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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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CJ*

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Tenho esse game, mas faz um bom tempo que não o jogo, então não posso avaliar a qualidade da emulação. No entanto, se você quiser realmente ouvir uma música de Mega Drive na melhor qualidade possível, recomendo duas coisas: 1 - Um Mega Drive Modelo 1, como o amigo mencionou mais acima. 2 - Um canal do Youtube que faça gravações de qualidade direto do Mega Drive:



(Super recomendo o DUSTINODELLOFFICIAL para trilhas sonoras do console)​


A maioria dos emuladores nunca executa essas músicas com fidelidade. Algumas faixas de Beavis and Butt-head do Mega Drive soam diferente no RetroArch(core PicoDrive)do meu PS Vita, por exemplo.


Usei o PicoDrive na época que eu tive o PSP, achava boa a emulação dele, mas não sei qual modelo ele emulava.

Procurei nas opções dessa coletânea e não tem como alterar o som, só o volume. Mas achei muito boa a qualidade e acabei utilizando ela porque a emulação fica com mais qualidade.

Vou testar com calma o Fusion 3.64, vi que ele tem opções de melhorar o som.
 

João Pinheiro

Veterano
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Chefe maldito da porra, mas é um exemplo sublime.

Esse truque de hardware, visualmente falando, tem resultados praticamente idênticos nos 2 consoles.

D15ylq.gif


815jDm.gif


No Snes eu nunca vi, mas sei que no Mega vc pode usar em 2 planos simultâneos, dá pra fazer algumas coisas interessantes.

K1nJqz.gif


As nuvens do fundo são sprites.
Esses gifs de time trax me deram uma vontade de escutar a ost, Tim Follin mandou muito bem no pouco que usou do mega, e a obra nem foi lançada na época, ele já disse em entrevistas que se arrepende de não ter trabalhado mais com o mega, meu sonho era ver alguém chamar ele pra algum projeto novo.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
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Entendo que está frisando o aspecto técnico da coisa, mas o que quero dizer é que tem de ser muito rato retrô como nós pra contar o tamanho da coluna de pixels, em relação ao aspecto visual, só colocando lado a lado para percebermos diferenças ainda que sultis, o gameplay permanece inalterado.

Apreciaria muito ver um exemplo de Snes em que o efeito funcione em 2 camadas simultâneas, de todos os jogos do console que usam column scroll, só vi aplicado em uma camada mesmo, até porquê por ser uma plataforma com mais truques na manga, os desenvolvedores não precisavam apelar tanto pra essa funcionalidade.

Esse é um dos melhores usos

Esse efeito foi raramente usado no SNES mesmo, são poucos os exemplos comparado ao Mega Drive.
Provavelmente apenas pra não perder a terceira camada que tanto usavam como barra de status, apesar que há exemplos de usos sem remover a ela, bastando separar os modos gráficos a partir de uma certa scanline.
D118Jq.gif


Um exemplo que use o BG1 e BG2 é difícil achar, não lembro de algum. Mas que tem opção pra isso, tem.
 

sux

soteropolitano
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Já vi fãs enormes de Sonic comentarem que se apaixonaram pelo ouriço por terem jogado Sonic 3, Knuckles ou o jogo inteiro na infância e, sinceramente, não me surpreendo. Acho que me pintaria de azul e correria como o Sonic se tivesse visto todo esse espetáculo durante os anos 90. :klol

No meu tweet, mencionei que esse game merecia mais atenção da mídia de jogos e gamers em geral por ser altamente polido e fazer várias coisas que pouquíssimos platformers da mesma geração estavam fazendo ou simplesmente não faziam. Pessoalmente, acho que Sonic 3&K deveria ser visto como Doom, Super Mario 64, Ocarina of Time e entre outros jogos considerados inovadores são vistos também.
Ah mano eu fui criança privilegiadinha que tive o Sonic 3 & knucles na época
Simplesmente maravilhoso
 


NÃOMEQUESTIONE

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Falando nestes efeitos de distorção, um efeito que fiquei impressionado de ver foi aqui:
aoE2VP5.gif


Muito orgânico, muito convincente, as camadas oscilando em padrões diferentes.
:keehk

Já que estava pegando gif do game, já deixo mais uma (com muita coisa acontecendo na tela) só para aproveitar o post::ksorriso

d3fFPDq.gif



Interessante que esse tipo de truque de console 2D (útil para água, para cenário fervente), que se vê até em game-gear (dadas as devidas proporções), seriam muito difíceis de reproduzir nos "games 2D" do Playstation.

Esses são state of art, possivelmente o melhor e mais impressionante uso dessa técnica!
 

