O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ernesto Araújo afirma que nazismo ‘é de esquerda’

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
No plano econômico o nazismo pode ser mais inclinado ao socialismo Fabiano mesmo. Empresários agindo em conjunto com o estado fomentando o lucro. Hitler, economicamente e socialmente, era um visionário. E colocou pessoas competentens em estatais e conseguiu atrair bastante capital da iniciativa privada. O resultado foi que a Alemanha saiu da crise de 29 a ponto de bala pra fazer o limpa.

Agora, no plano social, o extremo nacionalismo,etc, aí poderia ser algo inclinado a direita mesmo. Enfim, o nazismo abrange conceitos dos dois lados e eles mesmos se viam a época como uma 3° via. Que agrega conceitos de capitalismo e socialismo mas tem repúdio pelos mesmos.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.215
Reações
172.411
Pontos
2.599
Em minha opinião isso é tão chato, repetitivo e improdutivo que deve estar faltando coisas para fazer.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Em minha opinião isso é tão chato, repetitivo e improdutivo que deve estar faltando coisas para fazer.
Acho engraçado que esquerda x direita ficam brigando empurrando a batata quente um no colo do outro. Um filho que ninguém quer assumir.
Alemanha , de forma oficial, divulgar essas coisas não diz muito. A europa atual está repleta de esquerdismo e eles só estão fazendo groselha ultimamente.

Se o Bolsa está enfrentando inimígos invisíveis em prol do comunismo. Eles lá tão enfrentando fascistas invisíveis também. Até moral pro Jeanu Wyllys deram, pra ver o nível de ridicularidade que esse movimento está se descabelando.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564
Essa batata quente que é o Nazismo que fica sendo jogado de um lado para o outro é mta besteira ao meu ver.
Qual é a relevância dessa discussão? rs
Desastres causados por regimes totalitários de qualquer espectro político ocorreram na história.
Venezueira e URSS, que são claramente, sem discussão, esquerda, mataram somados mais que todo mundo.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
o q o cara quis dizer da KKK é que a esquerda hje conseguiu quase q monopolizar o discurso da igualdade racial e colar na direita a pecha de racista, o que é uma total inverdade. o que a esquerda faz é jogar para a direita tudo o que a sociedade presente vê como ruim. Se daqui a 40 anos o legal for ser racista, a esquerda vai dar um jeito de dizer q sempre foi racista e a direita q nunca foi.

sobre desarmamentismo, é aquilo. os grupos de extrema esquerda querem armas até tomar o poder. veja o Maduro: ele distribuiu armas para as milícias a seu favor, mas desarmou o resto da população. como esses grupos comunistas nao estao no poder, eles precisam de armas na mao do povo para fazer sua revolução (se vao conseguir realmente levar o povo à luta, é outra história)

e sobre o ódio a Israel, é óbvio que sendo Israel o estado dos judeus e os nazistas odiando os judeus os nazistas de hje odeiam Israel. assim como o pessoal da esquerda. a questao é q a esquerda transferiu o ódio aos judeus ao ódio ao Estado dos Judeus, como se isso amenizasse alguma coisa

Mas aí é um negócio de narrativa. Por exemplo a direita conservadora tenta empurrar tudo que existe de ruim pra esquerda. Todo esquerdista a mal caráter,burro,a favor da pedofilia,mendingo,feminazi e pipipi. Isso aí e narrativa política de quem tá tentando vender seu peixe. Mas e muito diferente do nazismo,nenhum historiador vem dizer que a kkk começou nos republicanos,a embaixada americana não faz um vídeo desmentindo que a kkk e democrata. Quem acredita no nazismo de esquerda acha que tem uma conspiração global entre historiadores e políticos pra esconder a verdade oculta que o nazismo na verdade e de esquerda

Obviamente os objetivos da esquerda e da direita com armamentos são diferentes,mas usar como argumento de que Hitler e de esquerda pq ele e contra o armamento e uma falácia

Odiar o estado de Israel e diferente de odiar judeus. Quer um exemplo? Bolsonaro e contra a demarcação de terras indígenas,isso quer dizer que ele é anti índio? NÃO,ele apenas vê que a forma e a proporção dessas demarcações e errada(sem entrar no mérito de ser certo ou errado em fato)

A esquerda não acha que judeus tem que morrer (nao a maioria da esquerda) mas ela entende que o estado de Israel foi formado de uma maneira errada e erra até hoje em suas práticas.nao que eu compartilhe dessa visão,mas e diferente odiar judeus como pessoa e odiar Israel

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 


Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
@Ghim, o que é direita e esquerda?
Quero responder, por que sou legal ^^

direita basicamente se baseia no princípio da liberdade. Aonde todas as pessoas são livres para serem o que quiserem e possuirem o que quiserem, sendo assim este expectro aceita o fato de haver desigualdades entre as pessoas. Pois é uma consequência do princípio da liberdade. Em casos de desigualdade extrema a liberdade é ferida afim de fomentar o direito natural a propriedade do indivíduo. Ou seja, ajudando os miseráveis.

