O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'Escravidão, aqui no Brasil, foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje', diz Procurador

Mensagens
386
Reações
894
Pontos
128
O procurador da República Ricardo Albuquerque, do Ministério Público Estadual do Pará, afirmou durante palestra na sede da instituição que a escravidão de negros aconteceu no Brasil porque " índio não gosta de trabalhar".

— Esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje. O índio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar para os portugueses . O índio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na África , para vir substituir a mão de obra do índio. Isso tem que ficar claro, ora! — afirmou.

A frase foi dita durante a visita à Procuradoria de alunos de Direito de uma universidade privada do Pará. O áudio de um trecho da conversa a que O GLOBO teve acesso foi divulgado em redes sociais. Procurado pela reportagem, o Procurador avisou que se manifestaria por nota.

Na palestra, o procurador ainda afirma que vai "falar uma coisa que talvez muita gente não goste" e defende que não há "dívida nenhuma com quilombolas".

— Nenhum de nós aqui tem navio negreiro. Nenhum de nós aqui, se você for ver sua família há 200 anos atrás (sic), tenho certeza que nenhum de nós trouxe um navio cheio de pessoas da África para ser escravizadas aqui.

Ainda de acordo com o procurador, que ocupa o cargo de ouvidor-geral da instituição, políticas públicas não devem ter destinação por raça.

— Agora tem que dar estrutura para todo mundo, tem que dar terra pra todo mundo, mas é porque é brasileiro, só isso. É o que eu disse ainda agora, todos são iguais em direitos e deveres, homens e mulheres. Você escolhe o que você quiser ser, não estou nem aí. Mas todos são iguais, todos, todos, todos, absolutamente todos. Não precisa ser gay, ser negro, ser índio, ser amarelo, ser azul para ser destinatário de alguma política pública. Isso tá errado. O que tem que haver, meus amores, é respeito mútuo. Eu lhe respeito, você me respeita, acabou a história. O resto é papo furado. Isso tudo só faz travar a sociedade e eu tô dizendo isso porque eu sei o que rola lá dentro — defendeu.

O Ministério Público do Pará afirmou que o "áudio que está sendo veiculado tendenciosamente nas redes sociais foi divulgado fora de seu contexto". Ainda de acordo com a nota, "o assunto era o Ministério Público como instituição e não tinha como escopo a análise de etnias ou nenhum outro movimento dessa natureza".

O tema principal do encontro, ainda de acordo com o MP, era "a atuação do MP brasileiro em comparação com o seu equivalente nos Estados Unidos, onde lá, quem defende direitos civis são as ONGs".

 

Anexos

  • xricardo-albuquerque.jpg.pagespeed.ic.zR3qpRSSCr.jpg
    xricardo-albuquerque.jpg.pagespeed.ic.zR3qpRSSCr.jpg
    70,7 KB · Visualizações: 34

Stigma

Bam-bam-bam
Mensagens
462
Reações
1.002
Pontos
318
Se os ancestrais "deles" não gostaram de ser escravos para os "nossos" ancestrais, por que agora eles querem que sejamos escravos deles?

Não existe dívida com os quilombolas e nem com os indígenas.
Eles são brasileiros assim como nós.
 
Ultima Edição:

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.388
Pontos
503
Pois é.

Tenta acabar com os 2 meses de férias e impor 40hrs semanais pra essa classe que vc vai ver o esperneio de quem não gosta de trabalhar.

Surpreso em concordar com seu post, mas o que se deve debater em fóruns, são ideias e argumentos e não a simpatia por trás do avatar e nickname.

Esse funcionário de alto escalão deve tirar, por baixo, seus 30 k mensais e mostrou um pedantismo e um despreparo indignos de um aluno de ensino médio incompleto.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pois é.



Surpreso em concordar com seu post, mas o que se deve debater em fóruns, são ideias e argumentos e não a simpatia por trás do avatar e nickname.

Esse funcionário de alto escalão deve tirar, por baixo, seus 30 k mensais e mostrou um pedantismo e um despreparo indignos de um aluno de ensino médio incompleto.
Mas então vc tem que da like lá no meu comment. Depois que vc der like lá eu dou like nesse seu aqui.
 


Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Os índios ajudaram os brancos em diversas guerras e já vi em fontes externas que abusavam dos europeus tal como os europeus abusavam deles. Essa história do português, espelho e índio é balela.

Mas então vc tem que da like lá no meu comment. Depois que vc der like lá eu dou like nesse seu aqui.
Xiu, PTista
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.222
Reações
42.229
Pontos
1.003
Toda vez que vejo esse assunto me vem a mente os astecas com os espanhóis, praticamente mesma coisa

América
Homem europeu mau
Guerra

Diferença que os astecas resistiram por bem mais tempo, e hoje em dia a inúmeros casos de corrupção, imagina na época, todo filme tem um pnc do " povo inocente", o mesmo se aplica aqui, certeza que teve vendido traindo o próprio povo.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.139
Reações
16.753
Pontos
703
Os índios ajudaram os brancos em diversas guerras e já vi em fontes externas que abusavam dos europeus tal como os europeus abusavam deles. Essa história do português, espelho e índio é balela.
Sério?

