O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?

• Total voters
    86

darth vader x

Mil pontos, LOL!
Reações
25.261
Pontos
1.014
Para mim, coisa particular, mas como na música eu cito que a melhor época (para mim) foi no pós-punk nos anos 70 passando pela New Wave até final dos anos 80 (a época mais "divertida" da música), mas o que veio depois foi menos interessante ou ruim? Não, pelo contrário, o pessoal se profissionalizou mais, começou a tocar melhor, mas perdeu aquela "loucura" ou "entusiasmo" que só o amadorismo e a falta de experiência pode proporcionar (o famoso "jovens descobrindo o mundo"), mas no mundo dos games eu traço um paralelo disso, pra mim essa mesma "época dos anos dourados dos games" (nos consoles) começa em 1985 com o Super Mario Bros. e termina em 1997 com o Final Fantasy VII, o que veio depois disso foi ruim, chato ou desinteressante? Lógico que não, aliás muito pelo contrário também, cada vez mais foram lançando coisas muito melhores em todos os aspectos, mas fazendo um paralelo com o que eu disse sobre a música, se perdeu muito da "inocência", "frescor" e do "nós éramos felizes e não sabíamos", enfim, a partir do PS1 principalmente em 97 o mercado de videogames amadureceu e deixou aquela "ingenuidade/amadorismo/inocência" para trás, não que isso seja ruim, as coisas devem sempre evoluir, mas uma parte "gostosa" ficou para trás, esse é o preço que devemos pagar para sempre seguirmos em frente... (Concorda ou sem corda?)

:klol

Ultima Edição:

Ridge

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.600
Pontos
703
Nos multiplataformas a maioria (não todos) tem gráficos melhores no SNES e jogabilidade muito melhor no Mega e isso é um fato incontestável, nos exclusivos que a Nintendo conseguiu equilibrar mais ou menos e mesmo assim como por exemplo DKC que é uma obra prima em gráficos/áudio (Melhor palheta de cores dos 16bits disparado) você percebe que a jogabilidade foi pensada para ser devagar e cadenciada para visualizar “cinematograficamente” com calma e relaxando o master piece desenvolvido pela RARE, e nesse sentido um jogo com jogabilidade apurada/frenética e intensa a 60 fps e sprites gigantes como um Contra: Hard Corps, Castlevania: Bloodlines ou a 30 fps suaves sem atraso de input-lag como Ex-Ranza do Mega Drive é algo que nunca seria possível com a paleta de cores absurda de Donkey Kong, por isso DKC é lento. Reforçando o que você disse de algum jogo ter slowdown no Mega pode até acontecer, porém na questão de multiplataforma como havia dito se algo é travado no Mega é muito mais lento no SNES como MK1, MK2, Street Fighter... Já nos exclusivos a Nintendo consegue diminuir um pouco esse problema.
No fim a geração 16bits foi braba e em resumo, muitos jogos tem paleta melhor lá no SNES porém com mais input-lag /travado, dou com exemplo um jogo que amo de paixão e zero sempre que posso, Battletoads & Double Dragon que tem o gráfico melhor no SNES mas meu Deus que jogabilidade dura e travada, prefiro mil vezes no jogar no Mega com a jogabilidade bem mais leve e responsiva.
Pra finalizar essa geração continua boa, porrada continua comendo agora com ferramentas mais avançadas de desenvolvimento ! O mega se mostrando um ARCADE, uma espécie de “NEOGEO LITE”, já que nos jogos atuais o console se demonstra um monstro no gerenciamento de sprites enormes e com o Yamaha YM2612 estalando na qualidade sonora o que confirma a teoria o que travava o Mega nos anos 90 era o tamanho da ROM, e o SNES com gráficos que parecem PS1 nas cores, porém jogabilidade travada e menor resolução.

Essa de imput lag é muito relativo, pode ser problema no controle, na conexão sem fio de controles modernos, tvs modernas, e até em alguns emuladores de SNES que tem problemas de precisão.

