O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu achava isso com os jogos da Bandai no Super Nintendo,tipo se voce jogou um,jogou todos.
Para ser sincero, só lembro do Dragon Ball.
Lá vai o palpiteiro de plantão...eu não sei até que ponto as cores são compartilhadas, mas seria possível melhorar as cores dos elementos do HUD, tipo um vermelho mais forte pra maçã, ou um amarelo mais vivo pra lâmpada? Eu acho que após ter mexido com as cores dos cenários estes itens ficaram destoando muito no contexto geral.
A maçã, deve ser uma edição bem tranquila. Mesmo se compartilhada, deixar uma cor mais viva ou saturada não deve gerar grandes problemas.

Na lâmpada deve ser mais complicado mexer. Não conferi no HivePal, mas é quase certo que tenha cores do rosto do Aladdin.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Eu acho que já foi falado desse jogo aqui nesse topico, mas esse jogo definitivamente merece uma menção, ele não faz os mesmos truques graficos de outros jogos mencionados aqui, mas seu artstyle não só usa a paleta gráfica do Mega ao seu máximo, mas eu diria com certeza que é o mais graficamente detalhado do sistema, nenhuma fase e parecida com a outra e é cheio de frames de animação para o protagonista e alguns dos inimigos, não é o mais graficamente impressionante, mas e o mais graficamente detalhado:


Aconselho assistir o vídeo desse cara sobre esse jogo, muito legal e informativo

 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Com mais alguns ajustes:

nEUwAWJ.png


iNFuVO9.png


tuUAwjC.png




Minha referência de paletas é este trecho do desenho:

GFdUzPJ.png


IAEKH08.png


6kCvACO.png



Está muito bonito
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.072
Pontos
453
Estou lendo aqui a história do desenvolvimento do Mega Drive e que eles planejavam muito mais coisas como mais cores, rotação e escala como no SNES, distorção de imagens e vários outros efeitos vindos do System 16, mas a falta de experiência, recursos, investimento, tempo corrido, prazos etc, os obrigou a capar tudo na medida do possível, pena mesmo... :ksnif

(Se pelo menos gastassem mais uns poucos meses para resolver o problema das cores simultâneas, 256 teria sido ótimo para o MD, afinal o Master System é 32/64, poderiam ter repetido aqui 50% da capacidade total e 256 era o padrão da indústria dos 8 bits na época, ainda mais no 16 bits, em pensar que dois anos depois conseguiram 4.096 cores totais com o Game Gear de 8 bits com o hardware do Master System, penso que faltou visão do futuro para equipe e a empresa que se contentou com tão pouco, ainda mais com o PC Engine de um ano antes com suas 482 cores simultâneas, se eu fosse o dono da Sega, os obrigaria a tirar água de pedra como fizeram na Nintendo, faltou um Yamauchi Hirochi por lá.)
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
o Alladdin nunca foi um jogo que me incomodou em relação ao visual... mas o seu hack pode mudar a perspectva, ja tenho todos os outros seus trabalhos no meu retroarch, acho o do Captain America e Avengers um dos melhores upgrades
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
o Alladdin nunca foi um jogo que me incomodou em relação ao visual... mas o seu hack pode mudar a perspectva, ja tenho todos os outros seus trabalhos no meu retroarch, acho o do Captain America e Avengers um dos melhores upgrades
Estou mexendo no Aladdin, não tenho tenho trabalhos publicados em sites. Acredito que está falando no @Pyron
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse Aladdin foi sensacional. A arte e fazer as coisas bem feitas superam as limitações da máquina. Mesmo o SNES sendo mais poderoso a melhor versão do jogo é do Meguinha.
Faço ressalva a esse mais poderoso. Mais moderno, sim. Tinha mais efeitos, mais cores... Mais "poderoso" depende da tarefa e do jogo. Mega tinha seus momentos e seus projetos que ficavam bons ou melhores nele.





 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Legal do retroarch é a infinidade de opções para todos os gostos.

Pessoalmente, gosto de antidither que é localizado onde tem dither, porém mantém nitidez da imagem toda. Mas a visão mais realista de como se jogava nas TVs no início dos anos 90 é essa aí mesmo. Jamais vi papo de dither na década de 90, isso é coisa que apareceu depois.
Você saberia me dizer se tem como fazer isso no kega fusion?
No retroarch eu não consegui tirar a tela curva, mas prefiro os emuladores individuais, pois eu não gosto da forma de seleção do retroarch que rolando, e ele rola muito rápido e também demora para chegar nas ultimas opções, a janela do windows é melhor para selecionar.
Obrigado.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Legal do retroarch é a infinidade de opções para todos os gostos.

Pessoalmente, gosto de antidither que é localizado onde tem dither, porém mantém nitidez da imagem toda. Mas a visão mais realista de como se jogava nas TVs no início dos anos 90 é essa aí mesmo. Jamais vi papo de dither na década de 90, isso é coisa que apareceu depois.
Você saberia me dizer se tem como fazer isso no kega fusion?
No retroarch eu não consegui tirar a tela curva, mas prefiro os emuladores individuais, pois eu não gosto da forma de seleção do retroarch que rolando, e ele rola muito rápido e também demora para chegar nas ultimas opções, a janela do windows é melhor para selecionar.
Obrigado.
YmnFh3o.png


Remover o dither localmente? É sim, com um plug-in. Feito pelo @Papangu , que não aparece muito mais por aqui.

