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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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Asha

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Falando nisso, um dos meus sonhos é fazer uma compilação de ports dos jogos de arcade que usavam a tecnologia de scaling pro Sega CD para finalmente usar a capacidade do add-on de manipular sprites ao seu máximo, aproveitar e adicionar musicas em qualidade CD da S.S.T. Band/ports do FM Towns;
Ideia interessante! Seria legal ver isso com jogos da engine que receberam ports de Mega Drive, mas não ficaram muito bons como Galaxy Force II e Thunder Blade.
 

paulojr_mam

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Pra quem não gostou do primeiro Toejam & Earl, não apenas talvez goste mais jogando cooperativo, mas talvez ajude a jogar no modo com mundos fixos e não aleatórios.
 

edineilopes

Retrogamer
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Ideia interessante! Seria legal ver isso com jogos da engine que receberam ports de Mega Drive, mas não ficaram muito bons como Galaxy Force II e Thunder Blade.
Thunder Blade acho que era muita areia pro Mega carregar sozinho... Com o acessório Sega CD ajudando aí deve ser possível algo satisfatório.
Projeto legal que está progredindo devagar e sempre!
Belo trabalho, parece muito bem programado.
 


Asha

Bam-bam-bam
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Thunder Blade acho que era muita areia pro Mega carregar sozinho... Com o acessório Sega CD ajudando aí deve ser possível algo satisfatório.Belo trabalho, parece muito bem programado.
Havia lido uma entrevista com o Yuji Naka em algum lugar mencionando que Super Thunder Blade usou um cartucho de armazenamento bem pequeno e foi apressado para o lançamento do Mega Drive no Japão. Creio que as coisas poderiam ser um pouco diferentes se o port tivesse sido feito mais tarde, numa fita maior. Ter a ajuda de uma empresa fera no Hardware como a Factor 5, Treasure ou a CORE seria bom também.

Enquanto não ficaria 100% fiel ao jogo de Arcade, acho que seria possível algo bem mais decente no console base se fosse feito em circunstâncias melhores. Para ser ter uma ideia, até o Master System, com todas suas limitações, possuí uma adaptação bacana de Thunder Blade:

 

Craudiao

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Havia lido uma entrevista com o Yuji Naka em algum lugar mencionando que Super Thunder Blade usou um cartucho de armazenamento bem pequeno e foi apressado para o lançamento do Mega Drive no Japão. Creio que as coisas poderiam ser um pouco diferentes se o port tivesse sido feito mais tarde, numa fita maior. Ter a ajuda de uma empresa fera no Hardware como a Factor 5, Treasure ou a CORE seria bom também.

Enquanto não ficaria 100% fiel ao jogo de Arcade, acho que seria possível algo bem mais decente no console base se fosse feito em circunstâncias melhores. Para ser ter uma ideia, até o Master System, com todas suas limitações, possuí uma adaptação bacana de Thunder Blade:


Rapaz, não conhecia não... a segunda fase vem uns tanques muito loucos fazendo drift... Hoje é engraçado mas na época deve ter sido foda demais...
 

edineilopes

Retrogamer
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Havia lido uma entrevista com o Yuji Naka em algum lugar mencionando que Super Thunder Blade usou um cartucho de armazenamento bem pequeno e foi apressado para o lançamento do Mega Drive no Japão. Creio que as coisas poderiam ser um pouco diferentes se o port tivesse sido feito mais tarde, numa fita maior. Ter a ajuda de uma empresa fera no Hardware como a Factor 5, Treasure ou a CORE seria bom também.

Enquanto não ficaria 100% fiel ao jogo de Arcade, acho que seria possível algo bem mais decente no console base se fosse feito em circunstâncias melhores. Para ser ter uma ideia, até o Master System, com todas suas limitações, possuí uma adaptação bacana de Thunder Blade:

Ah, sim. A versão master System, embora modesta, tem excelentes gráficos para o padrão do console. Foi a versão que primeiro conheci, numa experiência traumatizante. Era novo e não tinha agilidade para desviar dos tiros (não melhorei muito nisso, aliás, hahaha). Babava pros gráficos.

