O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.301
Reações
15.990
Pontos
353
LsGMgaToRDwyQdT_-1PERrtsY4e2ofR4iWlj8HAIbvtjLPGW2t6XMhd5g0D8_6mBAR_lnBdYP2DW=s640-nd-v1


O GameDevBoss fez uma boa conversão.

A postagem dele no YouTube.
Já vou te adiantar. Olha só rsrs. Ao invéz de utilizar 15 cores para representar os 4 personagens que o jogador pode escolher, eu crio uma 'paleta dinâmica', onde metade das cores se referem ao personagem que o player1 escolheu, e a outra metade, reservado para a escolha do player 2. Assim eu consigo colocar mais cores nos chars! Ou criar uma paleta especifica para cada par (combinação) de personagens, exemplo Captain Commando + Baby :) A idéia é criar paletas de 2 chars ao invéz de 4. E ainda melhor, se vc jogar sozinho, reservar uma paleta inteira somente para o personagem que você escolheu, ai fica idêntico o arcade (ou o mais próximo possível). Brilhante né?
 


HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.531
Pontos
803
Isso é foda mesmo.

Os caras começam um monte de projetos, conversões, e não terminam nada.

Quero ver a KOF 98 completa rodando no Mega Drive.

Enviado de meu Xiaomi Poco F3 usando o Tapatalk Mod sem anúncios
KOF 98 acho que não sai, era só tech demo mesmo.
 

DanielMoura

Supra-sumo
Mensagens
9
Reações
71
Pontos
183
Já disse muitas vezes o KOF98 foi interrompido por ter atingido o limite de tamanho da rom!
Não cabe mais nada lá dentro. Eu tive até que criar uma rom separada com a INTRO pq não cabia na rom principal.
KOF98 para genesis é uma tech demo que foi criada como presente de natal para os inscritos do meu canal no youtube.
Ela deve ser admirada pelo que ela é, e pelo avanço que ela trouxe a Hamoopig Fight Engine.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.636
Reações
14.305
Pontos
1.064
Já disse muitas vezes o KOF98 foi interrompido por ter atingido o limite de tamanho da rom!
Não cabe mais nada lá dentro. Eu tive até que criar uma rom separada com a INTRO pq não cabia na rom principal.
KOF98 para genesis é uma tech demo que foi criada como presente de natal para os inscritos do meu canal no youtube.
Ela deve ser admirada pelo que ela é, e pelo avanço que ela trouxe a Hamoopig Fight Engine.
E está de parabéns pelo trabalho.
Tem muitos que criticam e cobram sem saber nada a respeito nem ter conhecimento de como se desenvolve um game e do trabalho envolvido.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.776
Reações
4.427
Pontos
1.269
Já disse muitas vezes o KOF98 foi interrompido por ter atingido o limite de tamanho da rom!
Não cabe mais nada lá dentro. Eu tive até que criar uma rom separada com a INTRO pq não cabia na rom principal.
KOF98 para genesis é uma tech demo que foi criada como presente de natal para os inscritos do meu canal no youtube.
Ela deve ser admirada pelo que ela é, e pelo avanço que ela trouxe a Hamoopig Fight Engine.
Veja bem, não estou criticando, acho o trabalho de vocês sensacional. Oque eu gostaria de ver é um desses jogos completo.
Vocês podiam focar em 1 jogo e ir com ele até estar completo, ao invés de fazer um monte de Tech demos.

É só uma sugestão, quem sou eu pra decidir oque vocês devem fazer...

Enviado de meu Xiaomi Poco F3 usando o Tapatalk Mod sem anúncios
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.531
Pontos
803
Qual o tamanho máximo de uma ROM de Mega Drive ? O Demons of Asteborg por exemplo tem 15 MB
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
O Motorola 68000 consegue endereçar 16 MB de memória no máximo e a linha de cartucho consegue ler 4 MB. Só que dá para conseguir mais usando o truque de "bank switching", que permite que "bancos" de memória sejam "trocados" em tempo de execução. Por exemplo, a primeira metade de um jogo pode ser carregada na memória quando o console é ligado e, quando uma determinada condição é atendida, a segunda metade é carregada, substituindo a primeira metade.

isso quer dizer que com bank switching eu teoricamente consigo fazer uma linha de n bancos com 4 MB cada (obviamente q espaço fisico seria um limitador) e teoricamente o mega conseguiria acessar esses 'N' MB desde que eu conseguisse ter algum tipo de verificação do tipo "acabou esses 4MB aqui em X, os proximos começam aqui em Y"? ou to viajando mt?
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163

Até que achei o jogo bonito, porém não entendo por que o pessoal continua a fazer personagens pequenos para o MD.
Acho que o Mega tinha capacidade de rodar personagens que alcancem no mínimo a metade da altura da tela.

