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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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NÃOMEQUESTIONE

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Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?
Eles pediram pra galera que fez o pedido confirmar os endereços, creio que logo começarão a despachar os cartuchos.
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?
Eles vão começar a enviar em breve, no instagram eles tavam mostrando as pcbs prontas
 

MorpheusX

Habitué da casa
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Acho esta técnica interessante no AV (quase não se percebe a mudança) e no máximo em s-video (já perceptível).
Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
200607


Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
200610


Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
200616

Edit:
200615


Resultado Final, Original X Edit:
200619
 

paulojr_mam

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Ótima postagem, @MorpheusX Acho que talvez o dither sem ser xadrez era mais usado por que o dither xadrez, a meu ver, fica mais feio quando não é misturado. E o Mega Drive sempre teve um método de conexão de maior qualidade que não misturava, através da saída SCART. Nesse jogo que você postou mesmo Illmoore Bay, o dither original é mais agradável, quando não-misturado, do que o seu edit com xadrez.
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
Visualizar anexo 200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
Visualizar anexo 200607


Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
Visualizar anexo 200610


Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
Visualizar anexo 200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
Visualizar anexo 200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
Visualizar anexo 200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
Visualizar anexo 200616

Edit:
Visualizar anexo 200615


Resultado Final, Original X Edit:
Visualizar anexo 200619
Esse dither que vc mostrou primeiro, era muito usado pra simular mais cores numa tv de tubo. Isso é uma herança dos jogos de pc da decada de 80, dos pc nec 8801 e 9801, que usam e abusava desse efeito. Mas concordo com você, o segundo resultado é muit mais bonito^^
 

Super-EuF

Habitué da casa
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Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
Visualizar anexo 200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
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Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
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Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
Visualizar anexo 200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
Visualizar anexo 200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
Visualizar anexo 200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
Visualizar anexo 200616

Edit:
Visualizar anexo 200615


Resultado Final, Original X Edit:
Visualizar anexo 200619
O dithering do Rei Leão original ficou melhor do que o editado.

Já o do jogo The Curse ficou melhor o editado, porém deveria ter sido feito um comparativo numa imagem av/composta de tv de tubo.

No SF a imagem na TV de tubo sempre mostra uma maior suavização da imagem, já numa tv LCD/LED certeza que você iria diminuir a nitidez entre 10 e 20%.


O dithering é melhor nas conexões nesta sequencia: RF > Composto > S-video.
Para mim além disto fica muito mais visível a "granulação" e no caso do s-vídeo você consegue fazer configurações na Tv para "simular" efeito RF/Composto de dithering
 

Striderryu

Ser evoluído
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O quanto era mais poderoso a CPU do Mega em relação a do Super Nintendo? E a GPU do Super Nintendo?
A CPU do mega era mais rápida que a do SNES e menos propensa a slowdowns com muitos objetos na tela ao mesmo tempo o que ajudava na fluidez dos jogos, em contrapartida a VDP(GPU) do SNES era melhor com sprites maiores, mais cores e efeitos de zoom e rotação por hardware.
Essas caracteristicas faziam o mega terem melhores jogos de nave (thunderforce 3 vs thunderforce spirits) e o snes melhores jogos de luta (veja a diferença entre o jogo TMNT tournament fighter de ambos os consoles). Basicamente isso espero ter ajudado :ksorriso
 

Super-EuF

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Master Linkuei tá conseguindo o impensável, tá deixando o Mortal Kombat 1 do Mega com cara de arcade.
Tá melhor sim, só que estas músicas não são tragáveis.
O mais engraçado é que SF 2' do mega vem com músicas e efeitos sonoros melhores que os do snes, ou seja, mais próximo do arcade
 

NÃOMEQUESTIONE

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Tá melhor sim, só que estas músicas não são tragáveis.
O mais engraçado é que SF 2' do mega vem com músicas e efeitos sonoros melhores que os do snes, ou seja, mais próximo do arcade
Me gusta mais das músicas do Mega mesmo, acho as músicas do arcade genéricas.

Qq aconteceu pro Lin não postar mais aqui? Eu converso sempre com ele no yt, mas nunca cheguei a perguntar isso pra ele... :kpensa
Cara não faço ideia, reparei que ele deu uma sumida da Sega 16 também.
 

Super-EuF

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Eu já curto o som arcade, o acho quase insuperável.

MK 1 tem som melhor no snes
Já SF 2' tem som melhor no mega
 

NÃOMEQUESTIONE

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Esse game ainda tem muito a melhorar no quesito gameplay, mas o que me impressiona é a qualidade super nítida das amostras em PCM.
 

sux

soteropolitano
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Alguem consegue aquela ROM marota do DEMONS OF ASTEBORG?
 

Agent13

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Consegui, só tá rodando no core do picodrive e salvando só via save state
chegou a atualizar o core do Picodrive no core update do Retroarch (caso esteja rodando no PC...)? Fiz isso e ele passou a salvar. Só nao vai testar o jogo em outro core, senão perde o save.
Nem deu o erro "SRAM is faulty" na checagem.

O jogo funciona até no core do Picodrive de RA do Ps2, mas com o problema da SRAM.
 
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HuezinXD

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Completa.

Vou atualizar o core então. Tomara que rode no Genesis Plus GX do Wii depois também.
 

Agent13

Bam-bam-bam
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Usando o programa HxD, no executável do Demons, vi q há dados do emulador BlastEM. Se vc usa a versão standalone do emulador ou o core do Retroarch, roda bugado no começo crasha ao escoher a fase. Talvez o jogo use uma versão modificada dele, pois não está bugado.
 
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