O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Especial: Mega Drive - Os jogos de RPG

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Retomando a série sobre todos os jogos de um determinado estilo no Mega, agora é a vez dos RPGs. Esse foi particularmente difícil de se fazer pela falta de consenso sobre o que é ou não RPG, então, a inclusão de alguns jogos (como Monster World) e exclusão de outros (como Langrisser, que virá futuramente em um tópico sobre jogos de estratégia) pode causar estranheza em algumas pessoas.



7raFrQt.png

10rKGRa.png

oF5x8EV.png

oKMSoYR.png

FJ7cL0i.png

PZnRnha.png

fIz0iAQ.png


Veja também:

Mega Drive: Os jogos de Basquete, Baseball, Futebol, Corrida, Luta, Beat 'em Up e Shoot 'em Up.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Ótimo tópico, só não entendi como funciona o CD do Pier Solar no Sega CD. O jogo manda a informação de qual música deve ser tocada para o periférico?

E achei curiosos esses jogos taiwaneses. Mas falando dos originais, um que me chamou a atenção por nunca ter ouvido falar foi o Surging Aura. Vou ver se acho uma Rom traduzida pra testar. Frisar bem esse "testar", já que sou uma negação em RPGs de turnos, hehehe...
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Como sempre, um ótimo tópico do @Crude Dude.
Mesmo contando com franquias de peso, acho que foi o estilo de jogo em que o Mega ficou muito atrás dos concorrentes na época.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
O melhor jogo daí é obviamente o meu. Sou a melhor protagonista de todos os tempos.:ksafado

Brincadeiras a parte, parabéns pela lista! Há alguns games como Beyond Oasis que realmente não são classificados pelas desenvolvedoras como RPG (e esse é um caso bem estranho pois ele faz parte do projeto Mega RPG: http://segaretro.org/Mega_RPG_Project) mas você escolheu ótimos jogos. Meus favoritos são o Monster World IV, King Colossus e o Beyond.

Só um detalhe: Essa screenshot do New Horizons não é da versão SNES?
 


Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Excelente tópico ! RPG é um dos gêneros que eu mais gosto. Tem uns RPGs aí que eu nunca ouvi falar.

Eu ainda tenho aqui comigo o Phantasy Star 2, Land Stalker, Shining Force e Shining Force 2. Phantasy Star III e IV eu tenho numa coletânea para o PS2, mas confesso que nunca joguei o III, só o IV. O Sword of Vermillion também faz parte dessa coletânea, mas eu terminei ele no cartucho mesmo, depois vendi. Foi o primeiro RPG que joguei no Mega Drive, mas o que mais gosto é o Phantasy Star IV e os dois Shining Force.

Cheguei a jogar outros também na época das locadoras, como o Immortal e os Wonder Boy.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Ótimo tópico, só não entendi como funciona o CD do Pier Solar no Sega CD. O jogo manda a informação de qual música deve ser tocada para o periférico?

E achei curiosos esses jogos taiwaneses. Mas falando dos originais, um que me chamou a atenção por nunca ter ouvido falar foi o Surging Aura. Vou ver se acho uma Rom traduzida pra testar. Frisar bem esse "testar", já que sou uma negação em RPGs de turnos, hehehe...

Isso e pelo que eu sei é algo inédito na plataforma, os caras mandaram bem na programação.

Como sempre, um ótimo tópico do @Crude Dude.
Mesmo contando com franquias de peso, acho que foi o estilo de jogo em que o Mega ficou muito atrás dos concorrentes na época.
Com certeza, o Super Famicom deve ter umas 5 vezes mais RPGs, não é à toa que o Mega foi tão mal no Japão.

Belíssimo tópico. Meus parabéns !
Valeu garoto!
O melhor jogo daí é obviamente o meu. Sou a melhor protagonista de todos os tempos.:ksafado

Brincadeiras a parte, parabéns pela lista! Há alguns games como Beyond Oasis que realmente não são classificados pelas desenvolvedoras como RPG (e esse é um caso bem estranho pois ele faz parte do projeto Mega RPG: http://segaretro.org/Mega_RPG_Project) mas você escolheu ótimos jogos. Meus favoritos são o Monster World IV, King Colossus e o Beyond.

