O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
edineilopes;8526179 disse:
Achei curiosa a conta que "dava" mais cores ao Mega, quis entendê-la. Bom, cada dispositivo deve trabalhar a sua maneira. Acho que estou com o raciocínio viciado do ponto de vista da imagem em si e sua estrutura, não a programação, aí acabo não compreendendo.

Vamos deixar esse assunto pra lá, senão galera vai pegar no sono.:D

-------------------------------

Off:

Dois textos interessantes sobre o assunto discutido:
Texto sobre o modo CGA, 16 cores em 4bits, compatível com a figura que discutíamos (nesse sistema, o preto e o branco contam como cor):
http://pt.wikipedia.org/wiki/CGA

E outro texto sobre representação binária de caracteres e de cores (discute também a estrutura de bits para cada pixels, pesando na quantidade de informação)
http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/ii_bit_byte_arquivo.pdf


Me lembro quando programava antigamente lá pelos anos 90 que eu tinha 64 cores para trabalhar e poderia fazer a combinação infinitas com elas e jogar em apenas 16 posições que era chamadas de PALLETE.

Cada frame de exibição só poderia contar com estas 16 cores simultaneas, mas em outro frame poderia fazer uma nova combinação de PALLETE.

Se quiser é fácil montar um exemplo em QBASIC e um emulador DOS.

Talvez o mega tinha uma coleção de 512 cores que podiam ser misturadas e guardada na memória em 64 posiões a cada frame.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Ótimo tópico Ednei.
Acho que a quantidade de cores influencia pouco se a imagem será bela ou não. O Master exibia menas cores que o Mega e tenha alguns jogos belíssimos.

Quanto ao som "Mega x SNES", acho que cada caso é um caso. Em termos de vozes nem se discute, o SNES dava uma paulada no Mega, mas as músicas provocavam situações diversas.

O SNES tinha um processador midi animal, dava um som muito cristalino, mas o formato midi é bem mais limitado que o wave que o Mega usava. Em jogos como Street Fighter 2 as músicas da versão SNES ficaram bem diferentes do arcade, ao contrário do Mega, que era bem fiel.

Porém o midi tinha a vantagem de consumir bem menos memória para ser armazenado, aí a gente consegue ver que alguns jogos, como Fatal Fury 2 e Street Fighter 2 Turbo, tinham 20Mbit no SNES, contra 24Mbit da versão Mega Drive. Para os fabricantes era uma economia considerável.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
DATUM;8537803 disse:
Me lembro quando programava antigamente lá pelos anos 90 que eu tinha 64 cores para trabalhar e poderia fazer a combinação infinitas com elas e jogar em apenas 16 posições que era chamadas de PALLETE.

Cada frame de exibição só poderia contar com estas 16 cores simultaneas, mas em outro frame poderia fazer uma nova combinação de PALLETE.

Se quiser é fácil montar um exemplo em QBASIC e um emulador DOS.

Talvez o mega tinha uma coleção de 512 cores que podiam ser misturadas e guardada na memória em 64 posiões a cada frame.
Bom, consta que o Mega trabalhava com quatro paletas de cores, cada uma com 16 cores. Talvez funcione de forma semelhante.

A dinâmica em si compreendo. Arquivos GIF com suas 256 cores simultâneas tem opções de cores para uso quase infinitas, já que cada figura pode ter uma paleta diferente criada conforme conveniência da imagem.

O que acho estranho é que a Sega permitisse a divulgação de valores tão baixos (apenas 512 cores disponíveis. se estas poderiam se transformar em muito mais). E mais estranho que em média seus games tivessem 40 cores simultâneas, e vários tons presentes no Snes não apareciam no Mega.

Por exemplo, no game Rei Leão, por que não usaram as mesmas cores que no Snes, ou algo mais próximo, já que tem a mesma quantidade de cores simultâneas nesta tela?

Aparenta que a gama de opções era bem restrita.

reileaocompara.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Crude Dude;8538441 disse:
O SNES tinha um processador midi animal, dava um som muito cristalino, mas o formato midi é bem mais limitado que o wave que o Mega usava. Em jogos como Street Fighter 2 as músicas da versão SNES ficaram bem diferentes do arcade, ao contrário do Mega, que era bem fiel.
Eu gosto demais da qualidade de som do Mega, quando se trata de músicas. Sonic 2, SOR são um absurdo de qualidade.

