O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Especial: Mega Drive - Os jogos "shoot 'em up"

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Apesar da definição de shoot 'em up ser algo mais abrangente, eu vou me focar nos jogos de navinha. Shooters como After Burner e run n' gun como Smash TV ficaram de fora (ou pra um futuro tópico).



JdgoGcb.png

qFIpIol.png

lrTyFZZ.png

2w1O1om.png
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Um dos melhores gêneros, um dos que mais desfrutei no meu velho Megão.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.110
Pontos
1.649
put* tópico hein? Parabéns!

O Mega Drive é disparado a casa dos Shumps! Seguido do PC-Engine.
 

rmt5

Habitué da casa
Mensagens
328
Reações
87
Pontos
74
Parabéns pelo tópico ficara para sempre no meu favoritos. Amo jogos assim, que ria uma lista assim dos jogos-shoot-em-up do steam e super nintendo e mame, porque tem muitos bons e desconhecidos.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.217
Pontos
1.619
AGORA EU TENHO A LISTAGEM!

Finalmente poderei tentar completar a coleção de shmups pro meu MD (vou ter que comprar tudo na versão japonesa, porque tem jogos caaaaros nessa listagem....)
 


Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
Dessa lista, só conheci o Thunder Force (Não sei que versão) e o Darius, mas joguei muito pouco o gênero para lembrar de um game específico.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.497
Pontos
1.524
c***lho, que tópico FODA! Eu estava pensando em fazer alguma coisa nesse sentido pro meu blog e postar aqui em seguida, mas o seu matou a pau, excelente formato e excelente coletânea que vc fez!

Joguei poucos shooters no Mega, acho que esse gênero eu aproveitei mais no Saturn, com Darius Gaiden e aquele remake de Salamander.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Nunca joguei nenhum desses jogos, mas o tópico é esclarecedor.
Minha mente é meio lenta pro tipo de jogo. Por isso sempre deixei passar. Existem jogos que dedicam uma fase ao estilo e sempre sofro pra passar.
 

Lin Kuei

Veterano
Mensagens
406
Reações
677
Pontos
128
O Console definitivo para os Shmups!!!

Sem falar as trilha sonoras com qualidade absurda:







 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
Que tópico foda :kwow

Tá ai um gênero que sempre curti mas posso contar nos dedos de uma mão os games que já terminei :kvergonha
Sempre achei o gênero difícil demais, hoje então com a falta de tempo é complicado pegar um game desses para aprender a jogar pois a curva de aprendizagem é bem longa, e sinceramente zerar um game desses com uma penca de continues não tem tanta graça, já fiz isso e realmente não me satisfez
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Joguei muitos shooters do Mega Drive nos anos 90 e me lembro bem de Truxton e Granada que tenho os cartuchos até hoje e Dangerous Seed, Vapor Trail e Trouble Shooter que aluguei na época.

A maioria dos jogos como Phelios, Super Fantasy Zone, Sol Deace, Divine Sealing e Fire Mustang só conheci nos emuladores.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Bom tópico

Só não recomendo nenhum dos ports de arcade, pois todos eles (sem exceção) são muito inferiores aos respectivos jogos originais dos arcades, então joguem no MAME mesmo.

Mas por sorte o mega tem uns exclusivos bons que valem a pena:

Eliminate Down
Gley Lancer
Steel Empire
Thunder Force IV
Musha Aleste

esses 5 são ótimos

* Sub-Terrania é bom mas não é shoot n up, é outro estilo de jogo
* Undeadline é um jogo fodástico no Sharp X68000 , mas a versão do mega é bem capada.
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Manos, eu sou muito ruim nesse gênero kkkk

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

Ypsilon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
247
Reações
404
Pontos
508
Muito bom o tópico. Me acabava jogando jogos se navinha no mega

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Um dos melhores gêneros, um dos que mais desfrutei no meu velho Megão.
Eu joguei bem pouco quando tinha Mega, só muito ruim nesse tipo de jogo.

put* tópico hein? Parabéns!

