O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?

• Total voters
    86

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
DKC nunca me impressionou, sempre preferir por exemplo os graficos de yoshi island aos dele, sei lá ele me da dor de cabeça, o campo de visão é muito curto e quanto aos sprites digitalizados não há nenhum grande segredo é como Mortal Kombat mas ao inves de tirados de um filme a Rare os tirou de uma cgi que eles fizeram numa estação de trabalho.

Se eu pudesse votar diria que o campeão técnico da gen é o Gunstar Heroes, rápido cheio de inimigos e truques especiais

O mode 7 eu fui convencido pelos seguistas, isso é besteira nunca foi grande coisa, tanto que o dkc por exemplo nem tem faça um teste ponha lado a lado Monaco GP e F zero e peça alguém para apontar qual dos dois é o jogo nextgen.

Quanto as cores, a paleta do mega drive é menor mas as cores são fortes e vibrantes.

Mas como videogame eu ainda prefiro o super nintendo, tem os jogos melhores como metroid, os rpgs da square, o mega man até os mks 3 me pareciam melhor de jogar e ouvir e esses são alguns dos jogos que eu gosto.

Mas parabéns a Sega por virtualmente sozinha peitar o mercado inteiro e quase vencer, issos mostra o quão incrível foi o mega drive por resistir a um console mais novo e com todas as grandes third ao seu lado.
Cada um tem sua experiência. Pode não curtir jogos que todo mundo ama.

A minha experiência com DKC: estava com o SNES há anos e já visto muita coisa bonita nele. A sensação que tive ao rodar o game foi que tinha comprado um videogame novo.

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Nunca entendi porque fizeram essa barra de energia diferente na versão de Mega Drive.
Eu também não sei. Sendo palpiteiro, talvez tenha sido mais fácil para eles encaixar as tiles e economizar trabalho.

Cheguei a ter os dois cartuchos, de Snes e Mega, antes de Street Fighter "me estragar". Avaliando com calma, Snes e Mega tiveram ports ruins, sendo a do Snes um pouco melhor. Fora o apelo da violência e um pouco mais de velocidade, a versão mega conseguia ser pior em quase tudo. Um detalhe no Mega que eu curtia era a sombra dos personagens.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
90.213
Pontos
1.453
Sempre curti pra caraio jogo pré renderizado.
Do Mega Drive eu achava fantástico o Vectorman e Sonic 3D Blast.

O Vectorman lembro que tinha uma espécie de iluminação dinâmica soberba, você atirava e os tiros emitiam luz no personagem. E o cenário também.
Claro que não sei se isso era simulado ou não, mas o resultado era excelente.
vectorman-raio.gif

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.337
Pontos
803
A minha experiência com DKC: estava com o SNES há anos e já visto muita coisa bonita nele. A sensação que tive ao rodar o game foi que tinha comprado um videogame novo.
isso foi naquela época e tal (normal) mas agora a gente está mais velho e já não ver as coisas como antes, também tem coisa que a gente só consegue ver se algum terceiro mostrar. Vou dar exemplo, quando você estiver de bobeira compare o vectorman acima com o dkc, a diferença em minha opinião não é favorável ao DK , DK tem aquele pre render e tal, aquela iluminação etc mas não tem fundos animados (normal isso exige mais do processador) mas os matinhos não se movem, é tudo muito estático. No vectorman os desenvolvedores fizeram os elementos do cenário animados e os fundo se moverem de maneira bastante fluida quase 3d depois confira. Sobre cores etc todos aqui sabem que vectorman não é um jogo usual de mega drive e sua paleta de cores supera a contagem nominal. Mas esse é só um exemplo, há outros jogos de mega com fundos animados mas o povo ignora isso enquanto por exemplo o citado yoshi island também falha no departamento de fundos animados. Gunstar heroes que citei no post anterior apesar de frenético e cheio de inimigos, nas ultimas fases tenta fazer animações nos fundos, animar coisas nos monitores etc não me importo como eles fizeram, talvez nem custe muito a nível computacional mas está lá mas quem levou o crédito da gen rs sabemos qual foi, a pergunta: quem deu esse voto.