Apesar que não me lembro de nenhuma música cantada no Mega Drive...
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
edineilopes;8539841 disse:
Eu gosto demais da qualidade de som do Mega, quando se trata de músicas. Sonic 2, SOR são um absurdo de qualidade.

Apesar que não me lembro de nenhuma música cantada no Mega Drive...

A música tema de Earthworm Jim 2 é cantada.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Mas quando vocês dizem que "tinha muita música do Mega que batia o SNES", se referem a qualidade das composições ou a qualidade técnica do áudio?

Porque ninguém nega que Sonic 2 tem uma trilha belíssima, melhor que muito jogo do rival, mas nem por isso a qualidade do áudio não deixa de ser absurdamente inferior.

Se houvesse uma versão de Sonic pra SNES, com as mesmas músicas, a diferença seria gritante... Vide isso nos "multi" da época:

[YOUTUBE]C7TNUlgzJT0[/YOUTUBE]

[YOUTUBE]Z_UifNRmdrk[/YOUTUBE]
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Crude Dude;8540494 disse:
A música tema de Earthworm Jim 2 é cantada.
Verdade. Vacilo, tinha esquecido dele.

Summo;8540831 disse:
Mas quando vocês dizem que "tinha muita música do Mega que batia o SNES", se referem a qualidade das composições ou a qualidade técnica do áudio?
Eles apresentavam características sonoras diferentes, então algumas pessoas acabavam gostando mais dos timbres das músicas do Mega. É questão de gosto.
Summo;8540831 disse:
Porque ninguém nega que Sonic 2 tem uma trilha belíssima, melhor que muito jogo do rival, mas nem por isso a qualidade do áudio não deixa de ser absurdamente inferior.
Absurdamente inferior? Forçou um pouco, não acha?
Summo;8540831 disse:
Se houvesse uma versão de Sonic pra SNES, com as mesmas músicas, a diferença seria gritante...

Isso é discutível. Certamente com arranjos específicos o Snes poderia gerar belos resultados. Se faria igual, aí é outra história...
Summo;8540831 disse:
Vide isso nos "multi" da época:
[YOUTUBE]C7TNUlgzJT0[/YOUTUBE]
Street Fighter ilustra bem as diferenças. Há quem diga que a versão Mega (em termos de música, não vozes) é mais interessante por ser mais fiel ao arcade. Fica a dúvida, será que no Snes mudaram bastante as músicas para realmente melhorar ou por necessidade, para se adequar às características do som dele?
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
Rapaz.... esse tópico vai longe, kkkkkkk!!

Se eu entendi bem, o Mega tinha um processador MIDI bem mais fraco que o SNES mas trabalhava/tinha suporte a wav, dependendo deste para a qualidade dos sons.

Mas sendo assim, seria um calcanhar de aquiles por causa da mídia dos jogos, dependendo da competência da Softhouse.

Um jogo que para mim tem excelentes sons tanto no Mega como no SNES, mas como acredito que só usa midi, o SNES ganha:

[YOUTUBE]X4NLkpipr7k[/YOUTUBE]

Será que essa questão do som tbm influenciava nas conversões?

Sunsetriders:

[YOUTUBE]T8U8_u0r3gQ[/YOUTUBE]

Se o Mega tinha um processador mais rápido que o SNES, por que o Sunsetriders dele só tem 2 personagens e os personagens não tem fala, como é o caso do chefão ai??

Agora, pergunta hipotetica: E se SNES e Mega tivessem suporte a MP3?
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Summo;8540831 disse:
Mas quando vocês dizem que "tinha muita música do Mega que batia o SNES", se referem a qualidade das composições ou a qualidade técnica do áudio?

Porque ninguém nega que Sonic 2 tem uma trilha belíssima, melhor que muito jogo do rival, mas nem por isso a qualidade do áudio não deixa de ser absurdamente inferior.


nossa, cara. NÃO. mas, definitivamente, NÃO.

todas as trilhas de sonic são fodas de cabo a rabo. se o chip de som do mega é inferior, tanto faz, conseguiram produzir nele sons belíssimos.

tipo o yuzo koshiro:

[YOUTUBE]OEl1P01Iwuo&feature=related[/YOUTUBE]


agora, "se" teriam feito coisa melhor no snes, tanto faz. se minha avó tivesse colhos, seria meu avô. negócio é que a trilha do actraiser não bate as de streets of rage.



mas, indo pro snes, olhem que absurdo isso aqui:

[YOUTUBE]4-18zfwvySw[/YOUTUBE]
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
edineilopes;8543095 disse:
Eles apresentavam características sonoras diferentes, então algumas pessoas acabavam gostando mais dos timbres das músicas do Mega. É questão de gosto.
Absurdamente inferior? Forçou um pouco, não acha?
[...]
Isso é discutível. Certamente com arranjos específicos o Snes poderia gerar belos resultados. Se faria igual, aí é outra história...
[...]
Street Fighter ilustra bem as diferenças. Há quem diga que a versão Mega (em termos de música, não vozes) é mais interessante por ser mais fiel ao arcade. Fica a dúvida, será que no Snes mudaram bastante as músicas para realmente melhorar ou por necessidade, para se adequar às características do som dele?

Jujuba disse:
nossa, cara. NÃO. mas, definitivamente, NÃO.

todas as trilhas de sonic são fodas de cabo a rabo. se o chip de som do mega é inferior, tanto faz, conseguiram produzir nele sons belíssimos.

agora, "se" teriam feito coisa melhor no snes, tanto faz. se minha avó tivesse colhos, seria meu avô. negócio é que a trilha do actraiser não bate as de streets of rage.

Caaaaaalma, gente!

Não sei se me expressei mal (confesso que posso até ter exagerado no "absurdamente", haha), mas receio que vocês não entenderam [kduvida]

A qualidade das composições é difícil (quiçá impossível!) de comparar, porque pouco depende do hardware. Vai muito mais dos músicos responsáveis e da tentativa de melhor adaptar as melodias as potencialidades do aparelho (caso de SoR). Como eu disse, Sonic tem uma trilha musicalmente maravilhosa, o que não vai mudar se for uma versão mp3 fodona ou um "demake" de 8 bits.

E isso, portanto, vai variar de jogo pra jogo. Não tem tanto a ver com a plataforma.

Do mesmo modo, não quis discutir aspectos subjetivos (de gosto). Sou um grande fã das trilhas sonoras dos Megaman de NES, mesmo com sua limitadíssima capacidade de áudio, assim como alguém pode achar mais agradável o timbre mais forte e seco das composições do Mega. Isso também não dá pra comparar, pois varia de pessoa pra pessoa...

Agora, puxando a discussão pra termos OBJETIVOS, não há como negar que o SNES tinha um chip de som bastante superior, em termos técnicos. O abismo é flagrante mesmo se formos comparar as especificações mais básicas, eis que o SNES trabalhava tinha 8x (oito vezes!) mais memória dedicada ao áudio, mais canais e som digital. É como eu li num fórum (acho que o NeoGAF uma vez), é algo que mal comporta debate...

Então, resumindo minha opinião:

O Mega tem jogos cujas composições são mais belas que o SNES? Sim, porque isso pouco depende do console, e vai mais do talento dos compositores conjugado com a boa vontade de melhor aproveitar as potencialidades do aparelho.

Pode-se achar o som "característico" do Mega mais bonito, no geral, do que o SNES? Sim, é pessoal, gosto é gosto. Pode ter gente aí que prefere as trilhas do Master do que aquelas da geração 16 bits. Vai de cada um.

Tecnicamente, o SNES tem o áudio melhor? Sim, e, sinceramente, acho difícil até de discutir. Basta comparar as músicas no geral que a diferença fica nítida. Questão de hardware.
 

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
Megadrive não fazia Dolby Surround. SNES fazia.

Jogos como Whirlo, Super Turrican 1 e 2 entre outros tinham essa tecnologia, o que resultava em uma qualidade de som realmente maravilhosa.

Em tecnologia de som, SNES estava a frente. Em composição musical vai muito de gosto pessoal, mesmo tendo excelentes compositores.

Eu acho a trilha sonora de Chrono Trigger TOP 5 da era 16bits. O Mega tinha as melhores muscas de jogos de nave que ja joguei na vida (Gaiares e Thunder Force 3).
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Summo;8543659 disse:
Caaaaaalma, gente!

Não sei se me expressei mal (confesso que posso até ter exagerado no "absurdamente", haha), mas receio que vocês não entenderam [kduvida]

A qualidade das composições é difícil (quiçá impossível!) de comparar, porque pouco depende do hardware. Vai muito mais dos músicos responsáveis e da tentativa de melhor adaptar as melodias as potencialidades do aparelho (caso de SoR). Como eu disse, Sonic tem uma trilha musicalmente maravilhosa, o que não vai mudar se for uma versão mp3 fodona ou um "demake" de 8 bits.