A esquerda já se basila no princípio da igualdade. Tendo que corrigir as diferenças sociais por métodos de intervenção estatal, pois acusam as pessoas que gozam de uma liberdade maior prejudicarem as de pouca liberdade e assim gerando a desigualdade. Desse modo há privação afim de garantir o que é considerado como igualdade, um conceito local que a nível regional ou nacional se torna uma derivação de um senso comum cultural. Que geralmente é falho na prática.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Essa batata quente que é o Nazismo que fica sendo jogado de um lado para o outro é mta besteira ao meu ver.
Qual é a relevância dessa discussão? rs
Desastres causados por regimes totalitários de qualquer espectro político ocorreram na história.
Venezueira e URSS, que são claramente, sem discussão, esquerda, mataram somados mais que todo mundo.
direita é realmente difícil uma coisa destas ocorrer. Pois ela se baseia na república e na desconfiança. Então ela se auto-produz ferramentas para evitar confusões em massa. Ainda que as pequenas ocorram.

Há um costume em misturar regimes positivistas "como o regime militar brasileiro, chileno, argentino,etc" como direita, principalmente por esquerdistas. Por que assim fica mais fácil para eles "apontarem o dedo".
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
A unica real diferença entre fascismo e socialismo é o nacionalismo fanático do primeiro, de resto seguem a mesma linha só que com skin diferentes.
Não é verdade. Leia o mais recente grande estudo sobre os arquivos stalinistas, Stalin: Paradoxes of Power. Tanto Stalin quanto Lênin e Trotsky eram todos "comunistas de verdade". Suas reuniões secretas reproduziam grande parte do exato mesmo conteúdo de seus discursos públicos. O comunismo simplesmente não negocia "luta de classes" (coisa à qual ambos o fascismo e o nazismo diretamente se opõem).

O fascismo se caracteriza por uma "modernização conservadora", isto é, por um "capitalismo sem capitalismo" (sem luta de classes). Já o comunismo, é a fanática (e obviamente desastrosa) perseguição da superação do sistema capitalista de produção. Com isto, não é que "o fascismo é pior" (ambos são catastróficos), mas isto tampouco os faz "iguais" (não o são, ainda há diferenças bastante significativas).
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
amigo, uma pessoa que acha que é legítimo matar milhões de indivíduos em prol do comunismo vai ser uma pessoa que nao vai achar legítimo mentir em prol do comunismo?
"bem, dezenas de milhoes de pessoas mortas para trazer o verdadeiro comunismo eu até acho q vale a pena, agora ser parcial nos meus livros é baixo demais!"

tu confiaria numa marca de cigarros para fazer uma pesquisa sobre os malefícios do tabagismo?
tu confiaria na coca-cola para fazer uma pesquisa sobre o consumo de açúcar?
tu confiaria nos militares para determinar o que é mentira e o q é verdade sobre a ditadura?

imagino q a resposta seja não em todos os casos. entao... pq tu confiaria num comunista stalinista para dizer o que é verdade na história?

é possível q a Philip Morris, que a Coca-Cola e os militares sejam incrivelmente sinceros nos seus relatos, nos exemplos q dei? oras, é claro que é possível. Mas vc nao vai confiar no que dizem se baseando em "hey, existe uma pequena chance de estarem sendo sinceros"

e veja bem, nao acho q seja plenamente possível para ninguém ser totalmente imparcial. Mesmo que um historiador queira ser o mais imparcial possível, ele jamais conseguirá, da mesma forma que um juiz
Não existe imparcialidade, mas isso não quer dizer que não possa existir cientificidade nas pesquisas.

Se formos pirar na inexistência de imparcialidade então devemos descrer em todas as instituições e crenças.

Esse "negativismo" pós-moderno pode resultar numa crise civilizacional sem tamanho. De certa forma essa é a crise atual da esquerda. Ao que me parece tenho visto na direita esse caminho começar a engatinhar, o que invariavelmente levará a incapacidade teórica da direita de projetar uma unidade.

