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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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edineilopes

Retrogamer
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O Tartarugas Ninja de SNES eu acho melhor só que o de Mega não é tão pior assim. Da pra jogar de boa. Sunset Riders acho que ficou bem inferior, até pelo espaço reduzido da ROM também.
O tartarugas do Snes é fielzão ao arcade e por isso se sobressai. Em alguns pontos, é até melhor. O Sunset Riders do Snes é fiel também, mas aí se sobressai também porque o do Mega é feião e capado.

Algo acontecia com a Konami na geração, algo talvez contratual. Ela parecia impedida de lançar o mesmo jogo para Snes e Mega. Isso não deveria ser mera economia, já que ficar fazendo jogo diferente devia aumentar os custos.

No final, como Snes parecia sua prioridade, fica impressão de que o Mega recebia ports piores, mas nem sempre era isso. Por vezes eram jogos TOP também, mas meramente diferentes.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Cacilda :karrepio

Essa porra é zuera né? A fase bônus roda lisa lisa como se fosse uma versão do jogo lançada para hardware moderno! Só que o meu queixo foi ao chão pra valer na parte em que rola uma espécie de sprite scaling dos personagens e a tela entra em looping com uma rotação suave do fundo. :klove:klove

Tomei até a liberdade de fazer um gif.


Sei que esse cara é muito talentoso, mas custo acreditar que é o Meguinha puro rodando isso.
que bruxaria é essa? parece mod do Mania
Mano... Markjester! acho q esse cara deve ter trabalhado na motorola, a velocidade dele em codar asm m68k e o conhecimento de barramento e registrador dele é insano!!
Por exemplo, eu sei tudo oq ta acontecendo na tela ai, mas a mistura de todos esses efeitos com fluidez só mostra oq falei, o "flow" dele em colocar tudo isso com MUITO FPS na tela e sem dar um misero lag!!
Eu coloco 2 efeitos e o lag e delay já ta comendo solto kkkkk :lolwtf
 

NÃOMEQUESTIONE

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Mano... Markjester! acho q esse cara deve ter trabalhado na motorola, a velocidade dele em codar asm m68k e o conhecimento de barramento e registrador dele é insano!!
Por exemplo, eu sei tudo oq ta acontecendo na tela ai, mas a mistura de todos esses efeitos com fluidez só mostra oq falei, o "flow" dele em colocar tudo isso com MUITO FPS na tela e sem dar um misero lag!!
Eu coloco 2 efeitos e o lag e delay já ta comendo solto kkkkk :lolwtf
Vale lembrar que ele não trabalhou sozinho, tem um time com anos de experiência em hackear jogos do Sonic junto com ele. Seria legal se abrissem o código para todos.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Tava revendo o vídeo novamente e reparei algo inédito, os caras conseguiram fazer o efeito da água transparente com a tela dividida e se pá já é chato fazer o truque com a tela normal, que dirá com a tela duplicada, são necessárias 3 interrupções da Vblank e não faço ideia como ele conseguiu isso, se vc assistir ao vídeo novamente e tiver olhos treinados verá uns discretos pontos CRAM bem no meio da tela, que é um efeito colateral do truque, com um pouco de criatividade daria pra fazer efeitos de transparência muito interessantes. :kideia
 
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Cristiano Sword

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Tava revendo o vídeo novamente e reparei algo inédito, os caras conseguiram fazer o efeito da água transparente com a tela dividida e se pá já é chato fazer o truque com a tela normal, que dirá com a tela dividida, são necessárias 3 interrupções da Vblank e não faço ideia como ele conseguiu isso, se vc assistir ao vídeo novamente e tiver olhos treinados verá uns discretos pontos CRAM bem no meio da tela, que é um efeito colateral do truque, com um pouco de criatividade daria pra fazer efeitos de transparência muito interessantes. :kideia
Pra fazer isso ele conta o Hblank... pense numa coisa chata... literalmente vc faz um media da frequencia horizontal e coloca dentro do loop do vblank.
 


Agent13

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NÃOMEQUESTIONE

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Como o rosto não fica "pixelado", tenho impressão que não foi escala. Mas sei lá o que foi. Só sei que ficou fantástico. :ksorriso
A tela menor da gif tira um pouco da nitidez da cena, colocando um vídeo em tela cheia eu consigo visualizar artefatos parecidos com aqueles efeitos de mosaico.

Nesse outro chefe o pixelamento é mais notável.
 

Maxwelsoonage

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A tela menor da gif tira um pouco da nitidez da cena, colocando um vídeo em tela cheia eu consigo visualizar artefatos parecidos com aqueles efeitos de mosaico.

Nesse outro chefe o pixelamento é mais notável.
Pelo visto são tiles de diferentes ângulos e cores sendo cada vez mais agrupados através de um algorítimo.
As vezes aparecem tiles que são apenas uma cor única, parecendo mosaico, mas não é.
Lembro que algum jogo fazia o mesmo truque em um rosto gigante também, mas era desenhado ao invés de usar esse ângulos.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Pelo visto são tiles de diferentes ângulos e cores sendo cada vez mais agrupados através de um algorítimo.
As vezes aparecem tiles que são apenas uma cor única, parecendo mosaico, mas não é.
Lembro que algum jogo fazia o mesmo truque em um rosto gigante também, mas era desenhado ao invés de usar esse ângulos.
Eu já vi que essa técnica é efetiva com sprites, não sei até que ponto é viável com uma camada de fundo.


