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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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sux

soteropolitano
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Tenho uma opinião polêmica: Streets of Rage 3 tem gráficos muito melhores e jogabilidade também em relação ao Streets of Rage 2. Ficou um visual mais "adulto" e a jogabilidade com a corrida e suas variações de golpes, assim como especiais carregados que não gastam life e os especiais das armas melhoraram bastante o game.
Mas isso é sequer discutível?
O univo "argumento" contra SoR 3 é a trilha sonora esquisita
 

João Pinheiro

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Mas isso é sequer discutível?
O univo "argumento" contra SoR 3 é a trilha sonora esquisita
Embora a musica não seja dançante, ou do tipo que se escuta no fone de ouvido, pra mim ela cumpre bem o papel de passar a atmosfera futurista, robotica, tecnológica e caótica do jogo
 

sux

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Embora a musica não seja dançante, ou do tipo que se escuta no fone de ouvido, pra mim ela cumpre bem o papel de passar a atmosfera futurista, robotica, tecnológica e caótica do jogo
pois, pra mim nunca foi um problema

até porque musica de videogame é sempre muito repetitiva, eu normalmente jogo ouvindo outra coisa - quando um jogo já é familiar ou quando não tem dialogo... ignorar o jogo com gameplay mais avançado do género por conta disso é estupidez
 

Super-EuF

Supra-sumo
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Há uma conta bem interessante que sigo no Twitter chamada "CRT Pixels" onde fotos vindas de TVs, monitores e emuladores são comparadas entre si para destacar diferenças na qualidade da imagem. Aqui estão alguns tweets com games de Mega Drive que mostram a aparência deles em plataformas diferentes:







Nas gerações mais antigas, as desenvolvedoras levavam em conta televisores e monitores na hora de criar o spritework de seus games. Emuladores normalmente mostram uma imagem "crua" por padrão, sem os efeitos que complementam a arte desses jogos e mostram como eles realmente são. Há certos títulos de Mega Drive que não parecem muito bonitos no emu graças a quantidade de dithering (ex: Streets of Rage 3, Vectorman, Contra Hard Corps), mas ficam uma beleza na TV.

PS: Falando no meguinha, há mais um port de Sharp X68 chegando:



Legal!
Só acho ruim eles fazerem comparação com composto, podia ser s-video
 


SonOfJeffer

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Mas isso é sequer discutível?
O univo "argumento" contra SoR 3 é a trilha sonora esquisita
E nem é tão ruim. Acho que também tem a questão dos efeitos sonoros, principalmente das pancadas. No 2 era muito bom, no 3 virou tipo um "poc" "poc".

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LoganV

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Lançamento:

Lançamento final do SSF2 para megadrive.
Adicionados os 3 elefantes no stage do Dhalsim... e um monte de coisas novas em todos os stages. Além disso, corrigido e adicionando os gráficos ausentes em todas as terminações... e alterando os valores do instrumento para a música FM.

 

TheCollector

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Karakas, eu acabo de baixar um hack que coloca as músicas tradicionais de Castlevania na versão do Mega e ficou EXCELENTE!!!
Como eu nunca havia tido notícia disso antes? Depois procurei na web e não achei um site sequer falando disso, nem vídeo nem nada, os arranjos ficaram sensacionais no som do Mega. Eu descobri por acaso em um grupo no Facebook e já está combinado com o hack de cores do Pyron e aquele outro de 9 vidas e seleção de hard. Por fim se você nunca soube disso eu fiz um patch e deixo aqui para conferir, como já falei pena que não encontrei vídeo algum pra deixar como demonstração, bom aproveito:


Castlevania - Bloodlines (Classic Castlevania Music).ips
 
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Rarchangelo

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Lançamento:

Lançamento final do SSF2 para megadrive.
Adicionados os 3 elefantes no stage do Dhalsim... e um monte de coisas novas em todos os stages. Além disso, corrigido e adicionando os gráficos ausentes em todas as terminações... e alterando os valores do instrumento para a música FM.



