O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163
Um dither bem feito é uma obra de arte.
E4QSp3wX0AYhstW

Acho esta técnica interessante no AV (quase não se percebe a mudança) e no máximo em s-video (já perceptível).
É bom se utilizar nestes dois para se manter a impressão de nuance nas cores.

Já em componente e HDMI fica bem visível o "pixelado", que observando bem e "no detalhe" mostra uma obra de arte sim, ainda mais na migração de tons de uma linha para outra
 

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.250
Reações
1.934
Pontos
874
Totalmente excelente.

E o primeiro Street Fighter a gente nunca esquece. :kluv Eu adorava essa versão do Street. Tinha o cartucho piratão do Snes.
Mano... esse jogo marcou demais kkkkkk lembro quando saiu o manha pra escolher os mesmo personagens... Todo mundo naa locadoras
ficaram doidos com isso... Lembro também de quando saiu 1 de Abril a parada do Sheng Long mano... Tinha que chegar no Vega (M.Bison)
sem perder nenhum round e matar ele com dois perfects no level 8...... mano até sair a revista do outro mês falando que era fake eu vi
uma galera tentando fazer esse Sheng Long.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.017
Reações
102.503
Pontos
1.299
Totalmente excelente.

E o primeiro Street Fighter a gente nunca esquece. :kluv Eu adorava essa versão do Street. Tinha o cartucho piratão do Snes.

É a versão que tem o esquema de cores mais agradável pro meu gosto, eu joguei a versão arcade e depois testei a ROM, um trabalho primoroso, com exceção do cenário do Bison, todos os outros são interpretações muito fidedignas do original, especialmente a fase do Zangief. Muito amor foi colocado nesse hack.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
É a versão que tem o esquema de cores mais agradável pro meu gosto, eu joguei a versão arcade e depois testei a ROM, um trabalho primoroso, com exceção do cenário do Bison, todos os outros são interpretações muito fidedignas do original, especialmente a fase do Zangief. Muito amor foi colocado nesse hack.

Bixo, gostaria muito de saber sobre computação (programação, truques. macetes, lógica, etc), inglês, japonês, etc...
Juro que ia fazer o máximo que pudesse pra tirar o máximo de nossos queridos sistemas antigos (tempo não mais me falta).
(Mas se tempo não te falta por que não o faz???) Simples, estou velho/cansado/desanimado/etc demais pra tentar aprender algo e tentar alguma coisa... (quem sabe em uma outra vida se isso existir), por fim parabenizo demais o grande Lord por mais uma grade benfeitoria...

:kjoinha
 


jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.850
Reações
1.076
Pontos
609
Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.017
Reações
102.503
Pontos
1.299
Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?

Eles pediram pra galera que fez o pedido confirmar os endereços, creio que logo começarão a despachar os cartuchos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Gente, e o Demons of Asterborg? Não vão mais lançar? Estão enrolando tanto... Lembro-me que a previsão inicialmente era pra Março desse ano, depois foi pra ''Primavera/2021''. Alguém tem alguma previsão ou sabe a razão de estarem protelando tanto?
Eles vão começar a enviar em breve, no instagram eles tavam mostrando as pcbs prontas
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
897
Pontos
128
Acho esta técnica interessante no AV (quase não se percebe a mudança) e no máximo em s-video (já perceptível).

Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
200607


Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
200610


Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
200616

Edit:
200615


Resultado Final, Original X Edit:
200619
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Ótima postagem, @MorpheusX Acho que talvez o dither sem ser xadrez era mais usado por que o dither xadrez, a meu ver, fica mais feio quando não é misturado. E o Mega Drive sempre teve um método de conexão de maior qualidade que não misturava, através da saída SCART. Nesse jogo que você postou mesmo Illmoore Bay, o dither original é mais agradável, quando não-misturado, do que o seu edit com xadrez.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
Visualizar anexo 200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
Visualizar anexo 200607


Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
Visualizar anexo 200610


Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
Visualizar anexo 200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
Visualizar anexo 200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
Visualizar anexo 200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
Visualizar anexo 200616

Edit:
Visualizar anexo 200615


Resultado Final, Original X Edit:
Visualizar anexo 200619
Esse dither que vc mostrou primeiro, era muito usado pra simular mais cores numa tv de tubo. Isso é uma herança dos jogos de pc da decada de 80, dos pc nec 8801 e 9801, que usam e abusava desse efeito. Mas concordo com você, o segundo resultado é muit mais bonito^^
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163
Uma coisa que eu sempre notei é que os degradês em alguns jogos mesmo no av e em uma tv de tubo, tinham uns granulados, mesmo jogando a mais de 1 metro de distância e o brilho no máximo eu ainda consigo notar.

