O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Os ports de MK da Probe Entertainment para Mega e 32x foram bem meia boca, apesar de não serem perfeitos os ports de MK3 e UMK3 que não foram feitos por ela provam isso...

Isso era mais culpa da Acclaim do que da Probe.

Acho que o caso mais sério foi no port do Bubble Bobble pra PSX, onde a Acclaim mandou os kra portarem sem ter código fonte nem nada(na vdd deu só um xerox duma documentação em Japonês de como funciona o jogo), é o famoso 'dá o seu jeito', nisso eles tiveram que ligar pro programador da versão de Amiga(que acho que já tava trabalhando na Ocean nessa época) pra pedir o código fonte da versão de Amiga feita há uns 10 anos antes e tbm tiveram que comprar o Arcade do jogo pra extrair os sprites e para jogarem varias vezes pra ver como funciona direitinho o jogo já que a porcaria do xerox que mandaram era ilegível(pois era em japa).

Um fato curioso, é que a Probe era uma das devs que conseguiam melhor replicar a jogabilidade em seus ports, se dessem tempo e todo recurso pra ela fazer um port, saia algo bom, como o port do próprio Mortal Kombat 1 de MS-DOS(do MK2 tbm).
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Isso era mais culpa da Acclaim do que da Probe.

Acho que o caso mais sério foi no port do Bubble Bobble pra PSX, onde a Acclaim mandou os kra portarem sem ter código fonte nem nada(na vdd deu só um xerox duma documentação em Japonês de como funciona o jogo), é o famoso 'dá o seu jeito', nisso eles tiveram que ligar pro programador da versão de Amiga(que acho que já tava trabalhando na Ocean nessa época) pra pedir o código fonte da versão de Amiga feita há uns 10 anos antes e tbm tiveram que comprar o Arcade do jogo pra extrair os sprites e para jogarem varias vezes pra ver como funciona direitinho o jogo já que a porcaria do xerox que mandaram era ilegível(pois era em japa).

Um fato curioso, é que a Probe era uma das devs que conseguiam melhor replicar a jogabilidade em seus ports, se dessem tempo e todo recurso pra ela fazer um port, saia algo bom, como o port do próprio Mortal Kombat 1 de MS-DOS(do MK2 tbm).
Putz, parece até com a Konami e os devs dos ports de Silent Hill 2 e 3 pra PC...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Putz, parece até com a Konami e os devs dos ports de Silent Hill 2 e 3 pra PC...
E os Resident Evil pra PC? Quando saíam, eram uma desgraça pra rodar.
Um exemplo de contraste entre MD e SNES foi o Mortal Kombat. No Mega Drive era jogavel, mas "feio", e no SNES era "bonito" mas com jogabilidade sofrivel. Ja no MK2 foi bem melhor em ambos os consoles. Talvez tenham feito um trabalho porco no primeiro. Lembro que eu odiava o fato do Sub-Zero ficar na mesma postura do Scorpion no Mega Drive.

Mas aí foi buscar um exemplo extremo. O gráfico do Mortal Kombat não representa o Mega Drive, e foi bastante criticado por isso.

Exemplo de o gráfico "ficando com mais contraste" no Mega Drive:

144807144808

144810144809

144815 144816

144817 144818
 


NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.214
Reações
104.367
Pontos
1.299
Nessas horas não entendo o setor comercial das empresas. Por que não migraram o projeto para o Sega Cd, pelo menos?

Voltando ao Mega, deixar umas gifs no tópico só pra enfeitar. :ksorriso

Acho que na época que o jogo seria lançado (1994) o Mega-CD já estava numa curva de baixa e você acabaria restringindo a base de consumidores, eu revi o tópico lá na Sega-16, os caras queriam que o jogo coubesse em 8 Megas, bem abaixo da média dos cartuchos do período, no final são apenas decisões comerciais, difíceis de entender pela nossa ótica de jogadores, mas business são business e em teoria vc só lança algo que lhe traga uma expectativa razoável de lucro.
.
Belas gifs :kkong
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acho que na época que o jogo seria lançado (1994) o Mega-CD já estava numa curva de baixa e você acabaria restringindo a base de consumidores, eu revi o tópico lá na Sega-16, os caras queriam que o jogo coubesse em 8 Megas, bem abaixo da média dos cartuchos do período, no final são apenas decisões comerciais, difíceis de entender pela nossa ótica de jogadores, mas business são business e em teoria vc só lança algo que lhe traga uma expectativa razoável de lucro.
.
Belas gifs :kkong
8 megas em 94 era uma miséria. Onde estavam com a cabeça? Estava condenado a ser fraco visualmente. Se saísse, não seria algo top, seria na melhor das hipóteses "razoável". Para comparação, Rei Leão que saiu no final deste ano trazia 24 megabits. Isso sim era querer fazer coisa top no console.

