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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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Lucas Molessani

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Pyron é um verdadeiro artesão com a paleta de 9 bits do meguinha, ele acabou de concluir o laboratório de alquimia do SOTN :kluv

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"Ah, mas 64 cores não da para nada, MD l*xo." - Kid do Youtube.

Pyron, Chev e dentre vários outros pixel-artistas talentosos estão cada vez mais provando exatamente o contrário, provando que o Mega Drive é um baita console incrível e que fica mais incrível com o passar dos anos... Fico feliz que o console atualmente esteja em boas mãos, com desenvolvedores empenhados a sempre querer entregar mais qualidade por puro carinho pela plataforma.

Sempre admirei esse trampo de pixel-arte pois não é algo nada simples. Os caras sabem como que se trabalha com o Mega Drive, levam um baita tempo desenhando tile por tile na mão para otimizar ao máximo e trazer o melhor resultado possível. Com tempo e esforço estão mostrando que, apesar de exigir muito mais trabalho e atenção, essa quantidade de cores consegue atingir resultados insanos e que não deixa a desejar em relação à imagens com maior número de cores. Isso tudo sem abusar de dithering (no caso, sabem utilizar de forma esperta e somente quando de fato necessário, ao contrário de muitas desenvolvedoras da época que, para economizar tempo, estragavam a arte geral dos jogos usando dither da forma mais podre possível, trocando a arte por ruído - cof UMK3 cof cof).

Quando o Pigsy finalizar sua versão do SotN, com certeza valerá como um bom exemplo ao título deste tópico.
Vou esperar a versão do 2600 :V

Rapaz, está ficando bem legal, adorei a música. Incrível como o tema do castelo consegue ficar bom em qualquer chip sonoro. Clássico é clássico.
 
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Combatente

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Tópico muito bom. Tive um mega drive na infancia, em 92 e um sega cd tambem. As tais 64 cores do mega drive na minha opinião nunca foram um problema, mas uma condição que permitia os jogos do mega drive serem mais sombrios, com um teor mais adolescente/adulto, ao invés dos tons pastéis e mais infantilizado visto nos jogos do SNES.

Basta ver jogos como: tartarugas tornaument fighter (no mega é sombrio, no snes é cartoon), sonic vs mario world( no sonic é mais escuro, no mario super colorido). Street of rage 2 vs final fight 3( street é praticamente o jogo inteiro de noite, absusando do brilho, enquanto FF3 é cartoon)
 


Rarchangelo

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A minha primeira, e talvez maior, decepção com o Mega Drive quando o conheci em 1991, após ficar maravilhado com Altered Beast, foi o Super Thunder Blade.

Após topar com esses breves artigos: https://www.sega-16.com/2012/10/double-take-super-thunder-blade/ e https://www.megavisions.net/retro-review-super-thunder-blade/, gostaria da opinião de vocês, se seria possível uma hack que trouxesse melhorias para este jogo. Por exemplo, a adição de 60fps; inclusão de novos elementos e melhor redimensionamento dos cenários, como prédios do 1º estágio e as entradas das cavernas, colunas rochosas e estalactites no 2º estágio; melhoria na pixelart e inclusão do HUD nos chefes; adição dos sprites de destroços para os chefes do meio de fase, etc.

Sempre senti a falta de um Thunder Blade decente na biblioteca caseira da SEGA, sobretudo no 32X, que depois do After Burner II Complete pensei que teríamos um "Thunder Blade Complete"...
 

Rarchangelo

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Caras alguém já tinha visto essa versão do Super Aleste para o Master System? Estou realmente espantado com a fidelidade gráfica dos cenários e no gameplay a navinha se move de maneira super ágil como no original. :kwow




Master System Does! :kluv

Incrível mesmo! Uma pena não haver vídeos das outras fases desse port. Neste canal do YT também tem outros ports bacanas para o SMS que eu não conhecia, como o Xevious e o Gradius II.
 

TheCollector

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A minha primeira, e talvez maior, decepção com o Mega Drive quando o conheci em 1991, após ficar maravilhado com Altered Beast, foi o Super Thunder Blade.

Após topar com esses breves artigos: https://www.sega-16.com/2012/10/double-take-super-thunder-blade/ e https://www.megavisions.net/retro-review-super-thunder-blade/, gostaria da opinião de vocês, se seria possível uma hack que trouxesse melhorias para este jogo. Por exemplo, a adição de 60fps; inclusão de novos elementos e melhor redimensionamento dos cenários, como prédios do 1º estágio e as entradas das cavernas, colunas rochosas e estalactites no 2º estágio; melhoria na pixelart e inclusão do HUD nos chefes; adição dos sprites de destroços para os chefes do meio de fase, etc.

Sempre senti a falta de um Thunder Blade decente na biblioteca caseira da SEGA, sobretudo no 32X, que depois do After Burner II Complete pensei que teríamos um "Thunder Blade Complete"...

Teriam que praticamente reescrever o jogo, o grande problema aqui é que este título não desperta nenhuma grande paixão na comunidade gamer, então é difícil algum hacker mais talentoso e experiente se interessar em fazer um trabalho mais profundo nele. Eu por exemplo uma coisa que gostaria muito de fazer agora seria inserir os textos e fontes de Wionder Boy in Monster World em sua versão japonesa (seria uma tradução mesmo) aproveitando assim a sua tela-título (pra ficar em conformidade com Monster World IV) e de sua menor dificuldade em alguns chefes (principalmente no último em que a Sega da América cagou todo), mas infelizmente me falta conhecimento para fazer isso (parece que o texto é comprimido na programação do jogo).
 

¬¬"

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Eita, não conhecia essa engine de games de luta pro Mega Drive! Já não basta as muitas hacks que fizeram dos portes de Street II para o sistema, os caras agora querem botar uma versão com todos os frames de animação?
Se o limite não for o tamanho da ROM, será que teria como ?
 

Super-EuF

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Mais uma atualização do GnG:

Jogo original do Mega -------------------------------------------- Jogo modificado no Mega -------------------------------------------- Arcade
35t8z20.png

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gbxMXri.png

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Achei a cor da terra melhor no arcade (é wide mesmo???).
Já a cor do lago ficou melhor no original do Mega mesmo.

Os demais estão muito bons na versão editada de Mega
 

¬¬"

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Mais uma atualização do GnG:

Jogo original do Mega -------------------------------------------- Jogo modificado no Mega -------------------------------------------- Arcade
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Bem mais detalhado agora como no original, pior que nunca tinha reparado nos cenários. Esse jogo é muito roubado.
 
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Axel Stone

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Achei a cor da terra melhor no arcade (é wide mesmo???).
Já a cor do lago ficou melhor no original do Mega mesmo.

Os demais estão muito bons na versão editada de Mega
Jogos que usam as placas CPS1,2 e 3 tem resolução quase wide. Porém os jogos são projetados pra serem achatados nas tvs 4:3. Ou seja, eles fazem os sprites sabendo que vão ser achatados depois (ex. desenham um oval sabendo que depois vai ser achatado pra virar um círculo). Isso é quase um downsampling pra resolução ficar melhor, só que somente na horizontal.

Então o certo é jogar em 4:3. Quem joga em wide estaria jogando errado na visão dos artistas, os personagens ficariam mais gordos, com exceção do SFIII2 que tem sim um modo wide se habilitar na bios.

Se reparar, os jogos da capcom no arcade não são tão "quadriculados" como da SNK por exemplo, justamente por conta dessa resolução horizontal maior.
 

tadeu1068

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Mais uma atualização do GnG:

Jogo original do Mega -------------------------------------------- Jogo modificado no Mega -------------------------------------------- Arcade
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HOLLY SHIT, o negócio tá pegando fogo, bicho! Modo Fausto Silva a parte, incrível que tenha alguém fazendo esse remake pro Mega, quando vão lançar em formato de ROM? E quem está fazendo esse remake?
 

Rarchangelo

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Jogo original do Mega -------------------------------------------- Jogo modificado no Mega -------------------------------------------- Arcade
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Incrível! Parece até uma "versão 32X"...
De todas as adaptações de jogos da Capcom feitas pela própria Sega, GnG e Forgotten Worlds são as que entregam uma pixelart mais simples em comparação ao arcade. Com esse resultado ficando tão bom, que o autor se inspire em fazer o mesmo com o Forgotten.
 

LoganV

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Eita, não conhecia essa engine de games de luta pro Mega Drive! Já não basta as muitas hacks que fizeram dos portes de Street II para o sistema, os caras agora querem botar uma versão com todos os frames de animação?
Acho que o espaço de armazenamento não é mais um problema. Só que você tem que ter uma espécie de mapper específico para cartuchos repro e everdrivers mais poderosos.
 

TheCollector

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Dá uma tristeza danada quando vejo matérias e vídeos de jogos cancelados que tinham todo o jeito de que ficariam bons como o jogo mostrado acima... :kduvida

Outro que fiquei puto foi com o cancelamento desse:




Os produtores falaram que foi cancelado porque não estavam conseguindo implantar um modo multiplayer satisfatório, mas o engraçado é que anos depois conseguiram lançar a versão pro Wii porque justamente descartaram o bendito do muitiplayer, vai entender...
 
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¬¬"

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Dá uma tristeza danada quando vejo matérias e vídeos de jogos cancelados que tinham todo o jeito de que ficariam bons como o jogo mostrado acima... :kduvida

Outro que fiquei puto foi com o cancelamento desse:




Os produtores falaram que foi cancelado porque não estavam conseguindo implantar um modo multiplayer satisfatório, mas o engraçado é que anos depois conseguiram lançar a versão pro Wii porque justamente descartaram o bendito do muitiplayer, vai entender...

Tá bem legal, faria sucesso. Pior é o atual de Switch rodar em 30 FPS
 

NÃOMEQUESTIONE

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Mais um vídeo sobre o cancelado Mickey Mania 2 do Mega: uma fase inédita, além daquela já mostrada sobre o faroeste, com um pouco mais do estágio 3D que serviu de inspiração para o que foi feito no game Toy Story.


Legal que diferente do Toy Story a fase em primeira pessoa está em tela inteira.
 

Vitor__3095

Larva
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Melhor q Ranma

Isso é só Sprite Teste e mesmo que o programador, por ventura, lance AOF3 para o Megão, a comparação com o Ranma é desonesta, pois este último foi lançado nos anos 90, onde tinha prazo de entrega e pouca memória disponível, já o AOF tem memória de sobra (hj em dia não é mais problema) para o programador trabalhar, não tem prazo de entrega e ainda tem o SDKG que otimiza tudo automaticamente. Eu acho essas comparações desonestas.
 
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