Então tudo bem matar e abusar de um povo desde que algumas poucas pessoas desse povo também façam isso?

Tópico típico de virem aqui com negação histórica e argumentação absurda. Depois não gostam de serem taxados de extrema direita.
 
Ultima Edição:

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Os índios ajudaram os brancos em diversas guerras e já vi em fontes externas que abusavam dos europeus tal como os europeus abusavam deles. Essa história do português, espelho e índio é balela.


Xiu, PTista
Nada. Os espanhois destruíram desde os Astecas ate os incas,o povo indígena,mesmo os mais desenvolvidos (como os Maias)eram estremamente superticiosos e os espanhois facilmente passaram a perna neles.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Olha a m**** que o cara fala pqp, e sim a terra era dos indios a 500 anos atras, quero ver nego do contra pq sim defender escravidão e exterminio indigena, depois que é chamado de fanatico extremista acha ruim .
Historicamente a terra sempre pertenceu ao povo mais forte que ali dominava. Em toda a historia de reis e reinos. Um reino guerreava e tomava o território dos dominados. Assim foi por exemplo com os sumérios. Os Assírios, os gregos com Alexandre o Grande, os Romanos e o rolo desenrola. Mesmo em eras modernas como nos anos de 1800 houveram guerras de anexos territoriais. Como a guerra do Paraguai no Brasil, a guerra do México nos EUA e as guerras mundiais. A história só parou mesmo com a criação da. ONU e os paises passaram a dar mais valor a suas identidades culturais do que territoriais propriamente dito. E passaram a tentar dominar mais no campo econômico da coisa do que no campo bélico.
 

Xpand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.051
Reações
14.423
Pontos
1.024
Eu perguntei se tá errado e ao invés de argumentar se sim ou não o cara me chama de ignorante. Sil sil silllll
 

JuiceOfFruta

Veterano
Mensagens
339
Reações
1.201
Pontos
143
Historicamente a terra sempre pertenceu ao povo mais forte que ali dominava. Em toda a historia de reis e reinos. Um reino guerreava e tomava o território dos dominados. Assim foi por exemplo com os sumérios. Os Assírios, os gregos com Alexandre o Grande, os Romanos e o rolo desenrola. Mesmo em eras modernas como nos anos de 1800 houveram guerras de anexos territoriais. Como a guerra do Paraguai no Brasil, a guerra do México nos EUA e as guerras mundiais. A história só parou mesmo com a criação da. ONU e os paises passaram a dar mais valor a suas identidades culturais do que territoriais propriamente dito. E passaram a tentar dominar mais no campo econômico da coisa do que no campo bélico.
Infelizmente a história foi assim, assim como a escravidão , porém não justifica o cidadão dizer essa m****, a escrividão se não for a pior e uma das piores coisas que o ser humano já fez.

Eu entendo o contexo histórico e tudo mas não deixa de ser uma m****.

Claro que independente disso , não da pra comprar discurso de "dívida hístorica" , longe de eu acreditar nessas abobrinhas.
Mas tem a 3° lei de newton e quando o cidadão fala isso
Esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje. O índio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar para os portugueses . O índio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na África , para vir substituir a mão de obra do índio. Isso tem que ficar claro, ora!
a reação vai vir na mesma toxicidade.
Eu não tenho uma opnião formada sobre o movimento negro, é dificil apesar de ter escravos na árvore genealógica e meu pai era negro, eu não tenho empatia por nenhum negro , não por maldade, mas sim por não saber o que é estar na pele de um negro, eu não sei o que é sofrer racismo , eu não consigo me colocar no lugar do negro por não ter passado o que ele passou.

Claro que hoje em dia o vitimismo já passou dos limites, e no Brasil o racismo nem e tão forte como nos EUA por exemplo, mas o que temos hoje é reflexo da sociedade racista sim, os movimentos negros passaram dos limites?Sim. Mas os brancos também.
Um erro não justifica o outro , mas todos tem uma parcela de culpa.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.139
Reações
16.753
Pontos
703
Eu perguntei se tá errado e ao invés de argumentar se sim ou não o cara me chama de ignorante. Sil sil silllll
Com essa pergunta, você quer argumento ainda?

Quando começa com "A escravidão foi porque..." e não se fala na desumanidade do ser humano, já está errado.
 
