O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vi esse comentário no vídeo ontem:

Visualizar anexo 132831



Aí resolvi tentar um edit, ele gostou, se ele disser que da e quiser colocar no jogo, eu tento fazer todos os sprites, mas preciso de algum desenhista pra me auxiliar com os sombreamentos ou corrigir depois..:
index.php
Visualizar anexo 132834
Só pra brincar um pouco com os pixels. :ksorriso Sua sprite "Donald zonzo" numa paleta de 15 cores.

UcsKeFk.png

E4I3MQQ.png

p7y51qg.png
 
Ultima Edição:

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Que chique!
Ficou legal pra caramba, hein?

Se puder ajudar em alguma coisa, só falar.
Com toda certeza irei precisar, eu nunca fiz isso rs, e não manjo nada de cores e sombras, vai ser de grande ajuda!



Só pra brincar um pouco com os pixels. :ksorriso Sua sprite "Donald zonzo" numa paleta de 15 cores.

UcsKeFk.png

E4I3MQQ.png

p7y51qg.png
Fantástico! Quando começamos? :ksorriso
 

Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203
Goofy Troop tá sensacional! É ótimo saber que haverá novos elementos na jogabilidade, estou ansiosamente no aguardo da demo!

Galera eu estive perguntando em vários lugares pra saber como funcionava o Megacolor em detalhes, um user da SEGA 16 que está dissecando o truque me respondeu que na prática o cartucho só serve como meio de armazenamento mesmo, porque a ROM é gigantesca e não seria viável nem mesmo em um cartucho de 32 megas, ele disse que o Mega Drive tem largura de banda suficiente pra rodar videos e o mais impressionante é que todo o truque com as cores é feito apenas com programação inteligente :kwow

The Mega Everdrive Pro mapper, as fas as I understand, provides "acceleration" in the sense that it allows bank switching across a huge swath of memory (at least, by 90s standards).

The space required to store an individual MegaColor frame is:

Palette data: 2 bytes/colors * 31 colors/line * 192 lines = 11904 bytes
Pattern data: 288 * 192 * 0.5 bytes / pixel = 27648 bytes
Total = 11904 bytes + 27648 bytes = 39552 bytes/frames

At 30 fps, each second of MegaColor FMV requires 39552 bytes/frames * 30 frames/sec = 1186560 bytes/sec = 1.132 MB/sec

To put things into perspective, the Sega CD drive speed is 1x (150 KB/sec) so displaying a MegaColor FMV at 30 fps requires ~7.7 times the amount of bandwidth that the Sega CD can possibly provide. If you instead opted to store a MegaColor video on a standard 4 MB cartridgge, the bandwidth would be sufficient but the video could only last up to ~3.5 secs. In other words, it was not reasonably possible to achieve MegaColor level of quality FMV on the Genesis with the storage technology that was available back in the day.

As for displaying MegaColor frames via the Genesis VDP, the Mega Everdrive Pro does nothing to accelerate this. It's all clever programming and careful timing of instructions and DMA transfers. Games from back then could have used this trick to display high quality stills, etc.


Quem quiser ver toda a conversa segue o link
https://www.sega-16.com/forum/showthread.php?35126-krikzz-MD-Pro-features-announced/page10

Esse Mega Drive parece que não tem limites :kkong

Então basicamente o nome "MegaColor" é um termo que eles criaram para nomear o efeito que conseguiram criar através dessa "programação inteligente ". Bem que eu imaginava que era utilizando DMA no momento perfeito, porém se não me engano ao mesmo tempo eles estão utilizando Hblank também.

Então quer dizer que o Everdrive Pro é somente utiizado para suportar o tamanho do arquivo por ficar extremamente grande, enquanto todo o efeito criado de utilização de cores, frame rate, etc etc é tudo feito pelo hardware do Mega Drive sozinho... Catapimbas, os caras não param, cada vez é algo novo.