F-zero aparenta assim e Super Monaco GP aparenta assim. O único fator nextgen do F-zero é o mode 7 que teve bastante marketing e tal, joguei muitos os dois e nem me importava com visual até que eu vi um seguista comentando acerca disso, ambos são de 1990 em consoles.

1772154902493.png

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.699
Pontos
503
isso foi naquela época e tal (normal) mas agora a gente está mais velho e já não ver as coisas como antes, também tem coisa que a gente só consegue ver se algum terceiro mostrar. Vou dar exemplo, quando você estiver de bobeira compare o vectorman acima com o dkc, a diferença em minha opinião não é favorável ao DK , DK tem aquele pre render e tal, aquela iluminação etc mas não tem fundos animados (normal isso exige mais do processador) mas os matinhos não se movem, é tudo muito estático. No vectorman os desenvolvedores fizeram os elementos do cenário animados e os fundo se moverem de maneira bastante fluida quase 3d depois confira. Sobre cores etc todos aqui sabem que vectorman não é um jogo usual de mega drive e sua paleta de cores supera a contagem nominal. Mas esse é só um exemplo, há outros jogos de mega com fundos animados mas o povo ignora isso enquanto por exemplo o citado yoshi island também falha no departamento de fundos animados. Gunstar heroes que citei no post anterior apesar de frenético e cheio de inimigos, nas ultimas fases tenta fazer animações nos fundos, animar coisas nos monitores etc não me importo como eles fizeram, talvez nem custe muito a nível computacional mas está lá mas quem levou o crédito da gen rs sabemos qual foi, a pergunta: quem deu esse voto.

F-zero aparenta assim e Super Monaco GP aparenta assim. O único fator nextgen do F-zero é o mode 7 que teve bastante marketing e tal, joguei muitos os dois e nem me importava com visual até que eu vi um seguista comentando acerca disso, ambos são de 1990 em consoles.

Visualizar anexo 492022
Vai me desculpar, gosto muito do Mega e era meu console favorito, mas DK era superior a tudo que eu tinha visto. Além de excelentes gráficos (tinha backgrounds animados sim), excelente música, era um ótimo jogo. Principalmente o 2. E digo mais, é um jogo bom até hoje, MUITO superior aos da Retro no wii e wii u.

Vectorman eu joguei na época e sim era um bom jogo. Mas sinceramente, nada surpreendente. Zerei pra nunca mais jogar, ao contrário do DKC que sempre me pego jogando. O segundo Vectorman então eu achei bem ruim e inferior ao primeiro em tudo.

Quanto ao SMGP vs F-Zero, olha, eu gostava mais do Super Monaco porque eu não joguei o F-Zero na época e não tenho memória afetiva ao jogo. Mas graficamente F-Zero é muito mais fluido e mais rápido. Não dá pra comparar em imagens estáticas.

Aliás, vão me massacrar, mas nunca achei Gunstar Heroes tudo isso que falam. Não gostei muito do jogo. Acho que tem jogos muito mais impressionantes no Mega.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
90.213
Pontos
1.453
DK tem até transição dia e noite logo de cara, o cenário é bastante animado, especialmente no segundo jogo.

Maxwelsoonage

Bam-bam-bam
Reações
1.222
Pontos
318
fundos animados (normal isso exige mais do processador)
Animação de cenário depende muito de algumas coisas, processamento é a beeeeem menor delas.
Você pode ter os frames de animação do cenário guardados na VRAM e apenas alterar bytes do mapa para ir animando, mas isso significa disperdiçar espaço com os diferentes frames de animação. Para um jogo como DKC, com seus cenários irregulares, sem muitas partes retas, espaço de VRAM é extremamente importante.

Você pode ir atualizando as tiles do cenário com frames novos, mas isso gasta tempo de V-Blank, um curto período em que se pode transferir dados para a VRAM. Em DKC, isso também é extremamente importante, visto que quase todos os personagens e itens do jogo vão transferindo seus frames dinamicamente na VRAM.

Ainda sim, o cenário de neve caindo abusa disso para animar a neve em diferentes camadas. São todas tiles sendo animadas no cenário dinamicamente, disputando tempo de V-Blank com os personagens. Essas fases tendem a não ter muito inimigo perto do outro.