Ultima Edição:

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Nada. Os espanhois destruíram desde os Astecas ate os incas,o povo indígena,mesmo os mais desenvolvidos (como os Maias)eram estremamente superticiosos e os espanhois facilmente passaram a perna neles.
Referia-me especificamente aos portugueses.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
O Índio gosta de trabalhar e erguer impérios então..

Tem nada a ver com gostar ou não de trabalhar, tem a ver com o modo de produção deles. Maioria das tribos sequer moeda tinha, não produziam pra troca mas pra uso próprio. Uma vez atendida as necessidades da tribo, literalmente não havia motivos pra expansionismo.

Europeus naquela época já produziam pra troca, foi o início do comércio global.

É uma burrice sem tamanho a afirmação do camarada da faculdade aí, não tem outra palavra pra descrever, é pura burrice. Incrível ver vcs passando pano pra essa idiotice.
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Os índios brasileiros eram praticamente paleolíticos. O conceito de propriedade não era praticado por eles, diferentemente dos astecas e dos incas, por exemplo.

Em todo caso, violência e escravidão são coisas imorais e inaceitáveis. No entanto, 1500 era outra época, e naquele tempo, as coisas eram feitas na base da Guerra, infelizmente. Hoje a guerra é vista como imoral, o que torna a declaração desse procurador aí imoral por tabela. Mas naquele tempo era comum e normatizado, gostando ou não. É história e não dá pra alterá-la.

Mas de novo, a declaração do procurador foi imoral e errada sim. Violência é violência, e a escravidão é uma vergonha na história do mundo.


só sei que as "CIVILIZAÇÕES" menos avançadas viviam bem melhor.. tinham suas namoradinhas garantidas, carne todos os dias, dormiam em redes e transavam 3x por dia

Tinham guerras entre tribos e inclusive inventaram as queimadas também. Isso não é falado.
"viviam melhor" uma ova.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Nossa.... quem pensaria uma absurdo desses...

:ksafado em 45:12



Há um aspecto interessante a se ressaltar que é mostrado nessa cena:

É bom deixar claro que valor de mercado é relativo. Ouro e pau-Brasil, para os índios, querendo ou não, tinha pouquíssimo valor, porque haviam em abundância. Espelhos e utensílios por outro lado, sequer existiam por aqui.

A troca de produtos em si foi natural e pacífica, por mais que tentem ensinar nas escolas hoje como se tivesse sido uma violência contra os índios, e não foi.
Houve violência, que fique claro, mas a troca comercial de produtos não foi uma delas.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Os índios brasileiros eram praticamente paleolíticos. O conceito de propriedade não era praticado por eles, diferentemente dos astecas e dos incas, por exemplo.

Em todo caso, violência e escravidão são coisas imorais e inaceitáveis. No entanto, 1500 era outra época, e naquele tempo, as coisas eram feitas na base da Guerra, infelizmente. Hoje a guerra é vista como imoral, o que torna a declaração desse procurador aí imoral por tabela. Mas naquele tempo era comum e normatizado, gostando ou não. É história e não dá pra alterá-la.

Mas de novo, a declaração do procurador foi imoral e errada sim. Violência é violência, e a escravidão é uma vergonha na história do mundo.




Tinham guerras entre tribos e inclusive inventaram as queimadas também. Isso não é falado.
"viviam melhor" uma ova.
^^^^^^^^^^^^
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.666
Reações
14.407
Pontos
1.064
Os índios brasileiros eram praticamente paleolíticos. O conceito de propriedade não era praticado por eles, diferentemente dos astecas e dos incas, por exemplo.

Em todo caso, violência e escravidão são coisas imorais e inaceitáveis. No entanto, 1500 era outra época, e naquele tempo, as coisas eram feitas na base da Guerra, infelizmente. Hoje a guerra é vista como imoral, o que torna a declaração desse procurador aí imoral por tabela. Mas naquele tempo era comum e normatizado, gostando ou não. É história e não dá pra alterá-la.

Mas de novo, a declaração do procurador foi imoral e errada sim. Violência é violência, e a escravidão é uma vergonha na história do mundo.




Tinham guerras entre tribos e inclusive inventaram as queimadas também. Isso não é falado.
"viviam melhor" uma ova.

Deixando a declaração de lado, e que eu concordo que o cara falou muita m****, mas sobre a parte dos indios serem "trocados" pelos negros foi assim que eu aprendi história lá no início dos anos 80 na escola.
A história foi assim mesmo, tentar reescrever ela agora não leva a nada.
Aconteceu.
É igual as discussões sobre censurar a obra do Monteiro Lobato. Apagar ou alterar algo por que não gosta ou não é "socialmente" aceito por uma parcela da população é muito errado.
O princípio da história não é exatamente "aprendermos com os erros do passado para não repeti-los"?