Só um detalhe: Essa screenshot do New Horizons não é da versão SNES?
Hehehe, Monster World IV é um jogaço!
Pela proporção de tela, parece que é mesmo. Vou arrumar, valeu pelo toque!

Aí eu te pergunto....pra que PS4 e Xbox One?
:ksafado
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Excelente tópico ! RPG é um dos gêneros que eu mais gosto. Tem uns RPGs aí que eu nunca ouvi falar.

Eu ainda tenho aqui comigo o Phantasy Star 2, Land Stalker, Shining Force e Shining Force 2. Phantasy Star III e IV eu tenho numa coletânea para o PS2, mas confesso que nunca joguei o III, só o IV. O Sword of Vermillion também faz parte dessa coletânea, mas eu terminei ele no cartucho mesmo, depois vendi. Foi o primeiro RPG que joguei no Mega Drive, mas o que mais gosto é o Phantasy Star IV e os dois Shining Force.

Cheguei a jogar outros também na época das locadoras, como o Immortal e os Wonder Boy.
Valeu Grandpa! O único RPG do Mega que eu terminei na época foi o Landstalker, meu primeiro RPG alias. Amei do começo ao fim.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Bom tópico, como sempre Crude Dude.

Gosto de RPGs e meus favoritos são os Phantasy Star II,III e IV além dos Shining Force I e II e Shining in the Darkness e meu primeiro contato com eles foi através de emuladores.

Phantasy Star IV foi o primeiro jogo do gênero que terminei mas ainda não terminei os 2 anteriores.

Agora fiquei surpreso foi com a quantidade de RPGs não licenciados. Tinha bem mais do que eu pensava.

Agora a quantidade de RPGs do Mega é menor que no SNES já que o console da Sega tem mais jogos de ação e esporte.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
O fato do Mega ter segurado a lanterna no Japão pode ser o fator que mais impediu o console de receber RPGs. Outra coisa é que a Nintendo ainda tinha a mesma aliança forte do Famicom no SNES com empresas sinônimo de JRPGs como Square e Enix.

O console, no entanto, se vira muito bem com o que tem nos seus gêneros mais ignorados. Enquanto considero o 16-bits da Nintendo como o rei dos RPGs junto com o Playstation da Sony, acho que o da Sega possuí os melhores games "estilo Zelda". Beyond Oasis, King Colossus e Crusader of Centy são os meus Zelda: A Link to the Past killers pessoais.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Baixei o Surging Aura, mas em japonês tá complicado... Pesquisando, vi que tem o game traduzido para o... francês. Merde...

Mas o jogo parece ser bem feito pra cacete, até com uns efeitos visuais que não costumavam aparecer no Mega Drive. Além de belas cenas estáticas.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.062
Pontos
764
Exisita rpg no mega? :D Lembro de tentar sem sucesso zerar o Arcus Odissey na época do console, só zerei ano passado via emulador e seu save states.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Bom tópico, como sempre Crude Dude.

Gosto de RPGs e meus favoritos são os Phantasy Star II,III e IV além dos Shining Force I e II e Shining in the Darkness e meu primeiro contato com eles foi através de emuladores.

Phantasy Star IV foi o primeiro jogo do gênero que terminei mas ainda não terminei os 2 anteriores.

Agora fiquei surpreso foi com a quantidade de RPGs não licenciados. Tinha bem mais do que eu pensava.

Agora a quantidade de RPGs do Mega é menor que no SNES já que o console da Sega tem mais jogos de ação e esporte.
Valeu B-Mark.
Daria pra fazer um tópico apenas sobre os jogos não licenciados de Taiwan, são muitos e surpreendem pela qualidade.

