O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.736
Pontos
1.299
Caras quando o Edinei abriu o tópico no já longínquo 2011, o Mega Drive era um console morto e enterrado a eras. Quem imaginava que um dia estaríamos abordando essa quantidade absurda de novos projetos que estão pintando pro negão da SEGA? A bola da vez é o Demons of Asteborg, um projeto ambicioso que busca inspirações em games como Ghoul's Ghosts e Castlevania, os gráficos estão num estágio bem preliminar mas mesmo assim o suficiente para impressionar.

540c7683425da0bc0299ccb25abef991_original.gif


96262f1ff17722e9787d24176e57d699_original.gif


Se conseguirem polir os gráficos e a jogabilidade tem potencial pra virar um clássico instantâneo.

pra quem quiser mais detalhes segue link do kickstarter
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Caras quando o Edinei abriu o tópico no já longínquo 2011, o Mega Drive era um console morto e enterrado a eras. Quem imaginava que um dia estaríamos abordando essa quantidade absurda de novos projetos que estão pintando pro negão da SEGA?
A bola da vez é o Demons of Asteborg, um projeto ambicioso que busca inspirações em games como Ghoul's Ghosts e Castlevania, os gráficos estão num estágio bem preliminar mas mesmo assim o suficiente para impressionar.
Impressionante o Meguinha até hoje surpreendendo.

E diria até que nem é o Mega em si, o hardware propriamente dito (embora sua "facilidade" ajude), mas a paixão da galera imbuída do "espírito" da época, que viu nesses projetos uma forma de se expressar e resgatar um pouco de um tempo querido que não volta mais.

As grandes produtoras estão fracassando quando tentam seus remakes. Falta-lhes "alma", falta respeito com o legado das franquias. Sobra desleixo com o 2D, que virou coisa de baixo orçamento.

Se nada mudar, pérolas 2D novas devem vir dessa comunidade apaixonada pelos pixels, não da "indústria". E que venham tais projetos, para Mega, Nes, Snes... onde estiver, retrogames serão bem-vindos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Caras quando o Edinei abriu o tópico no já longínquo 2011, o Mega Drive era um console morto e enterrado a eras. Quem imaginava que um dia estaríamos abordando essa quantidade absurda de novos projetos que estão pintando pro negão da SEGA? A bola da vez é o Demons of Asteborg, um projeto ambicioso que busca inspirações em games como Ghoul's Ghosts e Castlevania, os gráficos estão num estágio bem preliminar mas mesmo assim o suficiente para impressionar.

540c7683425da0bc0299ccb25abef991_original.gif


96262f1ff17722e9787d24176e57d699_original.gif


Se conseguirem polir os gráficos e a jogabilidade tem potencial pra virar um clássico instantâneo.

pra quem quiser mais detalhes segue link do kickstarter
O clipe de divulgação:


:kkong
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Bah caras, certamente vou adquirir a ROM desse jogo (Demons of Asteborg) para colocar no Mega Everdrive, dá p'ra ver o quanto o pessoal masterizou o hardware do Mega Drive. O Motorola 68000 é um processador muito poderoso e relativamente mais fácil de programar do que os concorrentes. O Sharp X68000, computador pessoal japonês que utiliza a mesma CPU do Mega Drive, mas em um Clock maior, tem uma cena muito viva de homebrews desde os anos 90!

Outro jogo que acho bastante promissor também é o Phantom Gear, que vocês podem conferir aqui na página do Kickstarter deles, que já acabou.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Um game que há tempos queria mexer na cor é o Battletoads do Mega.
A versão ganhou detalhes gráficos, mas acho a paleta usada no NES bem mais elegante.

As cores escolhidas no Mega me parecem exageradas e o resultado ficou um visual confuso.
F3nuLoa.png



-------------------------------------------

Exemplo de tela do Nes:

83174-battletoads-nes-screenshot-toads-swings-about-on-a-rope.png


Como ficou no Mega drive (cor original):

TCGM6m6.png


"Mockup" para rack de cor:
K6WwjpF.png


Neste projeto quero usar tons inspirados no NES e também "separar" um pouco personagens do cenário)

------------------------

Seleção de fases

Uma dificuldade era organizar o fluxo de trabalho, especialmente como chegar logo na fase que estará sendo editada, com o debug do regen (já que pegar ROM rackeada iria estragar todo o trabalho).

Vendo um pouco sobre como funcionavam os arquivos de comando de cheats no Regen (ele tem uma pasta "cheat" com arquivos para isso), hoje consegui criar um arquivo battletoads.dat com os códigos de gamegenie que o Regen consegue usar nos Battletoads. Enfim projeto poderá andar.