Acho que não me expressei bem. A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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Apesar que Mega tem o estupendo Panorama Cotton, né? Sem nenhum hardware adicional. Vai que...
 

Cristiano Sword

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Ah, sim. A versão master System, embora modesta, tem excelentes gráficos para o padrão do console. Foi a versão que primeiro conheci, numa experiência traumatizante. Era novo e não tinha agilidade para desviar dos tiros (não melhorei muito nisso, aliás, hahaha). Babava pros gráficos.

Acho que não me expressei bem. A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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Apesar que Mega tem o estupendo Panorama Cotton, né? Sem nenhum hardware adicional. Vai que...



Panorama Cotton, eh muito lindo, eh de Deus isso aq :3
Muito bem programado, Mode7, rotação, escalonamento, translação, colisão, reflexo, uma cacetada de sprites e tudo isso sem lag,
sem delay e erros.
Eu amo esse jogo^^

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Asha

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Ah, sim. A versão master System, embora modesta, tem excelentes gráficos para o padrão do console. Foi a versão que primeiro conheci, numa experiência traumatizante. Era novo e não tinha agilidade para desviar dos tiros (não melhorei muito nisso, aliás, hahaha). Babava pros gráficos.

Acho que não me expressei bem. A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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Apesar que Mega tem o estupendo Panorama Cotton, né? Sem nenhum hardware adicional. Vai que...
Entendi o seu ponto! Não estou dizendo que portar esse jogo e replicar seus efeitos especiais seria tarefa fácil no Mega Drive sem add-ons (muito pelo contrário), mas sim explicar o por que do port programado pelo Naka não ter sido uma adaptação muito boa. O console possuí ports que são inferiores aos de arcade, mas ainda bem satisfatórios, porém, na minha opinião, Super Thunder Blade não é um deles. Considero a versão de Master muito mais jogável por certos motivos.

E, rapaz, uma das coisas que mais quero é saber como a Success fez aquelas bruxarias do Panorama Cotton sem o Mega Drive dar uma de churrasqueira do Faustão. Se houver alguma entrevista antiga com os membros da companhia (a Beep! Mega Drive tinha algumas com developers) sobre o jogo , adoraria ver traduzida.
 

edineilopes

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Panorama Cotton, eh muito lindo, eh de Deus isso aq :3
Muito bem programado, Mode7, rotação, escalonamento, translação, colisão, reflexo, uma cacetada de sprites e tudo isso sem lag,
sem delay e erros.
Eu amo esse jogo^^

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Entendi o seu ponto! Não estou dizendo que portar esse jogo e replicar seus efeitos especiais seria tarefa fácil no Mega Drive sem add-ons (muito pelo contrário), mas sim explicar o por que do port programado pelo Naka não ter sido uma adaptação muito boa. O console possuí ports que são inferiores aos de arcade, mas ainda bem satisfatórios, porém, na minha opinião, Super Thunder Blade não é um deles. Considero a versão de Master muito mais jogável por certos motivos.

E, rapaz, uma das coisas que mais quero é saber como a Success fez aquelas bruxarias do Panorama Cotton sem o Mega Drive dar uma de churrasqueira do Faustão. Se houver alguma entrevista antiga com os membros da companhia (a Beep! Mega Drive tinha algumas com developers) sobre o jogo , adoraria ver traduzida.
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Esse jogo é fora da curva realmente. Tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, visual avançado de cair o queixo. Nem parece o mesmo hardware que se peida todo pra rodar Road Rash.

Outro que fizeram bruxaria foi o jogo do Batman.

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Craudiao

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Esse jogo é fora da curva realmente. Tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, visual avançado de cair o queixo. Nem parece o mesmo hardware que se peida todo pra rodar Road Rash.

Outro que fizeram bruxaria foi o jogo do Batman.