Vectorman é uma situação muito diferente, os cenários são retos com muitas tiles sendo reaproveitadas (na gif que mandaram acima, diria que tem menos de 20 tiles diferentes formando o cenário da frente, o piso mesmo é apenas 1 sendo repetido), grande parte dos inimigos não são animados atualizando a VRAM e sim por multi-joined sprites com frames já armazenados, por aí vai. Resumindo, esse jogo tem tempo de V-Blank e espaço de VRAM de sobra pra animar o fundo. É uma situação totalmente diferente.
Na real nunca entendi comparar esses dois jogos, tem que forçar a vista pra ver uso de CGI no Vectorman. Acho Sonic 3D Blast o melhor exemplo de CGI pré-renderizado no Mega, fizeram magia ali. Toy Story chega perto mas usa muitos fundos desenhados tradicionalmente e depende mais dos efeitos de profundidade do que o CGI em si.

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Sempre curti pra caraio jogo pré renderizado.
Do Mega Drive eu achava fantástico o Vectorman e Sonic 3D Blast.

O Vectorman lembro que tinha uma espécie de iluminação dinâmica soberba, você atirava e os tiros emitiam luz no personagem. E o cenário também.
Claro que não sei se isso era simulado ou não, mas o resultado era excelente.
Visualizar anexo 491943
Vai me desculpar, gosto muito do Mega e era meu console favorito, mas DK era superior a tudo que eu tinha visto. Além de excelentes gráficos (tinha backgrounds animados sim), excelente música, era um ótimo jogo. Principalmente o 2. E digo mais, é um jogo bom até hoje, MUITO superior aos da Retro no wii e wii u.

Vectorman eu joguei na época e sim era um bom jogo. Mas sinceramente, nada surpreendente. Zerei pra nunca mais jogar, ao contrário do DKC que sempre me pego jogando. O segundo Vectorman então eu achei bem ruim e inferior ao primeiro em tudo.

Quanto ao SMGP vs F-Zero, olha, eu gostava mais do Super Monaco porque eu não joguei o F-Zero na época e não tenho memória afetiva ao jogo. Mas graficamente F-Zero é muito mais fluido e mais rápido. Não dá pra comparar em imagens estáticas.

Aliás, vão me massacrar, mas nunca achei Gunstar Heroes tudo isso que falam. Não gostei muito do jogo. Acho que tem jogos muito mais impressionantes no Mega.
Eu achei Vectorman bem fantástico visualmente. Os gráficos, essa iluminação dinâmica que era novidade na época e especialmente a animação. Ele se movia com uma fluidez absurda, muito incomum numa época de jogos com sprites. Em "imagem parada" é um jogo bonito. Em movimento é um assombro.

vectorman2.gif
7aPmovJ.gif
sa8KQEh.gif
zEJkT6G.gif
x4RSV3n.gif
6E5l8yK.gif

O que via na tela, era bem incrível sim.
A jogabilidade que acho um pouco injusta, difícil de acostumar. Ela e o som do jogo, que não são os meus favoritos, não mantém a excelência que foram os gráficos.

Já o Sonic 3DBlast era impressionante a abertura e os estágios bônus. Os gráficos nas fases eram bonitos sim, mas nada assim tão "UAU!".

pB6NjFF.gif

AGXCKsI.gif

Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
mas os matinhos não se movem, é tudo muito estático.

Animação de cenário depende muito de algumas coisas, processamento é a beeeeem menor delas.
Você pode ter os frames de animação do cenário guardados na VRAM e apenas alterar bytes do mapa para ir animando, mas isso significa disperdiçar espaço com os diferentes frames de animação. Para um jogo como DKC, com seus cenários irregulares, sem muitas partes retas, espaço de VRAM é extremamente importante.

Você pode ir atualizando as tiles do cenário com frames novos, mas isso gasta tempo de V-Blank, um curto período em que se pode transferir dados para a VRAM. Em DKC, isso também é extremamente importante, visto que quase todos os personagens e itens do jogo vão transferindo seus frames dinamicamente na VRAM.