O link expirou, mas depois posso fazer upload do arquivo.
Versão 3:
http://we.tl/CydwoW0MJP

Salve o arquivo "Dithering.rpi" na pasta "Plugins" do Fusion.

Resultado:
YmnFh3o.png

No Fusion é um arquivo de extensão .RPI.

O criador do mdapt postou neste tópico. Depois ele desenvolveu o gdapt, também para combater dither, mas de forma ainda mais agressiva para jogos que abusam muito do recurso e o mdapt não bastava.
Problema do fusion é um plugin por vez. Então para simular uma CRT depois do antidither só ligando os scanlines do próprio emulador. É o mais próximo que vi do retroarch.

Edit: este está funcionando:
index.php
index.php
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
YmnFh3o.png


Remover o dither localmente? É sim, com um plug-in. Feito pelo @Papangu , que não aparece muito mais por aqui.

O link expirou, mas depois posso fazer upload do arquivo.
Problema do fusion é um plugin por vez. Então para simular uma CRT depois do antidither só ligando os scanlines do próprio emulador. É o mais próximo que vi do retroarch.

Edit: este está funcionando:
index.php
index.php
Obrigado pelo upload do antidither.
Eu baixei o retroarch configurado aqui do fórum, depois eu só vou tentar tiarar a simulação de tela curva.

Sobre a seleção de jogos no retroarch, recomendo fortemente um frontend.

Torcia o nariz também para o retroarch, achava chatinho de mexer, mas em parceria com o Launchbox tudo mudou.

index.php
Vou tentar usar ele, obrigado pela dica.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Sobre a seleção de jogos no retroarch, recomendo fortemente um frontend.

Torcia o nariz também para o retroarch, achava chatinho de mexer, mas em parceria com o Launchbox tudo mudou.

index.php


Usei bastante o Launchbox, mas fui notando que dependendo da quantidade de jogos, emuladores e etc, ele ( pra mim) foi ficando muito pesado , e até implicando em certos emuladores e jogos rodados, pelo seu peso.

Hj em dia uso o Playnite , além de ser mais leve, faz até mais coisas que o launchbox ( pelo menos em sua versão free )


Mas é sim um bom frontend.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Usei bastante o Launchbox, mas fui notando que dependendo da quantidade de jogos, emuladores e etc, ele ( pra mim) foi ficando muito pesado , e até implicando em certos emuladores e jogos rodados, pelo seu peso.

Hj em dia uso o Playnite , além de ser mais leve, faz até mais coisas que o launchbox ( pelo menos em sua versão free )


Mas é sim um bom frontend.
Não percebi diferença de desempenho com ele aberto ou fechado.

Sempre sou meio desconfiado com aplicação "aberta sem necessidade" roubando recursos, então já fui conferir se ele atrapalhava. Um dia fiz um teste e não consegui fazer o Launchbox consumir 1GB. Por mais que navegasse, mudasse configs, ele não chegou nem perto disso (ficou entre 500 e 700MB). Hoje um navegador de internet passa fácil de 1GB.

Tenho 16GB de RAM. Talvez o frontend aberto impacte com outra quantidade de memória. Pode ser também a quantidade de jogo. Não tenho tantos jogos assim dentro dele, meio que "filtro" para ficar disponível só o que gostaria de jogar. Tenho alguns FULLSET guardados, para fins de "backup", mas configurados no HD com LaunchBox são por volta de 1600 games "só".


Recomendo o LaunchBox pela comodidade. Praticamente sem mexer numa linha de configuração se importa emuladores e ROMS e ele automaticamente baixa da internet capas, backgrounds, informações, etc. É muito fácil de usar.
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
Você saberia me dizer se tem como fazer isso no kega fusion?
No retroarch eu não consegui tirar a tela curva, mas prefiro os emuladores individuais, pois eu não gosto da forma de seleção do retroarch que rolando, e ele rola muito rápido e também demora para chegar nas ultimas opções, a janela do windows é melhor para selecionar.
Obrigado.
Retroarch agora tem mais de um GUI. E também tem a opção de seleção de jogos em janela do windows, só apertar F5.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Não percebi diferença de desempenho com ele aberto ou fechado.

Sempre sou meio desconfiado com aplicação "aberta sem necessidade" roubando recursos, então já fui conferir se ele atrapalhava. Um dia fiz um teste e não consegui fazer o Launchbox consumir 1GB. Por mais que navegasse, mudasse configs, ele não chegou nem perto disso (ficou entre 500 e 700MB). Hoje um navegador de internet passa fácil de 1GB.

Tenho 16GB de RAM. Talvez o frontend aberto impacte com outra quantidade de memória. Pode ser também a quantidade de jogo. Não tenho tantos jogos assim dentro dele, meio que "filtro" para ficar disponível só o que gostaria de jogar. Tenho alguns FULLSET guardados, para fins de "backup", mas configurados no HD com LaunchBox são por volta de 1600 games "só".


