O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?

• Total voters
    86

edineilopes

Retrogamer
Reações
105.156
Pontos
1.854
Nas devidas proporções, tendo a tecnologia de cada época, com certeza. Tudo era focado na excelência.
A própria Nintendo, que segue mandando bem, não é a mesma, já que seus games são tecnicamente defasados atualmente.

Um exemplo do que seria Snes na época, seria como um Playstation 5 com gráficos top de linha, mas nas mãos da Nintendo. Marios e Zeldas com gráficos de cair o queixo, de deixar Horizon no chinelo. Não existe nada parecido com isso nessa geração.

Hoje Nintendo faz jogo, mas não tem hardware.
Sony tem hardware, mas não sabe o que fazer com ele.

Microsoft tá ocupada com cloud e ia.
Ilustrando meu ponto, um teste com ia para um breve upgrade gráfico.

zelda-sem-ia.jpg

Sem Título-1.jpg

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964
Ilustrando meu ponto, um teste com ia para um breve upgrade gráfico.

Visualizar anexo 439654

Visualizar anexo 439655

Eu não sei quanto a vocês, mas só eu que não gostei desse tom amarelado tipo final de tarde que impregnaram em toda a paleta do jogo? Parece meio "cansativo" ficar olhando isso direto... (Acho que foi a primeira vez que não curti muito o visual de um jogo do Zelda.)

edineilopes

Retrogamer
Reações
105.156
Pontos
1.854
Eu não sei quanto a vocês, mas só eu que não gostei desse tom amarelado tipo final de tarde que impregnaram em toda a paleta do jogo? Parece meio "cansativo" ficar olhando isso direto... (Acho que foi a primeira vez que não curti muito o visual de um jogo do Zelda.)
Eu não joguei o game, assisti o filhote jogar. Então não me cansou. Talvez cansasse se ficasse vendo por horas seguidas.

Achei muito habilidosa na arte como um todo. É mesmo um pouco forçada a "iluminação". Mas a contaminaação das cores traz uma elegância e também um "volume no ambiente" que disfarça a simplicidade e passa sensação de que o mapa é maior, que há distância maior entre os elementos.

0100f2c0115b6000_2024-02-17_15-00-34-317.jpg

0100f2c0115b6000_2024-02-17_14-58-33-925.jpg

0100f2c0115b6000_2024-02-17_15-06-06-661.jpg

Então achei o jogo lindo. Nintendo tirando leite de pedra.

Voltando ao Mega Drive, para quem curte Zelda pode ser uma boa pedida:

Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.173
Pontos
453
Voltando ao Mega Drive, para quem curte Zelda pode ser uma boa pedida:

Eu pessoalmente gostei bem mais desse jogo do que Zelda: ALTTP e o recomendo bastante. No entanto, acho o boss final e a conclusão da história bem fraca. O game começa extremamente bem, com temas muito interessantes, mas perde totalmente o folego exatamente no final.

Para quem gosta de Zelda e quer jogar algo parecido nos consoles da Sega, também recomendo:

Master System:
- Golden Axe Warrior

Mega Drive:
- Beyond Oasis
- King Colossus
- Landstalker

Game Gear:
- Sylvan Tale

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.266
Pontos
1.453
Nah, a arte do jogo é excelente, das melhores que já vi.

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964
Nah, a arte do jogo é excelente, das melhores que já vi.

Só estou falando do tom pastel alaranjado das cores e isso no jogo todo, mesmo nos ambientes fechados, não gostei muito disso não, parece meio enjoativo, quanto ao resto não tenho do que reclamar...

Ridge

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.237
Pontos
703
Esse tom pastel amarelado nos novos Zeldas é mais pra dar uma suavizada nos gráficos e dar uma atmosfera mais etérea pro jogo, mas tbm serve pra disfarçar melhor alguns defeitos de serrilhados e draw distance.

Esse uso de bloom + filtro amarelado/cinzento era algo muito comum em jogos da geração do PS2, mas como o Switch compete com consoles muito mais poderosos como PS4 e PS5 então esses efeitos são uma mão na roda.

João_prp

Veterano
Reações
285
Pontos
123
Eu pessoalmente gostei bem mais desse jogo do que Zelda: ALTTP e o recomendo bastante. No entanto, acho o boss final e a conclusão da história bem fraca. O game começa extremamente bem, com temas muito interessantes, mas perde totalmente o folego exatamente no final.

