainda acrescentou muitos benefícios. Ele fica feliz de ter pagado por um game original.

A Epic não está dando isso. Ela vai lá, dá uns jogos de graça, as pessoas vão lá, entram na loja, cadastram e pegam os jogos. E só. Diria até que se os jogos pudessem ser ativados na Steam as pessoas correriam como loucos para pegar os jogos, porque seriam jogos para as suas "estantes" e que estariam dentro do mundo desses gamers de PC, que é essa rede social que a Valve construiu - inclusive sobre isso a Humble Store ficou famosa justamente por permitir a ativação de seus jogos na Steam. Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic? nenhuma, é pior, tem que baixar mais um launcher para isso. Jogos de graça Epic os PC gamers já tem.

A Epic começou distribuindo jogos com 4 anos de idade. Chegou um momento que sentiram a necessidade de dar até mesmo um jogo de 1 ano apenas de distância do lançamento. Provavelmente porque aqueles jogos antigos não estavam atraindo clientes para a loja.

O maior desafio pra Epic será esse, de fazer com que o consumidor sinta que ao ter escolhido comprar o game na loja ele receba muito mais do que o game propriamente, que ele sinta que ele realmente tenha o jogo e não apenas um executável instalado no computador dele. E aí, quando ela conseguir oferecer tudo isso, aí sim ela poderá brigar de igual para a Valve, mas ainda terá que realizar um segundo esforço, que é o de se colocar como essa principal "estante", desse principal HUB onde os PC gamers se encontram, se comunicam e criam um senso de comunidade. O que ela fez até agora nesse sentido? Pouquíssimo. Ao contrário, ela quer investir o mínimo possível nesse sentido. Torrou a grana nas exclusividades e jogos gratuitos.

Bom post. É inegável que a Steam é um serviço muito mais completo e brilhante que o serviço atual da Epic. Todavia, eles estão em construção e acredito que um dia possam vir a ter algumas features interessantes que a própria steam tem.

Vejo um detalhe no seu post que infelizmente é a realidade. As pessoas hoje preferem ostentar a jogar. Tanto que muitos players tem 500 jogos na Steam e não jogam se pá 10% do que compra. A resposta para a sua pergunta "Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic?" deveria ser apenas "jogar".

Um dos passos não mencionados por você pela a ascensão da Steam e do HB se chama: preço. Antigamente os descontos da Steam junto com a sua regionalização, foi um fato marcante para a transição dos gamers dos consoles para o PC. Se um dia a EPIC conseguir bater de frente com os descontos dados pela antiga Steam junto com as features mais aclamadas pelas pessoas em seu launcher, acredito que a Valve terá que sair da sua zona de conforto atual ou irá perder uma grande fatia de mercado.

No mais, os jogos grátis da Epic é uma tentativa muito forçada para chamar atenção das pessoas. Está dando certo. A questão é ver se ela conseguirá fidelizar os clientes ao término dos jogos grátis ou aquisição de exclusividades temporárias. Lembrando que nem a Valve ou a Epic são inocentes nessa história. As empresas fazem tudo para crescer e prosperar.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
A Epic não entendeu que seu principal concorrente não é a Steam. É a pirataria.

Consumidores de PC em geral não ficam muito felizes em gastarem dinheiro com jogos sem levar um bônus, um algo a mais. Isso é algo que inclusive afeta demais uma loja como a GOG. Se tudo o que eu tenho ao comprar um game no GOG é um instalador que posso baixar de graça em outro lugar, pra que vou querer comprar jogos na loja?

Sei que é errado isso, pirataria é ilegal. Mas só comento a respeito de como funciona esse mercado. Tudo o que a Valve fez foi dar ao consumidor o sentimento de que ao comprar uma cópia digital, que não tinha uma embalagem bonita e um manual, poderia ter o mesmo efeito de item de coleção. Para isso ela teve que construir toda uma rede social que as pessoas exibem os jogos que tem, suas façanhas (conquistas) nesses jogos, que sejam capazes de comunicar em chat, postar fotos do seu jogo, fazer resenhas, ter acesso a fóruns que permitem que os jogadores tirem dúvidas. A Valve devolteu ao jogador de PC aquela sensação de ter um game e ainda acrescentou muitos benefícios. Ele fica feliz de ter pagado por um game original.