Espero que agora seja mostrado alguma coisa do tipo in-game, seria interessante imaginar estes mesmos efeitos para trazer um game chegando proximo das 512 cores.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mais fácil fazer a Hack que publicar no romhacking. :klol:klol:klol

Unfortunately, your RHDN submission 'Aladdin-Remix (Final Cut) - Color Hack' was not approved. Thank you for including the patch file this time - however, our server is unable to download the file from the URL in order to add it to the site.

Amanhã tento de novo. Cada tentativa um aprendizado. Um dia deve parecer fácil. :ksorriso

Viagens, itens a buscar, gráficos exuberantes. E isso ainda em começo de geração. Jogaço com uma pitada de exploração que não estava acostumado na época nestes games de plataforma/mascotes.


34587-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-duckburg.gif
422679-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-beautiful.png
422676-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-you-can.png


422680-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-scary-transylvania.png
422677-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-some-classic.png
34582-quackshot-starring-donald-duck-genesis-screenshot-opening-intro.gif
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Mais fácil fazer a Hack que publicar no romhacking. :klol:klol:klol

Unfortunately, your RHDN submission 'Aladdin-Remix (Final Cut) - Color Hack' was not approved. Thank you for including the patch file this time - however, our server is unable to download the file from the URL in order to add it to the site.

Amanhã tento de novo. Cada tentativa um aprendizado. Um dia deve parecer fácil. :ksorriso

Mas pelo menos falaram o motivo de não ser aprovado? (Foi o fato de não conseguirem fazer o download pro site deles?)
Geralmente vejo na fila de espera de aprovação muitos hacks com títulos interessantes mas que do nada desaparecem sem ninguém saber do que se trata e muito menos o motivo da rejeição, pra mim esse é o maior defeito do RHDN, tudo bem que eles tem que manter certa qualidade no que oferecem, mas deste jeito é muito desanimador postar qualquer coisa lá, experimenta postar no fórum que é muito mais fácil.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mas pelo menos falaram o motivo de não ser aprovado? (Foi o fato de não conseguirem fazer o download pro site deles?)
Geralmente vejo na fila de espera de aprovação muitos hacks com títulos interessantes mas que do nada desaparecem sem ninguém saber do que se trata e muito menos o motivo da rejeição, pra mim esse é o maior defeito do RHDN, tudo bem que eles tem que manter certa qualidade no que oferecem, mas deste jeito é muito desanimador postar qualquer coisa lá, experimenta postar no fórum que é muito mais fácil.
Depois de algumas tentativas, corre risco de desanimar. Formulário dá um trabalhão, leva um tempo para conferirem e cada hora é um motivo para rejeição. :klol A mensagem continua, tem novas instruções, então não "fecham a porta", vão "educando" pra fazer a publicação do jeito "certo". Entendo o lado deles, têm um site qualidade por serem eficientes, sistemáticos e criteriosos, mas que é uma canseira, é.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.031
Reações
7.641
Pontos
453
Depois de algumas tentativas, corre risco de desanimar. Formulário dá um trabalhão, leva um tempo para conferirem e cada hora é um motivo para rejeição. :klol A mensagem continua, tem novas instruções, então não "fecham a porta", vão "educando" pra fazer a publicação do jeito "certo". Entendo o lado deles, têm um site qualidade por serem eficientes, sistemáticos e criteriosos, mas que é uma canseira, é.
Espero que consiga, ficou muito bom.

Só posso dar uma sugestão: inclua um bom readme. Isso é uma falha com vários hacks desse site, incluíndo de pessoas experientes. Estou baixando alguns e o que mais tem é patch sem readme, nome do patch não bate com o jogo (imagine baixar vários patchs e ao ver sua pasta o arquivo só está escrito "colorhack", não vai saber que jogo era), ou readme incompleto sem dizer qual versão do jogo deve ser aplicado, quais mudanças detalhadas, etc.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.958
Pontos
453
Vi esse comentário no vídeo ontem:

Visualizar anexo 132831



Aí resolvi tentar um edit, ele gostou, se ele disser que da e quiser colocar no jogo, eu tento fazer todos os sprites, mas preciso de algum desenhista pra me auxiliar com os sombreamentos ou corrigir depois..:
Visualizar anexo 132834


Old:
Visualizar anexo 132830
Mano, ta muito bom! Precisa só corrigir uns detalhes de shading no chápeu e no casaco dele, vou deixar aqui abaixo um ótimo tutorial pra vc aprender a fazer isso.
Caso não consiga me fala que eu te ajudo ;)


Tutorial Shading:

tumblr_inline_pimb83kJlG1qdiwz3_500.png
tumblr_inline_ouuq70nKac1qdiwz3_1280.gif


Link:

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Espero que consiga, ficou muito bom.