E isso, portanto, vai variar de jogo pra jogo. Não tem tanto a ver com a plataforma.

Do mesmo modo, não quis discutir aspectos subjetivos (de gosto). Sou um grande fã das trilhas sonoras dos Megaman de NES, mesmo com sua limitadíssima capacidade de áudio, assim como alguém pode achar mais agradável o timbre mais forte e seco das composições do Mega. Isso também não dá pra comparar, pois varia de pessoa pra pessoa...

Agora, puxando a discussão pra termos OBJETIVOS, não há como negar que o SNES tinha um chip de som bastante superior, em termos técnicos. O abismo é flagrante mesmo se formos comparar as especificações mais básicas, eis que o SNES trabalhava tinha 8x (oito vezes!) mais memória dedicada ao áudio, mais canais e som digital. É como eu li num fórum (acho que o NeoGAF uma vez), é algo que mal comporta debate...

Então, resumindo minha opinião:

O Mega tem jogos cujas composições são mais belas que o SNES? Sim, porque isso pouco depende do console, e vai mais do talento dos compositores conjugado com a boa vontade de melhor aproveitar as potencialidades do aparelho.

Pode-se achar o som "característico" do Mega mais bonito, no geral, do que o SNES? Sim, é pessoal, gosto é gosto. Pode ter gente aí que prefere as trilhas do Master do que aquelas da geração 16 bits. Vai de cada um.

Tecnicamente, o SNES tem o áudio melhor? Sim, e, sinceramente, acho difícil até de discutir. Basta comparar as músicas no geral que a diferença fica nítida. Questão de hardware.

o problema foi você ter citado sonic 2 ali. eu não acho a qualidade ruim nem boa, acho-a adequada. digo, os sons, timbres etc. retirados do chip de som do mega foram precisos para o que quiseram fazer.
se mega rodasse mp3 e eles dispusessem de uma banda ou de uma orquestra sinfônica, acho que a trilha ainda deveria ter sido feita do jeito que foi.

por isso citei o koshiro. porque as trilhas de sor (principalmente o 3) não são tentativas de reproduzir a realidade com recursos limitados, mas, na verdade, parece mais que o cara viu ali zilhares de possibilidades impossíveis de serem alcançadas antes do advento da música eletrõnica.

agora, o chip do snes ser superior eu não discordo. o que encanei foi o fato de dar como exemplo de "inferioridade sonora" a trilha do sonic. como eu disse antes, acho-a precisa.

assim como as trilhas de megaman, que soam da melhor forma possível em 8bits. achei o remake delas, no wilt wars, uma m****, inclusive.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Kyo Olhos Demoniacos;8543290 disse:
Se o Mega tinha um processador mais rápido que o SNES, por que o Sunsetriders dele só tem 2 personagens e os personagens não tem fala, como é o caso do chefão ai??
Mas esse jogo é reconhecido como um port ruim. Realmente inexplicável. Serviço mal feito.

Falando em Sunset Riders, mesmo a ótima versão do Snes, nunca entendi aquelas explosões cheias de pixels gigantes. Será que ninguém da Konami não viu que estava muito feio?

Deveriam ter revisto as explosões no Snes e refeito o jogo do Mega do zero.[kong]


Por outro lado, nos multis, o Fifa Soccer era bem mais interessante no Mega.
Summo;8543659 disse:
Do mesmo modo, não quis discutir aspectos subjetivos (de gosto). Sou um grande fã das trilhas sonoras dos Megaman de NES, mesmo com sua limitadíssima capacidade de áudio, assim como alguém pode achar mais agradável o timbre mais forte e seco das composições do Mega. Isso também não dá pra comparar, pois varia de pessoa pra pessoa...

(...)

Pode-se achar o som "característico" do Mega mais bonito, no geral, do que o SNES? Sim, é pessoal, gosto é gosto. Pode ter gente aí que prefere as trilhas do Master do que aquelas da geração 16 bits. Vai de cada um.
Pois é, gosto pessoal. Tem gente que realmente prefere o "estilo de som" do Mega.

Pessoalmente, me agrada mais o som do Snes. Aliás, acho que esse de verdade era o maior diferencial frente ao Mega, que fazia seus "Street Fighters da Vida" ficarem mais agradáveis e parecerem tão superiores.
 