Muito bem vinda mais essa atualização, os cenários de Sagat, Cammy, T.Hawk, Vega, Zangief e Blanka ficaram ótimos!
Quatro observações:
  1. fiquei com a impressão de erro gráfico no avião do cenário do Guile: os detalhes azuis, na mesma cor do céu, parecem "pontos perfurados" na arte. Também removeria o logotipo "MD" do sprite das caixas, pois o refletido na parte esquerda está ao contrário.
  2. honestamente, um elefante a mais estático no cenário do Dhalsim não funcionou, ainda mais sem mover a tromba para acompanhar os outros quatro.
  3. seria incrível, se fosse possível, adicionar mais movimentos no cenário do Dee Jay para compensar a falta de uma camada de fundo a mais.
  4. quanto às canções, elas não têm conserto, infelizmente. Só mesmo uma rom com novas músicas adaptadas à tecnologia MSU ou retrabalhadas no próprio chip Yamaha YM2612, por exemplo:

 

sux

soteropolitano
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Karakas, eu acabo de baixar um hack que coloca as músicas tradicionais de Castlevania na versão do Mega e ficou EXCELENTE!!!
Como eu nunca havia tido notícia disso antes? Depois procurei na web e não achei um site sequer falando disso, nem vídeo nem nada, os arranjos ficaram sensacionais no som do Mega. Eu descobri por acaso em um grupo no Facebook e já está combinado com o hack de cores do Pyron e aquele outro de 9 vidas e seleção de hard. Por fim se você nunca soube disso eu fiz um patch e deixo aqui para conferir, como já falei pena que não encontrei vídeo algum pra deixar como demonstração, bom aproveito:


Castlevania - Bloodlines (Classic Castlevania Music).ips
interessante , acho que vale um gameplay


(mas jamais eu trocaria as musicas do Bloodlines de maneira definitiva - é a melhor OST da série)
 

edineilopes

Retrogamer
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Bom perfil.




180867
EyePOGwWQAE4XAe



180868
EyPkOICWUAENTwH


Duas mensagens interessantes que se pode inferir das telas que postam:

1 - Discutir dither e transparência na geração é papo pós-emulador.

2 - Pixels gigantes não são alma retrogame. Esses quadrados gigantes que vemos nas LCD - e alguns "lançamentos" retro - não representam o que se via na época. Os games eram desenvolvidos tendo em vista a saída de vídeo da época que suavizava tudo.
 

LoganV

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Bom perfil.




Visualizar anexo 180867
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Visualizar anexo 180868
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Duas mensagens interessantes que se pode inferir das telas que postam:

1 - Discutir dither e transparência na geração é papo pós-emulador.

2 - Pixels gigantes não são alma retrogame. Esses quadrados gigantes que vemos nas LCD - e alguns "lançamentos" retro - não representam o que se via na época. Os games eram desenvolvidos tendo em vista a saída de vídeo da época que suavizava tudo.


Uso o retropie com presents para 240p pelo cabo composto, e fica exatamente assim.


Agora, uma comparação rápida utilizando o BlastEM:


Sem filtros (Tirando o Scanlines):

Filtros simulando o composto:

RGB com Filtros (Na minha opinião o melhor dos dois mundos):
 
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sux

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Bom perfil.

Duas mensagens interessantes que se pode inferir das telas que postam:

1 - Discutir dither e transparência na geração é papo pós-emulador.

2 - Pixels gigantes não são alma retrogame. Esses quadrados gigantes que vemos nas LCD - e alguns "lançamentos" retro - não representam o que se via na época. Os games eram desenvolvidos tendo em vista a saída de vídeo da época que suavizava tudo.

Em retrospecto, acho que houve uma verdadeira destruição da imagem que temos dos retros games causada pelas imagens com pixel quadrados ampliados - causado pelos emuladores após a popularicacao das telas LCD / HD.