Para quem gosta de Zelda e quer jogar algo parecido nos consoles da Sega, também recomendo:

Master System:
- Golden Axe Warrior

Mega Drive:
- Beyond Oasis
- King Colossus
- Landstalker

Game Gear:
- Sylvan Tale
Seria interessante se a sega continuasse a copiar o zelda com a franquia golden axe
Ironicamente agora é o sonic que copia o zelda

Axel Stone

Bam-bam-bam
Reações
8.837
Pontos
453
Detesto filtros amarelados, mas nesses dois Zeldas eu nem reparei e portanto nem me incomodou.

O que me incomodou fortemente foi o amarelo/laranja + Bloom do Zelda TP. Aquilo sim era exagerado, e a música acompanha o tom melancólico. Pra mim está entre os piores da franquia justamente por isso.

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.173
Pontos
453
Seria interessante se a sega continuasse a copiar o zelda com a franquia golden axe
Ironicamente agora é o sonic que copia o zelda
Acho que não levaram essa ideia para frente devido a redundância. Além de Golden Axe, a Sega já tinha Beyond Oasis, Shining Wisdom e Landstalker como jogos estilo Zelda.

Mesmo na era clássica, Sonic sempre foi uma franquia que corria atrás do que era popular, seja no gameplay, visuais ou música, então, não me surpreenderia se eles realmente admitissem que Frontiers foi inspirado por Zelda.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
32.260
Pontos
1.053
Cara, eu acho esse jogo um colírio para os olhos, tanto que depois que zerei, fiquei muito tempo só passeando por Hyrule.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.266
Pontos
1.453
Só estou falando do tom pastel alaranjado das cores e isso no jogo todo, mesmo nos ambientes fechados, não gostei muito disso não, parece meio enjoativo, quanto ao resto não tenho do que reclamar...
É fog.

Aqui o jogo com fog:
93-1688784104-194205463.png

Com fog reduzido:
93-1688784104-1423028586.png

Outro exemplo:
6480dcd5bfa5d.jpg

6480dcd96140f.jpg

Ultima Edição:

HuezinXD

Mil pontos, LOL!
Reações
18.090
Pontos
1.053

Master System:
- Golden Axe Warrior

Mega Drive:
- Beyond Oasis
- King Colossus
- Landstalker

Game Gear:
- Sylvan Tale
Esse King Colossus só saiu no Japão? acho que ouvi falar dela por causa de tradução. Bom saber que é estilo Zelda

Ultima Edição:

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964
É fog.

Aqui o jogo com fog:
93-1688784104-194205463.png

Com fog reduzido:
93-1688784104-1423028586.png

Outro exemplo:
6480dcd5bfa5d.jpg

6480dcd96140f.jpg

Não estou falando do efeito de névoa durante as partes externas do jogo, estou falando é do tom da coloração em geral, é tudo meio "amarelado", aqui uma imagem semelhante em dois jogos da franquia, o primeiro do Switch e depois o do Wii U, você vai entender o que eu disse:

05kV0iHXtm9IkEu1PMkh9pX-4.pngzelda-640_2.jpg

Veja que tem fog e amarelado nas duas imagens, mas na segunda não está tão carregado como na primeira e é assim no jogo todo, por fim nessas outras duas aqui de baixo também do Wii U, você constatará que em nenhum momento o jogo do Switch fornece uma imagem tão "limpa" assim em matéria de cores (mesmo estando um mínimo amareladas, esse é o tom correto):

621573.pngwiiuztphdscrngem09heromodejpg-c7438c.jpg

Entendeu o que eu quis dizer? (Mas confesso que no Breath of the Wild gostei muito mais das imagens sem fog... :klol)

Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Reações
105.156
Pontos
1.854
Não estou falando do efeito de névoa durante as partes externas do jogo, estou falando é do tom da coloração em geral, é tudo meio "amarelado", aqui uma imagem semelhante em dois jogos da franquia, o primeiro do Switch e depois o do Wii U, você vai entender o que eu disse:

Visualizar anexo 439854Visualizar anexo 439855

Veja que tem fog e amarelado nas duas imagens, mas na segunda não está tão carregado como na primeira e é assim no jogo todo, por fim nessas outras duas aqui de baixo também do Wii U, você constatará que em nenhum momento o jogo do Switch fornece uma imagem tão "limpa" assim em matéria de cores (mesmo estando um mínimo amareladas, esse é o tom correto):

Visualizar anexo 439857Visualizar anexo 439858

Entendeu o que eu quis dizer? (Mas confesso que no Breath of the Wild gostei muito mais das imagens sem fog... :klol)
Tinha umas imagens com cores estranhas no post. Corrigi.

