Sobre Contra III, há certas coisas que seriam difíceis de adaptar ou que teriam um bom downgrade.
Primeira fase: Há o avião dropando bombas, mas mesmo que inferior, um scalling por CPU poderia dar conta.
O chefe dessa fase entretanto, se utiliza ao máximo do Mode 2 do SNES para alongar o pescoço dele e distorcer o corpo todo.
O Mega tbm tem suporte a esse efeito (conhecido nele como column scrolling), mas funciona apenas a cada 2 tiles (16 pixels) ao invés de 1 (8 pixels).
Então não seria tão suave quanto.
Contra Hard Corps utiliza esse efeito em conjunto com line scrolling para criar uma impressão de rotação, mas é possível ver o tamanho de cada coluna levantando e abaixando. São bem maiores.
Segunda e quinta fase (totalmente mode 7): Não tem jeito, teriam que recriar tudo com sprites em diversos ângulos e talvez vectors. Não conseguiria o mesmo visual porém.
Terceira fase: Só apresenta transparência de desafio, um highlight daria conta.
Quarta fase: Esse já é um desafio maior, já que o chefe faz uso de todas as 3 layers ao mesmo tempo.
Layer 1 = Mísseis usando line scrolling pra separar velocidades para cada um. Layer 2 = A nave de batalha. Layer 3 = Nuvens.
Algum desses deveria ser substituído por sprites, dando mais risco de flickering e slowdown.
Sexta fase: Tem nada de especial, daria pra portar perfeitamente.
Ainda há outras coisas a se pensar, como o efeito de escudo e de "super bomba". Aquele Alien Soldier até que consegue replicar o efeito, mas se utiliza de uma layer inteira pra isso.