Só posso dar uma sugestão: inclua um bom readme. Isso é uma falha com vários hacks desse site, incluíndo de pessoas experientes. Estou baixando alguns e o que mais tem é patch sem readme, nome do patch não bate com o jogo (imagine baixar vários patchs e ao ver sua pasta o arquivo só está escrito "colorhack", não vai saber que jogo era), ou readme incompleto sem dizer qual versão do jogo deve ser aplicado, quais mudanças detalhadas, etc.
Boa sugestão.
Jóia absoluta e melhor jogo da Disney que já tive o prazer de jogar!
E olha que a concorrência era boa - e isso só falando em Meguinha.
DQI6PMD.jpg

Tem uns aí que não eram (ainda?), tem jogo Disney faltando, mas a imagem serve pra passar a mensagem. :ksorriso
 
Ultima Edição:

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Pode ser também. Vou conferir.
Ah, as postagens são feitas nesse site do link abaixo, em lançamentos.
Aí acho que adicionam ao outro site que é o principal, mas reparei agora que a última postagem na página inicial é de abril, então não sei se estão atualizando o site principal, mas de qualquer forma estaria adicionado ao fórum.
http://www.romhacking.net.br/
 
Ultima Edição:

João Pinheiro

Veterano
Mensagens
51
Reações
131
Pontos
103
Vi esse comentário no vídeo ontem:

Visualizar anexo 132831



Aí resolvi tentar um edit, ele gostou, se ele disser que da e quiser colocar no jogo, eu tento fazer todos os sprites, mas preciso de algum desenhista pra me auxiliar com os sombreamentos ou corrigir depois..:
Visualizar anexo 132834


Old:
Visualizar anexo 132830
Ficou incrível! Uma dica que eu dou é ajustar a postura do Donald quando ta de lado, ele ta corcunda igual o Pateta, o peito estufado combina mais com a personalidade do personagem
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.370
Pontos
1.409
Mano, ta muito bom! Precisa só corrigir uns detalhes de shading no chápeu e no casaco dele, vou deixar aqui abaixo um ótimo tutorial pra vc aprender a fazer isso.
Caso não consiga me fala que eu te ajudo ;)


Tutorial Shading:

tumblr_inline_pimb83kJlG1qdiwz3_500.png
tumblr_inline_ouuq70nKac1qdiwz3_1280.gif


Link:

esse tutorial é genial

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ficou incrível! Uma dica que eu dou é ajustar a postura do Donald quando ta de lado, ele ta corcunda igual o Pateta, o peito estufado combina mais com a personalidade do personagem
Essa preocupação existe.
Lembrando que o desafio é colocar donald no espaço da sprite do pateta (porém mais baixo), que é um bocado estreita, muito menor (menos pixels) que a sprite do QuackShot. Será um desafio interessante.

Só um estudo de ontem:
2e817a0.png

Esse Donald está muito profissional, parabéns! Só recomendo procurarem por 'Donald Duck model sheet' no Google pra ajustarem bem a postura dele.
Ótima dica.
 
Ultima Edição:

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Mais fácil fazer a Hack que publicar no romhacking. :klol:klol:klol

Unfortunately, your RHDN submission 'Aladdin-Remix (Final Cut) - Color Hack' was not approved. Thank you for including the patch file this time - however, our server is unable to download the file from the URL in order to add it to the site.