E usar o Mortal Kombat 1 como exemplo é sacanagem, o jogo é muito mal programado kkkkkk.

O Pitfall do Mega mesmo tem imput lag e jogabilidade mais lenta que a versão do SNES, então já dá para deduzir que o processador do SNES é mais veloz não é mesmo?

Já vi várias comparações esdrúxulas entre Mega e SNES, seria tipo algum nintendista pegar o Top Gear 1 do SNES que roda a 60 fps e comparar com o Road Rash que roda a 15 fps e falar depois que o SNES tem processador mais rápido, o que não é uma comparação justa.

Sim talvez seja verdadeiro que gráficos mais elaborados e com muitas cores como Donkey Kong não foram feitos para serem frenéticos, mas isso é mais o fato de como o jogo foi pensado com esse poposito, e apesar que Donkey Kong tem algumas partes bem rápidas como quando se usa o especial do Rambi e ele fica super rápido no DK2. No Sonic mesmo a velocidade final dele é rápida mas a arrancada dele é muito lenta, tanto que depois criaram o spindash, isso não tem nada a ver com processador.

Fzero mesmo é um jogo com muitas cores na tela e é rápido e fluído a 60 fps e com rotação de background, Rendering Ranger, Sparkster e Super Turrican 2 são três com gráficos mais elaborados, ação frenetica e com muitos sprites em tela, é tudo muito relativo.

Ultima Edição:

WallaceSSilva

Veterano
Reações
754
Pontos
128
Para mim, coisa particular, mas como na música eu cito que a melhor época (para mim) foi no pós-punk nos anos 70 passando pela New Wave até final dos anos 80 (a época mais "divertida" da música), mas o que veio depois foi menos interessante ou ruim? Não, pelo contrário, o pessoal se profissionalizou mais, começou a tocar melhor, mas perdeu aquela "loucura" ou "entusiasmo" que só o amadorismo e a falta de experiência pode proporcionar (o famoso "jovens descobrindo o mundo"), mas no mundo dos games eu traço um paralelo disso, pra mim essa mesma "época dos anos dourados dos games" (nos consoles) começa em 1985 com o Super Mario Bros. e termina em 1997 com o Final Fantasy VII, o que veio depois disso foi ruim, chato ou desinteressante? Lógico que não, aliás muito pelo contrário também, cada vez mais foram lançando coisas muito melhores em todos os aspectos, mas fazendo um paralelo com o que eu disse sobre a música, se perdeu muito da "inocência", "frescor" e do "nós éramos felizes e não sabíamos", enfim, a partir do PS1 principalmente em 97 o mercado de videogames amadureceu e deixou aquela "ingenuidade/amadorismo/inocência" para trás, não que isso seja ruim, as coisas devem sempre evoluir, mas uma parte "gostosa" ficou para trás, esse é o preço que devemos pagar para sempre seguirmos em frente... (Concorda ou sem corda?)

:klol
Cara Eu dormir pensando algo nesse sentido, nessa época claro que sim o intuito da empresa em si poderia ser lucro, porém os DEVs faziam muitas experimentações e vc percebe claramente que aquilo era feito com o intuito de se divertir, de "coração". Depois de 97 a coisa realmente se profissionalizou porém acredito que a criatividade dos criadores ainda foi boa até a geração Xbox360/PS3, depois disso sim estagnou.

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Reações
125.197
Pontos
1.299
O mago Shannon Birt fazendo um copia e cola do efeito de escalonamento do arcade, sem ser o arcade.

O post do X detalhando o feito.

A versão Mega escalona mais pixels que as outras versões.
HBDAFJ3a8AI4SWj

A música está sendo adaptada pelo genial Vector Orbitex.

