Crude Dude
Ei mãe, 500 pontos!
- Mensagens
- 2.052
- Reações
- 3.110
- Pontos
- 979
[Especial] Mega Drive trinta anos: 30 softhouses que definiram o console
Hoje, 29/10/2018, o Mega Drive completa 30 anos e para comemorar a data listo aqui 30 softhouses que foram decisivas (ou que colaboraram) para que o console viesse a ser o sucesso que conhecemos! Parabéns ao trintão!
Acclaim Entertainment, Inc.
Origem: Empresa fundada em 1987 na cidade de Nova York, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~50
Contribuições para o console: Focada essencialmente em publicar games, a empresa começou suas operações no console através da sua subsidiária Flying Edge, já que haviam questões legais com a Nintendo que impediam a utilização do nome Acclaim em consoles da Sega. Outra subsidiária, a Arena Entertainment, também foi utilizada para os mesmos fins. Ambas, Flying Edge e Arena, tiveram suas atividades encerradas em 1994 quando a Acclaim passou a utilizar sua própria marca nos consoles Sega.
A Acclaim ficou fortemente conhecida por publicar ports de arcades da Midway, como as séries Mortal Kombat e NBA Jam, além de Arch Rivals. Também marcou forte presença com os jogos da série Os Simpsons (Space Mutants, Nightmare e Virtual Bart), WWF (Wrestlemania, Raw, Royal Rumble, Arcade), jogos de super-heróis, como Batman Forever e série Spiderman & Venom, além de games baseados em filmes, como Robocop 3 e Terminator 2.
Situação atual: A empresa faliu em 2004 mas resurgiu em 2006 como Acclaim Games, focando no lançamento de MMO orientais no ocidente. Fechou definitivamente em 2010.
Accolade
Origem: Empresa fundada em 1984 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~30
Contribuições para o console: A empresa começou escrevendo sua história no Mega Drive na clandestinidade: seus jogos não eram licenciados pela Sega. Apenas em 1993 a empresa regularizou sua situação com a Sega e passou a lançar seus jogos de maneira oficial. Ela atuou tanto na criação quanto na publicação de jogos, fazendo fama principalmente pelas séries Bubsy, Hardball e Barkley Shut Up and Jam.
Situação atual: Foi incorporada à Infogrames no ano 2000 e em 2017 teve seu nome comprado por uma empresa de Hong Kong.
Ancient
Origem: Empresa fundada em 1990 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~5
Contribuições para o console: Empresa do mago Yuzo Koshiro, especializada na parte sonora dos jogos mas que também coloca a mão na massa. No Mega Drive a empresa (ou, em alguns casos, apenas Koshiro) colaborou com a série Streets of Rage, The Revenge Of Shinobi, Slap Fight MD, além de produzir Beyond Oasis.
Situação atual: A empresa continua em atividade, sendo o seu trabalho mais recente Gotta Protectors para Nintendo 3DS, lançado em 2014.
Appaloosa Interactive (Novatrade)
Origem: Empresa fundada em 1982 na Hungria.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: Conhecida anteriormente por Novatrade, mudou-se para os EUA em 1989 e transformou-se em Appaloosa em 1996. Lançou jogos de destaque no Mega Drive, muitos encomendados pela Sega, como a série Ecco the Dolphin, Cyborg Justice e Lost World: Jurassic Park, além de portar California Games.
Situação atual: A companhia se dissolveu em 2006.
BlueSky Software
Origem: Empresa fundada em 1988 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: Empresa que manteve laços bem estreitos com a Sega até meados dos anos 90, tendo feito vários games por encomenda para a dona do Mega Drive. Destacam-se a série Vectorman, World Series Baseball, Jurassic Park, Joe Montana, além de Desert Demolition e Shadowrun.
Situação atual: Foi adquirida pela Titus Software em 1998 e com a falência da Titus em 2001, a Bluesky também deixou de existir.