Aí, mesmo que parcial, vai do leitor e sua capacidade crítica de averiguar se há sentido e profundidade na pesquisa da pessoa ou não. por isso eu digo, a escolha teórica da pessoa, se embasada, não revela a negação, mas sim uma possível realidade.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.734
Pontos
1.299
Comunismo é o pai do Fascismo que é irmão mais velho do nazismo, tá todo mundo em casa nesse bolo aí :kduvida

Não é atoa que o nome do partido de Hitler era Nacional-Socialismo =!

hitler-socialista.jpg
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Comunismo é o pai do Fascismo que é irmão mais velho do nazismo, tá todo mundo em casa nesse bolo aí :kduvida

Não é atoa que o nome do partido de Hitler era Nacional-Socialismo =!

hitler-socialista.jpg
E, no entanto, o que Hitler efetivamente fez (e não o que ele anunciou inicialmente como "socialismo", precisamente para se tornar sedutor aos constantes levantes comunistas de sua época) foi precisamente fazer de tudo para salvar o mesmo sistema capitalista de produção - combatendo o seu incômodo sintoma (os judeus) para não ter que confrontar a causa (uma desigualdade estruturalmente necessária, e a luta de classes).

Isso nos mostra demasiadamente bem como anda a pasta de política da Outer Space. :) "Ah, mas vejam! Tem 'socialismo' no 'nacional-socialismo'! Esqueçamos todos estes 'detalhes insignificantes' como o holocausto! - contra quem ele foi e o seu porquê". Hue, e infinitos hues. Vão estudar e parem de passar vergonha. Pelo amor de Deus. Assumam os seus próprios mortos, e deixem a esquerda assumir os seus! (que já são bastante suficientes na sua infame contagem, por sinal).
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
E, no entanto, o que Hitler efetivamente fez (e não o que ele anunciou inicialmente como "socialismo", precisamente para se tornar sedutor aos constantes levantes comunistas de sua época) foi precisamente fazer de tudo para salvar o mesmo sistema capitalista de produção - combatendo o seu incômodo sintoma (os judeus) para não ter que confrontar a causa (uma desigualdade estruturalmente necessária, e a luta de classes).

Isso nos mostra demasiadamente bem como anda a pasta de política da Outer Space. :) "Ah, mas vejam! Tem 'socialismo' no 'nacional-socialismo'! Esqueçamos todos estes 'detalhes insignificantes' como o holocausto! - contra quem ele foi e o seu porquê". Hue, e infinitos hues. Vão estudar e parem de passar vergonha. Pelo amor de Deus. Assumam os seus próprios mortos, e deixem a esquerda assumir os seus! (que já são bastante suficientes na sua infame contagem, por sinal).
O Holocausto não foi uma situação específica do nazismo para servir de motivo para alinha-lo com a direita. Stalin também teve Campos de concentração que matava a quem ele chamava de burgueses, a classe rica .
Manter capitalismo no sistema também não e desculpa. Stalin foi o precursor do socialismo Fabiano. Ao qual detinha um pouco de capitalismo dentro do regime socialista e o controlava. Assim gerando riquezas,algo semelhante ao que a China faz atualmente.
Já dizia Trotski, somente o fato do capitalismo existir já colocava em cheque o regime socialista. Ele naturalmente apontava outras "causas" mas a verdade e que o modelo capitalista,que não e perfeito, e um modelo muito superior ao socialista, e as pessoas,caso tenham escolha,jamais deixariam a "revolução" acontecer.

A única coisa que o nazismo pegou da direita foi o sentimento forte nacionalista e a segregação racial. Coisa que sazunidos já praticava nas épocas do início da república americana.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Repito, deixe de memes e vá ler ao menos um livro digno. Não precisa ser de esquerda, ou de direita, mas de alguém que tenha um pingo de capacidade.
Resumindo, leia um livro que o Léo Stanbuck acredita ser digno. Faz o favor né cara? respeito a sua opinião mas a minha opinião eu não tirei de site de fofoca e nem de casalzinho que mora na Alemanha e fala com propriedade que viveu o holocausto.
Assim como vc certamente deve considerar os meus autores uns lixos, eu certamente teria a mesma opinião sabendo o que você tem na tua estante.

Eu citei "Estado de Israel" justamente para não generalizar que o ódio esquerdista abrange todos os judeus ao redor do mundo. Mas se quiserem generalizar fiquem a vontade. Daqui a pouco aparece alguém me corrigindo que o Hitler era austríaco.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Quero responder, por que sou legal ^^

direita basicamente se baseia no princípio da liberdade. Aonde todas as pessoas são livres para serem o que quiserem e possuirem o que quiserem, sendo assim este expectro aceita o fato de haver desigualdades entre as pessoas. Pois é uma consequência do princípio da liberdade. Em casos de desigualdade extrema a liberdade é ferida afim de fomentar o direito natural a propriedade do indivíduo. Ou seja, ajudando os miseráveis.