Arlindo Orlando

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Com todo o respeito, eu acho perda de tempo fazer jogo de console X rodar em Y. Primeiramente, porque não vai ficar melhor, apenas igual. Segundo, porque ignora os pontos positivos do console pra tentar imitar o rival.

Super Nintendo e Mega Drive eram diferentes. Os desenvolvedores buscavam aproveitar o que cada console tinha de melhor, por isso os jogos variavam. Fazer um console imitar o outro é forçar gato a latir e cachorro a miar, talvez com o único intuito de satisfazer desejo de fanboys dizer "tá vendo? O console que eu gosto também poderia fazer esse jogo!".

Novamente, com muito respeito, esses hackers não são novatos e, inclusive, já contribuíram com hacks muito bons e, acima de tudo, úteis. Fico perplexo quando gastam tempo e energia apenas para "chover no molhado". Uma coisa é pegar assets de um jogo de outro console pra gerar uma experiência única no Mega Drive, algo inédito e relevante, outra coisa é clonar uma experiência que já existia há décadas e poderia ser facilmente experimentada por diversos outros meios, sem necessidade alguma de haver hacking.
 

Cristiano Sword

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Esse efeito utiliza line scrolling em formato de onda junto com column scrolling.
Battletoads in Battlemaniacs fez um parecido com a mesma técnica nessa bandeira por exemplo:

qgX9Hrj.gif
Eu já conseguir programar esse efeito, vou procurar aqui no pc e depois mando aqui a rom e um video. Basicamente vc usa o plano de Background com o scroll horizontal e vertical

Por que baniram o cara? Era maior gente boa não arrumava treta com ninguém, o que pode ter acontecido?
pelo que eu entendi do q ele me disse no face, a moderação disse q ele tinha 4 contas e baniu ele, parece que ele e o irmão usam o mesmo pc pra acessar o forum, e os 2 esqueceram senha e tals e fizeram outro perfil, mas os antigos ficaram, embora nao tenha mais acesso.
Isso foi oq entendi

Com todo o respeito, eu acho perda de tempo fazer jogo de console X rodar em Y. Primeiramente, porque não vai ficar melhor, apenas igual. Segundo, porque ignora os pontos positivos do console pra tentar imitar o rival.

Super Nintendo e Mega Drive eram diferentes. Os desenvolvedores buscavam aproveitar o que cada console tinha de melhor, por isso os jogos variavam. Fazer um console imitar o outro é forçar gato a latir e cachorro a miar, talvez com o único intuito de satisfazer desejo de fanboys dizer "tá vendo? O console que eu gosto também poderia fazer esse jogo!".

Novamente, com muito respeito, esses hackers não são novatos e, inclusive, já contribuíram com hacks muito bons e, acima de tudo, úteis. Fico perplexo quando gastam tempo e energia apenas para "chover no molhado". Uma coisa é pegar assets de um jogo de outro console pra gerar uma experiência única no Mega Drive, algo inédito e relevante, outra coisa é clonar uma experiência que já existia há décadas e poderia ser facilmente experimentada por diversos outros meios, sem necessidade alguma de haver hacking.
Eu q os colegas que conheço fazemos apenas por aprendizado mesmo. Outra coisa q vejo é q a experiencia eh diferente, jogue a demo de mega man no master system e vc entenderá, ou outro exemplo parecido.
Mas só portar por portar tbm vejo graça. Pelo menos pra mim , o bom é poder reaproveitar o codigo pra outra coisa depois.

Ports.

A Sega nessa época ainda tinha o código fonte dos Sonic de Mega, inclusive portou o Sonic 3, Sonic & Knuckles e S3K pra PC em um só pacote.
Com certeza yuji naka tem esses codigos, mas sinceramente? acho inutil hoje em dia, TODOS esses sonics de mega drive já foram feitos engenharia reversa e o asm ta disponivel pela net, o código original era em asm.
Pra terminar a Sega hoje emula tudo, não vejo o pq usariam o codigo original feito em asm numa tecnologia antiga se podem emular.
 

jadersnes

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Falando nestes efeitos de distorção, um efeito que fiquei impressionado de ver foi aqui:
aoE2VP5.gif


Muito orgânico, muito convincente, as camadas oscilando em padrões diferentes.
:keehk

Já que estava pegando gif do game, já deixo mais uma (com muita coisa acontecendo na tela) só para aproveitar o post::ksorriso

d3fFPDq.gif

5uu8fzz.gif


Interessante que esse tipo de truque de console 2D (útil para água, para cenário fervente), que se vê até em game-gear (dadas as devidas proporções), seriam muito difíceis de reproduzir nos "games 2D" do Playstation.
Fiquei curioso duas vezes: Qual é o nome do jogo, e por quê pro PlayStation seria difícil de executar esses efeitos? Por ser um console mais avançado e não precisar deles?
 

jadersnes

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Com todo o respeito, eu acho perda de tempo fazer jogo de console X rodar em Y. Primeiramente, porque não vai ficar melhor, apenas igual. Segundo, porque ignora os pontos positivos do console pra tentar imitar o rival.