O Mega Drive é disparado a casa dos Shumps! Seguido do PC-Engine.
Valeu garoto! O PC Engine é muito forte nesse estilo, acho que é pau a pau.

Parabéns pelo tópico ficara para sempre no meu favoritos. Amo jogos assim, que ria uma lista assim dos jogos-shoot-em-up do steam e super nintendo e mame, porque tem muitos bons e desconhecidos.
Obrigado! Uma lista do Steam é bem fácil conseguir:
http://store.steampowered.com/tag/pt-br/Shoot 'em up (shmup) /#p=0&tab=NewReleases

AGORA EU TENHO A LISTAGEM!

Finalmente poderei tentar completar a coleção de shmups pro meu MD (vou ter que comprar tudo na versão japonesa, porque tem jogos caaaaros nessa listagem....)
Nem todos os jogos foram lançados no Japão e tem muita raridade aí no meio, vai preparando o bolso!

O X360 tb tem muitos shmups! pena que a maioria ficou apenas no Japão.
Dessa eu não sabia, são conversões de arcade?

Dessa lista, só conheci o Thunder Force (Não sei que versão) e o Darius, mas joguei muito pouco o gênero para lembrar de um game específico.
Eu joguei mais shoot 'em ups quando tinha Saturn do que quando tinha Mega. Inclusive terminei Thunder Force V, levando em conta a minha habilidade no estilo, foi um grande feito.

c***lho, que tópico FODA! Eu estava pensando em fazer alguma coisa nesse sentido pro meu blog e postar aqui em seguida, mas o seu matou a pau, excelente formato e excelente coletânea que vc fez!

Joguei poucos shooters no Mega, acho que esse gênero eu aproveitei mais no Saturn, com Darius Gaiden e aquele remake de Salamander.
Foi mal a atravessada Jack T! Eu falei sobre os jogos muito superficialmente, se você tiver com pique, aproveita o gancho e faça algo mais aprofundado!

Nunca joguei nenhum desses jogos, mas o tópico é esclarecedor.
Minha mente é meio lenta pro tipo de jogo. Por isso sempre deixei passar. Existem jogos que dedicam uma fase ao estilo e sempre sofro pra passar.
Somos dois, sou uma negação nesses jogos.

O Console definitivo para os Shmups!!!

Sem falar as trilha sonoras com qualidade absurda:
Concordo 100%, muito das melhores trilhas do Mega estão nos shoot 'em up.

Que tópico foda :kwow

Tá ai um gênero que sempre curti mas posso contar nos dedos de uma mão os games que já terminei :kvergonha
Sempre achei o gênero difícil demais, hoje então com a falta de tempo é complicado pegar um game desses para aprender a jogar pois a curva de aprendizagem é bem longa, e sinceramente zerar um game desses com uma penca de continues não tem tanta graça, já fiz isso e realmente não me satisfez
Muito desses jogos exigem, além de reflexos rápidos, a decoreba. Bem difíceis mesmo.

Joguei muitos shooters do Mega Drive nos anos 90 e me lembro bem de Truxton e Granada que tenho os cartuchos até hoje e Dangerous Seed, Vapor Trail e Trouble Shooter que aluguei na época.

A maioria dos jogos como Phelios, Super Fantasy Zone, Sol Deace, Divine Sealing e Fire Mustang só conheci nos emuladores.
Trouble Shooter eu não conhecia e achei legal demais. Uma pena eu não ter jogado na época.

Bom tópico

Só não recomendo nenhum dos ports de arcade, pois todos eles (sem exceção) são muito inferiores aos respectivos jogos originais dos arcades, então joguem no MAME mesmo.

Mas por sorte o mega tem uns exclusivos bons que valem a pena:

Eliminate Down
Gley Lancer
Steel Empire
Thunder Force IV
Musha Aleste

esses 5 são ótimos

* Sub-Terrania é bom mas não é shoot n up, é outro estilo de jogo
* Undeadline é um jogo fodástico no Sharp X68000 , mas a versão do mega é bem capada.
As maiores perdas nas conversões de arcade são nos SHMUPs verticais, que são adaptados para uma tela horizontal. Sub-Terrania é considerado um multidirecional shooter, que é um subgênero dos shoot 'em ups. É um jogo único no Mega e, como Space Invaders, entrou na lista por ser o estilo que ele mais se aproxima.
Undeadline eu só joguei a versão Sharp X68000 "por vídeo". Me pareceram bem próxima as duas, ambas excelentes, mas não sei dizer quais as diferenças entre elas.