A Epic não está dando isso. Ela vai lá, dá uns jogos de graça, as pessoas vão lá, entram na loja, cadastram e pegam os jogos. E só. Diria até que se os jogos pudessem ser ativados na Steam as pessoas correriam como loucos para pegar os jogos, porque seriam jogos para as suas "estantes" e que estariam dentro do mundo desses gamers de PC, que é essa rede social que a Valve construiu - inclusive sobre isso a Humble Store ficou famosa justamente por permitir a ativação de seus jogos na Steam. Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic? nenhuma, é pior, tem que baixar mais um launcher para isso. Jogos de graça Epic os PC gamers já tem.

A Epic começou distribuindo jogos com 4 anos de idade. Chegou um momento que sentiram a necessidade de dar até mesmo um jogo de 1 ano apenas de distância do lançamento. Provavelmente porque aqueles jogos antigos não estavam atraindo clientes para a loja.

O maior desafio pra Epic será esse, de fazer com que o consumidor sinta que ao ter escolhido comprar o game na loja ele receba muito mais do que o game propriamente, que ele sinta que ele realmente tenha o jogo e não apenas um executável instalado no computador dele. E aí, quando ela conseguir oferecer tudo isso, aí sim ela poderá brigar de igual para a Valve, mas ainda terá que realizar um segundo esforço, que é o de se colocar como essa principal "estante", desse principal HUB onde os PC gamers se encontram, se comunicam e criam um senso de comunidade. O que ela fez até agora nesse sentido? Pouquíssimo. Ao contrário, ela quer investir o mínimo possível nesse sentido. Torrou a grana nas exclusividades e jogos gratuitos.

A principio a Epic não está interessada em oferecer sequer 10% das funcionalidades existentes no Steam ou em outras lojas (launchers) concorrentes. A campanha dela para atrair clientes se baseia numa prática de monopólio temporario + distribuição de jogos antigos de maneira gratuita para tentar atrair o maximo de pessoas possiveis para a loja.

O problema é que isso não dá certo a longo prazo.

A Epic tem o monopólio temporario de Metro Exodus, e eu como gosto da franquia, fui lá no lançamento, muito contra vontade e comprei, apenas pq estava morrendo de vontade de jogar uma série que eu curto. Em outras palavras, eu fui obrigado a comprar Metro Exodus lá, já que no meu caso não havia outra forma de joga-lo.

Ela me conquistou como cliente? Não, porque eu jamais vou voltar a comprar alguma coisa lá justamente por discordar desse tipo de prática e também pela falta de outras funcionalidades que os concorrentes oferecem.

Um ponto que vai ser muito interessante nessa briga recente entre as duas vai ser comparar o volume de vendas do Red Dead Redemption 2, msm com a Epic tendo 1 mês de vantagem para o Steam. Alias, só o tempo dessa exclusividade já chama a atenção, uma vez que a Rockstar sabe muito bem que enfiar o jogo dela na Epic Store por 6 meses ou 1 ano é garantia de fracasso nas vendas se comparado com o potencial de ofertas que o Steam oferece.

Isso por si só ja mostra o quão falho e controverso é o método mercadológico da Epic, além de evidenciar a falta de confiança comercial que a Rockstar sente e sabe que existe neste modelo de negócios.

Enquanto ela tiver dando jogos grátis, tranquilo.
Mas pelo que ouvi falar, não arriscaria cadastrar meu numero de CC na Epic Store... pode ser um pouco "inseguro"

Se eu não me engano, quando eu comprei o Metro Exodus, eles me redirecionaram para o Boa Compra que é o msm sistema que o Steam usa, então sem problemas e sem risco.
 
Ultima Edição:

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.582
Reações
9.962
Pontos
503
A Epic não entendeu que seu principal concorrente não é a Steam. É a pirataria.

Consumidores de PC em geral não ficam muito felizes em gastarem dinheiro com jogos sem levar um bônus, um algo a mais. Isso é algo que inclusive afeta demais uma loja como a GOG. Se tudo o que eu tenho ao comprar um game no GOG é um instalador que posso baixar de graça em outro lugar, pra que vou querer comprar jogos na loja?