Ultima Edição:

rheo

Bam-bam-bam
Reações
1.117
Pontos
218
As paletas do mega são realmente de 9 BITs, sprite não pode ter mais de 1 paleta.
são 64 cores carregadas na cRAM, 3 cores, com 8 variações de tonalidades, então o total de variações é igual 512 cores.
8x8x8 cores.
O cenário pode conter as cores das 4 paletas se você quiser, mas desde que você respeite a seguinte regra:
Cada tile, pode apenas conter as cores de uma paleta.
A paleta quando carregada no BGA, ou na camada de sprites, ou na plane Window, deixa de ser 16 cores na pratica, e vira 15 cores.
Ela continua com 16 entradas, porém a primeira cor é a invisível(transparente) pra vc enxergar os planos de trás.

O mega drive consegue carregar mais do que 4 paletas, na verdade vai sempre estar com 4 paletas, o que ele consegue de verdade é causar uma interrupção e mudar as cores da paleta quando tiver renderizando uma parte especifica da tela.
Exemplos dessa Tecnica:
* Kuroudo, o juiz do samurai shodown , as cores dele não estão presentes em nenhuma das paletas.
* a tela de seleção de personagens de samurai shodown.
* A agua na fase Labyrinth zone de sonic 1, onde a paleta da agua pra cima é uma e da agua pra baixo se torna outra.

rheo

Bam-bam-bam
Reações
1.117
Pontos
218
1771439704822.png
Essa é a paleta da tela título por exemplo, você tem ali do lado direito superior, as cores que estão em tela no frame, e na parte inferior o que está carregado na cRAM no frame atual.
Agora veja a tela de seleção de personagens:
1771439860310.pngPodemos ver que a parte superior direita está com muito mais cores que as carregadas na cRAM.

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Reações
125.197
Pontos
1.299
Já venho acompanhando a um tempo o desenvolvimento, e agora parece que finalmente vão anunciar o novo jogo run and gun, estilo Metal Slug, que promete sugar até a última gota de poder do Meguinha. Será o primeiro que irá utilizar os processadores em paralelo para dados gráficos, Motorola 68000 para cálculos de físicas e trajetórias de objetos e o chip de som do Master System para descompactação gráfica. Segundo o programador principal, as animações serão padrão SNK.

O vídeo divulgação da gameplay será publicado no início de março.

Fiquem ligados!

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
36.598
Pontos
1.053
Sei que o tópico não é pra isso mas como não achei outro:

Bem interessante o mod.

E esse cara fez isso em vários consoles diferentes.

Eu curti pq assim dá pra usar um simples carregador de celular pro console funcionar.

Isso é legal pra caramba.

WallaceSSilva

Veterano
Reações
754
Pontos
128
Sei que o tópico não é pra isso mas como não achei outro:

Bem interessante o mod.

E esse cara fez isso em vários consoles diferentes.

Eu curti pq assim dá pra usar um simples carregador de celular pro console funcionar.

Do ponto de vista de praticidade é excelente, porém muitos técnicos condenam isso por causa do Ripple (ondulação residual de corrente alternada) que pode ser danoso ao console em até médio prazo. Esse ruído altera também a qualidade de áudio e vídeo, já vi alguns vídeos sobre não consegui opinar 100% já que também temos que ver que fonte original hoje em dia são raras pros consoles Retrô e achar uma boa fonte linear paralela não é tão fácil também.

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.249
Pontos
974
Do ponto de vista de praticidade é excelente, porém muitos técnicos condenam isso por causa do Ripple (ondulação residual de corrente alternada) que pode ser danoso ao console em até médio prazo. Esse ruído altera também a qualidade de áudio e vídeo, já vi alguns vídeos sobre não consegui opinar 100% já que também temos que ver que fonte original hoje em dia são raras pros consoles Retrô e achar uma boa fonte linear paralela não é tão fácil também.
a ideia é bem legal mas na pratica não. Peguei um snes e um mega com esses mods. Ambos não rodam bem Everdrives mais parrudos tipo SD2Snes ou o MegaX7 pra frente. Parece q falta energia, seilá... fica traços da tela, bugs gráficos em alguns jogo e tal. Não sei se foram feitos corretamente. Mesmo assim ainda prefiro usar uma
boa fonte. Fontes de roteadores da Sagecom são excelentes. Nunca tive problema com elas.