1741723787555.png
zelda3.png

1741723767475.png
zelda4.png

:coolface

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.266
Pontos
1.453

Visualizar anexo 439854Visualizar anexo 439855

Visualizar anexo 439857Visualizar anexo 439858

Mas o fog altera a coloração uai.
Porque o fog do jogo é colorido.
Olha ali no spoiler que o ambiente interno fica mais fosco e amarelado sem mod.
Quando se remove o fog o ambiente fica diferente, com cores mais vibrantes, com saturação maior.

Outro exemplo, de mod que reduz apenas um pouco do fog:
647934f6951a6.jpg

647934fa8e070.jpg

Note ali que dá até pra notar uma mudança drástica no foreground, em que a grama e as flores tem uma cor bem mais saturada e escurecida.

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964
Mas o fog altera a coloração uai.
Porque o fog do jogo é colorido.
Olha ali no spoiler que o ambiente interno fica mais fosco e amarelado sem mod.
Quando se remove o fog o ambiente fica diferente, com cores mais vibrantes, com saturação maior.

Outro exemplo, de mod que reduz apenas um pouco do fog:
647934f6951a6.jpg

647934fa8e070.jpg

Note ali que dá até pra notar uma mudança drástica no foreground, em que a grama e as flores tem uma cor bem mais saturada e escurecida.

Muito melhor essa segunda imagem, não gostei da escolha artística nesse sentido...

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964
É escolha artística e ao mesmo tempo para mascarar defeitos gráficos...

Acho que se o Switch tivesse mais hardware não teria tanto fog.

Preocupa não que logo haverá uma versão Remaster para o Switch 2 (Nintendo sendo Sony). Mas não achei o jogo ruim ao contrário do que pude deixar a entender (acho que até hoje não houve nenhum jogo ruim da franquia Zelda), só não gostei do "amarelado", ok? Acho isso cansativo e que poderia ter sido melhor implementado, só isso... (E os meus preferidos de toda a franquia são "A Link to the Past" e "Ocarina of Time" e isso tem a ver com infância e juventude, é sentimental...)

:kfeliz

Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.173
Pontos
453
Esse King Colossus só saiu no Japão? acho que ouvi falar dela por causa de tradução. Bom saber que é estilo Zelda
Sim, só no Japão mesmo mas tem patch de tradução. Se me lembro bem, a única diferença dele pro Zelda é o sistema de experiência.

João_prp

Veterano
Reações
285
Pontos
123
Acho que não levaram essa ideia para frente devido a redundância. Além de Golden Axe, a Sega já tinha Beyond Oasis, Shining Wisdom e Landstalker como jogos estilo Zelda.
Mas essas são de terceirizadas da sega não? Algumas podem até estar em um limbo judicial, a sega literalmente não sabe quais IPs possui

Mas na época do mega não fazia sentido mesmo até pq a serie golden axe ainda estava sendo usada no formato original, agora lá pro dreamcast/ps2 que a serie já estava engavetada seria interessante

Mesmo na era clássica, Sonic sempre foi uma franquia que corria atrás do que era popular, seja no gameplay, visuais ou música, então, não me surpreenderia se eles realmente admitissem que Frontiers foi inspirado por Zelda.
Não o frontiers, mas o sonic unleashed copiou o twillight princess

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.173
Pontos
453
Mas essas são de terceirizadas da sega não? Algumas podem até estar em um limbo judicial, a sega literalmente não sabe quais IPs possui

Mas na época do mega não fazia sentido mesmo até pq a serie golden axe ainda estava sendo usada no formato original, agora lá pro dreamcast/ps2 que a serie já estava engavetada seria interessante

Não o frontiers, mas o sonic unleashed copiou o twillight princess
Bom, enquanto esses títulos foram desenvolvidos por thirds, indo pelas caixas e telas de título de cada um, creio que a Sega possua os direitos de reprodução desses jogos:
ShiningWisdom_Saturn_JP_Box_Front.jpg

ShiningWisdom_title.png

BeyondOasis_MD_JP_Box.jpg

BeyondOasis_MDTitleScreen.png
Landstalker_MD_JP_Box.jpg

Landstalker_MDTitleScreen.png

Mesmo em videogames da concorrência, você podia ver o copyright da Sega na caixa e no título. Ex: A versão GBC de Puyo Puyo Sun. Na época desse port, a Sega havia comprado os direitos de Puyo Puyo da Compile.

20077-puyo-puyo-sun-game-boy-color-capa-1.jpg
In March 1998, Sega obtained the rights to the Puyo Puyo series and its characters from Compile, while Compile continued to develop and publish Puyo Puyo games, even on platforms that Sega was competing against. These games include Sega in their copyright information. Prior to assuming full development duties for the franchise, Sega ported Puyo Puyo 2 to the WonderSwan.