A esquerda já se basila no princípio da igualdade. Tendo que corrigir as diferenças sociais por métodos de intervenção estatal, pois acusam as pessoas que gozam de uma liberdade maior prejudicarem as de pouca liberdade e assim gerando a desigualdade. Desse modo há privação afim de garantir o que é considerado como igualdade, um conceito local que a nível regional ou nacional se torna uma derivação de um senso comum cultural. Que geralmente é falho na prática.
Sua definição não é ruim, porém é estreita demais para termos tão amplos.

Vocês está correto em dizer que a esquerda se baseia no princípio da igualdade, mas erra ao colocá-la necessariamente como oposta à liberdade.

Algumas esquerdas se comportam exatamente como você diz: defendem intervenção estatal em nome da igualdade. Mas nem todas. Por exemplo: anarquistas.

O grande contencioso entre anarquistas e comunistas é a "ditadura do proletariado", uma espécie de estágio intermediário que os marxistas advogam como necessário antes da abolição do Estado. Os anarquistas se opõe.

Mesmo assim, marxistas também advogam pela abolição do Estado e libertação dos trabalhadores como objetivos finais. Você pode argumentar que não é a mesma liberdade que você acredita, mas mesmo assim não deixa de ser um tipo de liberação, ao menos em teoria.

A própria origem dos termos esquerda e direita, na Revolução Francesa, já é outro bom exemplo disso que estou falando. O lema dos revolucionários, vulga esquerda, naquela época era: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Até a esquerda seminal, que deu origem à nomenclatura, defendia a liberdade.

Além do mais, não dá pra dizer o pessoal de direita que se opõe a liberação de drogas e do casamento gay, por exemplo, baseia suas opiniões em ideias de liberdade.

Por fim, não faltam exemplos "iliberais" do lado direita, por isso é errado dizer que tal espectro político é calcado neste princípio. Não é.

Liberdade e igualdade não são opostos. Existe tanto direita liberal como direita autoritária, assim como também existe esquerda liberal e esquerda autoritária.

Então tá. Depois de todo esse blablá, qual seria então a melhor definição para esquerda e direita?
Pegue sua definação e suprima a questão da liberdade. Vai sobrar algo mais ou menos assim, em linhas beeeeem gerais:

Esquerda = Acredita que a desigualdade é ruim e precisa ser corrigida (seja por intervenção estatal ou não, a depender de qual esquerda estiver falando).
Direita = Acredita que a desigualdade é algo natural, não-corrigívell ou desejável.

E não se assuste. Falar que a desigualdade é algo desejável por alguns grupos de direita não é uma demonização e tampouco uma mentira. O Mises, por exemplo, acredita que a desigualdade é boa porque só através dela que é possível haver competição por melhores remunerações. Na visão dele, se todos ganhassem o mesmo salário não haveria nenhum estímulo para melhorar. Mises não é de direita porque defende a liberdade, mas sim porque vê a desigualdade como algo natural e positivo.

Trocando em miúdos, e o nazismo?

O nazismo é uma ideologia extremista que acredita que algumas etnias são superiores às outras. Defende uma sociedade baseada numa hierarquia racial, em que os melhores devem subjugar os piores. Está disposto a se utilizar de meios violentos e autoritários para impor uma sociedade amplamente desigual. É uma visão completamente antagônica com o princípio da esquerda (a igualdade). Por isso, o nazismo não é só de direita. Ele é Extrema-direita.
 
Ultima Edição:

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Sua definição não é ruim, porém é estreita demais para termos tão amplos.

Vocês está correto em dizer que a esquerda se baseia no princípio da igualdade, mas erra ao colocá-la necessariamente como oposta à liberdade.

Algumas esquerdas se comportam exatamente como você diz: defendem intervenção estatal em nome da igualdade. Mas nem todas. Por exemplo: anarquistas.

O grande contencioso entre anarquistas e comunistas é a "ditadura do proletariado", uma espécie de estágio intermediário que os marxistas advogam como necessário antes da abolição do Estado. Os anarquistas se opõe.

Mesmo assim, marxistas advogam pela abolição do Estado e libertação dos trabalhadores como objetivos finais. Você pode argumentar que não é a mesma liberdade que você acredita, mas mesmo assim não deixa de ser um tipo de liberação, ao menos em teoria.

A própria origem dos termos esquerda e direita, na Revolução Francesa, já é outro bom exemplo disso que estou falando. O lema dos revolucionários, vulga esquerda, naquela época era: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Até a esquerda seminal, que deu origem à nomenclatura, defendia a liberdade.