Ultima Edição:

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.249
Pontos
974
Retro-X (parece que com outro nome) strikes back... :klol:facepalm

Visualizar anexo 490802
já estão assediando geral... nos grupos q participo de romhacking eles estão oferendo grana pra galera tirar as Splashs dos tradutores e trocar
pela logo deles. Além de ganhar grana com o trampo dos outros ainda querem se passar pelo autor do trabalho. Quando eram Retro-X, não colocaram
um simples crédito e sempre q a splash ou crédito eram fáceis de alterar, colocam a logo deles no lugar. É só ver por essas capas ai, não tem uma logo
da Bitmap Bureau no Xeno Crisis e muito menos da MXRetroDev do Mauro... isso é de uma safadeza do car....

King.02

Supra-sumo
Reações
515
Pontos
178
Alias, perdemos bons users aqui na pasta ou até mesmo no fórum pq há uns anos atrás aqui na pasta retro tava rolando muita treta, teve um período intragável, a maioria era treta boba ou então feita por troll que só queria baitar mesmo a galera pra gerar caos.

Esse proteus era user de ultima leva da pasta museu do uol jogos (de 2015, creio eu), de inicio ele até que era de boa, mas se juntou com os users trolls de lá que eram mais puxado pra Nintendo (já que ele tbm gosta da Nintendo), esses users trolls eram hater total da Sega num nível absurdo, a ponto q se tu criar um tópico sobre, sei lá, Master System, já vinha uma tropa DESTRUIR seu tópico (o que forçava o HGB/Henrique Beira a limar tudo depois), ou até mesmo se tu fazer um post sobre algo bom da Sega, vinha a tropa e negativava o seu comentário e tu ficava manchado. Como ele acabou se juntando com essa rapaziada, o estrago foi feito, porém como aquele fórum já estava em ruinas (ele mesmo percebeu isso), acabou vindo pra cá procurando algo melhor, mas infelizmente com a mentalidade de lá.

Não sei como ele durou aqui, já que as tretas que ele causava bagunçava a pasta toda, as vezes até fugia do fórum e bagunçava o 'cenário' retrogamer bostileiro (vide o lance do Ranma maior que Neo Geo), ele só foi banido mesmo pq nos últimos tempos só vinha aqui na pasta pra gerar treta, trazer vídeos dele de flame war, e principalmente, fazer lives zoando os users daqui, mostrando os posts da gente pra mostrar pros inscritos fanboys dele. Pior que ele era um user com bom potencial, se gastasse os neurônios fazendo algo bom, poderíamos ter mais alguém agregando no cenário retrogamer no Super e no Mega (como o Macbee, Pyron, Maxwel, Linkuei e cia), mas ele preferiu ir por essa onda de flame war.
Até uns dias atrás, olhei o canal dele lá no YouTube. Cara, sempre tem os mesmos caras defendendo ele, as vezes vejo gente discordando e os chaveirinho dele já vão com tudo chamando os outros de "ista", ele até tinha criado uma ferramenta lá que parecia legal, mas o que mata é que na visão dele, só a Nintendo tem qualidades, o restante é como se na cabeça dele não tivesse relevânciam.

