O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Espiríto natalino está diminuindo com a tecnologia? Fogos, piscas e enfeites..

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Eu será que estou ficando quarentão:knoel? Acabei de olhar na janela e mal achei três apartamentos com piscas..lembro também quando dava meia noite era fogotório até uns dez anos atrás, gente gritando na janela e varanda "Feliz Nataaaalll", hoje é muito pouco...
Não que eu esteja ligando, estou mais curioso mesmo é "o que aconteceu??" Será por causa da internet, whatsapp que a comunicação está mais fluida com pessoas mais distantes, e as pessoas não sentem necessidade extravasar tanto nessa data, o que será?
Até aqui tem poucos users com gorro de natal..
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.835
Reações
2.703
Pontos
749
as tradições foram sendo perdidas com o tempo. a cultura está sendo modificada.
nada contra os evangélicos, mas quando falo na minha loja que tô esperando começar o mes de dezembro pra colocar pisca pisca e enfeites de natal, os clientes da 'igreja seila o que das quantas' torcem o bico.
eu acho que, também, com o avanço da tecnologia, a criançada (que é a alma e quem faz o espírito do natal ficar legal nos lares) perdeu aquela graça e já são "adultos" o suficiente pra julgar toda a tradição de cafona.

eu achava bacana demais quando minha mãe me chamava pra arrumar a árvore no dia 01/12. Era tipo o começo daquela expectativa de qual presente eu iria receber.

A gente também assistia mais aos canais abertos da TV e a Globo, principalmente, apelava, apesar de ser muito bom esse apelo.
As propagandas, as reportagens, as chamadas dos filmes que seriam transmitidos no período natalino, até as novelas davam atenção a isso, mas hoje, sei lá, nem TV tenho mais em casa, praticamente. Meu filho só assiste YT e Netflix.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
A resposta é simples: o brasileiro está sem dinheiro para poder comprar os enfeites, decorações e luzes de natal, graças ao governo corrupto e ineficiente que gerou essa crise econômica, diminuindo o poder aquisitivo da população (com exceção de políticos, juízes, desembargadores e outros integrantes da alta casta).

Milhões de desempregados, imposto sobre mais imposto, a maioria das pessoas estão ganhando uma miséria, violência comendo solta, e diante de tanta preocupação a última coisa que elas querem é lembrar do barbudo vermelho, e não estamos falando daquele que está preso em Curitiba.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
A tecnológia está mudando e vai mudar muito mais todo o estilo de vida mundial

Agora até um grande percentual que estiver em festas natalinas estará prestando atenção em seu smartphone
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.731
Reações
9.187
Pontos
1.084
A galera tende a culpar a tecnologia e a crise, até concordo que isso influencia indiretamente, mas na minha opinião, o que movimenta o espirito natalino é uma coisa apenas: Crianças.

São pelas crianças que os pais enfeitam as casas, compram doces (chocotones, papai noel de chocolate), se importam de montar árvore de Natal para agradar elas, tem o gasto de dinheiro e o trabalho para se comprar presentes que vão agradar os pequeninos, visita-se o shopping pra eles falarem com o papai noel, enfim, fazem de tudo para manter a fantasia do Natal ser igual à fantasia que tiveram quando eles próprios eram crianças, lembrando que na infância, TUDO é mais mágico.

Isso tudo faz com que o espirito natalino seja aceso, se você não tem mais crianças na família você praticamente não tem animo pra se fazer essas coisas todas e o Natal vira uma tradição de juntar a família pra beber e comer juntos.

O problema é que hoje faltam casais que queiram ter filhos. Fui num aniversario de 1 ano da filha de um amigo meu, ele é o primeiro pai da mulekada, tinha pouquíssimas crianças (chuto umas 4) brincando no buffet, enquanto tinha mais de 70 adultos (a grande maioria solteiro) que foi ali pra tomar cerveja e comer, totalmente diferente do meu aniversario de 1 ano (sim eu tenho a fita VHS), onde quase todos adultos eram casais (solteiro parecia ser bem minoria) e cada casal tinha de 2 a 3 filhos, então a festa era lotada de pirralho bagunçando de um lado pro outro.

Na minha própria família, nos Natais da minha infância éramos 6 crianças (eu, minha irmã e 4 primos) e nossos pais se esforçavam pra deixar o espirito natalino vigorando, hoje, de nós seis, com média de 30 anos de idade, NENHUM tem filho ainda.
 