Ainda sim, o cenário de neve caindo abusa disso para animar a neve em diferentes camadas. São todas tiles sendo animadas no cenário dinamicamente, disputando tempo de V-Blank com os personagens. Essas fases tendem a não ter muito inimigo perto do outro.

Vectorman é uma situação muito diferente, os cenários são retos com muitas tiles sendo reaproveitadas (na gif que mandaram acima, diria que tem menos de 20 tiles diferentes formando o cenário da frente, o piso mesmo é apenas 1 sendo repetido), grande parte dos inimigos não são animados atualizando a VRAM e sim por multi-joined sprites com frames já armazenados, por aí vai. Resumindo, esse jogo tem tempo de V-Blank e espaço de VRAM de sobra pra animar o fundo. É uma situação totalmente diferente.
Na real nunca entendi comparar esses dois jogos, tem que forçar a vista pra ver uso de CGI no Vectorman. Acho Sonic 3D Blast o melhor exemplo de CGI pré-renderizado no Mega, fizeram magia ali. Toy Story chega perto mas usa muitos fundos desenhados tradicionalmente e depende mais dos efeitos de profundidade do que o CGI em si.
Tem um vídeo muito bom seu (acho que era seu, faz tempo que vi) sobre a história de "matinhos não se movem, é tudo muito estático". Porque isso era muito corriqueiro no nintendinho, animação nos elementos do cenário.

batman-return-of-the-joker-nes.gif

Ultima Edição:

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.699
Pontos
503
Eu achei Vectorman bem fantástico visualmente. Os gráficos, essa iluminação dinâmica que era novidade na época e especialmente a animação. Ele se movia com uma fluidez absurda, muito incomum numa época de jogos com sprites. Em "imagem parada" é um jogo bonito. Em movimento é um assombro.

Visualizar anexo 492048
7aPmovJ.gif
sa8KQEh.gif
zEJkT6G.gif
Visualizar anexo 492049
6E5l8yK.gif

A jogabilidade que acho um pouco injusta, difícil de acostumar. Ela e o som do jogo, que não são os meus favoritos, não mantém a excelência que foram os gráficos.

Já o Sonic 3DBlast era impressionante a abertura e os estágios bônus. Os gráficos nas fases eram bonitos sim, mas nada assim tão "UAU!".

pB6NjFF.gif

AGXCKsI.gif
Sim, graficamente são surpreendentes pra época, junto com Adv. of Batman & Robin.

Mas como o conjunto em si, gráficos + som + jogabilidade, eu ainda acho DKC imbatível.

Vectorman fui no hype, revistas falando, DKC killer, etc. Fui com a expectativa lá em cima. Talvez isso tenha alterado minha opinião. Esperava algo mais CG.

Sonic 3D tinha bons gráficos em CG e tal, mas Sonic isométrico? Baita de um potencial desperdiçado. Foi bem criticado na época, principalmente a versão do Saturn (que eu joguei).

Batman & Robin pra mim tinha os melhores efeitos do Mega, mas personagens minúsculos e dificuldade excessiva me afastou. Na época eu nem consegui passar da primeira fase. Que ideia absurda.

SegaAMD

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.337
Pontos
803
Tem um vídeo muito bom seu (acho que era seu, faz tempo que vi) sobre a história de "matinhos não se movem, é tudo muito estático". Porque isso era muito corriqueiro no nintendinho, animação nos elementos do cenário.

Visualizar anexo 492050
Não Ednei isso não prova muito, até porque esse jogo é um ponto fora da curva etc mas entre as feras de 16 bit vou ser enfático aqui, fundos animados é raro no super nes, de cabeça só me lembro no super castlevania 4. Você pos as gifs de cenários animados , não se pode negar o que os olhos veem, alguns estágios como uma boss battle filmada por cima, tudo é animado cara.

Vectorman (Sega Genesis) Gameplay on Make a GIF

Edit: põe umas 4 gif do dkc 1 e 2 para manter o equilíbrio na força.

Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Sonic 3D tinha bons gráficos em CG e tal, mas Sonic isométrico? Baita de um potencial desperdiçado. Foi bem criticado na época, principalmente a versão do Saturn (que eu joguei).
Eu estava com os dois consoles na época (Saturn e Mega, o Snes eu tinha acabado de vender) e cheguei a alugar ambas versões deste Sonic que não parece Sonic.

A versão Saturn é uma versão muito próxima da do Mega (o que diz muito sobre não impressionar na plataforma, achei um pouco decepcionante). Apenas com gráficos levemente mais polidos, tem uns efeitos de neblina legais em alguns estágios, mas no geral é quase a mesma coisa. Em print de emulador, hoje em dia, fica mais aparente a qualidade do Saturn e sua ótima profundidade de cor com menos dither, mas na TV da época, essa diferença era bem reduzida. Até a fase bônus no Saturn achei meia-boca (totalmente diferente e meio pobrinha visualmente), não impressiona como a versão mega impressionou (considerando o poder de cada plataforma).

Eu gostei demais da trilha sonora no Saturn. Bem épica, a maior diferença positiva do jogo no 32 bits, na minha opinião. Do Mega é mais básica e agitadinha (tem quem goste).

Edit: põe umas 4 gif do dkc 1 e 2 para manter o equilíbrio na força.
Se ninguém colocar, adiciono no tópico depois. DKC é foda demais até em foto, ele nem precisa de GIF e já impressiona.

Não Ednei isso não prova muito, até porque esse jogo é um ponto fora da curva etc mas entre as feras de 16 bit vou ser enfático aqui, fundos animados é raro no super nes, de cabeça só me lembro no super castlevania 4. Você pos as gifs de cenários animados , não se pode negar o que os olhos veem, alguns estágios como uma boss battle filmada por cima, tudo é animado cara.
No vídeo Tinha uma interessante explicação técnica, sobre como o acesso direto ao tile facilitava trocar a figura e animar, coisa assim, viável na arquitetura do nintendinho. Mas não tão simples em outras plataformas (no caso o foco no Snes). Também posso procurar depois.

Ultima Edição:

WallaceSSilva

Veterano
Reações
813
Pontos
128
Estou com Vectorman bem fresco na cabeça pois zerei os 2 esse ano entre Janeiro e Fevereiro, tenho reações mistas sobre o jogo que se por um lado tem bons gráficos, ele me parece meio uma "tech demo", acho que perderam um put* potencial de fazer tipo um Metroid da SEGA já que atmosfera o jogo tem. Jogabilidade muito responsiva como sempre no Mega, porém confusa. Gráficos excelentes e realmente tem efeitos impressionantes em determinados cenários sendo que esse jogo abusa do Dithering para degrade de cores, se jogar numa TV 29” em RGB vai sentir muito isso, sobre os cenários de novo acho que tem algo estranho no layout das fases que vc acaba se perdendo por ser muito frenético, muitas informações ao mesmo tempo na tela, acho que dava pra ter uma jogabilidade mais cadenciada com o cenário mais clean, menos poluído, parece que colocaram essa confusão e caos todo lá pra mostrar que o Mega faz e pronto, mas desorganizado. Áudio é tipo um tipo um Euro Dance dos anos 90 que me agrada muito e como joguei com meu Mega ligado a um Home Theater foi um espetáculo à parte.
Resumindo parece que a SEGA queria dar uma resposta a onda de jogos “CGI” e compilou tudo que o Mega poderia fazer nesse jogo, porém jogou tudo lá e deu isso, Eu particularmente gostei muito sim mas vamos comparar com outro Run and Gun que terminei esse mês, Ex-RANZA e vou falar o jogo é MUITO MAIS REDONDO, BOSSES gigantes e animados estilo NEOGEO, mapas são bem melhores pensados a ponto da jogabilidade do combate mudar devido o mapa ou seja de uma fase pra outra não é só o “gráfico” que muda, ele influencia na jogabilidade em si a ponto de mudar sua estratégia na hora do combate.
Acho que ao invés de terem investido em 2 jogos, era melhor ter feito só um nesse tempo de desenvolvimento e ter lançado o que talvez poderia ser um dos melhores jogos do Mega pq tudo de melhor que o console pode fazer está lá.