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Poderiam ter colocado o Batman de costas, achei meio estranho da forma que ficou... (claro, sei que estão falando é dos efeitos do cenário e tals, mas tive que comentar)
 

edineilopes

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Poderiam ter colocado o Batman de costas, achei meio estranho da forma que ficou... (claro, sei que estão falando é dos efeitos do cenário e tals, mas tive que comentar)
Ficaria uma animação estranha também, quando o chão estivesse "voltando". Acho que a forma mais fácil para resolver esses conflitos de movimentação seria colocar uma base flutuando, semelhante ao que a Konami fez nesta fase:

14.JPG
 

Craudiao

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Ficaria uma animação estranha também, quando o chão estivesse "voltando". Acho que a forma mais fácil para resolver esses conflitos de movimentação seria colocar uma base flutuando, semelhante ao que a Konami fez nesta fase:

14.JPG
Até concordo, mas acho menos estranho alguém andar de frente e de costas do que ficar andando como caranguejo... kkkk
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Entendi o seu ponto! Não estou dizendo que portar esse jogo e replicar seus efeitos especiais seria tarefa fácil no Mega Drive sem add-ons (muito pelo contrário), mas sim explicar o por que do port programado pelo Naka não ter sido uma adaptação muito boa. O console possuí ports que são inferiores aos de arcade, mas ainda bem satisfatórios, porém, na minha opinião, Super Thunder Blade não é um deles. Considero a versão de Master muito mais jogável por certos motivos.

E, rapaz, uma das coisas que mais quero é saber como a Success fez aquelas bruxarias do Panorama Cotton sem o Mega Drive dar uma de churrasqueira do Faustão. Se houver alguma entrevista antiga com os membros da companhia (a Beep! Mega Drive tinha algumas com developers) sobre o jogo , adoraria ver traduzida.

Não conhecia essa revista, vou ler todas agora^^
 

Asha

Bam-bam-bam
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Não conhecia essa revista, vou ler todas agora^^
Há muitas revistas e livros interessantes sobre o Mega Drive em japonês, mas, na maioria das vezes, poucas coisas são passadas para outras linguas. Esse site em inglês é bem novo, mas costuma a traduzir coisas da Beep e entre outras publicações. Recomendo a leitura também!
 

Ryo_Hazuki(

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Ah, sim. A versão master System, embora modesta, tem excelentes gráficos para o padrão do console. Foi a versão que primeiro conheci, numa experiência traumatizante. Era novo e não tinha agilidade para desviar dos tiros (não melhorei muito nisso, aliás, hahaha). Babava pros gráficos.

Acho que não me expressei bem. A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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Apesar que Mega tem o estupendo Panorama Cotton, né? Sem nenhum hardware adicional. Vai que...
Tem também aquelas telas do Jurassic park fodão que não devem em nada para isso aí.
 

duke_tolgo

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Ah, sim. A versão master System, embora modesta, tem excelentes gráficos para o padrão do console. Foi a versão que primeiro conheci, numa experiência traumatizante. Era novo e não tinha agilidade para desviar dos tiros (não melhorei muito nisso, aliás, hahaha). Babava pros gráficos.

Acho que não me expressei bem. A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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Apesar que Mega tem o estupendo Panorama Cotton, né? Sem nenhum hardware adicional. Vai que...
esse jogo ficaria muito bom rodando em sega saturn, e uma pena que sega não investiu mais em suas franquias pra essa plataforma.
 

NÃOMEQUESTIONE

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A versão Mega podia ser melhor, realmente. Mas, acho os gráficos do arcade "pesadíssimos". Pra fazer algo parecido com isso, imagino importante o Sega CD dando um apoio.

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O Mega Drive quando bem programado até que tem seus momentos de uau!

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Mas bixo o hardware do Super Scaler era um monstro dezenas de vezes mais poderoso, não tem como competir! Os consoles 16 bits ficam só no "cheirinho", qualquer aproximação sem hardware adicional é até digna de aplausos!
 