Ultima Edição:


Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
natal bom é natal morto

essa data foi ficando cada ano mais triste, as pessoas foram se afastando, lembro que nas antigas todo ano a família da minha mãe se juntava pra fazer amigo secreto no dia 24, antes das comemorações principais (ai era cada um na sua casa, que ficam tudo no mesmo bairro, distancia de 100~200m)

hj nego nem sequer vai na casa dos outros, maximo manda um cartão de natal no grupo da familia no whats

a gte ainda faz festa pq meu primo faz questão e é um comes e bebes legal
se fosse por mim a gte só assava um carne e já era

quanto aos fogos, tomara que tenha cada vez menos
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.498
Reações
12.713
Pontos
1.634
Eu será que estou ficando quarentão:knoel? Acabei de olhar na janela e mal achei três apartamentos com piscas..lembro também quando dava meia noite era fogotório até uns dez anos atrás, gente gritando na janela e varanda "Feliz Nataaaalll", hoje é muito pouco...
Não que eu esteja ligando, estou mais curioso mesmo é "o que aconteceu??" Será por causa da internet, whatsapp que a comunicação está mais fluida com pessoas mais distantes, e as pessoas não sentem necessidade extravasar tanto nessa data, o que será?
Até aqui tem poucos users com gorro de natal..
Não só com o natal, mas acho com tudo!
Muitas coisas tradicionais e populares estão se acabando com isso.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.498
Reações
12.713
Pontos
1.634
as tradições foram sendo perdidas com o tempo. a cultura está sendo modificada.
nada contra os evangélicos, mas quando falo na minha loja que tô esperando começar o mes de dezembro pra colocar pisca pisca e enfeites de natal, os clientes da 'igreja seila o que das quantas' torcem o bico.
eu acho que, também, com o avanço da tecnologia, a criançada (que é a alma e quem faz o espírito do natal ficar legal nos lares) perdeu aquela graça e já são "adultos" o suficiente pra julgar toda a tradição de cafona.

eu achava bacana demais quando minha mãe me chamava pra arrumar a árvore no dia 01/12. Era tipo o começo daquela expectativa de qual presente eu iria receber.

A gente também assistia mais aos canais abertos da TV e a Globo, principalmente, apelava, apesar de ser muito bom esse apelo.
As propagandas, as reportagens, as chamadas dos filmes que seriam transmitidos no período natalino, até as novelas davam atenção a isso, mas hoje, sei lá, nem TV tenho mais em casa, praticamente. Meu filho só assiste YT e Netflix.
Curioso o lance dos evangélicos, nunca parei para pensar nisso. kkkkkkkkkk
Minha esposa e eu somos e acho normal ter arvore de natal... inclusive ela gastou meu $$ com isso :( kkkkkkkk
Se fazer tudo no pé da letra o que fala... tu para de viver.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.498
Reações
12.713
Pontos
1.634
A galera tende a culpar a tecnologia e a crise, até concordo que isso influencia indiretamente, mas na minha opinião, o que movimenta o espirito natalino é uma coisa apenas: Crianças.

São pelas crianças que os pais enfeitam as casas, compram doces (chocotones, papai noel de chocolate), se importam de montar árvore de Natal para agradar elas, tem o gasto de dinheiro e o trabalho para se comprar presentes que vão agradar os pequeninos, visita-se o shopping pra eles falarem com o papai noel, etc.

Isso tudo faz com que o espirito natalino seja aceso, se você não tem mais crianças na família você praticamente não tem animo pra se fazer essas coisas todas e o Natal vira uma tradição de juntar a família pra beber e comer juntos.

O problema é que hoje faltam casais que queiram ter filhos. Fui num aniversario de 1 ano da filha de um amigo meu, ele é o primeiro pai da mulekada, tinha pouquíssimas crianças (chuto umas 4) brincando no buffet, enquanto tinha mais de 70 adultos (a grande maioria solteiro) que foi ali pra tomar cerveja e comer, totalmente diferente do meu aniversario de 1 ano (sim eu tenho a fita VHS), onde quase todos adultos eram casais (solteiro parecia ser bem minoria) e cada casal tinha de 2 a 3 filhos, então a festa era lotada de pirralho bagunçando de um lado pro outro.