Capcom
Origem: Empresa fundada em 1979 em Osaka, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A história da Capcom no Mega Drive possui duas fases distintas: a primeira fase são dos arcade games da companhia que foram portados pela Sega, como Strider, Forgotten Worlds e Ghouls'n Ghosts. A segunda fase, a partir de 1993, é quando a companhia passa a dar suporte ao console da Sega de maneira oficial, desenvolvendo os jogos internamente, como Street Fighter II Special Champion Edition, Super Street Fighter II, Mega Man: The Wily Wars e Saturday Night Slam Masters. No caso de The Punisher, a Capcom terceirizou o port, que foi feito pela Sculptured Software (a mesma que portou Mortal Kombat 3).
Situação atual: Continua sendo uma das maiores softhouses do planeta, um dos seus jogos mais recentes, Monster Hunter World, já ultrapassou a marca de 8 milhões de cópia vendidas.
Climax Entertainment e Sonic! Software Planning
Origem: Empresas fundadas em 1990 e 1991, respectivamente, em Tóquio no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: 4
Contribuições para o console: Aqui uma história bem interessante de empresas irmãs de ex funcionários da Enix que fizeram história no Mega Drive criando juntas alguns dos melhores RPGs do console, como Shining in the Darkness e Shining Force. Após Shining Force, a Climax encabeçou sozinha o incrível Landstalker enquanto a Sonic! (nenhuma ligação com o Sonic Team) cuidou da sequência Shining Force II.
Situação atual: A Climax fechou as portas entre 2014 e 2015 por problemas financeiros. A Sonic! se fundiu com a Camelot (outra empresa irmã) após Shinning Force III e permance na ativa.
Data East
Origem: Empresa fundada em 1976 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A Data East é famosa pelos seus arcades e fez alguns ports de sucesso para o Mega, como Two Crude Dudes, Midnight Resistance, Joe & Mac e Side Pocket. Também publicou Outrunners nos EUA.
Situação atual: Faliu em 2003 e teve seu espólio comprado em 2004 por uma softhouse japonesa focada em games mobile.
Disney Interactive
Origem: Braço da Disney fundado em 1988 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: Anteriormente conhecida por Disney Software, a empresa teve como foco o aumento da qualidade dos jogos baseados em franquias Disney, fornecendo artistas e suporte técnico para empresas terceirizadas que criavam os jogos. A lista de sucessos é enorme, valendo destacar Aladdin, The Lion King, Mickey Mania, Toy Story e Pocahontas.
Situação atual: Entre várias fusões e reestruturações, a empresa deixou de existir oficialmente em 2016.
Electronic Arts
Origem: Empresa fundada em 1982 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~120
Contribuições para o console: É impossível falar do Mega Drive sem falar da Electronic Arts, muito do sucesso do console no ocidente se deve a ela e, depois da Sega, foi a empresa que mais esteve presente no Mega, foram mais de 100 jogos lançados, entre criações e publicações.
A linha de jogos esportiva foi tão importante que gerou um novo braço, a EA Sports, que fez fama com os jogos da série Fifa Soccer (94, 95, 96, 97 e 98), NBA (anual desde Lakers versus Celtics de 1990 até NBA Live '97 de 1996), Madden NFL (anual desde John Madden Football de 1990 até Madden NFL 98 de 1997), NHL (anual desde NHL Hockey de 1991 até NHL 98 de 1997), além de séries de baseball (Triple Play, Tony La Russa Baseball e MLBPA Baseball), golf (série PGA), Tennis e Rugby.
A empresa publicou vários RPGs ocidentais, como Buck Rogers: Countdown to Doomsday e Rings of Power, simuladores (F-22 Interceptor e F-117 Night Storm), jogos de estratégia (Populous, Power Monger e General Chaos), games de plataforma como Rolo to the Rescue e série James Pond. Mas seus maiores sucessos no console foram as séries Road Rash e Strike (Desert Strike, Jungle Strike e Urban Strike). Literalmente fez barba, cabelo e bigode!
Situação atual: Continua sendo uma das maiores softhouses do mundo, ainda tendo muita força com jogos esportivos.
Gremlin Interactive
Origem: Empresa fundada em 1984 na cidade de Sheffield na Inglaterra.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A Gremlin marcou a geração 16bit com seus jogos de corrida, seja a série Lotus ou a série Top Gear e o Mega Drive recebeu 2 títulos da primeira e 1 da segunda. Também produziu os jogos do Nigel Mansell para o console e série Premier Manager.