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Podiam fazer um Color Hack do Mega Bomberman, editei no photoshop pra ter uma ideia.

Novas Cores X Original
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Novas Cores X Bomberman '94 (PC Engine)
1544216185806.png
 

Ryo_Hazuki(

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O Mega Drive quando bem programado até que tem seus momentos de uau!

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Mas bixo o hardware do Super Scaler era um monstro dezenas de vezes mais poderoso, não tem como competir! Os consoles 16 bits ficam só no "cheirinho", qualquer aproximação sem hardware adicional é até digna de aplausos!
Essas telas que me referia acima, tem uma outra mais a frente no jogo que acho ainda mais imprecionante.
Mas não deixemos de levar em consideração a época de desenvolvimento de ambos os jogos, mesmo sendo a mesma plataforma houve uma óbvia evolução das técnicas de programação. Mas serve sim para vislumbrar um hipotético port do super thunder com o máximo possível do Mega Drive. Acredito que ficaria sim bem competente.
 

edineilopes

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O Mega Drive quando bem programado até que tem seus momentos de uau!

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Fantástico o que conseguiam tirar do console. Isso era bem legal, de vez em quando apareciam jogos ou estágios com efeitos ou uma "tecnologia" que você não esperava.

Nunca se sabia quando o avançar para novo estágio traria uma grande surpresa e uma nova experiência gráfica.
x4RSV3n.gif


De certo modo, um conceito dos celulares "smart" (o mesmo hardware ser capaz de aprender a fazer coisas novas através de novos programas) se aplicava muito bem ao Meguinha, que precisou se virar para surpreender fazendo coisas que provavelmente não estavam imaginadas em 88. No Geral, isso acontece com vários consoles, que acabam precisando surpreender por anos sem atualização de hardware, mas se aplica muito forte no caso do Mega Drive.
Mas bixo o hardware do Super Scaler era um monstro dezenas de vezes mais poderoso, não tem como competir! Os consoles 16 bits ficam só no "cheirinho", qualquer aproximação sem hardware adicional é até digna de aplausos!
Acho alguns gráficos dos "velhos arcades" impressionantes, a beleza e profundidade que conseguiam dar à cena, sem a utilização de polígonos.
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Para a época, com tanta coisa acontecendo na tela, esses hardwares tinham uma capacidade de processamento fantástica.
 
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edineilopes

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esse jogo ficaria muito bom rodando em sega saturn, e uma pena que sega não investiu mais em suas franquias pra essa plataforma.
No Saturn tinha que ser "arcade perfect". Talvez uma versão turbinada com coisas a mais, já que o sistema de planos dele permitiria horizontes e efeitos de água muito interessantes.
 

Kyo Olhos Demoniacos

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Fantástico o que conseguiam tirar do console. Isso era bem legal, de vez em quando apareciam jogos ou estágios com efeitos ou uma "tecnologia" que você não esperava.

Nunca se sabia quando o avançar para novo estágio traria uma grande surpresa e uma nova experiência gráfica.
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De certo modo, um conceito dos celulares "smart" (o mesmo hardware ser capaz de aprender a fazer coisas novas através de novos programas) se aplicava muito bem ao Meguinha, que precisou se virar para surpreender fazendo coisas que provavelmente não estavam imaginadas em 88. No Geral, isso acontece com vários consoles, que acabam precisando surpreender por anos sem atualização de hardware, mas se aplica muito forte no caso do Mega Drive.
Acho alguns gráficos dos "velhos arcades" impressionantes, a beleza e profundidade que conseguiam dar à cena, sem a utilização de polígonos.
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Para a época, com tanta coisa acontecendo na tela, esses hardwares tinham uma capacidade de processamento fantástica.
So lembrei do jogo de corrida de F1 da Sega:



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Eu acho que Mega Bomberman além de um hack de cores, precisa de um novo mapa de tiles, tenho certeza que o Mega pode fazer esse game quase idêntico ao PC-Engine.
 
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