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.181
Pontos
1.854
Nos multiplataformas a maioria (não todos) tem gráficos melhores no SNES e jogabilidade muito melhor no Mega e isso é um fato incontestável, nos exclusivos que a Nintendo conseguiu equilibrar mais ou menos e mesmo assim como por exemplo DKC que é uma obra prima em gráficos/áudio (Melhor palheta de cores dos 16bits disparado) você percebe que a jogabilidade foi pensada para ser devagar e cadenciada para visualizar “cinematograficamente” com calma e relaxando o master piece desenvolvido pela RARE, e nesse sentido um jogo com jogabilidade apurada/frenética e intensa a 60 fps e sprites gigantes como um Contra: Hard Corps, Castlevania: Bloodlines ou a 30 fps suaves sem atraso de input-lag como Ex-Ranza do Mega Drive é algo que nunca seria possível com a paleta de cores absurda de Donkey Kong, por isso DKC é lento. Reforçando o que você disse de algum jogo ter slowdown no Mega pode até acontecer, porém na questão de multiplataforma como havia dito se algo é travado no Mega é muito mais lento no SNES como MK1, MK2, Street Fighter... Já nos exclusivos a Nintendo consegue diminuir um pouco esse problema.
No fim a geração 16bits foi braba e em resumo, muitos jogos tem paleta melhor lá no SNES porém com mais input-lag /travado, dou com exemplo um jogo que amo de paixão e zero sempre que posso, Battletoads & Double Dragon que tem o gráfico melhor no SNES mas meu Deus que jogabilidade dura e travada, prefiro mil vezes no jogar no Mega com a jogabilidade bem mais leve e responsiva.
Pra finalizar essa geração continua boa, porrada continua comendo agora com ferramentas mais avançadas de desenvolvimento ! O mega se mostrando um ARCADE, uma espécie de “NEOGEO LITE”, já que nos jogos atuais o console se demonstra um monstro no gerenciamento de sprites enormes e com o Yamaha YM2612 estalando na qualidade sonora o que confirma a teoria o que travava o Mega nos anos 90 era o tamanho da ROM, e o SNES com gráficos que parecem PS1 nas cores, porém jogabilidade travada e menor resolução.
Hoje em dia podemos desfrutar dos dois consoles com praticamente nenhum esforço. Emuladores que rodam em qualquer lugar, jogos em arquivos pequenos... Todo mundo pode curtir o que tem de melhor nas plataformas.

Um ponto, porém, é que isso nos traz cenários que não existiam na época, como TVs super nítidas. E pode nos fazer analisar as máquinas pelo que elas representam hoje, não o que entregaram em sua "vida útil." Isso pode afetar o que sentimos, priorizando coisas que não eram prioridade na geração com aqueles antigos cabos e TVs.

Tendo os dois lado a lado na mesma TV, na época, era perceptível que jogos rodavam de maneira mais frenética e fluida no Mega Drive, enquanto Snes apresentava gráficos mais suaves e versáteis com melhor som (Dificilmente se ouvia vozes muito distorcidas no Snes ou músicas com barulhos irritantes). Haverá exceções? Com certeza e é delicioso comentar sobre elas, mas no fim do dia são isso: exceções (por exemplo o Mega em uma boa caixa de som da época virava outra plataforma com ótimas batidas).

"Problemas" que se tornaram aparentes graças à emulação ou comparações pixel a pixel, nunca sequer tinha imaginado. Como Snes trabalhar com menor resolução ou cachoeiras do Mega Drive não serem transparentes, mas sim um console entupido de dither para isso (ficaria surpreso se alguma revista na época tiver percebido e levantado estas lebres). Percebia o Mega com "mais contraste" e só. Percebia SNes com "personagens maiores" e só.

Nos games digitalizados, porém, ali sim o Mega mostrava dificuldades. A substituição por paleta mais simples podia empobrecer o visual. Os ports do Mortal Kombat tinham perdas severas de gráficos, onde a paleta pode ter sido uma vilã, ao lado de um bocado de falta de capricho.

Ultima Edição:

rheo

Bam-bam-bam
Reações
1.117
Pontos
218
Dele

Dele Eu quero ver público é a demo de DKC3 kkkk, aquilo acho que foi mais impressionante, esperança ainda.
Brincadeiras a parte, essa imagem é bonita msm numa tela de alta resolução, como sempre ele fazendo magia.
Cara ele me passou essa rom, eu coloquei na minha polegadas de tubo, parece até mentira.
o efeito de 3 planos é muito bem feito.