Recomendo o LaunchBox pela comodidade. Praticamente sem mexer numa linha de configuração se importa emuladores e ROMS e ele automaticamente baixa da internet capas, backgrounds, informações, etc. É muito fácil de usar.




Justamente, no seu caso roda tranquilo pois pelo que vc disse, não tens muitos jogos atrelados a ele. No meu caso eu usava meus full sets de snes, gba, gb advance, ps1, ps2, e por ai vai, o que mais pesou nele, foram as imagens, capas, manuais, e dados dos games. realmente usei como meu frontend principal pra tudo, e de fato era lento em seu carregar.

daí to mais satisfeito com o Playnite por ser leve nessa questão. tenho modestos 8 GB de RAM, então já é tranquilo. Fora que acho a interface bem bonita.

Mas de fato o launchbox é muito bom sim, usei desde seu beta.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Ah.. como eu amava a Sega nos anos 90...
A sega fez uma propaganda para o mega drive mini baseada na iconica genesis does, já assisti 10 vezes



Eu sempre gostei mais da Nintendo, porém sem extremismo. Tenho uma admiração muito grande pela Sega, pois ambas as empresas eram bastante inovadoras, mas eu penso que somente a Sega era "louca" de verdade, no bom e no mau sentido. A capacidade dela de arriscar era incrível, e ela mergulhava de cabeça em tudo o que fazia, apostando nas ideias mais irreverentes. Sinceramente, não imagino quem mais poderia ter competido com a Nintendo em seu auge. O Mega Drive era superior ao Nintendinho? Sim, claro! Mas o Master System também era, assim como o PC Engine, fora os computadores pessoais da época. Ainda assim, essa propaganda icônica da Sega arregaçou as mangas e foi com tudo pra cima da Nintendo, dando a entender que o produto desta era uma m**** e que o futuro estava no Mega Drive. Deu certo! Quem ia ter coragem de desafiar a líder do mercado dessa maneira? E, ainda assim, ter um produto que fazia bonito no desafio.

Época de Sega e Nintendo era boa demais, quem não ficava com frescura de se isolar em apenas um lado aproveitava jogos bons a rodo. Era muita novidade, ideias novas a todo vapor. Daria uma aula à mesmice de hoje em dia.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Muito impressionante o efeito de escala e rotação por volta dos 3 minutos é realizado de forma muito suave, parabéns aos desenvolvedores. :rox
As partículas "dançando" no início ficaram lindas demais.

Este trecho aqui queria ver um debug:
jEXQEvt.gif
xuImGGp.gif


Será mesmo um ambiente 3D renderizado em tempo real ou uma "cg" (como a abertura do Sonic 3D Blast)?

Não tem nem pop-in.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.881
Reações
16.805
Pontos
503
As partículas "dançando" no início ficaram lindas demais.

Este trecho aqui queria ver um debug:
jEXQEvt.gif
xuImGGp.gif


Será mesmo um ambiente 3D renderizado em tempo real ou uma "cg" (como a abertura do Sonic 3D Blast)?

Não tem nem pop-in.
O cenário lembra vagamente o que seria uma evolução do Racing Aces.
Se isso puder ser utilizado para games, um simbólico Racing Aces 2 seria, acredito eu, o jogo ideal para representar bem a tecnologia utilizada... Mas não acredito o Mega poder gerar um 3D com essa qualidade.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O cenário lembra vagamente o que seria uma evolução do Racing Aces.
Se isso puder ser utilizado para games, um simbólico Racing Aces 2 seria, acredito eu, o jogo ideal para representar bem a tecnologia utilizada... Mas não acredito o Mega poder gerar um 3D com essa qualidade.
Também acho. Por isso suspeitei de ser uma "cg" ou coisa do tipo.

Naquela época era um parto cada triângulo na tela. Esse cenário está muito acima do que se via.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.881
Reações
16.805
Pontos
503
Também acho. Por isso suspeitei de ser uma "cg" ou coisa do tipo.

Naquela época era um parto cada triângulo na tela. Esse cenário está muito acima do que se via.
Vendo aqui um game de Saturn/playstation
missilestrike-gif.12316


E do N64
tumblr_n341yo8lG11s8ouhxo1_500.gif


Se olhar para as montanhas, nem neles é tão suave quanto esse que mostrou...

Se for comparar com Starfox (Snes) ou Virtua Racing (Mega) fica ainda mais difícil acreditar.
E sim, se que estou comparando uma tecdemo com um jogo completo, mas a diferença de hardware é monstruosa também...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Achei mais parecido com voxel.
Voxel era muito legal. Lembro de babar com esse game, rodava lindo num "pentium 233 mmx"

Se olhar para as montanhas, nem neles é tão suave quanto esse que mostrou...
As "montanhas" até podem ser mais suaves, dependendo do jeito que o gráfico foi feito, em vez dessas "pirâmides" tristes aí destas gifs.

Esse jogo aqui do Saturn tinha um jeitão todo próprio:


Mas ainda suspeito de CG no caso do Mega.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo