O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.880
Reações
16.613
Pontos
803
Esse jogo vem mostrando camadas de cenários incríveis nas fases que ele entrega.
Um dos lançamentos mais esperados - e o incrível é contarmos com lançamentos programados para o Mega Drive ainda hoje...
Parece um game de PC
 


Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.684
Reações
15.310
Pontos
1.659
Interessante, eu já li ou vi em algum lugar não me lembro aonde que os desenvolvedores do SNES falaravam que a sua CPU era um chip de 8 bits que agia como se fosse 16 (ou ao contrário, não tenho certeza), mas enfim é tudo um estratagema da dona Nintendo em sua eterna sede de controle: "Um processador que só eu tenho o controle e ninguém mais possa copiar..." Mas mesmo assim fizeram um belo trabalho, na minha opinião a única pisada de bola real com o SNES foi a maior cobrança de licença pelos jogos que rodavam a 3,58 MHz (e com isso muito desenvolvedores de jogos preferiam lançá-los em velocidade menor ocasionando slowdown) , sendo que os seus principais concorrentes tinham consoles rodando a velocidades muito maiores que o dela, ela tinha é que estimular o maior desempenho do seu aparelho, mas não, como era dona do mercado tinha que explorar pra conseguir mais... (Yamauchi sim fez a empresa se desenvolver, mas era acima de tudo um FDP...)

Pelo que eu sabia, tinha a low rom e a hi rom, e fazer jogos em low rom era mais barato por conta do custo dos chips, então as empresas muitas vezes para cortar custos com cartuchos lançavam games em low rom, e não uma questão de royalties ou licença mais cara para jogos rodarem mais rápido.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
Pelo que entendi o criador do port está baseando a maior parte do seu material na versão arcade.
Bom, já na primeira tela deu pra ver que os sprites são do sega cd. O poste, as janelas, os prédios, alguns pedregulhos, os fios... Mas tem alguns elementos misturados do arcade. Talvez ele vá substituindo o restante.
 
Ultima Edição:

Rampal

Bam-bam-bam
Mensagens
903
Reações
2.799
Pontos
433
Tem que ser do Sega CD porque se fosse direto da CPS1 o cara teria que redesenhar tudo pra resolução menor do Mega Drive e eu acho que nem ele e nem ninguém tem saco pra isso.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.744
Pontos
1.299
Bom, já na primeira tela deu pra ver que os sprites são do sega cd. O poste, as janelas, os prédios, alguns pedregulhos, os fios... Mas tem alguns elementos misturados do arcade. Talvez ele vá substituindo o restante.

He he he, acho engraçado o pessoal falando "versão Sega-CD" quando o jogo roda todo na VDP do Mega Drive e o periférico só fica a cargo do som mesmo :klingua
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Por isso que não vejo toda essa melhoria nas cores. Fora que 2 CPU para usar somente sprites. Posso estar errado já que não entendo nada da parte técnica.

Não era tão fácil extrair o poder do 32x, ainda mais que as produtoras tiveram que acelerar a produção.

olha aqui os dois modos graficos do 32x. O que usa 32000 consome muita memoria e sobra pouco para o resto. Geralmente se usava o de 256 cores.

1656542846875.png



 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.873
Reações
62.968
Pontos
1.253
Por isso que não vejo toda essa melhoria nas cores. Fora que 2 CPU para usar somente sprites. Posso estar errado já que não entendo nada da parte técnica.
Aumentou bastante o número de cores
2u3L9RnrCf2NppYF1MIbB8MpLuPRVSGdpszz3J_8dfs.png


O Knuckles desse jogo tem muito mais degradê, tem aquele highlight (parte mais iluminada) na testa, etc.
Tem nem comparação.

Fora tamanho dos sprites, frames e outros fatores.