Entendo que o interesse por Rei Leão seria bem maior, o que justificaria projeto mais ambicioso. Porém 8mb era coisa do passado, o nível da geração tinha subido.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.214
Reações
104.367
Pontos
1.299
Saiu uma nova atualização do Demons of Asteborg, está bonito mas essa animação de salto não me convence :kpensa

91764454c9cffc865350a5fdfeceb30e_original.gif
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.660
Reações
14.390
Pontos
1.064
Saiu uma nova atualização do Demons of Asteborg, está bonito mas essa animação de salto não me convence :kpensa

91764454c9cffc865350a5fdfeceb30e_original.gif

Muito "dura" a animação do salto mesmo, mas pelo menos não é igual as acrobacias do Ghouls and Ghosts.
Só que acho que é mais o estilo do jogo, achei estranho também mas não é nada que tire o brilho dele.
Está lindo demais esse projeto.
 

Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203
Qual é este ? No caso eu queria saber se era possível usar o SEGA CD só para ter mais VRAM e não necessariamente usar jogo em CD.

Eu não sei se estou certo, mas o que entendi é que o SEGA CD é só um Mega Drive com mídia em CD e o hardware de ambos não somam "poder"

Sempre fiquei nessa dúvida também, o SEGA CD é somado com o hardware do MD, ou ele funciona de forma "independente"?
Independente que me refiro, sem utilizar o hardware do MD para os jogos funcionarem no SEGA CD.
 

Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203


Queria entender exatamente como funciona essa técnica com o Everdrive PRO. Algumas palavras que ele disse no vídeo eu não consegui entender (inglês meu tá ruim demais hauhau).

O Everdrive PRO é utilizado somente para caber o tamanho do arquivo que fica gigante para um cartucho comum de Mega Drive... ou ele adiciona poder bruto ao console para poder rodar essas FMV?
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Queria entender exatamente como funciona essa técnica com o Everdrive PRO. Algumas palavras que ele disse no vídeo eu não consegui entender (inglês meu tá ruim demais hauhau).

O Everdrive PRO é utilizado somente para caber o tamanho do arquivo que fica gigante para um cartucho comum de Mega Drive... ou ele adiciona poder bruto ao console para poder rodar essas FMV?
Tem algumas explicações páginas atrás aqui mesmo nesse tópico. Se me lembro bem é só pra armazenamento mesmo, o resto é só técnicas de programação inteligente.
 

Lucaass

Bam-bam-bam
Mensagens
61
Reações
150
Pontos
203
Tem algumas explicações páginas atrás aqui mesmo nesse tópico. Se me lembro bem é só pra armazenamento mesmo, o resto é só técnicas de programação inteligente.

Bem, eu fui ouvindo aos poucos para entender e basicamente a tradução de como o cartucho funciona:

O "Mega Color" é um codec de vídeo criado pela Uniq Games, especificamente para rodar no Mega Everdrive Pro. O Codec roda a 30 fps em uma resolução de 288x192, com cerca de 100 a 200 cores únicas por frame, com um máximo de 512 cores.

Então, por que o Mega Everdrive Pro é necessário para rodar este codec?
A técnica que o codec usa envolve mudança de paleta de cores em cada scan de linha horizontal, e para isso, requer acurácia de alta velocidade. O "carter mapper" remove alguns gargalos para permitir que isso seja feito.
"Krikkz mapper" ajuda removendo o limite de 32 meg do cartucho, entregando aparentemente espaço ilimitado. Isso quer dizer que não é mais preciso compressão de dados, então os dados podem ser transferidos rapidamente.

De qualquer forma, mesmo sem o limite de espaço, você ainda tem dificuldades para enviar o áudio ao Z80 em um bom tempo. Então para contornar, o áudio é processado e transmitido através do hardware presente dentro do cartucho.


No final ele comenta que o criador dessa técnica está desenvolvendo um jogo utilizando o Mega Color.
Cara, é interessante. Aparentemente o cartucho só faz com que o Mega Drive permita ler mais dados do que de fato pode, tipo aquele esquema de MSU-1 do Snes. Porém, ele comenta sobre Carter Mapper e Krikkz Mapper... então não sei se são coisas diferentes ou ele se refere a mesma coisa. Será que remove apenas o limite de espaço ou está ajudando em algo mais (tirando o audio, me refirindo à técnica em si)?
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Inspirada num tweet que fiz há uns dias atrás, deixarei um pequeno post de apreciação para um game que, na minha opinião, é o melhor e mais ambicioso Platformer da geração 16-bit: Sonic 3 & Knuckles:

112037-sonic-the-hedgehog-3-genesis-screenshot-like-the-mystic-cave.gif
Icecap.png



rybH_-QMQAm0eeEfBNVFMb7tM8t3V_cAquFt_Tj4qmoIC1EFjhVtS53lGeQqseyZGDpvSqHlEncLA2VQqL7Lh2639yOpu9GsSvyh4WrAiuCtbCIUrV2fSiOWBxSIN8-T66U0SWo
lavareefzoneact2_shot1.png



S3K_HPZ.PNG
Sandopolis.png



nusldajuQGEe7Cqg9MFPGpXc8z6XKWD_LBTBvEgJ31B96ho8v_ZsAbMMppjMVmjphJNUNq1e6NWf-yYgHDGQlFgfuGxtNxA08d7JZc3tM6n716UXBSthJ2jGIyumt4l5
SandopolisAct2.png


DeathEggAct1.png

Ao meu ver, esse é um dos jogos de Mega Drive que melhor responde a pergunta inicial do tópico. Observar o game em ação numa boa TV de tubo é simplesmente um espetáculo: As palhetas de cores utilizadas nas fases são lindíssimas, podemos notar vários detalhes e efeitos especiais nas paisagens...isso sem mencionar que o jogo conta uma história super bacana sem utilizar uma palavra sequer: tudo é narrado através dos cenários, boss battles, level design e cutscenes bem curtinhas.

sonic-3-kjnuckles.gif


Lava_Reef_Act_3.png


UY9dTuKKTNBp4Nl4zMnQDAv0CDpWBA12V-bT0uVlzAyuHHI9Y2U3mN2SnZQ0IFRNFv9MHBQE-gx-UdlKUV5AsZyDPhOWA3_JlojQBR-eNEZIhR7YTivDSA


sth_5.gif


deatheggboss4.jpg

Honestamente? Talvez sejam as minhas preferências pessoais falando mais alto, mas acho que essas 64 cores e esse velho hardware dos anos 80 conseguiam se virar muito bem contra sua concorrência. Eu posso não ter vivido os anos 90 no lado azul, mas, quanto mais vou descobrindo e redescobrindo jogos, mais admiro o capricho envolvido neles. Em termos de games, considero a Sega do Mega Drive imbatível.
 

João Pinheiro

Veterano
Mensagens
50
Reações
130
Pontos
103
Inspirada num tweet que fiz há uns dias atrás, deixarei um pequeno post de apreciação para um game que, na minha opinião, é o melhor e mais ambicioso Platformer da geração 16-bit: Sonic 3 & Knuckles:

112037-sonic-the-hedgehog-3-genesis-screenshot-like-the-mystic-cave.gif
Icecap.png



rybH_-QMQAm0eeEfBNVFMb7tM8t3V_cAquFt_Tj4qmoIC1EFjhVtS53lGeQqseyZGDpvSqHlEncLA2VQqL7Lh2639yOpu9GsSvyh4WrAiuCtbCIUrV2fSiOWBxSIN8-T66U0SWo
lavareefzoneact2_shot1.png



S3K_HPZ.PNG
Sandopolis.png



nusldajuQGEe7Cqg9MFPGpXc8z6XKWD_LBTBvEgJ31B96ho8v_ZsAbMMppjMVmjphJNUNq1e6NWf-yYgHDGQlFgfuGxtNxA08d7JZc3tM6n716UXBSthJ2jGIyumt4l5
SandopolisAct2.png


DeathEggAct1.png

Ao meu ver, esse é um dos jogos de Mega Drive que melhor responde a pergunta inicial do tópico. Observar o game em ação numa boa TV de tubo é simplesmente um espetáculo: As palhetas de cores utilizadas nas fases são lindíssimas, podemos notar vários detalhes e efeitos especiais nas paisagens...isso sem mencionar que o jogo conta uma história super bacana sem utilizar uma palavra sequer: tudo é narrado através dos cenários, boss battles, level design e cutscenes bem curtinhas.

sonic-3-kjnuckles.gif


Lava_Reef_Act_3.png


UY9dTuKKTNBp4Nl4zMnQDAv0CDpWBA12V-bT0uVlzAyuHHI9Y2U3mN2SnZQ0IFRNFv9MHBQE-gx-UdlKUV5AsZyDPhOWA3_JlojQBR-eNEZIhR7YTivDSA


sth_5.gif


deatheggboss4.jpg

Honestamente? Talvez sejam as minhas preferências pessoais falando mais alto, mas acho que essas 64 cores e esse velho hardware dos anos 80 conseguiam se virar muito bem contra sua concorrência. Eu posso não ter vivido os anos 90 no lado azul, mas, quanto mais vou descobrindo e redescobrindo jogos, mais admiro o capricho envolvido neles. Em termos de games, considero a Sega do Mega Drive imbatível.
Sonic 3 foi o jogo que fez eu me apaixonar pelo mega drive, ia na casa do vizinho todo dia pra jogar (ou ver ele jogar na maioria das vezes), a gente conseguia passar um ato por ano, no auge dos nossos 10 anos conseguimos chegar na launch base, mas como o tails não ia pro chefe final pra ajudar não conseguimos zerar na época, anos depois, mesmo já tendo zerado em vários emuladores, peguei o mega dele emprestado e fechei em uma tacada só.
Com crtz esse o meu favorito, ele estava a frente do tempo em tantos aspectos, historia, gráficos, tecnologias. É um jogo que da orgulho de ter sido lançado pro mega e me da orgulho de ter jogado
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Visualizar anexo 146657Visualizar anexo 146655