boss jp.jpg

06.jpeg

Ultima Edição:

Mega Retro

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.591
Pontos
703
Estou com Vectorman bem fresco na cabeça pois zerei os 2 esse ano entre Janeiro e Fevereiro, tenho reações mistas sobre o jogo que se por um lado tem bons gráficos, ele me parece meio uma "tech demo", acho que perderam um put* potencial de fazer tipo um Metroid da SEGA já que atmosfera o jogo tem. Jogabilidade muito responsiva como sempre no Mega, porém confusa. Gráficos excelentes e realmente tem efeitos impressionantes em determinados cenários sendo que esse jogo abusa do Dithering para degrade de cores, se jogar numa TV 29” em RGB vai sentir muito isso, sobre os cenários de novo acho que tem algo estranho no layout das fases que vc acaba se perdendo por ser muito frenético, muitas informações ao mesmo tempo na tela, acho que dava pra ter uma jogabilidade mais cadenciada com o cenário mais clean, menos poluído, parece que colocaram essa confusão e caos todo lá pra mostrar que o Mega faz e pronto, mas desorganizado. Áudio é tipo um tipo um Euro Dance dos anos 90 que me agrada muito e como joguei com meu Mega ligado a um Home Theater foi um espetáculo à parte.
Resumindo parece que a SEGA queria dar uma resposta a onda de jogos “CGI” e compilou tudo que o Mega poderia fazer nesse jogo, porém jogou tudo lá e deu isso, Eu particularmente gostei muito sim mas vamos comparar com outro Run and Gun que terminei esse mês, Ex-RANZA e vou falar o jogo é MUITO MAIS REDONDO, BOSSES gigantes e animados estilo NEOGEO, mapas são bem melhores pensados a ponto da jogabilidade do combate mudar devido o mapa ou seja de uma fase pra outra não é só o “gráfico” que muda, ele influencia na jogabilidade em si a ponto de mudar sua estratégia na hora do combate.
Acho que ao invés de terem investido em 2 jogos, era melhor ter feito só um nesse tempo de desenvolvimento e ter lançado o que talvez poderia ser um dos melhores jogos do Mega pq tudo de melhor que o console pode fazer está lá.

Visualizar anexo 492059

Visualizar anexo 492061

Acho o rangerX um jogo com a jogabilidade muito mais complicada que Vectorman.

Maxwelsoonage

Bam-bam-bam
Reações
1.222
Pontos
318
Também acho ele bem impressionante. Essa da água caindo é linda, parece muito a de Jurassic Park.
É que a complexidade dos cenários vem mais de efeitos visuais que a quantidade de detalhes/tiles únicas. Algumas são impressionantes e ao mesmo tempo leves, como essa parte do relâmpago que é animada inteiramente por troca de cores, repare o posicionamento das estrelas.

Ah, mostrando esse batman e comparando SMB3, né? É meu mesmo :ksorriso
O NES (usando mapper) não tem problema algum em animar vários elementos na tela em grande quantidade. Não precisa se preocupar com tempo de V-Blank, só alterar qual banco a PPU tá lendo e pronto. Ele é um estranho caso em que é mais de boa trocar gráficos inteiros do que ter todos os frames na CHR-ROM/CHR-RAM e ir mudando só o mapa, pois mudar o mapa exige alterar bytes da VRAM durante a V-Blank e o NES não é nada rápido nisso.

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.262
Pontos
703
Eu também não sei. Sendo palpiteiro, talvez tenha sido mais fácil para eles encaixar as tiles e economizar trabalho.

Cheguei a ter os dois cartuchos, de Snes e Mega, antes de Street Fighter "me estragar". Avaliando com calma, Snes e Mega tiveram ports ruins, sendo a do Snes um pouco melhor. Fora o apelo da violência e um pouco mais de velocidade, a versão mega conseguia ser pior em quase tudo. Um detalhe no Mega que eu curtia era a sombra dos personagens.
Foi por memória...
Eles não encontraram uma solução barata na época.

No MK2 eles foram espertos, fizeram a barra como tiles e os nomes sobrepostos como sprites.