Manos, eu sou muito ruim nesse gênero kkkk

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Bem vindo ao time!

Muito bom o tópico. Me acabava jogando jogos se navinha no mega

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
Valeu Evilkyo! Aproveita pra relembrar. :kjoinha
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
@Crude Dude matou a pau mais uma vez! Belíssimo tópico :kkong

Pra mim a trindade dos shmups para o Mega são:
M.U.S.H.A.
Thunder Force IV
Gaiares

Com menções honrosas para:
Gley Lancer; Wings of Wor; Bio-hazard Battle e Undeadline
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Muito bom tópico, brow!!
Puxa, é um dos meus gêneros preferidos no velho Guerreiro.... ultimamente tenho jogado muito Darius 2..... mas joguei vários listados no post.... e muitos outros não joguei! Valeu a dica!!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
As maiores perdas nas conversões de arcade são nos SHMUPs verticais, que são adaptados para uma tela horizontal. Sub-Terrania é considerado um multidirecional shooter, que é um subgênero dos shoot 'em ups. É um jogo único no Mega e, como Space Invaders, entrou na lista por ser o estilo que ele mais se aproxima.
Undeadline eu só joguei a versão Sharp X68000 "por vídeo". Me pareceram bem próxima as duas, ambas excelentes, mas não sei dizer quais as diferenças entre elas.

Sub-Terrania é basicamente um jogo de exploração, voce tem que ficar achando e salvando os prisioneiros, se preocupar com seu combustível que acaba, com a gravidade, tem fases que são bem labirinto, etc. O gameplay é mais semelhante com a série DesertStrike/JungleStrike do que com shoot n ups.

Quanto ao Undeadline, a versão do X68000 tem 3 personagens pra escolher, e 8 fases. No mega voce só tem 1 personagem (não tem escolha) e só 6 fases. O audio do X68000 tambem é superior (principalmente as músicas) e gráficos um pouquinho melhores tambem. Sério, a versão do sharp X68K é bem melhor no geral, a do mega é capada demais.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
Eu joguei bem pouco quando tinha Mega, só muito ruim nesse tipo de jogo.


Valeu garoto! O PC Engine é muito forte nesse estilo, acho que é pau a pau.


Obrigado! Uma lista do Steam é bem fácil conseguir:
http://store.steampowered.com/tag/pt-br/Shoot 'em up (shmup) /#p=0&tab=NewReleases


Nem todos os jogos foram lançados no Japão e tem muita raridade aí no meio, vai preparando o bolso!


Dessa eu não sabia, são conversões de arcade?


Eu joguei mais shoot 'em ups quando tinha Saturn do que quando tinha Mega. Inclusive terminei Thunder Force V, levando em conta a minha habilidade no estilo, foi um grande feito.


Foi mal a atravessada Jack T! Eu falei sobre os jogos muito superficialmente, se você tiver com pique, aproveita o gancho e faça algo mais aprofundado!


Somos dois, sou uma negação nesses jogos.


Concordo 100%, muito das melhores trilhas do Mega estão nos shoot 'em up.


Muito desses jogos exigem, além de reflexos rápidos, a decoreba. Bem difíceis mesmo.


Trouble Shooter eu não conhecia e achei legal demais. Uma pena eu não ter jogado na época.


As maiores perdas nas conversões de arcade são nos SHMUPs verticais, que são adaptados para uma tela horizontal. Sub-Terrania é considerado um multidirecional shooter, que é um subgênero dos shoot 'em ups. É um jogo único no Mega e, como Space Invaders, entrou na lista por ser o estilo que ele mais se aproxima.
Undeadline eu só joguei a versão Sharp X68000 "por vídeo". Me pareceram bem próxima as duas, ambas excelentes, mas não sei dizer quais as diferenças entre elas.