Sei que é errado isso, pirataria é ilegal. Mas só comento a respeito de como funciona esse mercado. Tudo o que a Valve fez foi dar ao consumidor o sentimento de que ao comprar uma cópia digital, que não tinha uma embalagem bonita e um manual, poderia ter o mesmo efeito de item de coleção. Para isso ela teve que construir toda uma rede social que as pessoas exibem os jogos que tem, suas façanhas (conquistas) nesses jogos, que sejam capazes de comunicar em chat, postar fotos do seu jogo, fazer resenhas, ter acesso a fóruns que permitem que os jogadores tirem dúvidas. A Valve devolteu ao jogador de PC aquela sensação de ter um game e ainda acrescentou muitos benefícios. Ele fica feliz de ter pagado por um game original.

A Epic não está dando isso. Ela vai lá, dá uns jogos de graça, as pessoas vão lá, entram na loja, cadastram e pegam os jogos. E só. Diria até que se os jogos pudessem ser ativados na Steam as pessoas correriam como loucos para pegar os jogos, porque seriam jogos para as suas "estantes" e que estariam dentro do mundo desses gamers de PC, que é essa rede social que a Valve construiu - inclusive sobre isso a Humble Store ficou famosa justamente por permitir a ativação de seus jogos na Steam. Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic? nenhuma, é pior, tem que baixar mais um launcher para isso. Jogos de graça Epic os PC gamers já tem.

A Epic começou distribuindo jogos com 4 anos de idade. Chegou um momento que sentiram a necessidade de dar até mesmo um jogo de 1 ano apenas de distância do lançamento. Provavelmente porque aqueles jogos antigos não estavam atraindo clientes para a loja.

O maior desafio pra Epic será esse, de fazer com que o consumidor sinta que ao ter escolhido comprar o game na loja ele receba muito mais do que o game propriamente, que ele sinta que ele realmente tenha o jogo e não apenas um executável instalado no computador dele. E aí, quando ela conseguir oferecer tudo isso, aí sim ela poderá brigar de igual para a Valve, mas ainda terá que realizar um segundo esforço, que é o de se colocar como essa principal "estante", desse principal HUB onde os PC gamers se encontram, se comunicam e criam um senso de comunidade. O que ela fez até agora nesse sentido? Pouquíssimo. Ao contrário, ela quer investir o mínimo possível nesse sentido. Torrou a grana nas exclusividades e jogos gratuitos.
Matou o gato a pau
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.847
Reações
6.230
Pontos
1.069
A Epic não entendeu que seu principal concorrente não é a Steam. É a pirataria.

Consumidores de PC em geral não ficam muito felizes em gastarem dinheiro com jogos sem levar um bônus, um algo a mais. Isso é algo que inclusive afeta demais uma loja como a GOG. Se tudo o que eu tenho ao comprar um game no GOG é um instalador que posso baixar de graça em outro lugar, pra que vou querer comprar jogos na loja?

Sei que é errado isso, pirataria é ilegal. Mas só comento a respeito de como funciona esse mercado. Tudo o que a Valve fez foi dar ao consumidor o sentimento de que ao comprar uma cópia digital, que não tinha uma embalagem bonita e um manual, poderia ter o mesmo efeito de item de coleção. Para isso ela teve que construir toda uma rede social que as pessoas exibem os jogos que tem, suas façanhas (conquistas) nesses jogos, que sejam capazes de comunicar em chat, postar fotos do seu jogo, fazer resenhas, ter acesso a fóruns que permitem que os jogadores tirem dúvidas. A Valve devolteu ao jogador de PC aquela sensação de ter um game e ainda acrescentou muitos benefícios. Ele fica feliz de ter pagado por um game original.

A Epic não está dando isso. Ela vai lá, dá uns jogos de graça, as pessoas vão lá, entram na loja, cadastram e pegam os jogos. E só. Diria até que se os jogos pudessem ser ativados na Steam as pessoas correriam como loucos para pegar os jogos, porque seriam jogos para as suas "estantes" e que estariam dentro do mundo desses gamers de PC, que é essa rede social que a Valve construiu - inclusive sobre isso a Humble Store ficou famosa justamente por permitir a ativação de seus jogos na Steam. Mas qual a graça de ter um jogo de graça na Epic? nenhuma, é pior, tem que baixar mais um launcher para isso. Jogos de graça Epic os PC gamers já tem.