Deixar aqui para quem quiser jogar Battletoads no Regen com "Seleção de fases", já que não tem este arquivo no emulador - e não encontrei pronto na internet. É só colar este código num arquivo de texto e salvar na pasta cheats com a extensão .dat.
Código:
[0]
Name=Infinite lives
0=Off
1=On,C3BT-AA5A

[1]
Name=Start on level 2
0=Off
1=On,AJZT-AAC4

[2]
Name=Start on level 3
0=Off
1=On,ANZT-AAC4

[3]
Name=Start on level 4
0=Off
1=On,ATZT-AAC4

[4]
Name=Start on level 5
0=Off
1=On,AYZT-AAC4

[5]
Name=Start on level 6
0=Off
1=On,A2ZT-AAC4

[6]
Name=Start on level 7
0=Off
1=On,A6ZT-AAC4

[7]
Name=Start on level 8
0=Off
1=On,BAZT-AAC4

[8]
Name=Start on level 9
0=Off
1=On,BEZT-AAC4

[9]
Name=Start on level 10
0=Off
1=On,BJZT-AAC4

[10]
Name=Start on level 11
0=Off
1=On,BNZT-AAC4

[11]
Name=Start on level 12
0=Off
1=On,BTZT-AAC4

[12]
Name=Start on level 13
0=Off
1=On,BYZT-AAC4
89610
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Lembro de um tópico onde se comentou que era muito difícil editar as cores de battletoads, por estarem muito espalhadas na ROM.

Na época não tinha ideia do que significava exatamente isso - e fiquei com a vontade de um dia mexer no jogo.

Agora entendi o tamanho do problema. Fui editar e é quase impossível encontrar alguma coisa para editar, está tudo espalhado. É como procurar agulha em palheiro. Então estou desistindo de vez do game.
Só para não jogar fora os modelos criados, deixar aqui as telas das 3 primeiras fases (são imagens editadas com o resultado esperado, usaria como referência ao trocar os tons)

--------------------------------------------------

NES:

Qub3XxV.png



ORIGINAL:
oaDllpZ.png


MOCKUP:
fqXIwdz.png


--------------------------------------------------
NES:
83174-battletoads-nes-screenshot-toads-swings-about-on-a-rope.png


ORIGINAL:
oTGOkFm.png


MOCKUP:
krFYWIo.png



--------------------------------------------------

NES:
125447-battletoads-nes-screenshot-turbo-tunnel-level-3-space-invaders.png


ORIGINAL:
4f1aizy.png


MOCKUP:
mc3sHuH.png
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.531
Pontos
453
Viram essa notícia?


A versão de Aladdin (Mega Drive) que será lançada no Disney Classic Games: Aladdin and the Lion King terá vários ajustes e conteúdo extra, incluindo seções novas dentro das fases.

Se essa versão estiver disponível dentro da coleção como uma ROM, será bem interessante vê-la dumpada...:kpensa
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Pra quem está interessado em dar uma ajudinha lá pros caras do Demons of Asteborg e tá afim de testar o game em emulador ou hardware real, segue aí um link para baixar o demo do game.



Eu fiquei muito impressionado com a jogabilidade precisa, os bons gráficos e principalmente a trilha sonora que tá excelente. :kkong

que coisa estupida, como é que a ROM para mega drive pode ser 15 dolares e a versao para Switch apenas 10?
LOL

pode anotar ai aposto que esse jogo nao vai sair pra o mega antes de 2025 e vao ficar so com a versao pra pc/switch
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.736
Pontos
1.299
que coisa estupida, como é que a ROM para mega drive pode ser 15 dolares e a versao para Switch apenas 10?
LOL

pode anotar ai aposto que esse jogo nao vai sair pra o mega antes de 2025 e vao ficar so com a versao pra pc/switch

Bem depois de Paprium eu não coloco a mão no fogo por ninguém, mas gostei do que joguei na demo, vamos torcer que eles consigam cumprir o cronograma razoavelmente bem.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Bem depois de Paprium eu não coloco a mão no fogo por ninguém, mas gostei do que joguei na demo, vamos torcer que eles consigam cumprir o cronograma razoavelmente bem.
mas a demo é pc ou rom pro mega?

por que se eles estao desenvolvendo primeiro pra pc para depois fazer um port, vai ter muito gargalo
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
que coisa estupida, como é que a ROM para mega drive pode ser 15 dolares e a versao para Switch apenas 10?
LOL

pode anotar ai aposto que esse jogo nao vai sair pra o mega antes de 2025 e vao ficar so com a versao pra pc/switch

ACREDITO (falando como desenvolvedor que sou, e ainda pretendo me aventurar no Mega), mas, mesmo com SGDK, o desenvolvimento para o meguinha deve ser mais complicado que no switch/pc. não afirmo prq nunca mexi no sgdk, mas se não me engano ele funciona em C, o que ja facilita muito pra n ter que mexer com assembler68k ou qlqr coisa do tipo. Tem as questões de licenciamento na nintendo, o que já quebra meu argumento.