Além do mais, não dá pra dizer o pessoal de direita que se opõe a liberação de drogas e do casamento gay, por exemplo, baseiam suas opiniões em ideias de liberdade.

Por fim, não faltam exemplos "iliberais" do lado direita, por isso é errado dizer que tal espectro político é calcado neste princípio. Não é.

Liberdade e igualdade não são opostos. Existe tanto direita liberal como direita autoritária, assim como também existe esquerda liberal e esquerda autoritária.

Então tá. Depois de todo esse blablá, qual seria então a melhor definição para esquerda e direita?
Pegue sua definação e suprima a questão da liberdade. Vai sobrar algo mais ou menos assim, em linhas beeeeem gerais:

Esquerda = Acredita que a desigualdade é ruim e precisa ser corrigida (seja por intervenção estatal ou não, a depender de qual esquerda estiver falando).
Direita = Acredita que a desigualdade é algo natural, não-corrigívell ou desejável.

E não se assuste. Falar que a desigualdade é algo desejável por alguns grupos de direita não é uma demonização e tampouco uma mentira. O Mises, por exemplo, acredita que a desigualdade é boa porque só através dela que é possível haver competição por melhores remunerações. Na visão dele, se todos ganhassem o mesmo salário não haveria nenhum estímulo para melhorar. Mises não é de direita porque defende a liberdade, mas sim porque vê a desigualdade como algo natural e positivo.

Trocando em miúdos, e o nazismo?
O nazismo é uma ideologia extremista que acredita que algumas etnias são superiores às outras. Defende uma sociedade baseada numa hierarquia racial, em que os melhores devem subjugar os piores. Está disposto a se utilizar de meios violentos e autoritários para impor uma sociedade amplamente desigual. É uma visão completamente antagônica com o princípio da esquerda (a igualdade). Por isso, o nazismo não é só de direita. Ele é Extrema-direita.
O anarquismo e o anarco-capitalismo são apenas regimes teóricos. Nunca foram implementados na prática.
Claro que Karl Marxs e Bakunin acreditavam que o estado era o organizador das mazelas sociais. E até mesmo as pessoas de direita pensavam assim "jhon Locke,Adam Smith". Mas todas essas idéias foram herdadas de Russou. Que tinha como contemporaneidade apenas o regime monarca e viu na república uma fuga ao sistema autoritário capitalista.

Russeou,ao contrário de seus predecessores,não defendia a supressão estatal absoluta. Seja imediata ou por revolução. Mas acreditava no reformismo social. Um modelo aonde o direito a propriedade seria garantido se todos tivessem de acordo. Ainda que seja acordos diretos ou indiretos. E o idealizador do contrato-social.

Tendo isso em base. Me atrevo aos modelos empíricos. Ainda que liberais defendam a possibilidade de uma sociedade anarco-capitalista. Ela não foi colocada em prática.

Discordo de um regime direitista autoritário. No máximo um regime de centro-direita,tendo como base o diagrama de Nolan. Mas há a possibilidade real dele ser segregacionista mesmo, e uma conseqüência do idealismo.

Tem outros campos no seu texto que eu discordo. Mas a priori vou corrigir apenas sua concepção de nazismo.
Você se atreve ao plano social da revolução nazista para alinha-lo a direita,extrema-direita. No plano econômico,nazismo era alinhado ao socialismo Fabiano. Logo um espectro de esquerda.
Esse negócio pegou conceitos dos dois lados e defini-lo e algo tão complicado quando definir a economia e o controle social chinês por exemplo. E as duas coisas e não e nenhum ao mesmo tempo.
 
Ultima Edição:

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
A esquerda não acha que judeus tem que morrer (nao a maioria da esquerda) mas ela entende que o estado de Israel foi formado de uma maneira errada e erra até hoje em suas práticas.nao que eu compartilhe dessa visão,mas e diferente odiar judeus como pessoa e odiar Israel
Essa questão dos judeus é bem interessante.

Embora eu até concorde que exista um antissemitismo velado em alguns setores da esquerda, não dá pra considerar isso como um critério definidor de espectro político. Quer um belo exemplo?



Sei que vai ter gente rasgando o cu de raiva, mas a declaração do Filipe Martins - uma espécie de embaixador do Olavo no governo Bolsonaro - é alinhadíssima com toda a boataria antissemita que fomentou ideologias como o nazismo. Não significa que o governo Bolsonaro seja antissemita, mas sim que boa parte de seus ideólogos bebem das mesmas fontes que os nazistas beberam. Essa idéia de ligar bilionários judeus (Soros, Rotschild, Mark Zuckerberg...) com uma conspiração comunista não tem absolutamente nada de original. No início do século XX, tinha autores que falavam EXATAMENTE a mesma coisa. Na mini-thread que linkei acima, o cara até cita como os integralistas já repetiam essas merdas aqui no Brasil muito antes do Olavo nascer (inclusive ligando os Rotschild com Trotsky unicamente pelo fato de serem judeus).