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.343
Reações
1.950
Pontos
649
O Mega mandava bem em batidas, mas no resto deixava muito a desejar. No próprio jogo dos Power Rangers(no caso, o The Movie), dá pra notar a abertura que o mega faz uma bateria muito melhor! Só que em outros tons fica meio capenga. Claro que tem exceções, mas em geral o som do Mega pecava nisso, na minha opinião.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Dono_do_Meu_Anel;8543673 disse:
Megadrive não fazia Dolby Surround. SNES fazia.

Jogos como Whirlo, Super Turrican 1 e 2 entre outros tinham essa tecnologia, o que resultava em uma qualidade de som realmente maravilhosa.

Em tecnologia de som, SNES estava a frente. Em composição musical vai muito de gosto pessoal, mesmo tendo excelentes compositores.

Eu acho a trilha sonora de Chrono Trigger TOP 5 da era 16bits. O Mega tinha as melhores muscas de jogos de nave que ja joguei na vida (Gaiares e Thunder Force 3).

Já jogou Axelay do Snes?

Recomendo pela trilha sonora.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
[YOUTUBE]mNEa_V6uHfM&feature=related[/YOUTUBE]

Eu acho essa trilha sonora fodástica para o Mega, puxou acima dos 100% do console em tudo como ele próprio diz.
Tirando que possui lag no video pela má gravação e o cara que joga muito mal e olha que está no SUPER EASY :-D (percebi por conta de algumas energias extras em tela e a IA retardada de alguns chefes)
O cara utiliza ainda uma das piores armas do jogo o tempo todo, depois um cara desse leva naba e reclama falando que o jogo é difícil, noob...
Esse jogo é muito foda.
 

Joseph Korso

Bam-bam-bam
Mensagens
14.248
Reações
115
Pontos
309
Não confundam composição com a capacidade de samples de cada console.

O Mega tinha games com altas trilhas sonoras, em alguns multi se percebia a simplificação sonora, alguns era grande demaisa diferença, mas como a paleta de cores - que a meu ver era mais gritante - dava na mesma, hipoteticamente falando.

Como já martelaram bastante aqui, dependendo da competência da emrpesa que fez o game, o resultado era surpreendentemente bom, muitas vezes até superior do concorrente, vide Aladdin de Mega e Aladdin de Snes.
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
Kyo Olhos Demoniacos;8543290 disse:
Se o Mega tinha um processador mais rápido que o SNES, por que o Sunsetriders dele só tem 2 personagens e os personagens não tem fala, como é o caso do chefão ai??

Agora, pergunta hipotetica: E se SNES e Mega tivessem suporte a MP3?

tae algo que queria saber: o precessador tinha alguma influencia sobre som?

mk2 do mega tinha uma porrada de vozes e efeios sonoros ausentes tb.

ficava puto com isso. [kzangado]
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
O chip de som do SNES era superior e tenho como provar:

[YOUTUBE]cxBqGTh4LQU[/YOUTUBE]
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
BigJ;8547169 disse:
O chip de som do SNES era superior e tenho como provar:

Tudo bem, é poderoso, mas tem umas OST no Mega show de bola:

[YOUTUBE]0Vv2EdBN2nc [/YOUTUBE]

[YOUTUBE]sez5nJO76U4 [/YOUTUBE]

[YOUTUBE]QZ06vucAb6c [/YOUTUBE]

Joguei demais essa série no Nintendinho :rox

[YOUTUBE]IcFuugDrZHE[/YOUTUBE]

Na boa, depois que vi essa joia no genesis:

[YOUTUBE]DYMD-hyEECk[/YOUTUBE]

Estou convencido que era apenas questão de programação no Mega :rox:rox!!

PS: Detalhe, olha minha assinatura :eek:
 

SONICR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.863
Reações
4.273
Pontos
1.224
edineilopes;8539841 disse:
Apesar que não me lembro de nenhuma música cantada no Mega Drive...

Tem a música da tela principal do jogo Spider-man Animated Series: sério, dói os ouvidos.

Tem uma música de uma fase do jogo Ristar que também é cantada (dói tb).

Eu ficava feliz em ver alguns jogos de Mega, sendo eles com paleta de cores inferiores ao Snes e perdendo pouco na qualidade final.