Faixas:
Van Halen - Jump
Metallica - Fuel
Anthrax - Fueled
My Sisters Machine - Im Sorry
Sepultura - Bullet The Blue Sky
Pearl Jam - Do the Evolution
Europe - The Final Countdown
Alice In Chains - Man in the Box



PRa usar esse jogo, ele funciona apenas com o Sega CD ou tem que ter mais coisas (tipo um everdrive original daqueles caros...)?
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Sonic 3 foi o jogo que fez eu me apaixonar pelo mega drive, ia na casa do vizinho todo dia pra jogar (ou ver ele jogar na maioria das vezes), a gente conseguia passar um ato por ano, no auge dos nossos 10 anos conseguimos chegar na launch base, mas como o tails não ia pro chefe final pra ajudar não conseguimos zerar na época, anos depois, mesmo já tendo zerado em vários emuladores, peguei o mega dele emprestado e fechei em uma tacada só.
Com crtz esse o meu favorito, ele estava a frente do tempo em tantos aspectos, historia, gráficos, tecnologias. É um jogo que da orgulho de ter sido lançado pro mega e me da orgulho de ter jogado
Já vi fãs enormes de Sonic comentarem que se apaixonaram pelo ouriço por terem jogado Sonic 3, Knuckles ou o jogo inteiro na infância e, sinceramente, não me surpreendo. Acho que me pintaria de azul e correria como o Sonic se tivesse visto todo esse espetáculo durante os anos 90. :klol

No meu tweet, mencionei que esse game merecia mais atenção da mídia de jogos e gamers em geral por ser altamente polido e fazer várias coisas que pouquíssimos platformers da mesma geração estavam fazendo ou simplesmente não faziam. Pessoalmente, acho que Sonic 3&K deveria ser visto como Doom, Super Mario 64, Ocarina of Time e entre outros jogos considerados inovadores são vistos também.
 
Ultima Edição:

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Bem, eu fui ouvindo aos poucos para entender e basicamente a tradução de como o cartucho funciona:

O "Mega Color" é um codec de vídeo criado pela Uniq Games, especificamente para rodar no Mega Everdrive Pro. O Codec roda a 30 fps em uma resolução de 288x192, com cerca de 100 a 200 cores únicas por frame, com um máximo de 512 cores.

Então, por que o Mega Everdrive Pro é necessário para rodar este codec?
A técnica que o codec usa envolve mudança de paleta de cores em cada scan de linha horizontal, e para isso, requer acurácia de alta velocidade. O "carter mapper" remove alguns gargalos para permitir que isso seja feito.
"Krikkz mapper" ajuda removendo o limite de 32 meg do cartucho, entregando aparentemente espaço ilimitado. Isso quer dizer que não é mais preciso compressão de dados, então os dados podem ser transferidos rapidamente.

De qualquer forma, mesmo sem o limite de espaço, você ainda tem dificuldades para enviar o áudio ao Z80 em um bom tempo. Então para contornar, o áudio é processado e transmitido através do hardware presente dentro do cartucho.


No final ele comenta que o criador dessa técnica está desenvolvendo um jogo utilizando o Mega Color.
Cara, é interessante. Aparentemente o cartucho só faz com que o Mega Drive permita ler mais dados do que de fato pode, tipo aquele esquema de MSU-1 do Snes. Porém, ele comenta sobre Carter Mapper e Krikkz Mapper... então não sei se são coisas diferentes ou ele se refere a mesma coisa. Será que remove apenas o limite de espaço ou está ajudando em algo mais (tirando o audio, me refirindo à técnica em si)?
Ah algumas páginas tem algumas informações que afirmam que na parte das cores é só o hardware do mega mesmo, sobre a qualidade do áudio do mega drive, é meio que questão de espaço também, da pra elevar muito a qualidade (Não sei até que ponto), e seria impraticável na época,
PRa usar esse jogo, ele funciona apenas com o Sega CD ou tem que ter mais coisas (tipo um everdrive original daqueles caros...)?
Essa imagem do Sega CD é apenas uma cover custom, mas alguns desses jogos MSU-MD com essa mesma estrutura funcionam sim, porém tem que ter algum everdrive.
 
Topo Fundo