Felizmente estou curado e agora só jogo mega drive com o filtro sgenpt-mix postado aqui pelo @Papangu

 

edineilopes

Retrogamer
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Em retrospecto, acho que houve uma verdadeira destruição da imagem que temos dos retros games causada pelas imagens com pixel quadrados ampliados - causado pelos emuladores após a popularicacao das telas LCD / HD.

Felizmente estou curado e agora só jogo mega drive com o filtro sgenpt-mix postado aqui pelo @Papangu

Impressão que tenho é de que alguns desenvolvedores também têm essa ideia de pixel gigante ser "retro". Jogar com o personagem parecendo tabuleiro de xadrez virou "cult". Talvez parte desta galera tenha conhecido Nes, Mega, Snes em emulador... virou o "retro" deles.
 

LoganV

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Finalmente apareceu o hack do Bloodlines no RHDN:

E coincidentemente hoje apareceu este hack beta do Billy Time!

O Billy Time já fez diversos hacks de SRAM para diversos jogos de Mega Drive.


 

TheCollector

Bam-bam-bam
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Finalmente apareceu o hack do Bloodlines no RHDN:


Opss, retiro tudo o que disse, analisando esse hack a fundo percebi que não é o mesmo do link que forneci, esse último do RHDN não tem as cores do Pyron e as músicas de Castlevania 1 & 2 só entram depois que pegar os últimos upgrades das armas (ao contrário ao do link em que elas já estão presentes desde o início), além de modificações no texto da introdução e nomes e como já havia falado antes, não sei da origem do hack que peguei, sorry...

:kduvida
 
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Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
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Posso pedir uma ajuda de vocês sobre o shader do @Papangu ?

Quando tento carregar o shader o retroarch dá erro dizendo que não é compatíveL.

Eu instalei o shader numa pasta chamada sgenpt-mix, dentro da pasta shaders_glsl do retroarch:

Código:
zach@rangers:~/.local/share/flatpak/app/org.libretro.RetroArch/x86_64/stable/6206dc3fed228d43cfe446afc3dad0d8a44a546632af3acd18444a803ce1cc50/files/share/libretro/shaders/shaders_glsl/sgenpt-mix$ ls -lR

total 12
-rw-rw-r-- 1 zach zach  146 Dec  6 15:30 sgenpt-mix.glslp
-rw-rw-r-- 1 zach zach  919 Dec  8 23:31 sgenpt-mix-multipass.glslp
drwxrwxr-x 3 zach zach 4096 Apr 21 12:23 shaders

./shaders:
total 4
drwxrwxr-x 2 zach zach 4096 Apr 21 12:23 sgenpt-mix

./shaders/sgenpt-mix:
total 16
-rw-rw-r-- 1 zach zach 6141 Dec  9 12:26 sgenpt-mix.glsl
-rw-rw-r-- 1 zach zach 5579 Dec  8 23:25 sgenpt-mix-pass2.glsl

Mas não consigo executar.

Estou usando Linux. Ele tem alguma restrição por isso?
 

Raptor87

Bam-bam-bam
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Em retrospecto, acho que houve uma verdadeira destruição da imagem que temos dos retros games causada pelas imagens com pixel quadrados ampliados - causado pelos emuladores após a popularicacao das telas LCD / HD.

Felizmente estou curado e agora só jogo mega drive com o filtro sgenpt-mix postado aqui pelo @Papangu

Pixel estourado não tem nada a ver com o fato da imagem estar sendo geradas por emulador.
A imagem "pura" do console também é assim mesmo.
Se você jogar com o console original em TV HD com aqueles cabos RGB e upscaler, a imagem vai ficar com o mesmo aspecto.

O que faz a imagem ficar redondinha/suavizada e sem o efeito dither aparente é a falta de definição das TV's de tubo + cabo AV/RF e o fato desse tipo de TV não esticar a imagem pra uma resolução fixa como as LED/LCD fazem.
 
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