O fato do Mega ter segurado a lanterna no Japão pode ser o fator que mais impediu o console de receber RPGs. Outra coisa é que a Nintendo ainda tinha a mesma aliança forte do Famicom no SNES com empresas sinônimo de JRPGs como Square e Enix.

O console, no entanto, se vira muito bem com o que tem nos seus gêneros mais ignorados. Enquanto considero o 16-bits da Nintendo como o rei dos RPGs junto com o Playstation da Sony, acho que o da Sega possuí os melhores games "estilo Zelda". Beyond Oasis, King Colossus e Crusader of Centy são os meus Zelda: A Link to the Past killers pessoais.
De fato, os RPG de ação são o ponto forte (de um ponto fraco) do Mega.

Buck Rogers não entra na conta não?
Está aí, depois de Shining Force II.

Baixei o Surging Aura, mas em japonês tá complicado... Pesquisando, vi que tem o game traduzido para o... francês. Merde...

Mas o jogo parece ser bem feito pra cacete, até com uns efeitos visuais que não costumavam aparecer no Mega Drive. Além de belas cenas estáticas.
Um que eu achei bem legal e existe patch de tradução para o inglês é o Rent a Hero, recomendo dar uma olhada.

Exisita rpg no mega? :D Lembro de tentar sem sucesso zerar o Arcus Odissey na época do console, só zerei ano passado via emulador e seu save states.
Existem! Até mais do que eu imaginava, esperava uns 40 games na lista e passou bem de 60, o que está a par com os outros estilos de jogos no console.
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.879
Pontos
453
Meus parabéns pelo tópico!

Embora nesse feudo o Snes seja insuperável, o Mega tem lá suas gemas de rpgs também.
 

lascados

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
116
Pontos
78
Light Crusader e Beyond Oasis são meus preferidos do Mega. Gosto demais desses dois jogos.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.775
Pontos
1.189
Excelente tópico @Crude Dude !

Meio off, mas já pararam pra analisar que muito do que existe de inovador em Crhono Trigger já tinha surgido um ano antes em PSIV.
 

Highway Song

Bam-bam-bam
Mensagens
780
Reações
2.608
Pontos
283
Esses desenvolvedores de Taiwan fizeram umas perolas, pretendo testar alguns posteriormente
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.550
Pontos
1.689
Rapaz o Crude Dude aparece tão pouco aqui na pasta retro que até achei que era tópico coveirado.
No mais, ótimo tópico. Pena que muitos RPGs só saíram no Japão. Não é justo com a gente...
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Que tópico lindão da porra.
Obrigado! :ksafado

Meus parabéns pelo tópico!

Embora nesse feudo o Snes seja insuperável, o Mega tem lá suas gemas de rpgs também.
Obrigado! Com certeza, não dá pra dizer que o Mega é um zero à esquerda em se tratando de RPGs.

Light Crusader e Beyond Oasis são meus preferidos do Mega. Gosto demais desses dois jogos.
Complete a trinca ai com Landstalker!

Excelente tópico @Crude Dude !

Meio off, mas já pararam pra analisar que muito do que existe de inovador em Crhono Trigger já tinha surgido um ano antes em PSIV.
Não joguei os dois a fundo então não sei o que há de comum entre eles. O que você vê?

Esses desenvolvedores de Taiwan fizeram umas perolas, pretendo testar alguns posteriormente
Jogos muito bons! Eu viciei nessa musiquinha do Beggar Prince!


Rapaz o Crude Dude aparece tão pouco aqui na pasta retro que até achei que era tópico coveirado.
No mais, ótimo tópico. Pena que muitos RPGs só saíram no Japão. Não é justo com a gente...
Que isso, to toda semana por aqui! Ou quase! :kops
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Belo tópico. Não vou entrar muito na questão das seleções, mas incluiria Langrisser, existem vários tipos de rpg, e o consenso é de que ele é um "tactical rpg" Mas enfim...