Situação atual: A empresa foi comprada pela Infogrames em 1999 e em 2003 vários de seus ex-funcionários fundaram a Sumo Digital.
Konami
Origem: Empresa fundada em 1969 em Osaka, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~15
Contribuições para o console: A empresa, uma das maiores do mundo nas décadas de 80 e 90, só chegou ao Mega Drive em 1992, mas trouxe um suporte decente ao console, com vários games originais, como Tiny Toon Adventures, Rocket Knight Adventures, Castlevania Bloodlines e Contra: Hard Corps. Também trouxe alguns dos seus arcades de maior sucesso, como Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist e Sunset Riders, além do badalado International Superstar Soccer Deluxe.
Situação atual: A empresa continua na ativa, embora sem a força de anos atrás, focando mais seus esforços em games mobile.
Namco
Origem: Empresa fundada em 1955 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: A Namco havia sido muito forte na geração 8 bit mas na 16 bit ficou um pouco apagada. Ainda assim, o suporte para o Mega Drive foi bom, com boas séries como Rolling Thunder, Splatterhouse e Pac-Man, além de Weaponlord.
Situação atual: A empresa se fundiu com a Bandai em 2006 e continua forte no mercado.
NCS
Origem: Empresa fundada em 1980 no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~15
Contribuições para o console: Também conhecida pelo nome Masaya, trouxe ao Mega Drive uma grande quantidade de games de estratégia e shoot 'em ups, destacando-se Langrisser, Gynoug, Gley Lancer, e Hellfire.
Situação atual: A divisão de games Masaya ainda existe mas não pertence mais a NCS, que se foca em outras atividades.
Nihon Falcom
Origem: Empresa fundada em 1981 no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: 5
Contribuições para o console: RPGs nunca foram o forte do Mega Drive e pra tentar melhorar essa situação a Sega fez uma parceria com a Nihon Falcom, que trouxe bons games do estilo para o console, como a série Dragon Slayer, Sorcerian, YS III e Lord Monarch. Infelizmente, apenas YS III chegou ao ocidente.
Situação atual: A empresa continua a todo vapor com a série YS e The Legend of Heroes.
Hoje, 29/10/2018, o Mega Drive completa 30 anos e para comemorar a data listo aqui 30 softhouses que foram decisivas (ou que colaboraram) para que o console viesse a ser o sucesso que conhecemos! Parabéns ao trintão!
Acclaim Entertainment, Inc.
Origem: Empresa fundada em 1987 na cidade de Nova York, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~50
Contribuições para o console: Focada essencialmente em publicar games, a empresa começou suas operações no console através da sua subsidiária Flying Edge, já que haviam questões legais com a Nintendo que impediam a utilização do nome Acclaim em consoles da Sega. Outra subsidiária, a Arena Entertainment, também foi utilizada para os mesmos fins. Ambas, Flying Edge e Arena, tiveram suas atividades encerradas em 1994 quando a Acclaim passou a utilizar sua própria marca nos consoles Sega.
A Acclaim ficou fortemente conhecida por publicar ports de arcades da Midway, como as séries Mortal Kombat e NBA Jam, além de Arch Rivals. Também marcou forte presença com os jogos da série Os Simpsons (Space Mutants, Nightmare e Virtual Bart), WWF (Wrestlemania, Raw, Royal Rumble, Arcade), jogos de super-heróis, como Batman Forever e série Spiderman & Venom, além de games baseados em filmes, como Robocop 3 e Terminator 2.
Situação atual: A empresa faliu em 2004 mas resurgiu em 2006 como Acclaim Games, focando no lançamento de MMO orientais no ocidente. Fechou definitivamente em 2010.
Accolade
Origem: Empresa fundada em 1984 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~30
Contribuições para o console: A empresa começou escrevendo sua história no Mega Drive na clandestinidade: seus jogos não eram licenciados pela Sega. Apenas em 1993 a empresa regularizou sua situação com a Sega e passou a lançar seus jogos de maneira oficial. Ela atuou tanto na criação quanto na publicação de jogos, fazendo fama principalmente pelas séries Bubsy, Hardball e Barkley Shut Up and Jam.