Na minha própria família, nos Natais da minha infância éramos 6 crianças (eu, minha irmã e 4 primos) e nossos pais se esforçavam pra deixar o espirito natalino vigorando, hoje, de nós seis, com média de 30 anos de idade, NENHUM tem filho ainda.
Eita porra, bem pensado sobre esse assunto.
digo tb do enfraquecimento da industria infantil, pelo menos na tv.... década de 80 acho que foi bem mais forte neste aspecto.
Parecia tudo voltado mais para a criança. Xuxa que o diga.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.590
Pontos
1.044
Eu DETESTO Natal.
DETESTO o clima.
Lá em casa é só tomar banho, colocar a roupa mais nova, passar perfume e sentar na sala para ver algum especial em volume baixo na TV enquanto um som toca músicas propícias em volume um pouco mais alto.
De braços cruzados fico na sala com meus poucos familiares enquanto as comidas sãos postas à mesa.
E é isso.
Depois que todos vão dormir, eu ligo o videogame e vou até tarde.

Se eu sou triste por isso ? Eu AMO isso !!!!
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
727
Reações
2.060
Pontos
433
a cidade que trabalho, a prefeitura faz aquelas decorações de pet e recicláveis, pneus...afff...feio pra caramba..alegam crise
poxa... o led tá ai ...barato e durável
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.305
Reações
90.161
Pontos
1.503
Só não tenho árvore por causa dos gatos. Então enfeito a janela com pisca-pisca.
Acho que a redução do número de crianças ajuda nesse esfriamento, juntamente com a secularização de nossa sociedade e sua mercantilização. Virou só uma data para gastar ao invés de transmitir valores. Pessoal tá até evitando de falar Feliz Natal e usando o Boas Festas.
 

Takeji Yakabi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.942
Reações
1.436
Pontos
279
Para dizer que a culpa é da tecnologia é preciso criar uma relação direta com causa e efeito, digo isso pq hoje em dia as pessoas botam a culpa na tecnologia pra tudo, tudo que é de negativo ou que de primeiro momento pareça ser ruim a culpada é a tecnologia.
Eu acho que o que acontece é que as coisas simplesmente mudam, as pessoas mudam e o mundo muda, cada geração é marcada por suas músicas, seus filmes, artistas e até costumes, é provavel que as crianças lá no futuro questionem as mudanças que ocorreram na sociedade durante o passar dos anos.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.886
Pontos
1.003
Fogos? Nunca ouvi falar disso em Natal kek
Aqui na minha rua todos os condominios já colocaram os piscas, só o nosso que não mas eu to tentando falar com os moradores pra gente arrumar isso ai. Eu sempre coloco um pisca verde aqui perto da mesa do PC, gosto de luzes


A resposta é simples: o brasileiro está sem dinheiro para poder comprar os enfeites, decorações e luzes de natal,
O pessoal deveria se acostumar a não comprar esse negocio em xopi, os pisca chinezin são tudo barato aqui
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.276
Pontos
1.003
Nunca mais galera, nunca mais... Como eu queria rever esse comercial em HD e o mesmo marketing que era feito na época..



E olha que tenho 23 anos.... :(
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Quando era pequeno eu gostava das decorações de natal, achava bonito e tal, mas parece que com o passar dos anos esta perdendo o sentido... Eu ainda sou a favor para divertir as crianças e tal, mas com essas gerações mais modernas parece que a cada ano vai diminuir menos.

O mais curioso é que esta se popularizando cada vez mais essas fitas de LED modernas, que daria para fazer coisas bem legais na época do natal, daria para decorar uma casa que nem o Férias Frustradas de natal, antigamente o pessoal aqui em casa comprava aqueles pisca piscas do Paraguai para decorar para o natal, mas mesmo com toda a tecnologia o pessoal esta perdendo o interesse... :klol
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Apesar da data ter morrido pra mim, eu gosto do espírito natalino. Sinto falta da festa natalina na casa dos parentes, já tem alguns anos que no natal meu pai e a esposa dele vai passar o natal com a familia dela e eu passo o natal em casa assando uma carne ou comendo salpicão sozinho, depois vou pro pc jogar e enxer o saco do povo no csgo dando feliz natal para todos. Triste mas fazer o que, natal é uma data de família, como não tenho... me contento com dar feliz natal para randoms.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Pior que eu ficava mó felizão quando chegava essa época do ano, não pelos presentes, mas sim pelas férias. Eu não sei como anda a televisão, mas na época em que eu era criança sempre tinha umas programações que retratava o natal e o fim de ano. Hoje eu nem ligo muito para o natal, vejo que é legal comemorar e tals, mas que não é mais a mesma coisa de quando eu era criança.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Todo ano colocamos uns enfeites pra dar um "up" no animo. Sempre curti os pisca-pisca, huehue!
Mas com os problemas financeiros acabamos ocupando a nossa mente apenas com os problemas, e juntando o fato de não haver quase nenhuma criança na familiar, as coisas vão esfriando. (De uns 50 familiares, apenas 4 tem menos de 14 anos).
Depois que fiquei grande (acima de 15 anos) comecei a ficar de fora das festas de fim de ano, como aqui sempre inventam de fazer churrasco e bebedeira (e como não bebo) acabo preferindo ficar em casa mesmo. Ano passado, por exemplo, passei a madrugada jogando poker na pokerstars... Este ano vai ser diferente... ficarei trabalhando ou terminando meu site...