A dura realidade é que essa história do Soros e os Rotschild comandarem um plano "globalista" para implantar o socialismo não passa de uma versão repaginada de boatarias nazistas do início do Século XX. Quer mais? Olha isso aqui:

Plágio, politicamente correto e paranoia no Inep de Bolsonaro
Oito anos após massacre feito por militante de extrema-direta na Noruega, artigo que o inspirou e teoria conspiratória que ajudou a trazer à luz – o “marxismo cultural” – continuam a fazer estragos
https://complemento.veja.abril.com....-correto-e-paranoia-no-inep-de-bolsonaro.html
 
Ultima Edição:

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Resumindo, leia um livro que o Léo Stanbuck acredita ser digno. Faz o favor né cara? respeito a sua opinião mas a minha opinião eu não tirei de site de fofoca e nem de casalzinho que mora na Alemanha e fala com propriedade que viveu o holocausto.
Assim como vc certamente deve considerar os meus autores uns lixos, eu certamente teria a mesma opinião sabendo o que você tem na tua estante.

Eu citei "Estado de Israel" justamente para não generalizar que o ódio esquerdista abrange todos os judeus ao redor do mundo. Mas se quiserem generalizar fiquem a vontade. Daqui a pouco aparece alguém me corrigindo que o Hitler era austríaco.
Quais são os seus autores? Gostaria de saber.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Na minha concepção, o nazismo era uma 3ª via, contendo elementos de ambos os espectros políticos. O nazismo agregou ideias tanto de direita quanto de esquerda. Ou seja, pra mim, não adianta nada ficar nesse jogo de empurra-empurra...

O ministro poderia não ter levantado essa bola. Era óbvio que alguém ia cortar.
 

Max pierre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.093
Reações
4.386
Pontos
453
Essa batata quente que é o Nazismo que fica sendo jogado de um lado para o outro é mta besteira ao meu ver.
Qual é a relevância dessa discussão? rs
Desastres causados por regimes totalitários de qualquer espectro político ocorreram na história.
Venezueira e URSS, que são claramente, sem discussão, esquerda, mataram somados mais que todo mundo.
Também acho uma grande besteira essa discussão. Foi uma desgraça e pronto.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Uma coisa interessante é que a esquerda defende que a propaganda a lá comunismo que o Hitler/Goebbels criou, foi só pra cooptar o movimento operário alemão da época, que eles não eram socialistas de verdade.

Usando o mesmo raciocínio, podemos chegar a afirmação de que a propaganda da superioridade racial ariana foi apenas pra acabar com o poderio econômico dos Judeus, representantes das práticas capitalistas a época.

"Entretanto, poucos alemães de origem africana foram realmente internados em campos de concentração. De acordo com as últimas pesquisas históricas, não mais de 20 membros da comunidade negra alemã foram levados por nazistas e uma pessoa morreu no programa de extermínio de pessoas com desabilidades, dentro do programa que os nazistas chamaram de “Aktion T4”.

O único alemão negro que foi enviado para um campo de concentração, não por razões políticas, foi Gert Schramm, internado em Buchenwald por causa da cor de sua pele aos 15 anos, em 1944. Ele escreveu um livro "Ein schwarzer Deutscher erzählt sein Leben" ("Um alemão negro conta de sua vida", sem tradução em portugês), relatando sua experiência dramática.
"

https://g1.globo.com/mundo/noticia/o-que-aconteceu-com-os-negros-alemaes-durante-o-nazismo.ghtml

O nazismo era anti-indivualista e anti-liberalismo. E mais próximo da esquerda.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Então a Ditadura Militar foi de esquerda? :kpensa
Se fosse não teríamos Lula, Dilma, FHC, Chico, Caetano, Gil e outras figuras folclóricas entre nós. Ditadura de esquerda não deixa rastros.

Como o Mauro Iasi do PSTU afirmou: "Um bom paredão, onde vamos colocá-lo na frente de uma boa espingarda, com uma boa bala e vamos oferecer depois de uma boa pá, uma boa cova. Com a direita e o conservadorismo nenhum diálogo, luta.”
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Se fosse não teríamos Lula, Dilma, FHC, Chico, Caetano, Gil e outras figuras folclóricas entre nós. Ditadura de esquerda não deixa rastros.