Situação atual: Foi incorporada à Infogrames no ano 2000 e em 2017 teve seu nome comprado por uma empresa de Hong Kong.
Ancient
Origem: Empresa fundada em 1990 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~5
Contribuições para o console: Empresa do mago Yuzo Koshiro, especializada na parte sonora dos jogos mas que também coloca a mão na massa. No Mega Drive a empresa (ou, em alguns casos, apenas Koshiro) colaborou com a série Streets of Rage, The Revenge Of Shinobi, Slap Fight MD, além de produzir Beyond Oasis.
Situação atual: A empresa continua em atividade, sendo o seu trabalho mais recente Gotta Protectors para Nintendo 3DS, lançado em 2014.
Appaloosa Interactive (Novatrade)
Origem: Empresa fundada em 1982 na Hungria.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: Conhecida anteriormente por Novatrade, mudou-se para os EUA em 1989 e transformou-se em Appaloosa em 1996. Lançou jogos de destaque no Mega Drive, muitos encomendados pela Sega, como a série Ecco the Dolphin, Cyborg Justice e Lost World: Jurassic Park, além de portar California Games.
Situação atual: A companhia se dissolveu em 2006.
BlueSky Software
Origem: Empresa fundada em 1988 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: Empresa que manteve laços bem estreitos com a Sega até meados dos anos 90, tendo feito vários games por encomenda para a dona do Mega Drive. Destacam-se a série Vectorman, World Series Baseball, Jurassic Park, Joe Montana, além de Desert Demolition e Shadowrun.
Situação atual: Foi adquirida pela Titus Software em 1998 e com a falência da Titus em 2001, a Bluesky também deixou de existir.
Capcom
Origem: Empresa fundada em 1979 em Osaka, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A história da Capcom no Mega Drive possui duas fases distintas: a primeira fase são dos arcade games da companhia que foram portados pela Sega, como Strider, Forgotten Worlds e Ghouls'n Ghosts. A segunda fase, a partir de 1993, é quando a companhia passa a dar suporte ao console da Sega de maneira oficial, desenvolvendo os jogos internamente, como Street Fighter II Special Champion Edition, Super Street Fighter II, Mega Man: The Wily Wars e Saturday Night Slam Masters. No caso de The Punisher, a Capcom terceirizou o port, que foi feito pela Sculptured Software (a mesma que portou Mortal Kombat 3).
Situação atual: Continua sendo uma das maiores softhouses do planeta, um dos seus jogos mais recentes, Monster Hunter World, já ultrapassou a marca de 8 milhões de cópia vendidas.
Climax Entertainment e Sonic! Software Planning
Origem: Empresas fundadas em 1990 e 1991, respectivamente, em Tóquio no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: 4
Contribuições para o console: Aqui uma história bem interessante de empresas irmãs de ex funcionários da Enix que fizeram história no Mega Drive criando juntas alguns dos melhores RPGs do console, como Shining in the Darkness e Shining Force. Após Shining Force, a Climax encabeçou sozinha o incrível Landstalker enquanto a Sonic! (nenhuma ligação com o Sonic Team) cuidou da sequência Shining Force II.
Situação atual: A Climax fechou as portas entre 2014 e 2015 por problemas financeiros. A Sonic! se fundiu com a Camelot (outra empresa irmã) após Shinning Force III e permance na ativa.
Data East
Origem: Empresa fundada em 1976 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A Data East é famosa pelos seus arcades e fez alguns ports de sucesso para o Mega, como Two Crude Dudes, Midnight Resistance, Joe & Mac e Side Pocket. Também publicou Outrunners nos EUA.
Situação atual: Faliu em 2003 e teve seu espólio comprado em 2004 por uma softhouse japonesa focada em games mobile.
Disney Interactive
Origem: Braço da Disney fundado em 1988 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: Anteriormente conhecida por Disney Software, a empresa teve como foco o aumento da qualidade dos jogos baseados em franquias Disney, fornecendo artistas e suporte técnico para empresas terceirizadas que criavam os jogos. A lista de sucessos é enorme, valendo destacar Aladdin, The Lion King, Mickey Mania, Toy Story e Pocahontas.
Situação atual: Entre várias fusões e reestruturações, a empresa deixou de existir oficialmente em 2016.