O Mega tinha uma biblioteca de tamanho modesto nesse genero, com titulos de qualidade bastante variaveis, indo desde o simplismo de um jogo estilo 8 bits, até produções nível Snes (comparando pela óbvia rivalidade e por ser um console que foi referencia em rpg na época). A única lacuna que vejo nos consoles da Sega, aliás, é quanto a Rpgs, o que eles tinham de shmups, faltava em rpg. Nunca entendi esse descaso da Sega com um genero que foi tão popular, mas to gostando de ver que a cena homebrew vem tentando compensar isso.
 
Ultima Edição:

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Belo tópico. Não vou entrar muito na questão das seleções, mas incluiria Langrisser, existem vários tipos de rpg, e o consenso é de que ele é um "tactical rpg" Mas enfim...

O Mega tinha uma biblioteca de tamanho modesto nesse genero, com titulos de qualidade bastante variaveis, indo desde o simplismo de um jogo estilo 8 bits, até produções nível Snes (comparando pela óbvia rivalidade e por ser um console que foi referencia em rpg na época). A única lacuna que vejo nos consoles da Sega, aliás, é quanto a Rpgs, o que eles tinham de shmups, faltava em rpg. Nunca entendi esse descaso da Sega com um genero que foi tão popular, mas to gostando de ver que a cena homebrew vem tentando compensar isso.

Sim, eu concordo, o consenso é que Langrisser é um RPG. Só que eu entrei numa sinuca de bico por causa dele, o que me fez atrasar muuuuuito esse tópico (anos na verdade, até encontrar um padrão). Explicando: a linha que separa os RPGs táticos dos jogos de estratégia, principalmente os japoneses, é extremamente fina.
Aí eu coloco Langrisser na lista, vai caber também um Vixen 357, um Lord Monarch, daqui a pouco estou colocando um Romance of Three Kingdom porque todos esses jogos compartilham algum elemento de RPG, embora sejam essencialmente estratégia. Então eu precisei achar uma um ponto que fizesse o corte entre os RPGs e os jogos estratégicos e o parâmetro que eu achei foi: ter algum controle sobre o personagem. Jogos que você apenas controla exércitos e a história se desenvolve automaticamente (ou quase) foram pra lista de estratégia. Jogos onde você assume o controle de um personagem, ainda que indiretamente, foram pra lista de RPGs.

Acabei abrindo uma única exceção para Feng Shen Ying Jie Chuan, pois, pelo 40 minutos que eu joguei dele, você inicia com apenas um personagem e a coisa não descamba pra exércitos enormes, além do modo como a história é contada e a estética lembrar bem um RPG. É isso.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
;
;
Entendo, e acho sinceramente seu trabalho admirável, de qualquer forma, Crude.

Você apontou pontos pertinentes, acho que se utilizou de bons critérios. Sem concordar ou discordar, mas apenas para desenvolver a forma que defino o que é um strategic rpg (que, de fato, podem ser muito próximos em gameplay a jogos normais de extratégia), vou pontuar algumas coisas. Algo prático mas muito simplista seria definir esses jogos como jrpgs só com a parte dos combates e sem a exploração, mas creio que a questão merece ser melhor avaliada. Acho que o gameplay desse tipo de rpg deve ser composto por lutas em turno como a dos jrpg (cujos combates são extratégicos por natureza), alternadas com narrativas da história (onde pode haver menus com opções para decidir o que falar num diálogo, que caminho tomar, etc....) . Elementos variáveis podem incluir a forma que os personagens evoluem (normalmente também semelhantes aos jrpg tradicionais) e o quanto pode variar o tamanho do grupo que o jogador controla (alguns jogos permitem quantidades restritas de personagens no campo de batalha, enquanto em outros pode-se expandir largamente).
 

lascados

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
116
Pontos
78
Depois vou sacar o Landstalker Dude, todo mundo fala que ele com esses dois que curto fecha uma trinca boa de Action-Rpgs do Mega.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Excelente tópico!