No MK3 a eles preferiam fazer tudo como sprites, então gasta bastante VRAM, tem uma variação da barra para onde os nomes interagem com vermelho e para o player 2 quando o nome fica no outro canto da tela, porque eles não podem espelhar, senão os nomes ficariam invertidos.

A solução do MK2 acho que foi a mais inteligente das que vimos no Mega

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.262
Pontos
703

Visualizar anexo 492048
7aPmovJ.gif
sa8KQEh.gif
zEJkT6G.gif
Visualizar anexo 492049
6E5l8yK.gif
Um dia desses estavam trabalhando e testando como ficaria o Rayman no MD. E uma coisa que o Rayman faz é animar boa parte dos personagens usando multi-joined sprites; mesmo assim, ele muda bastante de sprites de uma frame para outra para dar uma sensação de desenho animado.

Já o Vectorman tem esse nível de gráfico e animação , com o personagem sendo todo animado via código, e a animação é tão fluida e bem variada que falo facilmente que você não encontrará um jogo que chegou nesse mesmo patamar usando essa tecnologia. O jogo pode ter seus problemas, mas nesta parte os caras realmente foram sensacionais.

RodrigoviskRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
7.544
Pontos
1.034
Vectorman é mto foda mas o problema dele, pra mim, é a limitação no audio do MD pra ESSE tipo de jogo que quer passar algo tecnologicamente avançado. Vectorman com audio "MSU", por exemplo, seria algo fantástico pra época. Esse jogo no SEGA-CD, se tivesse vingado, ficaria 10/10.

rheo

Bam-bam-bam
Reações
1.140
Pontos
218
Tinha que ter um MK na engine do Real Bout.
Não manjo nadinha de Mortal kombat, mas se deu pra fazer
Um dia desses estavam trabalhando e testando como ficaria o Rayman no MD. E uma coisa que o Rayman faz é animar boa parte dos personagens usando multi-joined sprites; mesmo assim, ele muda bastante de sprites de uma frame para outra para dar uma sensação de desenho animado.

Já o Vectorman tem esse nível de gráfico e animação , com o personagem sendo todo animado via código, e a animação é tão fluida e bem variada que falo facilmente que você não encontrará um jogo que chegou nesse mesmo patamar usando essa tecnologia. O jogo pode ter seus problemas, mas nesta parte os caras realmente foram sensacionais.
realmente, isso da um trabalho danado, cobrir todas as possibilidades de estados possiveis do personagem. com essa caralhada de sprite se movendo independentemente.
INIMAGINÁVEL.

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Cheirinho de IA nesse background aí.
Se for, uma pena.
Pago pau pra quem faz pixel art manualmente.
Usar IA pra mim é broxante.

Nem considero a imagem como uma pixelart. Há muitas inconsistências nela, não tem harmonia e precisão técnica típica de um ilustrador desenhando pixel a pixel.

Na melhor das hipóteses, ainda considerando como algo autoral, foi uma bela ilustração apenas ajustada à baixa resolução e pequena paleta do console.

1772273057620.png

Por curiosidade, pedi para uma IA gerar pixelart desta imagem, considerando que fosse para ser exibida em um Mega Drive.

1772278196736.png

Essa IA quase me enganava, hein? :kkk

Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Também não gosto.
Perco completamente o interesse.
Eu também não. É algo feito sem alma. Mesmo que por vezes tenha um acabamento espetacular, que levaria muitas horas de trabalho, ainda é uma arte vazia, não criativa de verdade.

Talvez apareçam certificações no futuro para gerar valor "100% produzido por humanos" ou "Produção 100% sem IA", como hoje existem "produtos orgânicos", "cruelty-free", etc.

Infelizmente, vai ficar cada vez mais difícil detectar o que é via IA e o que não é. E elas vieram para ficar.

Importante que seja vista como aceleradora de pessoas, não como substituição de pessoas.

rheo

Bam-bam-bam
Reações
1.140
Pontos
218
Eu também não. É algo feito sem alma. Mesmo que por vezes tenha um acabamento espetacular, que levaria muitas horas de trabalho, ainda é uma arte vazia, não criativa de verdade.