Electronic Arts
Origem: Empresa fundada em 1982 na Califórnia, EUA.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~120
Contribuições para o console: É impossível falar do Mega Drive sem falar da Electronic Arts, muito do sucesso do console no ocidente se deve a ela e, depois da Sega, foi a empresa que mais esteve presente no Mega, foram mais de 100 jogos lançados, entre criações e publicações.
A linha de jogos esportiva foi tão importante que gerou um novo braço, a EA Sports, que fez fama com os jogos da série Fifa Soccer (94, 95, 96, 97 e 98), NBA (anual desde Lakers versus Celtics de 1990 até NBA Live '97 de 1996), Madden NFL (anual desde John Madden Football de 1990 até Madden NFL 98 de 1997), NHL (anual desde NHL Hockey de 1991 até NHL 98 de 1997), além de séries de baseball (Triple Play, Tony La Russa Baseball e MLBPA Baseball), golf (série PGA), Tennis e Rugby.
A empresa publicou vários RPGs ocidentais, como Buck Rogers: Countdown to Doomsday e Rings of Power, simuladores (F-22 Interceptor e F-117 Night Storm), jogos de estratégia (Populous, Power Monger e General Chaos), games de plataforma como Rolo to the Rescue e série James Pond. Mas seus maiores sucessos no console foram as séries Road Rash e Strike (Desert Strike, Jungle Strike e Urban Strike). Literalmente fez barba, cabelo e bigode!
Situação atual: Continua sendo uma das maiores softhouses do mundo, ainda tendo muita força com jogos esportivos.
Gremlin Interactive
Origem: Empresa fundada em 1984 na cidade de Sheffield na Inglaterra.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~10
Contribuições para o console: A Gremlin marcou a geração 16bit com seus jogos de corrida, seja a série Lotus ou a série Top Gear e o Mega Drive recebeu 2 títulos da primeira e 1 da segunda. Também produziu os jogos do Nigel Mansell para o console e série Premier Manager.
Situação atual: A empresa foi comprada pela Infogrames em 1999 e em 2003 vários de seus ex-funcionários fundaram a Sumo Digital.
Konami
Origem: Empresa fundada em 1969 em Osaka, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~15
Contribuições para o console: A empresa, uma das maiores do mundo nas décadas de 80 e 90, só chegou ao Mega Drive em 1992, mas trouxe um suporte decente ao console, com vários games originais, como Tiny Toon Adventures, Rocket Knight Adventures, Castlevania Bloodlines e Contra: Hard Corps. Também trouxe alguns dos seus arcades de maior sucesso, como Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist e Sunset Riders, além do badalado International Superstar Soccer Deluxe.
Situação atual: A empresa continua na ativa, embora sem a força de anos atrás, focando mais seus esforços em games mobile.
Namco
Origem: Empresa fundada em 1955 na cidade de Tóquio, Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~20
Contribuições para o console: A Namco havia sido muito forte na geração 8 bit mas na 16 bit ficou um pouco apagada. Ainda assim, o suporte para o Mega Drive foi bom, com boas séries como Rolling Thunder, Splatterhouse e Pac-Man, além de Weaponlord.
Situação atual: A empresa se fundiu com a Bandai em 2006 e continua forte no mercado.
NCS
Origem: Empresa fundada em 1980 no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: ~15
Contribuições para o console: Também conhecida pelo nome Masaya, trouxe ao Mega Drive uma grande quantidade de games de estratégia e shoot 'em ups, destacando-se Langrisser, Gynoug, Gley Lancer, e Hellfire.
Situação atual: A divisão de games Masaya ainda existe mas não pertence mais a NCS, que se foca em outras atividades.
Nihon Falcom
Origem: Empresa fundada em 1981 no Japão.
Quantidade de games criados/publicados no console: 5
Contribuições para o console: RPGs nunca foram o forte do Mega Drive e pra tentar melhorar essa situação a Sega fez uma parceria com a Nihon Falcom, que trouxe bons games do estilo para o console, como a série Dragon Slayer, Sorcerian, YS III e Lord Monarch. Infelizmente, apenas YS III chegou ao ocidente.
Situação atual: A empresa continua a todo vapor com a série YS e The Legend of Heroes.