Amanhã tento de novo. Cada tentativa um aprendizado. Um dia deve parecer fácil. :ksorriso

Viagens, itens a buscar, gráficos exuberantes. E isso ainda em começo de geração. Jogaço com uma pitada de exploração que não estava acostumado na época nestes games de plataforma/mascotes.
Faz o upload do patch para o stratchpad, de preferencia no formato zip.
https://www.romhacking.net/scratchpad/

Olhe no ? em cada item, vc tem que seguir a risca o que diz ali.
Fotos respeite o tamanho e não tenha nenhuma edição nelas.
É chato de inicio mas depois vai ver que é simples.
 

Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203
Sacrilégio? Agora já que vazou tudo quando é src do Super Mario World, façam um port pro Megão também :klol
É impressão minha ou o campo de visão está menor?



Esse está ficando bacana


Tem uma versão barata de SMW para o MD, não? Sei que é bem podre ainda, mas até que ficou aceitável hahahahahaha.
Creio que o ThiagoSc conseguiria fazer algo bastante digno para o console. (Levando em conta a perfeição que o MMX estava ficando).

 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Tem uma versão barata de SMW para o MD, não? Sei que é bem podre ainda, mas até que ficou aceitável hahahahahaha.
Creio que o ThiagoSc conseguiria fazer algo bastante digno para o console. (Levando em conta a perfeição que o MMX estava ficando).


Esse eu nem conto kkk

Acredito que ele consiga sim, MMX realmente é a prova.
Aquele Project MD me lembra bastante a jogabilidade do Super Mario World, e tem uns gráficos e efeitos bem bacanas.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.241
Reações
104.660
Pontos
1.299
Sacrilégio? Agora já que vazou tudo quando é src do Super Mario World, façam um port pro Megão também :klol
É impressão minha ou o campo de visão está menor e tem uma camada adicional também?


Tiago Sc nos surpreende novamente, ao que parece ele está tentando um port 1:1, o campo de visão sempre será menor mesmo, por conta da resolução horizontal inferior, com exceção da música meio chulé, está fantasticamente realizado, o cara é um virtuose da programação!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim, o SNES tem resolução horizontal 20% menor que a do Mega Drive, então vai ficar faltando "pedaços" nos cantos sempre.
Sacrilégio? Agora já que vazou tudo quando é src do Super Mario World, façam um port pro Megão também :klol
É impressão minha ou o campo de visão está menor e tem uma camada adicional também?



Esse está ficando bacana
Deve ser uma impressão bem diferente ver esse game rodando no videogame com as mesmas sprites do Mega. Vai mudar a largura das árvores, do Sonic...

Usando uma tela do Mario como referência da resolução:

218705-super-mario-world-snes-screenshot-yoshi-s-talented-tongue.png


4phmcq6.png
vFQpWCl.png

FETo78u.png
kSZVTYq.png

Vai parecer que o jogo está com "zoom"
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse eu nem conto kkk

Acredito que ele consiga sim, MMX realmente é a prova.
Aquele Project MD me lembra bastante a jogabilidade do Super Mario World, e tem uns gráficos e efeitos bem bacanas.
Tem uma versão barata de SMW para o MD, não? Sei que é bem podre ainda, mas até que ficou aceitável hahahahahaha.
Creio que o ThiagoSc conseguiria fazer algo bastante digno para o console. (Levando em conta a perfeição que o MMX estava ficando).

Tem esse aqui também, Mario no Mega vindo do nintendinho.


3291_3.jpg


Não me lembro de ter testado, nem sei se tenho em alguma pack baixada (ficam guardadas como bkp, mas jogo quase nada).
https://jogorama.com.br/noticias/3291/super-mario-bros.-ficou-perfeito-no-mega-drive/
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Deve ser uma impressão bem diferente ver esse game rodando no videogame com as mesmas sprites do Mega. Vai mudar a largura das árvores, do Sonic...

Usando uma tela do Mario como referência da resolução:

218705-super-mario-world-snes-screenshot-yoshi-s-talented-tongue.png


4phmcq6.png
vFQpWCl.png

FETo78u.png
kSZVTYq.png

Vai parecer que o jogo está com "zoom"
Sempre foi assim nos multis da época. Por isso no SNES os personagens pareciam maiores.
 
Topo Fundo