Sobre o Unleashed, para ser justa, o conceito de virar lobisomem ou lobo é algo longe de ser novo. Altered Beast, por exemplo, fez isso duas vezes no Arcade/Mega Drive e PS2 antes de Twilight Princess ser lançado.
----
Ahhhhh herege!! Não diga isso rsrsrsrs
Brincandeira. Gosto é gosto.
Eu acho Zelda: Link to the past ordens de grandeza superior a qualquer jogo com tematica e estilo parecido a surgir no Mega Drive.
Rapaz, juro que tentei gostar desse jogo mas não consegui. Nem no meu tempo de Nintendista eu ia longe com ele. Preferia bem mais os Zeldas do GB/GBC (Link's Awakening, Oracle of Ages e Seasons) e Minish Cap do GBA.:kbeca

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964

E se fosse desse jeito, você gostaria? :kfeliz

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Reações
9.695
Pontos
1.209
Teriaos que especificar o que seria a epoca. Porque acredito que hoje em dia com tecnicas novas de programacao poderiam ser feitos graficos bem melhores que os da epoca dourada de quqllquer console 16bit. Mas o Pitfall mayan adventure tem uns graficos maravilhosos, a versao de SNES e mais bonita, mas mesmo assim eu achei lindo o jogo no Mega tb.

WallaceSSilva

Ser evoluído
Reações
202
Pontos
43
Pessoalmente, vejo isso como parte do apelo do console, que foi inspirado por aparelhos sonoros da época:
xo4jd4cs00tkfxryxkmz.jpg

Esse controle não importa muito se você não usa fones com o Mega (acho que eu mesma só usei umas 3 vezes e mais devido a um problema no som do meu) mas eu gosto como detalhe estético. Num geral, considero os videogames da Sega super elegantes.

Pessoalmente, vejo isso como parte do apelo do console, que foi inspirado por aparelhos sonoros da época:
xo4jd4cs00tkfxryxkmz.jpg

Esse controle não importa muito se você não usa fones com o Mega (acho que eu mesma só usei umas 3 vezes e mais devido a um problema no som do meu) mas eu gosto como detalhe estético. Num geral, considero os videogames da Sega super elegantes.
Aqui no buteco onde vemos nosso futebol (hoje Fla x Flu) tem um com o estilo nesse seguimento, está até adaptado com bluetooth, um Sony da primeira metade dos anos 90, o Som é BRABO, infelizmente a parte do vinil o dono me disse que jogou fora.

Anexos

• IMG_20250312_222022.jpg
    IMG_20250312_222022.jpg
    88 KB · Visualizações: 12
  • IMG_20250312_222033.jpg
    IMG_20250312_222033.jpg
    86,9 KB · Visualizações: 11

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.169
Pontos
964

Por causa desse vídeo o pessoal está descendo o maior pau na versão do SNES nos grupos em que participo na internet, aqui a minha resposta para eles:

Complicado, nunca uns 2 megabits a mais fizeram tanta falta num cartucho, só que anos depois a Capcom poderia ter se redimido desse jogo fazendo uma versão "Director's Cut" em um cartucho maior de 12 ou 16 que já estavam amplamente disponíveis para corrigir todos os defeitos do lançamento, mas ela preferiu lançar aquela gambiarra do Final Fight Guy que não faz sentido algum para ser lançada, ela também tem muita culpa por esse desastre...

(E na comparação usaram o hack de 2 players do SNES...:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol)

Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Reações
8.173
Pontos
453
E se fosse desse jeito, você gostaria? :kfeliz

Confesso que ficaria interessada!:kbeca
Aqui no buteco onde vemos nosso futebol (hoje Fla x Flu) tem um com o estilo nesse seguimento, está até adaptado com bluetooth, um Sony da primeira metade dos anos 90, o Som é BRABO, infelizmente a parte do vinil o dono me disse que jogou fora.
O som desses aparelhos antigos são ótimos mesmo. Quando eu era criança, meu pai tinha um desses e usava para ouvir a coleção de CDs dele. Ele tinha vários CDs comuns e de vinil.

Lembro que ele parou de funcionar depois de um tempo. Não me recordo exatamente do motivo mas creio que uma enchente estragou ele. Perdemos algumas coisas quando a agua invadiu a nossa casa.

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.455
Pontos
704

Vai sair um port do Pocket Bravery para o Mega.

Lançamento comercial, sendo desenvolvido pelo time do Rheo. Fico feliz de ver essa galera da cena homebrew sendo chamada para projetos desse porte, e é mais legal ainda por ser um jogo brasileiro, que repercutiu lá fora e até foi indicado para o TGA.

Topo Fundo