 

Cristiano Sword

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Eu já vi que essa técnica é efetiva com sprites, não sei até que ponto é viável com uma camada de fundo.


eh isso mesmo que ele ta fazendo, inclusive o proprio programador falo num grupo de discord.
Eu nao gosto de fazer, pq come muita vram, e memoria eh algo MUITO caro no mega drive, sao incriveis 64kb pra gastar xD
Alem do que uma parte disso vai pra determinar e setar scroll e planos, no final sobra pouco, algo em torno de 40kb.
 

NÃOMEQUESTIONE

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eh isso mesmo que ele ta fazendo, inclusive o proprio programador falo num grupo de discord.
Eu nao gosto de fazer, pq come muita vram, e memoria eh algo MUITO caro no mega drive, sao incriveis 64kb pra gastar xD
Alem do que uma parte disso vai pra determinar e setar scroll e planos, no final sobra pouco, algo em torno de 40kb.
Só que ao invés de sprites ele usou uma camada de fundo, dá pra reparar que o outro plano de fundo está bem simplificado, eu também tinha perguntado ao programador como funciona a rotina ao que ele respondeu:

"it's basically updating the tile map with a 'scaled blit' - like a simplified texture mapper. I'll do a blog post on it at some point."


Será que ele aplica escala em apenas um tile e copia a rotina de forma sincronizada aos demais tiles para produzir o efeito?
 
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Cristiano Sword

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Só ao que invés de sprites ele usou uma camada de fundo, dá pra reparar que o outro plano de fundo está bem simplificado, eu também tinha perguntado ao programador como funciona a rotina ao que ele respondeu:

"it's basically updating the tile map with a 'scaled blit' - like a simplified texture mapper. I'll do a blog post on it at some point."


Será que ele aplica escala em apenas um tile e copia a rotina de forma sincronizada aos demais tiles para produzir o efeito?
Sim, ele ta fazendo com o Background. E não é apenas um tile, é o BG todo.
Assim, ele desenha varios frames, cada frame é um tilemap, e ai ele vai carregando sobreescrevendo um em cima do outro. Só que cada frame adicional tem um tamanho um pouco maior que ele definiu previamente quando desenhou e converteu em tiles.
O custo disso é que vc perde um plano de rolagem e vai comer mais vram.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Sim, ele ta fazendo com o Background. E não é apenas um tile, é o BG todo.
Assim, ele desenha varios frames, cada frame é um tilemap, e ai ele vai carregando sobreescrevendo um em cima do outro. Só que cada frame adicional tem um tamanho um pouco maior que ele definiu previamente quando desenhou e converteu em tiles.
Entendi, por isso ele usou a palavra "blit" que se não falha a memória é um termo de computação para redesenhar por sobreposição uma informação ou objeto na tela.
 

Super-EuF

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Um dither bem feito é uma obra de arte.
Acho esta técnica interessante no AV (quase não se percebe a mudança) e no máximo em s-video (já perceptível).
É bom se utilizar nestes dois para se manter a impressão de nuance nas cores.

Já em componente e HDMI fica bem visível o "pixelado", que observando bem e "no detalhe" mostra uma obra de arte sim, ainda mais na migração de tons de uma linha para outra
 

EmuBoarding

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Totalmente excelente.

E o primeiro Street Fighter a gente nunca esquece. :kluv Eu adorava essa versão do Street. Tinha o cartucho piratão do Snes.
Mano... esse jogo marcou demais kkkkkk lembro quando saiu o manha pra escolher os mesmo personagens... Todo mundo naa locadoras
ficaram doidos com isso... Lembro também de quando saiu 1 de Abril a parada do Sheng Long mano... Tinha que chegar no Vega (M.Bison)
sem perder nenhum round e matar ele com dois perfects no level 8...... mano até sair a revista do outro mês falando que era fake eu vi
uma galera tentando fazer esse Sheng Long.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Totalmente excelente.

E o primeiro Street Fighter a gente nunca esquece. :kluv Eu adorava essa versão do Street. Tinha o cartucho piratão do Snes.
É a versão que tem o esquema de cores mais agradável pro meu gosto, eu joguei a versão arcade e depois testei a ROM, um trabalho primoroso, com exceção do cenário do Bison, todos os outros são interpretações muito fidedignas do original, especialmente a fase do Zangief. Muito amor foi colocado nesse hack.
 

TheCollector

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É a versão que tem o esquema de cores mais agradável pro meu gosto, eu joguei a versão arcade e depois testei a ROM, um trabalho primoroso, com exceção do cenário do Bison, todos os outros são interpretações muito fidedignas do original, especialmente a fase do Zangief. Muito amor foi colocado nesse hack.
Bixo, gostaria muito de saber sobre computação (programação, truques. macetes, lógica, etc), inglês, japonês, etc...
Juro que ia fazer o máximo que pudesse pra tirar o máximo de nossos queridos sistemas antigos (tempo não mais me falta).
(Mas se tempo não te falta por que não o faz???) Simples, estou velho/cansado/desanimado/etc demais pra tentar aprender algo e tentar alguma coisa... (quem sabe em uma outra vida se isso existir), por fim parabenizo demais o grande Lord por mais uma grade benfeitoria...

:kjoinha
 

jadersnes

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Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?
 
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