O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pera ai que tá compilando, mas qr que eu coloque o video no yt ou a vgm pra baixar aqui?

obs, só achei da sala do trono, então de brinde vou colocar a musica de titulo do top gear.
Legal de deixar no Youtube é ficar público. De repente mais gente que gosta do tema, mas não conhece o fórum, acessa.

Mas importa o que for mais prático para você.
:kjoinha
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não sei se é notícia velha pra galera, peguei hoje a demo: https://t.co/wA8vTBksB3

5TRgKG8.png
OSt7kGt.png
VHKUIe8.png
9IyToDD.png
cLUlBxI.png
xhwvnHH.png


Controles funcionam muito bem.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui para compartilhar com a galera, uma notícia interessante:

https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/raro-achado-desvenda-os-segredos-do-jogo-de-aladdin/87826
Raro achado desvenda os segredos do jogo de Aladdin

A Video Game History Foundation (VGHF) conseguiu uma cópia completa do código-fonte do jogo, o que nos dá uma rara oportunidade de entender todas as etapas e decisões tomadas durante seu desenvolvimento.

É uma descoberta digna da “caverna dos tesouros” do filme. Além do código-fonte, todas as ferramentas usadas no processo de desenvolvimento também foram arquivadas. Compiladores, editores de gráficos e de fases, os arquivos MIDI que deram origem às músicas, tudo está lá. Com isso, pesquisadores da VGHF podem reconstruir também o fluxo de trabalho dos programadores.



------------

O link original, com todo o conteúdo citado na matéria, está aqui:

https://gamehistory.org/aladdin-source-code/

81554 81555
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.936
Pontos
453
Deixar aqui para compartilhar com a galera, uma notícia interessante:

https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/raro-achado-desvenda-os-segredos-do-jogo-de-aladdin/87826
Raro achado desvenda os segredos do jogo de Aladdin

A Video Game History Foundation (VGHF) conseguiu uma cópia completa do código-fonte do jogo, o que nos dá uma rara oportunidade de entender todas as etapas e decisões tomadas durante seu desenvolvimento.

É uma descoberta digna da “caverna dos tesouros” do filme. Além do código-fonte, todas as ferramentas usadas no processo de desenvolvimento também foram arquivadas. Compiladores, editores de gráficos e de fases, os arquivos MIDI que deram origem às músicas, tudo está lá. Com isso, pesquisadores da VGHF podem reconstruir também o fluxo de trabalho dos programadores.



------------

O link original, com todo o conteúdo citado na matéria, está aqui:

https://gamehistory.org/aladdin-source-code/

Visualizar anexo 81554Visualizar anexo 81555
Eu li essa materia, tem um tempo já.
O problema é que ele não compartilha o código, mas claro que pelo que ele mostra o mesmo tem o código sim.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu li essa materia, tem um tempo já.
O problema é que ele não compartilha o código, mas claro que pelo que ele mostra o esmo tem o código sim.
Vi que o conteúdo na VGHF já tem um tempo, apesar da matéria da Olhar Digital ser deste mês.

Uma pena se não estão compartilhando material. Alguém poderia compilar uma versão com coisas excluídas do jogo final.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.214
Reações
104.364
Pontos
1.299
Este jogo é um espetáculo.

G6teLAD.gif




Su7gqWa.gif




Fosse reclamar de cores, ou fazer algum hack, mudaria as cores da primeira fase. Muito amarelada.

Exemplo rápido:
cfZv0PK.png
hWy9to0.png

Finalmente alguém me ouviu! Sempre quis mudar as cores desta fase, porém nunca tive paciência pra mexer no Hivepal, as cores ficaram ótimas, muito melhores que o amarelo hepatite do original. :kkong
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Finalmente alguém me ouviu! Sempre quis mudar as cores desta fase, porém nunca tive paciência pra mexer no Hivepal, as cores ficaram ótimas, muito melhores que o amarelo hepatite do original. :kkong
Até feio prometer mexer no Aladdin, por ter o Sunset Riders lá parado faltando uns ajustes para finalizar. Logo vai fazer um ano e não terminei, uma vergonha.

Ifc8NeO.png
IMgtihr.png

e9n86xm.png
57cd6pA.png



Mas mexer em uma fase apenas do Aladdin e sendo mero ajuste fino de matiz de meia dúzia de cores, não deve ser demorado. Deve ser o trampo de uma tarde, se não tiver muita coisa compartilhada.

cfZv0PK.png
hWy9to0.png
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
Esse projeto tem muito potencial.

Fico imaginando converter em sprites imagens de jogos que nunca sonharam sair para Mega.