Como o Mauro Iasi do PSTU afirmou: "Um bom paredão, onde vamos colocá-lo na frente de uma boa espingarda, com uma boa bala e vamos oferecer depois de uma boa pá, uma boa cova. Com a direita e o conservadorismo nenhum diálogo, luta.”
Mauro Iasi é do PCB, e ele estava citando Brecht quando disse isso.

Fora isso, sua tabela implica que a ditadura militar brasileira foi de esquerda mesmo.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
@Ghim, o que é direita e esquerda?

Esta é que é a pergunta fundamental, até curti.
É impossível qualquer avanço em um debate sobre o nazismo (ou qualquer movimento que seja) ser algo de direita ou esquerda se a gente não tiver uma definição de clara de o q é cada coisa.

Eu acho que para dar uma resposta completa eu teria que usar um quadro-negro e pelo menos uma hora, e mesmo assim não posso dizer que todo mundo concordaria comigo (não vou presumir que meu raciocínio é 100% a prova de falhas, até pq estou constantemente o aprimorando nessa questão). Até já pensei em fazer um vídeo no estilo, mas tenho problemas de dicção e sei que ninguém ouviria por mais de 2 minutos.

Para não fazer aqui um post imenso, vou resumir a definição sem dar as devidas justificativas para tal:

A Direita esta intrinsecamente ligada ao conservadorismo. E conservadorismo não no sentido "nada tem q mudar nunca", mas no sentido "nossa sociedade faz a mesma coisa há 300 anos e está dando certo, não vamos mudar só pq vc acha q tem uma ideia melhor". Assim, o conhecimento popular e enraizado da sociedade é visto como mais valioso do que qualquer ideia que surja na mente de algum dito intelectual e/ou governante. A Direita então rejeita totalmente a transformação da sociedade top-to-bottom, isto é, partindo das autoridades. Isso não quer dizer que a Direita rejeite agências reguladoras e elites com alguma capacidade de controle social ou econômico, mas esses conservadores consideram que o papel do timoneiro é conduzir o barco e não desmontá-lo e construí-lo de novo.
A extrema-direita então existe de duas maneiras: extremo de ideia e extremo de método.
A extrema-direita como ideia seria aquela que rejeitaria qualquer tipo de alteração sobre as suas tradições e consideraria qualquer alteração como sendo desastrosa; uma mentalidade que parece muito rara.
Já a extrema-direita de método é aquela que adota caminhos extremos para seu objetivo. Pode até nao ser lá mto conservador, mas tomaria mediadas extremas para impedir a ascenção de um grupo esquerdista. Nesse caso, a ditadura brasileira seria um caso de regime de extrema-direita: eles usaram a censura e a violência para lutar contra os comunistas (q, por serem comunistas, querem tomar o poder para transformar a sociedade top-to-bottom).

A Esquerda, por sua vez, pretende justamente transformar a sociedade a partir do que acha ser uma boa ideia. E é em geral revolucionária. E por revolucionária eu não digo exatamente a revolução armada (apesar de não faltarem exemplos disso), mas revolução no sentido mais amplo da palavra. Por isso a Esquerda não só não rejeita como defende a ideia de que a transformação será feita top-to-bottom, isto é, defende que representantes da Esquerda assumam posições de poder para, usando esse poder, mudarem a sociedade. A Esquerda acha que se não desmontar e reconstruir o barco, o timoneiro não poderá conduzi-lo apropriadamente.




Mas aí é um negócio de narrativa. Por exemplo a direita conservadora tenta empurrar tudo que existe de ruim pra esquerda. Todo esquerdista a mal caráter,burro,a favor da pedofilia,mendingo,feminazi e pipipi. Isso aí e narrativa política de quem tá tentando vender seu peixe. Mas e muito diferente do nazismo,nenhum historiador vem dizer que a kkk começou nos republicanos,a embaixada americana não faz um vídeo desmentindo que a kkk e democrata. Quem acredita no nazismo de esquerda acha que tem uma conspiração global entre historiadores e políticos pra esconder a verdade oculta que o nazismo na verdade e de esquerda

Obviamente os objetivos da esquerda e da direita com armamentos são diferentes,mas usar como argumento de que Hitler e de esquerda pq ele e contra o armamento e uma falácia

Odiar o estado de Israel e diferente de odiar judeus. Quer um exemplo? Bolsonaro e contra a demarcação de terras indígenas,isso quer dizer que ele é anti índio? NÃO,ele apenas vê que a forma e a proporção dessas demarcações e errada(sem entrar no mérito de ser certo ou errado em fato)