Outra coisa que notei é que a jogabilidade está um pouco lenta...
Dá um TURBO nisto aí (II Turbo)!!!
:ksorriso:ksorriso:ksorriso
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.531
Pontos
803
Então para ter um KOF 98 teria que programar para o console trocar esses bancos de memória ?
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163
O problema é que o processador só consegue ler até 16 MB de memória.

KOF 98 no Neo Geo tem 638 MEGA POWER!

O que dá uns 80 MB. Mesmo podando bastante, ainda deve ser insuficiente.

Agora, tem algo que fiquei curioso. Como o Neo Geo fazia então, visto que ele tem o mesmo processador? :kpensa

É uma boa pesquisa.
Utilizava memória nas placas dos jogos.
Seria como os jogos de sNes com chips especiais
 

young_retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.073
Reações
6.318
Pontos
759
O problema é que o processador só consegue ler até 16 MB de memória.

KOF 98 no Neo Geo tem 638 MEGA POWER!

O que dá uns 80 MB. Mesmo podando bastante, ainda deve ser insuficiente.

Agora, tem algo que fiquei curioso. Como o Neo Geo fazia então, visto que ele tem o mesmo processador? :kpensa

É uma boa pesquisa.

o que impede de eu dizer pro console "ó, tem esses 16MB q tu acabou de ler? n preciso deles agora n. assim q precisar a gente chama ele ou pedaços dele"?

Eu to longe de saber muito de programação de baixo nivel, mas teoricamente tem como fazer isso, certo?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
o que impede de eu dizer pro console "ó, tem esses 16MB q tu acabou de ler? n preciso deles agora n. assim q precisar a gente chama ele ou pedaços dele"?

Eu to longe de saber muito de programação de baixo nivel, mas teoricamente tem como fazer isso, certo?
Acho que tem uma pequena confusão de tamanhos aí.

Os jogos nos cartuchos tem tamanhos em Megabits e esses 16MB do processador são Megabytes.

Se for isso, convertendo:

KOF98 = 683 Megabits >> Megabyte= 85.3 megabytes

M68000 = 16Megabytes >> Megabits = 128 megabits

Resumindo:
Convertendo tudo para Megabytes, KOF98 tem 85.3 megabytes de tamanho e o Motorola M68000 consegue acessar no máximo 16 megabytes por vez.

Convertendo tudo para Megabits, KOF 98 tem 683 megabits de tamanho e o Motorola M68000 consegue acessar no máximo 128 megabits por vez.

Esse exemplo que você disse acredito que se trata de bank switching. O processador acessa partes de memória até o máximo do limite dele, mesmo o tamanho real do jogo sendo maior.

O desafio é fazer toda a parte jogável do KOF98 por exemplo (seleção de personagem e as lutas com cenários, efeitos e áudio) caberem dentro de um limite de 16 megabytes no Motorola 68000.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
205
Reações
909
Pontos
178
O problema é que o processador só consegue ler até 16 MB de memória.

KOF 98 no Neo Geo tem 638 MEGA POWER!

O que dá uns 80 MB. Mesmo podando bastante, ainda deve ser insuficiente.

Agora, tem algo que fiquei curioso. Como o Neo Geo fazia então, visto que ele tem o mesmo processador? :kpensa

É uma boa pesquisa.
Não sei muito do Neo Geo, mas creio que ele funcione muito parecido com o NES.
Com uma ROM só pra programa e várias outras só pra gráficos. Daí ele vai trocando qual rom de gráficos está lendo, dando uma infinidade de frames pros personagens.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
O problema é que o processador só consegue ler até 16 MB de memória.

KOF 98 no Neo Geo tem 638 MEGA POWER!

O que dá uns 80 MB. Mesmo podando bastante, ainda deve ser insuficiente.

Agora, tem algo que fiquei curioso. Como o Neo Geo fazia então, visto que ele tem o mesmo processador? :kpensa

É uma boa pesquisa.

O processador do Neo Geo é o mesmo Motorola 68000 do Mega mas ele tem mais megahertz, 12Mhz no NG e 7.6Mhz no Mega, deve ser isso.
 

João Pinheiro

Veterano
Mensagens
49
Reações
129
Pontos
103
O problema é que o processador só consegue ler até 16 MB de memória.

KOF 98 no Neo Geo tem 638 MEGA POWER!

O que dá uns 80 MB. Mesmo podando bastante, ainda deve ser insuficiente.

Agora, tem algo que fiquei curioso. Como o Neo Geo fazia então, visto que ele tem o mesmo processador? :kpensa

É uma boa pesquisa.
Bom eu li isso um tempo atras então os dados não devem estar 100% corretos, mas pelo que eu me lembre o motorola 68000 do mega não é capado só no 13 para 7MHz mas também no controlador de memoria, um 68000 comum possui um controlador de endereços de memoria de 16bits e outro de 32bits, o do mega só possui o de 16bits, limitando o tamanho dos banks.

Quem puder confirmar ou corrigir a informação e linkar uma fonte fique a vontade
 
Topo Fundo