A Epic começou distribuindo jogos com 4 anos de idade. Chegou um momento que sentiram a necessidade de dar até mesmo um jogo de 1 ano apenas de distância do lançamento. Provavelmente porque aqueles jogos antigos não estavam atraindo clientes para a loja.

O maior desafio pra Epic será esse, de fazer com que o consumidor sinta que ao ter escolhido comprar o game na loja ele receba muito mais do que o game propriamente, que ele sinta que ele realmente tenha o jogo e não apenas um executável instalado no computador dele. E aí, quando ela conseguir oferecer tudo isso, aí sim ela poderá brigar de igual para a Valve, mas ainda terá que realizar um segundo esforço, que é o de se colocar como essa principal "estante", desse principal HUB onde os PC gamers se encontram, se comunicam e criam um senso de comunidade. O que ela fez até agora nesse sentido? Pouquíssimo. Ao contrário, ela quer investir o mínimo possível nesse sentido. Torrou a grana nas exclusividades e jogos gratuitos.

Acho que o maior rival é o Steam mesmo, quer um bonus melhor do que preços menores e jogos grátis? Se eles simplesmente fizessem uma loja online IDENTICA ao Steam, pq as pessoas migrariam pra ele? Se já tao tudo acostumado com o Steam, nao teriam motivo algum pra sair dela e ir pra uma plataforma nova. A diferença vai ser em jogos e preço, justamente os pontos que a Epic tá focando por agora. Se isso vai dar certo ou nao, nao dá pra saber, mas até agora vejo como a unica que conseguiu gerar uma concorrencia mesmo, o resto era só um estalinho de sao joao.

Voce pode achar que as pessoas ficam felizes com esses benefícios que vc citou da Steam, o que claro que faz parte, mas pra mim também faz parte a pessoa poder pegar um jogo lançamento por 10-20% a menos do valor que pagaria nas outras lojas. A porcentagem eu to chutando, mas acho que na época que vi os preços do metro, borderlands 3 e os jogos da quantic dream, o desconto era maior.

É claro que se as pessoas pudessem ativar os jogos no Steam, fariam isso, assim como os jogos do Gamepass pra PC, do Twitch Prime, e por ae vai...mas e daí? Disso que voce falou pra querer menosprezar uma loja dando jogos de graça tem uma distancia grande, voce fala dela dar "uns jogos" como se fosse pouca coisa, deu MUITO jogo já, e jogo bem avaliado, sendo uns um pouco mais velhos e outros nao. Tem MUITO jogaço na lista dos de graça

Dizer que nao "tem graça" nenhuma jogar na Epic é tenso, pra dizer o minimo. Quer dizer que eu pego um Celeste, concorrente a GOTY do ano passado, e nao vou ter graça jogando nele só pq estou jogando na Epic? Se tivesse no Steam, do nada teria graça?

Com certeza a Epic vai ter um longo caminho pra realmente bater de igual com o Steam, mas como disse antes, foi a que mais conseguiu "incomodar" até agora. Pra mim, focou nas prioridades corretas, que sao preço e jogos. O Steam nao ficou famoso assim por causa do lado social, foi muito mais pelas promoçoes de fim de ano/meio do ano que eram algo inacreditável pra época, muito além de qualquer promo de jogos que existisse para qualquer outra plataforma. Quando foi deixando de ser a unica nisso (além de ter piorado demais as promoçoes), ae foram vindo as outras coisas, como todo o lado social, cartinhas, etc. Mas se nao tivesse tido os exclusivos da Valve no começo ("jogos") e as belíssimas promoçoes ("preço"), o rumo poderia ter sido bem diferente.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Acho que o maior rival é o Steam mesmo, quer um bonus melhor do que preços menores e jogos grátis? Se eles simplesmente fizessem uma loja online IDENTICA ao Steam, pq as pessoas migrariam pra ele? Se já tao tudo acostumado com o Steam, nao teriam motivo algum pra sair dela e ir pra uma plataforma nova. A diferença vai ser em jogos e preço, justamente os pontos que a Epic tá focando por agora. Se isso vai dar certo ou nao, nao dá pra saber, mas até agora vejo como a unica que conseguiu gerar uma concorrencia mesmo, o resto era só um estalinho de sao joao.