Super Nintendo e Mega Drive eram diferentes. Os desenvolvedores buscavam aproveitar o que cada console tinha de melhor, por isso os jogos variavam. Fazer um console imitar o outro é forçar gato a latir e cachorro a miar, talvez com o único intuito de satisfazer desejo de fanboys dizer "tá vendo? O console que eu gosto também poderia fazer esse jogo!".

Novamente, com muito respeito, esses hackers não são novatos e, inclusive, já contribuíram com hacks muito bons e, acima de tudo, úteis. Fico perplexo quando gastam tempo e energia apenas para "chover no molhado". Uma coisa é pegar assets de um jogo de outro console pra gerar uma experiência única no Mega Drive, algo inédito e relevante, outra coisa é clonar uma experiência que já existia há décadas e poderia ser facilmente experimentada por diversos outros meios, sem necessidade alguma de haver hacking.
Concordo plenamente, e acho que falta coragem pra mais pessoas falarem isso. Poderiam muito bem fazer mais Hacks e Homebrews. Seria muito mais interessante!!
 

edineilopes

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Fiquei curioso duas vezes: Qual é o nome do jogo, e por quê pro PlayStation seria difícil de executar esses efeitos? Por ser um console mais avançado e não precisar deles?
aoE2VP5.gif


O jogo da GIF é esse aqui:




Sobre as ondulações:

u7uDz5B.gif


Esse efeito é típico de videogames baseados em sprites. Playstation trabalhava com polígonos. Imagina como deve ser "pesado" deformar polígonos.

Era um tipo de coisa que "sumia" no PS1.

Saturn:
FtEo4pT.gif



Playstation:
o8zY0j3.gif



--------------


Saturn:
0I1uEDS.gif



Playstation:
m1TIwE6.gif
 
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olifante666

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O jogo da GIF é esse aqui:




Sobre as ondulações:

u7uDz5B.gif


Esse efeito é típico de videogames baseados em sprites. Playstation trabalhava com polígonos. Imagina como deve ser "pesado" deformar polígonos.

Era um tipo de coisa que "sumia" no PS1.

lsQP85M.gif



Saturn:
0I1uEDS.gif



Playstation:
m1TIwE6.gif


Peguei um Saturn recentemente, no momento estou jogando o Castlevania e o Shining Force 3. Engraçado como o Shining parece "leve". Loadings rápidos e super fluido.

Saturn se bem usado fazia coisas incríveis.
 

jadersnes

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O jogo da GIF é esse aqui:




Sobre as ondulações:

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Esse efeito é típico de videogames baseados em sprites. Playstation trabalhava com polígonos. Imagina como deve ser "pesado" deformar polígonos.

Era um tipo de coisa que "sumia" no PS1.

Saturn:
FtEo4pT.gif



Playstation:
o8zY0j3.gif



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Saturn:
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Playstation:
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Boa!! Saturn teve uma arquitetura híbrida, lidava muito bem com polígonos e sprites apesar da dificuldade de se programar com aquela cassetada de núcleos...
 

edineilopes

Retrogamer
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Boa!! Saturn teve uma arquitetura híbrida, lidava muito bem com polígonos e sprites apesar da dificuldade de se programar com aquela cassetada de núcleos...
Por ser uma máquina tão distinta, precisava que o jogo fosse programado especificamente para ela. Aí conseguia entregar efeitos bem interessantes e exclusivos, como horizontes e distorções para água.

TthuLaa.gif

Jj4LuOM.gif

rsu41AF.gif

ap1zmJg.gif
 

NÃOMEQUESTIONE

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Do que podemos chamar caras como Pyron e Lord Hiryu? Artistas, mágicos, feiticeiros, virtuoses dos pixels? Eles vão muito além do simples hack, são entusiastas persistentes e detalhistas extremos, ao ponto de parecer multiplicarem as meras 64 cores e fazer com que percebamos muito mais do que realmente está sendo mostrado na tela. :kkong

Super Street Fighter 2 - Hack de Lord Hiryu - Mega original - Arcade - Mega hack
8uq5ty3gfxic5k66g.jpg


i38xm9vw4amajex6g.jpg


Na boa o cara fez o impossível, pra mim os esquemas de cores das fases da Chun Li e Deejay ficaram mais bonitos que o original do arcade, os outros também ficaram muito próximos, vale lembrar que é trabalho em progresso e ainda há espaço para melhorias.