Apesar que talvez fosse possível o Mega rodar isso.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
946
Pontos
178
Interessante, eu já li ou vi em algum lugar não me lembro aonde que os desenvolvedores do SNES falaravam que a sua CPU era um chip de 8 bits que agia como se fosse 16 (ou ao contrário, não tenho certeza), mas enfim é tudo um estratagema da dona Nintendo em sua eterna sede de controle: "Um processador que só eu tenho o controle e ninguém mais possa copiar..." Mas mesmo assim fizeram um belo trabalho, na minha opinião a única pisada de bola real com o SNES foi a maior cobrança de licença pelos jogos que rodavam a 3,58 MHz (e com isso muito desenvolvedores de jogos preferiam lançá-los em velocidade menor ocasionando slowdown) , sendo que os seus principais concorrentes tinham consoles rodando a velocidades muito maiores que o dela, ela tinha é que estimular o maior desempenho do seu aparelho, mas não, como era dona do mercado tinha que explorar pra conseguir mais... (Yamauchi sim fez a empresa se desenvolver, mas era acima de tudo um FDP...)
A escolha desse processador foi mais como um pedido de "quero um 6502 de novo só que 16 bits".
Ela queria economizar tempo de desenvolvimento usando um processador compatível com o NES, daí os desenvolvedores não precisariam aprender a mexer em outra linguagem de programação, apenas aprender as novidades desse novo em 16 bits.

Apesar de uma sábia escolha no inicio, complicou a vida dos devs com um processador diferente de todos.
Dá pra portar do PC Engine pro SNES sem grandes alterações, mas se não aproveitar dos 16 bits do SNES, você só vai ter o mesmo jogo do PC Engine rodando a 3.58 MHz (ou menos).
Agora o Mega Drive... vish, a diferença é enorme. Só traduzir de uma linguagem pra outra vai dar resultados bem ruins. Acho bem capaz que foi o caso do Thunder Spirits.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Aumentou bastante o número de cores
2u3L9RnrCf2NppYF1MIbB8MpLuPRVSGdpszz3J_8dfs.png


O Knuckles desse jogo tem muito mais degradê, tem aquele highlight (parte mais iluminada) na testa, etc.
Tem nem comparação.

Fora tamanho dos sprites, frames e outros fatores.

Apesar que talvez fosse possível o Mega rodar isso.
O knuckels é redesenhado pelo 32x, ele falou do cenário mesmo do jogo que é feito pelo mega.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.032
Reações
7.648
Pontos
453
O Chaotix do 32X somente os personagens rodam no 32X o resto tudo é no mega.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
Chaotix e um monte de outros jogos. Os que usam o 32x pro cenário roda a 30fps (tipo o pitfall) fazendo parece pior que no mega, acho que só um ou dois jogos conseguiram contornar essa limitação.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
A escolha desse processador foi mais como um pedido de "quero um 6502 de novo só que 16 bits".
Ela queria economizar tempo de desenvolvimento usando um processador compatível com o NES, daí os desenvolvedores não precisariam aprender a mexer em outra linguagem de programação, apenas aprender as novidades desse novo em 16 bits.

Apesar de uma sábia escolha no inicio, complicou a vida dos devs com um processador diferente de todos.
Dá pra portar do PC Engine pro SNES sem grandes alterações, mas se não aproveitar dos 16 bits do SNES, você só vai ter o mesmo jogo do PC Engine rodando a 3.58 MHz (ou menos).
Agora o Mega Drive... vish, a diferença é enorme. Só traduzir de uma linguagem pra outra vai dar resultados bem ruins. Acho bem capaz que foi o caso do Thunder Spirits.
o que ajuda também o Mega é o uso de um processador bem conhecido e bem documentado pelos programadores de jogos, principalmente europeus.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.078
Pontos
453


A versão do PC Engine é até boa porém devido à limitação do HUCard tiveram que cortar uma fase além dos bônus, se não me engano ela tem a capacidade de 3Mbits, eles não poderiam ter lançado em um de 4? E foram muito preguiçosos também, cortaram justo uma das fases mais legais que é a do cais do porto em favor da quarta que era muito mais fácil de implementar e até a Madara tá mais simples nessa versão, talvez não quisereram fazê-la por causa do helicóptero, péssimas escolhas...
 
Topo Fundo