Buck Rogers: Countdown to Doomsday é, disparado, o melhor RPG do Mega Drive. Ele passou muito batido pois é um jogo feito e com péssimos sons/músicas. Se fosse lançado no Master System (olha que dava, heim) ainda seria feio e com sons e músicas ruins:klolz E ele era pouco ortodoxo, muito carregado de textos (que são curtos, na verdade, mas para a época e minha idade eram longos). Mas sua história, narrativa, universo e jogabilidade são coisas muito refinadas.

Do MD eu ainda quero jogar a franquia Dragon Force, que na verdade é o começo da The Legend of Heroes, pela qual me apaixonei graças ao maravilhoso Trails in the Sky.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
Esses dias tava jogando Landstalker, que put* jogo.

É dos mesmos criadores do Alundra né? (jogo qual foi lançado bem depois, em 1997).
 
Ultima Edição:

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Excelente tópico!

Buck Rogers: Countdown to Doomsday é, disparado, o melhor RPG do Mega Drive. Ele passou muito batido pois é um jogo feito e com péssimos sons/músicas. Se fosse lançado no Master System (olha que dava, heim) ainda seria feio e com sons e músicas ruins:klolz E ele era pouco ortodoxo, muito carregado de textos (que são curtos, na verdade, mas para a época e minha idade eram longos). Mas sua história, narrativa, universo e jogabilidade são coisas muito refinadas.

Do MD eu ainda quero jogar a franquia Dragon Force, que na verdade é o começo da The Legend of Heroes, pela qual me apaixonei graças ao maravilhoso Trails in the Sky.

Dragon Slayer você diz? Sim, a série continua a todo vapor!

Esses dias tava jogando Landstalker, que put* jogo.

É dos mesmos criadores do Alundra né? (jogo qual foi lançado bem depois, em 1997).

Exato, a Matrix, softhouse que produziu Alundra, foi criada por ex funcionários da Climax.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Buck Rogers: Countdown to Doomsday é, disparado, o melhor RPG do Mega Drive.

Não sei se você já jogou, mas as versões para computadores tem mais raças e classes para escolher. Continua feio, mas adiciona mais profundidade ao jogo
Tem versões para DOS, Amiga e C64
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Dragon Slayer você diz? Sim, a série continua a todo vapor!



Exato, a Matrix, softhouse que produziu Alundra, foi criada por ex funcionários da Climax.
Na verdade a franquia Dragon Slayer era outra, esses jogos do MD se chamam Dragon Slayer: The Legend of Heroes. A franquia The Legend of Heroes (que até hoje tem lançamento... os últimos foram a trilogia Trails of Cold Steel) nasceu como um spinoff de Dragon Slayer e acabou se tornando mais popular.

EDIT: Agora que vi... escrevi errado na postagem anterior e mandei um "Dragon Force":klol Tava falando mesmo de Dragon Slayer: TLoH.

Não sei se você já jogou, mas as versões para computadores tem mais raças e classes para escolher. Continua feio, mas adiciona mais profundidade ao jogo
Tem versões para DOS, Amiga e C64
Sim. Mas eu preferi a versão do MD por não ter aquela exploração ruim em primeira pessoa... mesmo tendo menos conteúdo, que vai além das raças... tem uma profissão a menos, infinito menos itens (não tem mais munição), uma montanha a menos de skills e uma série de conteúdo a menos. Porém a versão do MD me pareceu infinito mais polida e o pace do jogo me agradou muito mais. Porém não fui muito longe na versão de PC... cheguei a completar a Maelstorm Rider, que tem um clima muito mais foda no PC, mas se perder nela é tb muito mais fácil e se eu já não conhecesse muito bem o jogo teria dropado ali... então não adiantou o jogo ser melhor. E eu joguei a versão de PC a poucos anos atrás, então eu além de tudo já era adulto e escolado em jogos... imagine eu, molecão, no início dos anos 90 encarando a versão de PC... sem condições:klolz
 
Ultima Edição:

Ayu-chan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.945
Reações
3.240
Pontos
303
Tópico incrível, parabéns colega. Eu estava há tempos querendo pesquisar os RPGs pra mega, mas sem coragem. Muito obrigada!
 
Topo Fundo