Se mudamos a história estamos fadados a num futuro repetir erros do passado.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.490
Reações
10.777
Pontos
503
Fala totalmente desastrosa essa do procurador. Porém lembro-me perfeitamente da minha professora do primário que dizia que o "negro virou escravo porque o índio não queria trabalhar". Isso em 1985!
Claro que não tinha como explicar pra uma turma de crianças de 7 anos que o tráfico negreiro era uma atividade altamente lucrativa na África mas são frases como essas que perpetuam esses estereótipos de "índio preguiçoso e negro subserviente"...
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Concordo com o Titor sobre a questão de lei do mais forte. Aliás, mesmo com a ONU tivemos há poucos anos a questão da Crimeia.

Quanto à questão de negro trabalhar e índio não... O índio aqui tinha muito mais conhecimento do terreno, tornando a fuga mais bem sucedida. O negro trazido já chegava aqui em uma situação bem mais deplorável e pouca chance tinha de escapar em terra desconhecida, em que mesmo escapando pra floresta, poderia enfrentar hostilidade dos próprios índios da região.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.702
Pontos
503
Os índios brasileiros eram praticamente paleolíticos. O conceito de propriedade não era praticado por eles, diferentemente dos astecas e dos incas, por exemplo.

Em todo caso, violência e escravidão são coisas imorais e inaceitáveis. No entanto, 1500 era outra época, e naquele tempo, as coisas eram feitas na base da Guerra, infelizmente. Hoje a guerra é vista como imoral, o que torna a declaração desse procurador aí imoral por tabela. Mas naquele tempo era comum e normatizado, gostando ou não. É história e não dá pra alterá-la.

Mas de novo, a declaração do procurador foi imoral e errada sim. Violência é violência, e a escravidão é uma vergonha na história do mundo.

Tinham guerras entre tribos e inclusive inventaram as queimadas também. Isso não é falado.
"viviam melhor" uma ova.

Algo curioso sobre os conflitos com europeus é que o pessoal esquece que o grosso das forças europeias era composta por....indígenas.

O povo realmente acha que o Cortés com menos de 600 homens, conseguiria derrotar todos os indígenas sozinho? HAHA
 
Ultima Edição:

Xpand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.051
Reações
14.423
Pontos
1.024
O conceito de que escravidão é imoral é algo muito recente na humanidade.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Os índios brasileiros eram praticamente paleolíticos. O conceito de propriedade não era praticado por eles, diferentemente dos astecas e dos incas, por exemplo.

Em todo caso, violência e escravidão são coisas imorais e inaceitáveis. No entanto, 1500 era outra época, e naquele tempo, as coisas eram feitas na base da Guerra, infelizmente. Hoje a guerra é vista como imoral, o que torna a declaração desse procurador aí imoral por tabela. Mas naquele tempo era comum e normatizado, gostando ou não. É história e não dá pra alterá-la.

Mas de novo, a declaração do procurador foi imoral e errada sim. Violência é violência, e a escravidão é uma vergonha na história do mundo.




Tinham guerras entre tribos e inclusive inventaram as queimadas também. Isso não é falado.
"viviam melhor" uma ova.
Acho que as diversas pessoas tem bases diferentes de história/realidade e é interessante comentar.

Astecas eram um povo guerreiro belicista, que conquistavam povos menores e exigiam o envio de sacrifícios para a capital de tempos em tempos. Sacrifícios = Seres humanos para serem creulmente mortos para seus deuses. Dito isso, ao chegarem os espanhóis, outras civilizações menores se aliaram a eles (espanhóis) para derrubar a opressão asteca.

"Se os espanhóis não viessem, todos seriam felizes" não existe (sei que ninguém disse isso, mas é o que parece).

Quanto a ser melhor viver numa civilização paleolítica, era ótimo, eles eram migrantes porque nem sempre tinha comida e eles viviam bem enquanto havia comida (ou sejaz eles iam, comiam tudo que havia, caçando até esgotar os animais, fazendo queimadas para matar quando era difícil caçar (exatamente o que reclamam do homem atual fazer) e guerras étnicas eram comuns, com os guaranis sendo exímios caçadores... De pessoas. Para comer. Isso, sua vida na floresta era tão legal que 1/3 dos "brasileiros" achava normal comer os outros 2/3. Aliás, carne de gente era mó luxo. Índios convertidos ao catolicismo reclamavam que o mais triste era não poder comer mãozinhas de crianças tapuias, macias e tenras. Aliás, mingau era feita com vísceras de pessoas, sempre que tomar o seu, pense nisso.

Bom, o cara falou uma m**** racista dos infernos. Merece toda má repercussão que receber. Mas só pra constar, índios eram seres humanos da idade da pedra, endeusar eles e suas vidas baseados em senso comum (que é baseado em história ensinada errada) não é certo tbm.
 
Topo Fundo