Talvez apareçam certificações no futuro para gerar valor "100% produzido por humanos" ou "Produção 100% sem IA", como hoje existem "produtos orgânicos", "cruelty-free", etc.

Infelizmente, vai ficar cada vez mais difícil detectar o que é via IA e o que não é. E elas vieram para ficar.

Importante que seja vista como aceleradora de pessoas, não como substituição de pessoas.
pra algumas coisas já está indistinguível de fato.

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
pra algumas coisas já está indistinguível de fato.
Para algumas áreas, elas amadureceram bastante.

Fotografia, por exemplo, qualquer imagem amadora pode ser retrabalhada para um resultado quase profissional, sem uso de estúdio caro, sem câmera cara, sem conhecimento de iluminação, sem um segundo de Photoshop ou Lightroom na Pós-Produção.

Exemplo, uma imagem aleatória na internet, com problemas típicos de foto amadora:

1772284572532.png

Um simples pedido para a IA melhorar:

62d0edd4-fc55-4673-a0b0-1d6bbd44bc43.jpg

Isso é exemplo de acelerar. Resultado pronto em segundos, de uma foto para divulgação mais profissional — que precisaria de um bocado de equipamento, técnica e planejamento sem uso de IA.

darth vader x

Mil pontos, LOL!
Reações
26.748
Pontos
1.014
Galaxy Force II do computador FM towns japonês (que foi o primeiro computador no mundo a ter um CD Rom, antes mesmo do PC Engine), a versão do Mega é um port porco dele, foi inclusive feito pela mesma empresa.Tirando a cutscene e a trilha sonora o Mega poderia ter rodado tranquilamente os gráficos dessa versão (tirando os sprites grandes), port ultra preguiçoso o dele...

:facepalm:ktrigger

(Eu via esse arcade na época e ficava doido, principalmente por causa da cabine móvel.)

Ultima Edição:

BarbudimGamer

Bam-bam-bam
Reações
1.322
Pontos
218
Galaxy Force II do computador FM towns japonês (que foi o primeiro computador no mundo a ter um CD Rom, antes mesmo do PC Engine), a versão do Mega é um port porco dele, foi inclusive feito pela mesma empresa.Tirando a cutscene e a trilha sonora o Mega poderia ter rodado tranquilamente os gráficos dessa versão (tirando os sprites grandes), port ultra preguiçoso o dele...

:facepalm:ktrigger

(Eu via esse arcade na época e ficava doido, principalmente por causa da cabine móvel.)

Joguei muito a versão de PS2 do Galaxy Force II, acho que tem o port pra PS2 e a versão de Arcade no mesmo disco. Não me recordo bem.

O Mega roda essa delicia aqui muito bem, e lindamente com overclock! Tem um relançamento pras novas gens, mas no genesis plus gx é outra parada!

Jogo de 94 mano, uma pena ter saído só na japa, mas tem um english patch muito bom!

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-193832.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194117.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194133.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194137.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194139.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194143.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194146.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194148.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194153.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194159.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194227.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194239.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194254.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194257.png

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194301.png

95608-panorama-cotton-genesis-front-cover.jpg
949a58b7d9129cf2e1383ab1885aa829.png

Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Reações
108.314
Pontos
1.854
Roda essa delicia aqui muito bem, e lindamente com overclock! Tem um relançamento pras novas gens, mas no genesis plus gx é outra parada!

Jogo de 94 mano, uma pena ter saído só na japa, mas tem um english patch muito bom!

Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194133.png
Panorama-Cotton-English-v1-0-1-260301-194227.png

Esse é outro que mostra a verdadeira cara em movimento. Bonito parado, assombroso em movimento.

tumblr_pko867lbH01roqda3o1_640.gif
HWpP9vP.gif
N29EaV8.gif

kwcbQAb.gif

---------

Edit: lembrei que estava devendo colocar imagens de DKC.

1772406109220.png1772406079664.png 1772406177314.png

1772406123554.png1772406093445.png 1772406150803.png
:coolface

K6Liq9b.gif
NhWbLxk.gif
0GKA1Su.gif
pQqIbEb.giff

Ultima Edição:
Topo Fundo