Visualizar anexo 81895

Naturalmente com um downgrade imenso, mas com capricho vira uma novidade interessante.


edinei, se quiser tentar algo, comece por aqui ó:



o passo mais complicado deve ser realmente esse, o primeiro. como vc ja está acostumado a mexer com cores, quem sabe. ksksks
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.936
Pontos
453
15 conto na rom é facada demais

pelo menos ja tem demo entao maiores chances de entregar o jogo
Cara, essa é mesma a sua opiniao? 15 conto é caro por jogo? seria mais barato, se fosse um jogo da steam??
outros jogos de mega drive venderam a rom por uma media maior, sendo q foi em euro, de 14 a 17+-

Sobre entregar o jogo, paprium e outros jogos infelizmente mostraram sua incompetência e queimam pessoas sérias com projetos promissores em crowdfunding.
Apoiei esse e mais 7 projetos de crowdfunding (não só de jogos) desde o ano passado, vamos ver oq acontece. Final do ano comento por aqui.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
edinei, se quiser tentar algo, comece por aqui ó:



o passo mais complicado deve ser realmente esse, o primeiro. como vc ja está acostumado a mexer com cores, quem sabe. ksksks
Que top.

Ótima dica para uma adaptação rápida e bonita.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Cara, essa é mesma a sua opiniao? 15 conto é caro por jogo? seria mais barato, se fosse um jogo da steam??
outros jogos de mega drive venderam a rom por uma media maior, sendo q foi em euro, de 14 a 17+-

Sobre entregar o jogo, paprium e outros jogos infelizmente mostraram sua incompetência e queimam pessoas sérias com projetos promissores em crowdfunding.
Apoiei esse e mais 7 projetos de crowdfunding (não só de jogos) desde o ano passado, vamos ver oq acontece. Final do ano comento por aqui.
A pergunta não foi para mim, mas havia chamado o preço da ROM de "meio salgadinho".

A precificação é um desafio para qualquer empreendedor, equalizar cobrir custos, estimar expectativa de lucros, não subestimar nem superestimar o quanto o público está disposto a gastar. Se chegaram a esse preço, ok. Direito deles e devem ter sido bastante prudentes nos cálculos. Eu realmente respeito isso.

Mas são 15 dólares, o que significa quase 60 reais, em um arquivo digital. Não tem como não lembrar que existe uma infinidade de grandes games prontos por esse valor.

Acaba sendo uma homenagem ao Meguinha e, quem compra, pode entender como um apoio para surgirem mais projetos similares.

Essa premissa "é de um 16bits" acho que está "jogando" o preço para cima, agregando valor. Mas se fosse "15 conto" por um jogo igualzinho, porém para Windows, sem dose de saudosismo incluída, talvez haveria mais dificuldade em ganhar visibilidade e cobrar o que se está cobrando.
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
5 dólares tava de bom tamanho pela rom. Chuto que venderia 3x mais. E os entusiastas pagariam mais pela versão em cartucho de qualquer jeito.

A ROM tinha que ter preço baixo para vender para os casuais e curiosos. 15 é preço muito alto por um jogo de mega drive, nem a Nintendo cobrava tão caro no virtual console.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.936
Pontos
453
5 dólares tava de bom tamanho pela rom. Chuto que venderia 3x mais. E os entusiastas pagariam mais pela versão em cartucho de qualquer jeito.

A ROM tinha que ter preço baixo para vender para os casuais e curiosos. 15 é preço muito alto por um jogo de mega drive, nem a Nintendo cobrava tão caro no virtual console.
Entendi seu ponto de vista, realmente para nós brasileiros o preço fica salgado. 60 pila
Mas para a realidade deles 15 dólares é um preço baixo, seria um equivalente a cobrar 15 reiais para nós.
Essa é uma preocupação que tenho pq achar um valor equivalente entre dolar e real é foda. Ainda mais nesse cenario socio econômico que nós brasileiros temoa vivido.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
Entendi seu ponto de vista, realmente para nós brasileiros o preço fica salgado. 60 pila
Mas para a realidade deles 15 dólares é um preço baixo, seria um equivalente a cobrar 15 reiais para nós.
Essa é uma preocupação que tenho pq achar um valor equivalente entre dolar e real é foda. Ainda mais nesse cenario socio econômico que nós brasileiros temoa vivido.
Nao acho caro por causa da conversão pra real não.
Acho caro 15 dólares para uma ROM de 16bits mesmo. Principalmente em "pré venda" / financiamento.
Como disse pros colecionadores podem cobrar 40 dólares no cartucho e acho ok.... Mas pro público casual fica difícil convencer
 
Topo Fundo