Ou eles só estão jogando 5 dolares na nostalgia mesmo :klolz
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
ACREDITO (falando como desenvolvedor que sou, e ainda pretendo me aventurar no Mega), mas, mesmo com SGDK, o desenvolvimento para o meguinha deve ser mais complicado que no switch/pc. não afirmo prq nunca mexi no sgdk, mas se não me engano ele funciona em C, o que ja facilita muito pra n ter que mexer com assembler68k ou qlqr coisa do tipo. Tem as questões de licenciamento na nintendo, o que já quebra meu argumento.


Ou eles só estão jogando 5 dolares na nostalgia mesmo :klolz
É claro q no mega é mais difícil!
Pessoal voa na maionese. Pra pc mesmo que vc faça na unha com sdl ou OpenGL, tem 1 milhão de códigos prontos, livros, tutoriais, videos e etc pra consulta. No mega é foda, tem dia que choro num canto chamando minha mãe kkkkkk
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
É claro q no mega é mais difícil!
Pessoal voa na maionese. Pra pc mesmo que vc faça na unha com sdl ou OpenGL, tem 1 milhão de códigos prontos, livros, tutoriais, videos e etc pra consulta. No mega é foda, tem dia que choro num canto chamando minha mãe kkkkkk

Exatamente. kasjskajs Eu não entendo muito de programação no meguinha mas tudo tem que ser na unha mesmo. Acho muito interessante pessoas como você que se aventuram nesse mundo de retroprogramaçao
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.072
Pontos
453
Ops, vendo um vídeo antigo do MinicastleOrg onde ele fala de um hack do Street Fighter II CE do Mega onde alguém portou os códigos da versão do PC Engine e que ficou muito bom (porém perdeu os paralaxes), procurei, procurei, procurei sobre isso na internet e nada, por acaso alguém ai sabe dessa história ?
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.879
Reações
16.613
Pontos
803
Vou postar essa imagem aqui, mas só uma ressalva: estou terminando a engine do Leyria, apenas o sprite eh de minha autoria ok? O cenário tirei de algum jogo de saturno, tem 64 cores travada na tela e a vram já ta no talo ...kkk

Me digam oq acham:
Visualizar anexo 91320
Tá usando filtros no emulador ? Tá bem bonito até.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.736
Pontos
1.299
Vou postar essa imagem aqui, mas só uma ressalva: estou terminando a engine do Leyria, apenas o sprite eh de minha autoria ok? O cenário tirei de algum jogo de saturno, tem 64 cores travada na tela e a vram já ta no talo ...kkk

Me digam oq acham:
Visualizar anexo 91320

A imagem está excelente apesar de aparentar estar com filtros que imitam uma CRT, Leyria vai fazer muito barulho se tiver essa qualidade gráfica, conseguiu realizar o efeito de rotação que estava tentando?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Consegui só com sprites pequenos :(
To tentando com maiores agora.
Postar aqui pra galera ver.
Vou postar essa imagem aqui, mas só uma ressalva: estou terminando a engine do Leyria, apenas o sprite eh de minha autoria ok? O cenário tirei de algum jogo de saturno, tem 64 cores travada na tela e a vram já ta no talo ...kkk

Me digam oq acham:
Visualizar anexo 91320
Está excelente. A suavidade das nuvens está impressionante. Mesmo que seja offscreen e com "TVmode", é surpreendente que estejam tão suaves.
A distribuição das cores está ótima, não parece que a figura foi colorida com grandes limitações. Top.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Vou postar essa imagem aqui, mas só uma ressalva: estou terminando a engine do Leyria, apenas o sprite eh de minha autoria ok? O cenário tirei de algum jogo de saturno, tem 64 cores travada na tela e a vram já ta no talo ...kkk

Me digam oq acham:
Visualizar anexo 91320
está muito bom , se lançar algo com essa qualidade pro md seria muito legal,
o bg e a barra de interface me lembra albert odyssey do saturn
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Versão mais atual dos games que o Nemezes está desenvolvendo.
A jogabilidade e os gráficos estão cada vez melhor :kkong
Muito interessante o cuidado com a jogabilidade.

Gostei de ver a escolha das cores. Me chama atenção a fartura de tons magenta para cenários sombrios. Funcionou muito bem. Mantém o game colorido, mas não ficou alegre por causa disso.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.736
Pontos
1.299
Topo Fundo