A esquerda não acha que judeus tem que morrer (nao a maioria da esquerda) mas ela entende que o estado de Israel foi formado de uma maneira errada e erra até hoje em suas práticas.nao que eu compartilhe dessa visão,mas e diferente odiar judeus como pessoa e odiar Israel

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Isso que tu levantou da guerra de narrativas é verdade. Mas sobre esse exemplo da KKK, que tu diz q nao vem a embaixada americana dizer que a KKK na verdade começou com os democratas, isso é algo que nao fazem mas deveriam fazer, porque toda a vez que se fala de racismo nos EUA ngm nunca fala isso, sempre relacionam com a direita americana, e nao falam que a KKK surgiu na esquerda nem quando fazem matérias sobre a própria KKK. Isso já é outra forma de ver como a esquerda é mto melhor na guerra de narrativas (os conservadores só começaram a contra-atacar recentemente)

E eu não vou trazer aqui a discussão sobre Israel, mas sobre essa analogia com índios, você nunca verá o Bolsonaro queimar um cocar, por exemplo. Se queimasse, diriam que é indiofóbico. Aliás, se ele queimar uma bandeira LGBT vao dizer que é lgbtfobia, msm q ele argumente ser contra o movimento e nao contra os indivíduos.
Eu nao duvida que muita gente seja contra Israel sem ser contra judeus, tem até judeus mesmo q sao assim. A questão é que existem países que fazem coisas 3249 vezes piores mas que ngm dá nenhum pio se nao tiver judeu ali. A esquerda é sim bastante antissemita (minha mae é de esquerda e, apesar dela nao admitir, nao gosta dos judeus tambem hehe)
Mas acho q isso de Israel é assunto para outro tópico


Quero responder, por que sou legal ^^

direita basicamente se baseia no princípio da liberdade. Aonde todas as pessoas são livres para serem o que quiserem e possuirem o que quiserem, sendo assim este expectro aceita o fato de haver desigualdades entre as pessoas. Pois é uma consequência do princípio da liberdade. Em casos de desigualdade extrema a liberdade é ferida afim de fomentar o direito natural a propriedade do indivíduo. Ou seja, ajudando os miseráveis.

A esquerda já se basila no princípio da igualdade. Tendo que corrigir as diferenças sociais por métodos de intervenção estatal, pois acusam as pessoas que gozam de uma liberdade maior prejudicarem as de pouca liberdade e assim gerando a desigualdade. Desse modo há privação afim de garantir o que é considerado como igualdade, um conceito local que a nível regional ou nacional se torna uma derivação de um senso comum cultural. Que geralmente é falho na prática.

Obrigado pela resposta, mas discordo das suas definições. Escrevi acima um breve resumo do que acho.

Não existe imparcialidade, mas isso não quer dizer que não possa existir cientificidade nas pesquisas.

Se formos pirar na inexistência de imparcialidade então devemos descrer em todas as instituições e crenças.

Esse "negativismo" pós-moderno pode resultar numa crise civilizacional sem tamanho. De certa forma essa é a crise atual da esquerda. Ao que me parece tenho visto na direita esse caminho começar a engatinhar, o que invariavelmente levará a incapacidade teórica da direita de projetar uma unidade.

Aí, mesmo que parcial, vai do leitor e sua capacidade crítica de averiguar se há sentido e profundidade na pesquisa da pessoa ou não. por isso eu digo, a escolha teórica da pessoa, se embasada, não revela a negação, mas sim uma possível realidade.

Acho que estamos fugindo um pouco da questão. Meu ponto é:
Os historiadores mais comentados na academia são de esquerda, inclusive um dos mais venerados é um comunista stalinista
Boa parte dos professores é de esquerda, a ponto de ser a favor do regime cubano
Os alunos acabam sendo educados com base nas ideias da esquerda, e os mais esquerdistas sao os q mais avançam na academia (em geral), e assim são os q mais produzem artigos e conteúdo acadêmicos
Sendo assim, a área de humanas é amplamente dominada pela esquerda. Então, qndo alguem diz "grande parte dos acadêmicos considera tal coisa" não é muito diferente de dizer "grande parte dos esquerdistas que estudam pensadores da esquerda considera tal coisa". Podem até estar certo, mas convenhamos q isso é extremamente enviesado
 

Bogdan

Bam-bam-bam
Mensagens
267
Reações
789
Pontos
278
Ficam nessa briguinha de um empurra para a esquerda e outro para direita, mas se esquecem que o nazismo era terceira via. E a forma como a economia alemã foi gerida por Schacht até 1937 seria difícil de classificar aquilo como esquerda.
 
Topo Fundo