Então, fui ver a imagem raw no emulador, e notei que o problema é esse tipo dither, entendo que é uma solução de mesclagem com poucas cores, mas na prática funciona com imperfeições:

imagem raw:
Visualizar anexo 200606

Imagem que vejo na minha tv crt via composto:
Visualizar anexo 200607


Mas olhando para jogos como Pulseman, Zero The Kamizake Squirrel e outros, eu notei que o dither que chamam de checkerboard (tabuleiro de damas) deixa um resultado incrível na imagem final, e que hoje não é bom apenas para as tvs crts, mas também para os emuladores e fpgas.
Visualizar anexo 200610


Imagem raw postada no canal do Pyrons Lair:
Visualizar anexo 200611


Resultado que se vê na tv de tubo, mas nesse exemplo mantenho 99% da nitidez:
Visualizar anexo 200612



Aqui, eu fiz um teste utilizando dither CB no lugar do dither usado no original, a contagem de cores é a mesma, e ainda daria pra melhorar um pouco a transição de cores na parte debaixo, mas é só um exemplo:
Visualizar anexo 200613


Não sei se estou falando besteira, mas acho que ainda hoje esse tipo de dither são gerados pelo próprio sdk.

Abaixo um exemplo com a demo do jogo The Curse of Illmoore Bay, que é um jogo novo em desenvolvilmento:

Original:
Visualizar anexo 200616

Edit:
Visualizar anexo 200615


Resultado Final, Original X Edit:
Visualizar anexo 200619

O dithering do Rei Leão original ficou melhor do que o editado.

Já o do jogo The Curse ficou melhor o editado, porém deveria ter sido feito um comparativo numa imagem av/composta de tv de tubo.

No SF a imagem na TV de tubo sempre mostra uma maior suavização da imagem, já numa tv LCD/LED certeza que você iria diminuir a nitidez entre 10 e 20%.


O dithering é melhor nas conexões nesta sequencia: RF > Composto > S-video.
Para mim além disto fica muito mais visível a "granulação" e no caso do s-vídeo você consegue fazer configurações na Tv para "simular" efeito RF/Composto de dithering
 

Striderryu

Veterano
Mensagens
99
Reações
124
Pontos
128
O quanto era mais poderoso a CPU do Mega em relação a do Super Nintendo? E a GPU do Super Nintendo?
A CPU do mega era mais rápida que a do SNES e menos propensa a slowdowns com muitos objetos na tela ao mesmo tempo o que ajudava na fluidez dos jogos, em contrapartida a VDP(GPU) do SNES era melhor com sprites maiores, mais cores e efeitos de zoom e rotação por hardware.
Essas caracteristicas faziam o mega terem melhores jogos de nave (thunderforce 3 vs thunderforce spirits) e o snes melhores jogos de luta (veja a diferença entre o jogo TMNT tournament fighter de ambos os consoles). Basicamente isso espero ter ajudado :ksorriso
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.017
Reações
102.503
Pontos
1.299
Tá melhor sim, só que estas músicas não são tragáveis.
O mais engraçado é que SF 2' do mega vem com músicas e efeitos sonoros melhores que os do snes, ou seja, mais próximo do arcade

Me gusta mais das músicas do Mega mesmo, acho as músicas do arcade genéricas.

Qq aconteceu pro Lin não postar mais aqui? Eu converso sempre com ele no yt, mas nunca cheguei a perguntar isso pra ele... :kpensa

Cara não faço ideia, reparei que ele deu uma sumida da Sega 16 também.
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163
Eu já curto o som arcade, o acho quase insuperável.

MK 1 tem som melhor no snes
Já SF 2' tem som melhor no mega
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.017
Reações
102.503
Pontos
1.299
Esse game ainda tem muito a melhorar no quesito gameplay, mas o que me impressiona é a qualidade super nítida das amostras em PCM.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Alguem consegue aquela ROM marota do DEMONS OF ASTEBORG?
 
Topo Fundo