WallaceSSilva

Veterano
Reações
754
Pontos
128
Cara ele me passou essa rom, eu coloquei na minha polegadas de tubo, parece até mentira.
o efeito de 3 planos é muito bem feito.
Sabe o status dessas Demos ? Lembro que na época o pessoal falou que ele provavelmente iria disponibilizar publico, no Patreon free também não vi mais nada. Essa demo é uma que queria MUITO ver ao vivo aqui também no meu tubão afinal DKC é o que se pode chamar de ápice dos gráficos no SNES e "impossível" de rodar no Mega. Ultima nota que vi dele foi numa Live inclusive demonstrando preocupação com os "advogados" da Nintendo.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.257
Pontos
803
DKC nunca me impressionou, sempre preferir por exemplo os graficos de yoshi island aos dele, sei lá ele me da dor de cabeça, o campo de visão é muito curto e quanto aos sprites digitalizados não há nenhum grande segredo é como Mortal Kombat mas ao inves de tirados de um filme a Rare os tirou de uma cgi que eles fizeram numa estação de trabalho.

Se eu pudesse votar diria que o campeão técnico da gen é o Gunstar Heroes, rápido cheio de inimigos e truques especiais

O mode 7 eu fui convencido pelos seguistas, isso é besteira nunca foi grande coisa, tanto que o dkc por exemplo nem tem faça um teste ponha lado a lado Monaco GP e F zero e peça alguém para apontar qual dos dois é o jogo nextgen.

Quanto as cores, a paleta do mega drive é menor mas as cores são fortes e vibrantes.

Mas como videogame eu ainda prefiro o super nintendo, tem os jogos melhores como metroid, os rpgs da square, o mega man até os mks 3 me pareciam melhor de jogar e ouvir e esses são alguns dos jogos que eu gosto.

Mas parabéns a Sega por virtualmente sozinha peitar o mercado inteiro e quase vencer, issos mostra o quão incrível foi o mega drive por resistir a um console mais novo e com todas as grandes third ao seu lado.

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.696
Pontos
753
Nem sei mas existe algum hack de cor que melhore os MK de Mega?

Outra coisa: Existe algum hack que modifica a barra de energia do MK1 de Mega para ficar próxima ao Arcade? Acho aquela barra fininha estilo KOF97 nada a ver com o visual do jogo.

WallaceSSilva

Veterano
Reações
754
Pontos
128
Nem sei mas existe algum hack de cor que melhore os MK de Mega?

Outra coisa: Existe algum hack que modifica a barra de energia do MK1 de Mega para ficar próxima ao Arcade? Acho aquela barra fininha estilo KOF97 nada a ver com o visual do jogo.
MK1 tem a versão Arcade Edition do Mestre Lin Kuei

MK 2 - Tem o hack de Cor do Pyron.

UMK3 tem a versão Arcade edition com diversas melhorias (Esse aqui só funciona no Everdrive X7 pelo tamanho da Rom que excede a capacidade padrão, só consegui apreciar ele em TV de Tubo pq tenho um setup com eemulador ligado na TV).

HuezinXD

Mil pontos, LOL!
Reações
19.146
Pontos
1.053

UMK3 tem a versão Arcade edition com diversas melhorias (Esse aqui só funciona no Everdrive X7 pelo tamanho da Rom que excede a capacidade padrão, só consegui apreciar ele em TV de Tubo pq tenho um setup com eemulador ligado na TV).

Tinha que ter um MK na engine do Real Bout.

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.696
Pontos
753

Uma pena que na MK1 ainda ficou as barras de energia bem diferentes do Arcade....

Arcade:
mkArcade.png

Mega Drive (Lin Kuei):
LinKuei.png

SNES:
MK Snes.png

Nunca entendi porque fizeram essa barra de energia diferente na versão de Mega Drive.

Topo Fundo