Voce pode achar que as pessoas ficam felizes com esses benefícios que vc citou da Steam, o que claro que faz parte, mas pra mim também faz parte a pessoa poder pegar um jogo lançamento por 10-20% a menos do valor que pagaria nas outras lojas. A porcentagem eu to chutando, mas acho que na época que vi os preços do metro, borderlands 3 e os jogos da quantic dream, o desconto era maior.

É claro que se as pessoas pudessem ativar os jogos no Steam, fariam isso, assim como os jogos do Gamepass pra PC, do Twitch Prime, e por ae vai...mas e daí? Disso que voce falou pra querer menosprezar uma loja dando jogos de graça tem uma distancia grande, voce fala dela dar "uns jogos" como se fosse pouca coisa, deu MUITO jogo já, e jogo bem avaliado, sendo uns um pouco mais velhos e outros nao. Tem MUITO jogaço na lista dos de graça

Dizer que nao "tem graça" nenhuma jogar na Epic é tenso, pra dizer o minimo. Quer dizer que eu pego um Celeste, concorrente a GOTY do ano passado, e nao vou ter graça jogando nele só pq estou jogando na Epic? Se tivesse no Steam, do nada teria graça?

Com certeza a Epic vai ter um longo caminho pra realmente bater de igual com o Steam, mas como disse antes, foi a que mais conseguiu "incomodar" até agora. Pra mim, focou nas prioridades corretas, que sao preço e jogos. O Steam nao ficou famoso assim por causa do lado social, foi muito mais pelas promoçoes de fim de ano/meio do ano que eram algo inacreditável pra época, muito além de qualquer promo de jogos que existisse para qualquer outra plataforma. Quando foi deixando de ser a unica nisso (além de ter piorado demais as promoçoes), ae foram vindo as outras coisas, como todo o lado social, cartinhas, etc. Mas se nao tivesse tido os exclusivos da Valve no começo ("jogos") e as belíssimas promoçoes ("preço"), o rumo poderia ter sido bem diferente.
Eu nem li o texto todo do trezoitao, afinal, não me interessa as dificuldades da epic, apenas os jogos grátis mesmo, o resto ela que se preocupe. Só que, lendo por cima, parece que ele disse que é pior pegar um jogo grátis na epic do que baixar um pirata. Foi isso mesmo?

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.868
Pontos
1.839
Eu nem li o texto todo do trezoitao, afinal, não me interessa as dificuldades da epic, apenas os jogos grátis mesmo, o resto ela que se preocupe. Só que, lendo por cima, parece que ele disse que é pior pegar um jogo grátis na epic do que baixar um pirata. Foi isso mesmo?

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Não. Pelo que vi ele é grato pela Steam ter dado aos jogadores um sentimento que pczista havia perdido ao consumirem massa jogos piratas e questiona se a Epic vai conseguir criar o mesmo sentimento.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.868
Pontos
1.839
Ué, mas então porque na pasta pc passam 90% do tempo falando sobre pirataria?
Bom isso quem disse foi ele. Eu também não concordo com esse ponto de vista. Comunidade em relação a um jogo ou franquia? tudo bem. Em relação a uma loja? Sem sentido.

Não generalize, é uma parcela, não todos. Muita gente fica no tópico da Steam.

É, mas a grande maioria está lá pra dar dicas de descontos. E é até irônico isso, pois muita gente está lá pra pegar dicas de jogos baratos mas se revoltam quando outra loja da jogos de graça.
 
Ultima Edição:

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.847
Reações
6.230
Pontos
1.069
Eu nem li o texto todo do trezoitao, afinal, não me interessa as dificuldades da epic, apenas os jogos grátis mesmo, o resto ela que se preocupe. Só que, lendo por cima, parece que ele disse que é pior pegar um jogo grátis na epic do que baixar um pirata. Foi isso mesmo?

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Nao disse exatamente isso, mas dá pra tirar isso da lógica dele. Perguntou qual a graça de pegar um jogo grátis na Epic e ele mesmo respondeu "nenhuma", e ainda falou que é pior pq tem que baixar um launcher da loja só pra isso. Ou seja, já que o pirata é de graça tb e nao precisaria baixar o app da loja, imagino que a lógica dele seria essa mesmo, de que é melhor pegar o pirata
 
Topo Fundo