Até a programação nostálgica não temos mais...
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.276
Pontos
1.003
Apesar da data ter morrido pra mim, eu gosto do espírito natalino. Sinto falta da festa natalina na casa dos parentes, já tem alguns anos que no natal meu pai e a esposa dele vai passar o natal com a familia dela e eu passo o natal em casa assando uma carne ou comendo salpicão sozinho, depois vou pro pc jogar e enxer o saco do povo no csgo dando feliz natal para todos. Triste mas fazer o que, natal é uma data de família, como não tenho... me contento com dar feliz natal para randoms.
Hauahauau preciso arrumar meu mic, final do ano passado fizemos cantigas no online 4fun
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.163
Reações
11.933
Pontos
753
Na minha cidade é só na praia.
O resto da cidade é toda morta.
A cidade é cinza.:klol
As pessoas devem estar muito infelizes.
Quando criança tinha muito enfeite natalino pela cidade.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Acho que não é a tecnologia, sinceramente.
O mundo mudou muito, a molecada já não consegue ter aquela inocência que a gente tinha, ou mesmo aquele entusiasmo...o lance de esperar o Natal, etc.
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.427
Reações
26.343
Pontos
803
Mas falando sério agora. Eu nuca gostei da cidade toda emperiquitada de luzes e decorações, acho brega pra c***lho. Sem contar que, tenho por mim, que isso não faz bem às plantas e árvores.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Piscas e enfeites sim, são puro espírito natalino
Agora fogos é puro espírito de porco
Alguém ve graça nisso? Meus gatos ficam em pânico nessas datas por conta disso

SuperEnemy - você não curte ou vê graça por que tem motivos fortes (para você) para não curtir (seus gatos) - simples assim!

Se ninguém achasse graça nisto, não haveria tanta movimentação deste mercado em Natal e Ano Novo e tanto dinheiro "queimado" com isto.

Alegar que a pessoa que esta soltando tem espirito de porco por conta disso é, me desculpe, egocentrismo puro da sua parte - eu tenho uma cachorrinha, ela também se assusta muito:kduvida, na época de fogos eu coloco ela em um local isolado e ela fica totalmente de boa.

Dai você pode dizer que "gato é diferente" - bom, minha tia sustenta um lar para gatos abandonados na casa que era de meus avós e se não me engano já tem mais de 30 gatos que ela cuida pessoalmente e nunca vi ela se quer soltar um comentário do calibre que você soltou. :kjoinha
 
Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.731
Reações
94.297
Pontos
2.179
Para mim esquema de luzes e piscas nem combina com o Brasil. Muito disso vem que do hemisfério norte, onde justamente no fim de dezembro é o ponto mais alto do inverno astronômico, ou seja, eles tem as maiores noites do ano. Junta que a Europa por si só já é bem para o norte, essas luzes ajudavam/ajudam a amenizar a depre. Um pouco de luz na noites gigantes de dezembro.
Já no Brasil, hemisfério sul, temos justamente o contrário. Para mim é até irritante essa iluminação toda, sendo que o Sol ficou torrando a gente por 13 horas + crepúsculo. Sem falar que sem neve também quebra o clima aconchegante.
 