Ah ... excelente tópico!
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Uma comparação entre versões de um jogo que gosto muito, em músicas tão boas que não saberia dizer qual a minha preferida :

Mega
[YOUTUBE]jEXWZWqQth0[/YOUTUBE]

Snes
[YOUTUBE]P9CwNsTkbQs[/YOUTUBE]

Nesse jogo definitivamente o Mega acompanha em qualidade sonora.:rox
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
SONICR;8549883 disse:
Tem a música da tela principal do jogo Spider-man Animated Series: sério, dói os ouvidos.

Tem uma música de uma fase do jogo Ristar que também é cantada (dói tb).

Eu ficava feliz em ver alguns jogos de Mega, sendo eles com paleta de cores inferiores ao Snes e perdendo pouco na qualidade final.

Ah ... excelente tópico!
Quantas músicas cantadas, hein? :D
DO EarthwormJim2 tinha esquecido, mas essas aí não conheço mesmo.

O Ristar é um game bacana, não cheguei a terminar. Que fase é? Se cheguei a ouvir, não prestei atenção. Ficou tão ruim assim?
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
edineilopes;8552094 disse:
Quantas músicas cantadas, hein? :D
DO EarthwormJim2 tinha esquecido, mas essas aí não conheço mesmo.

O Ristar é um game bacana, não cheguei a terminar. Que fase é? Se cheguei a ouvir, não prestei atenção. Ficou tão ruim assim?

Sério que vc quer ouvir? Esse jogo faz as vozes do Street 2 do mega serem legais :-D
Tá aí, mas é uma desgraça, já adianto.

[YOUTUBE]QFDBMbO-V54[/YOUTUBE]
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
o que fudia mesmo o mega não eram as musicas, e sim as vozes. engraçado que os efeitos sonoros tb não eram roucos.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Mantiz;8514350 disse:
Tem algo de especial no estilo gráfico empregado em boa parte dos jogos do Mega, que me encanta, embora eles sejam tecnicamente inferiores ao do SNES

Eu ia dizer isso. Prefiro o SNES, confesso, mas tem algo de extremamente simpático no estilo gráfico de muitos exclusivos do mega.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.527
Pontos
1.299
BigJ;8547169 disse:
O chip de som do SNES era superior e tenho como provar:

[YOUTUBE]cxBqGTh4LQU[/YOUTUBE]

Mas ninguém afirmou em momento algum que chip de som do Mega era superior, muito pelo contrário, neste tópico tem sido consenso do hardware superior do Super Nes o que é óbvio pois foi lançado dois anos depois.
E quanto às boas músicas do Mega não dependiam apenas da qualidade da composição conforme defendido por alguns, o Super Nes consegue colocar uma quantidade de instrumentos maior, logo os arranjos soam bem mais elaborados o que no geral se traduz numa qualidade musical superior, vide o vídeo do Spaskster, mas o Mega consegue lidar bem melhor com sons mais graves tipo baixo e percussivos, o que no geral resulta em sons mais compassados e rítmicos dando aquela típica sensação de mais encorpado, em compensação alguns sons mais agudos do Mega parecem ter vindo diretamente do Master.
A grande questão era como as Softhouses conseguiam lidar com as particularidades de cada um, raramente se via jogos com qualidade de som ruim no Super Nes, sendo que no Mega isso ocorria com muito mais frequência pois as Softs tinham muita dificuldade em aproveitar o Chip do Mega em todo o seu potencial, pois sons de melhor qualidade tomavam muito espaço no cartucho, encarecendo o produto final, logo as empresas no geral não se viam obrigadas a otimizar o aspecto sonoro do jogo.
Mas quando se ouvem os solos guitarra perfeitos de Thunder Force IV (o que nem era o forte do Mega), a música de Alien Soldier dá para se passar como jogo de Sega CD facilmente, Gargoylles tem belas músicas orquestradas, Castlevania tem músicas muito mais épicas, a trilha do Super Nes soa meio que família Adams, LandStalker dá gosto de escutar aquela música e Red Zone (alguém me ensine a postar vídeos por favor) escutem a música da introdução pra mim a melhor música de introdução dos 16 bits, nível Play Station quem viu sabe do que estou falando, percebe-se que essa vantagem que muitos fazem questão de frisar nem é tão grande assim e com esses exemplos acima acredito que pequena.
Resumindo qualidade som melhor no Mega demandava tempo, dinheiro, habilidade e profundo conhecimento do Hardware o que nem sempre estava disponível.
Por este motivo temos muito mais trilhas memoráveis no Super pois seu hard era muito mais amigável neste quesito do que no Mega
Quanto a qualidade das composições no resultado final, como músico amador afirmo que para produzir uma boa música depende-se muito mais da qualidade do compositor e da sua inspiração que varia de dia para dia do que o Hardware do video game.
Obrigado ao postador da música do Spaskster ótima nos dois consoles e parabéns ao criador do tópico.
PS. Tive Super Nes na época mas sei reconhecer o valor do Mega.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
NÃOMEQUESTIONE;8554020 disse:
Obrigado ao postador da música do Spaskster ótima nos dois consoles e parabéns ao criador do tópico.
PS. Tive Super Nes na época mas sei reconhecer o valor do Mega.