Bem vindo ao time!


Valeu Evilkyo! Aproveita pra relembrar. :kjoinha
Esses foram o que consegui catalogar, mas acredito que tem mais:

BulletSoul
SiGi3i7.jpg


Akai Katana
cSC4UVt.jpg


DeathSmiles II
lNO2VhK.jpg


DeathSmiles
QB2oYjv.jpg


Caladrius
zC2ZkZp.jpg


DodonPachi Daifukkatsu Black Label
4NUz17b.jpg


DodonPachi Ressurection
mA3Twqj.jpg


DodonPachi Dai-ou-jou Black Label Extra
frBSAwQ.jpg


DodonPachi SaiDaiOuJou
tashDE5.jpg


Ginga Force
zia1MtN.jpg


Espgaluda II Black Label
owvOVrA.jpg


Eschatos
37gqNqo.jpg


Ketsui Kizuna Jigoku Tachi Extra
4RBJL8L.jpg


Mamoro Kun Wa Norowarete Shimatta
AEuK3Nl.jpg


Mushihime-Sama HD
zzqHrnZ.jpg


Muchi Muchi Pork & Pink Sweets
dswqCLz.jpg



Mushihime-Sama Futari Ver. 15
ee8Iito.jpg

Otomedius Excellent
KATPaOX.jpg

Raiden IV
PGFe1oZ.jpg


Radirgy Noa Massive
bgqimqO.jpg

Otomedius Gorgeus
ZaPTlCZ.jpg

Raiden Fighters Aces
FBDvk8F.jpg

Senko No Ronde Duo
l3FHpbT.jpg

Senko No Ronde Rev. X
r3tSeKk.jpg

Shooting Love 200x
u1xZ70Q.jpg

Shikigami no Shiro III
WQwuGOU.jpg

Shooting Love 10 Shuunen
grxSkTv.jpg

Strike Witches Shirogane no Tsubasa
iBYAZUi.jpg

Wartech: Senko no Ronde
0xq0AeJ.jpg

Under Defeat HD
eOw9SxG.jpg

Edit. A listagem contém apenas os lançados em disco. Se considerar Live Arcade tb entra Radiant Silvergun, Ikaruga, Sine Mora etc.
 
Ultima Edição:

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
Sega tem tradição nisso né, um dos últimos jogos do dreamcast que sempre ouvi falar e que nunca vi/joguei foi um tal de Ikaruga (algo assim) que sempre falaram super bem dele.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Meu estilo favorito de jogos...
Mega Drive é meu console preferido da geração dele, principalmente por causa dos ótimos shmups.
Meu primeiro jogo locado, qdo ganhei o mega, isso em 1990, foi o XDR. Não é uma grande jogo, mas pra quem vinha de Master System e MSX, qdo aluguei o cartucho e coloquei o fone de ouvido no Mega, foi um divisor de águas...
Tanto que depois, comprei o XDR na caixa, pra deixar de recordação...
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Sem zuera, eu acho que não passei da primeira fase do Thunder Force III :facepalm
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Undeadline no Mega consegue ser pior que a do MSX 2. Não tecnicamente, ja que a versão do Mega tem sprites maiores e não sofre da lentidão do MSX.
A versão do X68k é a mais caprichada mesmo...
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Mega tópico, com trocadilho por favor. :kcool

O único jogo dessa lista que eu tive o cartucho foi o Thunder Force 2, que foi lançado pela Tec Toy na primeira leva de games para o Mega Drive juntamente com outro título desta lista: Truxton.

Apesar de só ter tido o TF2, aluguei muitos "jogos de navinha" na época e conheci outros tantos via emulação anos mais tarde. O Hellfire faz jus ao nome (é difícil pra caramba) ! E Phelios era um dos que eu mais gostava. Belíssimo jogo ! Mais tarde eu baixei a versão para MAME, que é mais bonita ainda.
 
Topo Fundo