Androide paranoico

Ser evoluído
Mensagens
38
Reações
98
Pontos
33
As pessoas estão percebendo que o Natal é uma data deprimente. Em segundo lugar, estamos todos cansados da falsidade de fim de ano e o sentimento amargo próximos a esta data estão aparecendo de forma mais espontânea. Há menos cristãos hoje do que há 15 anos atrás no Brasil, embora o Natal seja mais uma festa pagã, 25 de dezembro é o nascimento de Jesus, e no séc 21 ninguém mais se importa com ele. Por exemplo, eu não celebro essas merdas de fim de ano, e minha opinião a respeito é sempre a mais distante e sombría possível. É incrível como o tempo passou rápido, e a minha teoria é esta; Como estamos no meio de um século deprimente e caótico essa esperança e felicidade que é celebrada no Natal diminui a cada ano para cada indivíduo, de modo que a depressão no final do ano está aparecendo mais naturalmente e já é multua, a 10 anos atrás as festas eram maiores pois todo mundo era 10 anos mais jovem, agora 10 anos depois a esperança diminuí, como diminui a cada ano para cada indivíduo conforme eles despertam, e a sensação de falta de sentido na vida e solidão pura próximos a esta data também já se tornou mútuo. Em contraparte, as famílias que constroem árvores de Natal muito antes dele têm 40% de chance a mais de serem mais felizes segundo os artigos científicos.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.696
Pontos
1.048
Acho que no Brasil, por conta da conjuntura atual, o fato de não ter muitos pisca-piscas e enfeiteis é por pura questão de prioridade e economia. Além de economizar na luz se economiza não comprando os enfeites. Aqui em casa já arrumamos a árvore e fomos ver os piscas / enfeites, tudo caro. Pagar R$ 50,00 em um conjunto de 06 bolas de natal de plástico pra depois ficarem um ano numa caixa fechada, muita gente já não ver com bons olhos isso.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu acho que isso tem um pouco de influencia com a baixa natalidade (trocadilho sem querer) também: como as famílias em geral estão com menos crianças em casa elas estão se sentindo menos motivadas a enfeitar tudo.

Aqui em casa nós sempre enfeitávamos tudo. Conforme a família foi envelhecendo nós paramos com árvore de natal e tudo mais e de vez em quando colocávamos alguns pisca-pisca na sacada, mas hoje em dia nem vale a pena porque passamos o natal na praia.

Pessoalmente eu nunca fui muito fã desses enfeites. Acho que o natal tem muito "espírito" do hemisfério norte que não transmite bem para a nossa realidade. Eu percebi isso desde quando eu era bem pequeno e não entendia porque os filmes natalinos eram todos sobre frio, família juntinha na sala e tudo mais enquanto aqui nós estávamos em um calor desgraçado que só de ficar perto de outra pessoa já dava uma agonia.

E fogo de artifício eu sempre achei babaquice no natal.
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.434
Pontos
484
SuperEnemy - você não curte ou vê graça por que tem motivos fortes (para você) para não curtir (seus gatos) - simples assim!

Se ninguém achasse graça nisto, não haveria tanta movimentação deste mercado em Natal e Ano Novo e tanto dinheiro "queimado" com isto.

Alegar que a pessoa que esta soltando tem espirito de porco por conta disso é, me desculpe, egocentrismo puro da sua parte - eu tenho uma cachorrinha, ela também se assusta muito:kduvida, na época de fogos eu coloco ela em um local isolado e ela fica totalmente de boa.

Dai você pode dizer que "gato é diferente" - bom, minha tia sustenta um lar para gatos abandonados na casa que era de meus avós e se não me engano já tem mais de 30 gatos que ela cuida pessoalmente e nunca vi ela se quer soltar um comentário do calibre que você soltou. :kjoinha
Ja vi que vc deve ser fogueteiro kkkk
Zueras a parte

Mas nem vejo isso como algo cultural
Sou daqueles tb que não gosta muito de barulhos de nenhuma especie, principalmente dos que ultrapassam os decibéis necessários

Pior que moro no litoral, e aqui isso esta muito enraizado, então o problema sou eu mesmo

Mas os gatos e cachorros tb sofrem, isso sem contar crianças especiais e idosos
Só fiz a piada do espírito de porco pq veio na cabeça na hora, não penso assim não
 

vkiske

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
713
Reações
1.532
Pontos
583
Soltar fogos, os barulhentos apenas, é espírito de porco sim. Não é bonito, o único propósito é fazer barulho e incomodar. Egocentrismo e focar em si e e não se preocupar com os outros, e, como já disseram, independente de se ter animais ou idosos em casa, os fogos prejudicam e até muitas vezes matam cães e gatos, por exemplo, logo... Não digo que todos que soltam são espírito de porco, mas é sim uma atitude de espírito de porco.
 
Topo Fundo