https://www.sega-16.com/forum/showt...-s-Street-Fighter-II-World-Warrior-hack/page3
 
Ultima Edição:

HuezinXD

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Do que podemos chamar caras como Pyron e Lord Hiryu? Artistas, mágicos, feiticeiros, virtuoses dos pixels? Eles vão muito além do simples hack, são entusiastas persistentes e detalhistas extremos, ao ponto de parecer multiplicarem as meras 64 cores e fazer com que percebamos muito mais do que realmente está sendo mostrado na tela. :kkong

Super Street Fighter 2 - Hack de Lord Hiryu - Mega original - Arcade - Mega hack
8uq5ty3gfxic5k66g.jpg


i38xm9vw4amajex6g.jpg


Na boa o cara fez o impossível, pra mim os esquemas de cores das fases da Chun Li e Deejay ficaram mais bonitos que o original, os outros também ficaram muito próximos, vale lembrar que é trabalho em progresso e ainda há espaço para melhorias.

https://www.sega-16.com/forum/showt...-s-Street-Fighter-II-World-Warrior-hack/page3
Stage da Canny melhorou muito.
 

Arlindo Orlando

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os colegas que conheço fazemos apenas por aprendizado mesmo. Outra coisa q vejo é q a experiencia eh diferente, jogue a demo de mega man no master system e vc entenderá, ou outro exemplo parecido.
Mas só portar por portar tbm vejo graça. Pelo menos pra mim , o bom é poder reaproveitar o codigo pra outra coisa depois.

Entendo. Faz bastante sentido no teu caso, como desenvolvedor, pois utilizas esse processo como um meio para outra finalidade. Daí, pode surgir algo mais interessante no futuro. Analisando como mero usuário, não sinto que um Port desses faça diferença significativa na comunidade de romhacking, muito embora não se deva tirar o mérito de quem se dedicou para aprender e aplicar o seu conhecimento e esforço na empreitada, pois não é fácil. Aplaudo genuinamente a dedicação, o conhecimento e a conquista, mas não consigo ter estima pelo produto final, se é apenas uma cópia do que eu já via antes. Obviamente, para casos de portar por hobby, não existe discussão ou juízo de valor, a pessoa é livre para se entreter dessa forma se assim quiser, nada de errado nisso; pelo contrário, agrega conhecimento e é algo muito positivo.
 

paulojr_mam

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Vendo a conversa anterior no tópico, pensei em perguntar, o efeito que o Sonic & Knuckles usa na fase Sandopolis pra criar as ondas de calor é distorção igual os outros que já foram postados?
147652
 

NÃOMEQUESTIONE

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Vendo a conversa anterior no tópico, pensei em perguntar, o efeito que o Sonic & Knuckles usa na fase Sandopolis pra criar as ondas de calor é distorção igual os outros que já foram postados?
Visualizar anexo 147652

Trata-se de um efeito de hardware que consiste na manipulação horizontal de linha por linha (raster) com objetivo de formar um padrão de deslocamento em S, era relativamente comum, mas tinha n aplicações criativas, o seu exemplo é só uma delas.

 

EmuBoarding

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Joguei aqui o Gynoug(Wings of War) no everdrive. O joguinho bom e difícil!! Ainda não passei da primeira fase... Alguém tem dicas?:klolz

Cara eu zerei ele na locadora em 1991 kkkkkkkkkkk mas joguei no emulador... Não tem muita dicas mas o canal e deixar a arma o mais power possível sem morrer.
Tenta mais x... joguinho vale a pena. Tem cada Chefe um mais foda q o outro... Se não conseguir, tenta meter um cheats de vidas infinitas pra tu curtir o game.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Um japonês, se não falha a memória o cara que fez o recente port do Darius pra Mega, está desenvolvendo o Fantasy Zone original da System 16 pro negão dos 16 bits e o resultado está pau a pau, tanto em gráficos como em sons.


reparem o chefe no chefe aos 1:50, esse efeito de profundidade nos sprites é inédito pra mim em consoles de 16 bits.
 

Cristiano Sword

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Um japonês, se não falha a memória o cara que fez o recente port do Darius pra Mega, está desenvolvendo o Fantasy Zone original da System 16 pro negão dos 16 bits e o resultado está pau a pau, tanto em gráficos como em sons.


reparem o chefe no chefe aos 1:50, esse efeito de profundidade nos sprites é inédito pra mim em consoles de 16 bits.

Eh só um jogo de visao mesmo, os pedaços do chefe devem ser sprites q sao do memso tamanho e se juntam.
O game em si tao ficando lindo :3
 
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