Sei que vc falou na música do Sparkster, mas em questão de jogo e na minha humilde opinião, eu prefiro o Rocket Knight Adventures do Mega Drive.
Pra mim o melhor jogo desse personagem.

[YOUTUBE]I30Zqtrl9S4[/YOUTUBE]

O mais engraçado é que esse tem cara de jogo do Super Nintendo, mas esse só saiu no Mega drive.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.527
Pontos
1.299
Somos dois, também acho o Rocket Kingths 1 o melhor de todos, mas é inegável que a trilha sonora do Spaskter Super Nes também é maravilhosa, 16 bits foi a geração mais foda de todas sem sombra de dúvida.
 

Falcão destemido

Bam-bam-bam
Mensagens
8.229
Reações
2.173
Pontos
464
NÃOMEQUESTIONE;8555172 disse:
Somos dois, também acho o Rocket Kingths 1 o melhor de todos, mas é inegável que a trilha sonora do Spaskter Super Nes também é maravilhosa, 16 bits foi a geração mais foda de todas sem sombra de dúvida.


Tai uma verdade inquestionável
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
timpas;8554987 disse:
Sei que vc falou na música do Sparkster, mas em questão de jogo e na minha humilde opinião, eu prefiro o Rocket Knight Adventures do Mega Drive.
Pra mim o melhor jogo desse personagem.

[YOUTUBE]I30Zqtrl9S4[/YOUTUBE]

O mais engraçado é que esse tem cara de jogo do Super Nintendo, mas esse só saiu no Mega drive.

Hey.... dessa não sabia..... que a série Rocket Knight começou no Mega e mais que com o pé direito :eek:[kbaba]:rox
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.294
Reações
230
Pontos
1.054
The Great Devil B.M.;8514428 disse:
Algumas imagens do SNES ao meu ver utilizam um efeito melhor. Mas em termos de som o SNES mata o Mega fácil.
Tive os dois, mas preferi o Mega.

[2].
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.527
Pontos
1.299
Shui Hu Feng Yun Zhuan
Taí a imagem de um jogo chinês piratex do Mega Drive, mas muito bem feito lançado em 1999 embaixo algumas imagens bem bonitas por sinal.

shui+hu+feng+yun+zhuan+lightning+charm.png


shui+hu+feng+yun+zhuan+waterfall.png


shui+hu+feng+yun+zhuan+fire+charm.png


Se alguém tiver curiosidade taí o Link do site com uma análise bem feita do jogo, o cara afirma que os ambientes do jogo rivalizam com Knights Round e King of the Dragons do Super Nes, foi a primeira coisa que veio a minha cabeça quando vi as imagens deste game antes mesmo de ler a análise.


http://goldenpigsy.blogspot.com/2010/11/shui-hu-feng-yun-zhuan-beneath-clouds.html
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.527
Pontos
1.299
Outro jogo que usa excepcionalmente bem a paleta do Mega é VR Troopers, jogo de luta até legalzinho baseado no seriado dos anos 90, feito pelos mesmos produtores de Power Rangers, imagens abaixo:

VR-Troopers-6.gif


VR-Troopers-3.gif


OgAAAImU2ZiLxSz9L4SNz5is3NqeXTvFdRkqhINCMwu1O65FlV-q6VFnUjZsoLMQCmGWzPqjc3eEJjjDjk15hB_s6kUAm1T1UDkLh0-6py3PMvpX4GEH4wIp6iJg.jpg


OgAAAAQgg-Gif0KcyPZ7R0MjG9Wi7tYWoTDxUKUg9qtyWY28sFL1T7807DOOcDSsBrag8vc-tlp4EGfkoEf9MHAxDv8Am1T1UCmMnGighNWwGVb_d76OmUD7tVhA.jpg
 
Topo Fundo