O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(Esquentando a polêmica) PC Gamer X Consoles

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.758
Reações
92.911
Pontos
1.353
Bem , é muito mais comum as pessoas já terem TVs antes de comprar um console do que Monitores/TV dedicados a um computador, não só pra jogar, mas pra filmes, jornal, esporte

Tipo claro que dá pra montar um PC e usar como console na sala de está , ou teclado sem fio , mas normalmente as pessoas não vão fazer isso.

Claro que tem o movimento de comprar uma TV4K pra aproveitar ao máximo os novos consoles , mas o ponto que incomodou foi a falta de noção dos preços baixissimos já não é a realidade nem no ano passado.

Não importa.
Se é uma matéria pro jornal pra ditar o que é melhor.
Tem que deixar claro.
Eu mesmo nem tenho tv.
A do meu apartamento é emprestado da imobiliária.
Imagina se eu fosse um Noob lendo essa joça.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
PC só tem custo beneficio hoje, pra quem já está na plataforma e precisa apenas de pequenos upgrades , mesmo gpu , mas pra entrar, tipo do zero? Só se for ir no Notebook com 1650 e olha lá mesmo ,e sabemos que Notebooks aí perdem 90% das vantagens de upgrades do PC Desktop

Sinceramente, talvez até seja melhor ficar nos consoles por um tempo e depois migrar pro PC quando as coisas melhorarem, principalmente casual players
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
PC só tem custo beneficio hoje, pra quem já está na plataforma e precisa apenas de pequenos upgrades , mesmo gpu , mas pra entrar, tipo do zero? Só se for ir no Notebook com 1650 e olha lá mesmo ,e sabemos que Notebooks aí perdem 90% das vantagens de upgrades do PC Desktop

Sinceramente, talvez até seja melhor ficar nos consoles por um tempo e depois migrar pro PC quando as coisas melhorarem, principalmente casual players
No futuro eu planejo ter só um notebook com uma APU e uma eGPU em casa, acho que esse tipo de coisa esta cada vez mais viável. Seria o hardware perfeito pra mim.

Mas claro notebooks tão com os preços ridículos também, o Brasil não ajuda.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Essa história é cheia de "SE"s.

Montar um PC equivalente a um videogame é bem mais caro que o console em questão - especialmente nos tempos atuais. A equivalência e, provavelmente, economia do PC viria depois, na compra de jogos e diferença de valores a gastar - ou não gastar, como não necessidade de assinatura pra jogar online.

Mas tem outros aspectos não mensuráveis em cifras monetárias que devem entrar no cálculo também, tais como biblioteca disponível (onde o PC acaba vencendo, especialmente na nova direção que as grandes players do mercado estão tomando), e comodidade, onde videogame ou PC podem ser os vencedores, dependendo do perfil de quem usa. Por exemplo, eu tenho um PC, mas tem uma série de games que simplesmente não tenho paciência de jogar nele. "Ah, mas você pode conectar no seu televisor". Não acho prático. Meu PC é, também, minha ferramenta de trabalho. Não o deixo perto da TV da sala, e acho um saco sair com o gabinete em baixo do braço. Nada prático. No caso do PC, se você for jogador de games tipo FPS, RTS ou competitivos, é a plataforma mais apropriada pra isso, pelos recursos nativos que oferece.

Se estivéssemos analisando um gráfico, o custo de entrada do PC é maior, e a curva decai na medida em que se vai consumindo games e serviços. Enquanto que a dos consoles inicia mais baixa, e vai aumentando com o tempo e consumo. Há um ponto de equivalência, e o que separa um lado e o outro do gráfico é o quanto o usuário consome de jogos. Se é um usuário mais seleto, que compra poucos jogos por geração, é possível que o videogame ainda seja mais barato. Se for um usuário que jogue muitos games, certamente o PC vai se demonstrar mais econômico.

No fim, são, sim, produtos com perfis diferentes. Um mesmo usuário pode consumir ambos, mas, provavelmente, acabará usando cada um em momentos ou situações específicas, pois mesmo ele reconhecerá que há situação mais cômoda em cada caso. Meu caso, que defini que FPS Multiplayer prefiro jogar no PC, e os demais jogos jogarei no PS5.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
Não importa.
Se é uma matéria pro jornal pra ditar o que é melhor.
Tem que deixar claro.
Eu mesmo nem tenho tv.
A do meu apartamento é emprestado da imobiliária.
Imagina se eu fosse um Noob lendo essa joça.
.
Mas a matéria já tá bem errada em outros pontos, a da TV é o menor delas , facilmente mais de 80% da população no Brasil tem TV, e pode ter certeza que hoje a grande vasta maioria é pelo HD com entrada HDMI tranquilamente, e todos consoles no minimo aceitam 720p

Agora ter um monitor ,e olha que pode ser apenas monitor, é um custo adicional que vai existir na maioria das vezes(quando a pessoa não teve um pc dedicado antes) , muito mais que consoles, e olha que aqui eu uso uma TV de 20 polegadas , TV mesmo no meu computador, porque o som sai direto, senão é era um monitor dedicado(que não tá barato ultima vez que vi, começo desse ano, peguei um de 570 reais na Magazine pra dual tela no note da minha mãe), caixinha de som ou headset já acessório extra obrigatório.

Existe muito cenários, que a reportagem é bem limitada em não comentar ou apontar, não serve de muito
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.965
Pontos
1.304
Eu em 2019 em um tópico desses : Deixa eu ir ali dar minha opinião.

Eu em 2021 : Nah, this is bait.

Tô curado dessa doença.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 


IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
Essa história é cheia de "SE"s.

Mas tem outros aspectos não mensuráveis em cifras monetárias que devem entrar no cálculo também, tais como biblioteca disponível (onde o PC acaba vencendo, especialmente na nova direção que as grandes players do mercado estão tomando), e comodidade, onde videogame ou PC podem ser os vencedores, dependendo do perfil de quem usa. Por exemplo, eu tenho um PC, mas tem uma série de games que simplesmente não tenho paciência de jogar nele. "Ah, mas você pode conectar no seu televisor". Não acho prático. Meu PC é, também, minha ferramenta de trabalho. Não o deixo perto da TV da sala, e acho um saco sair com o gabinete em baixo do braço. Nada prático. No caso do PC, se você for jogador de games tipo FPS, RTS ou competitivos, é a plataforma mais apropriada pra isso, pelos recursos nativos que oferece.

Você poderia comprar um cabo HDMI de 10/15 metros(uso um , mas só pra vê filme) , e ainda não seria prático como conectar o console e deixar ele pronto pra uso na TV , e o problema que esbarraria seria controles sem fio ou cabo extensores usb , situacional até vá, mas entra justamente no cenários de SE como dito
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Eu em 2019 em um tópico desses : Deixa eu ir ali dar minha opinião.

Eu em 2021 : Nah, this is bait.

Tô curado dessa doença.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Hoje em dia tenho comigo que não existe plataforma definitiva, e pode até ser que vez ou outra deixe transparecer uma queda maior pelo PC, mas amadureci bastante nesse aspecto. Outra coisa tb é quando alguém fala que detesta PC por isso e aquilo, deixo o cara expressar tranquilamente sua opinião, mesmo que no modo hater, parece que vc querer provar que a pessoa está errada, só alimenta ainda mais o ódio que ela tem com a plataforma. rs


Enfim.
 

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.166
Reações
2.687
Pontos
453
PC só tem custo beneficio hoje, pra quem já está na plataforma e precisa apenas de pequenos upgrades , mesmo gpu , mas pra entrar, tipo do zero? Só se for ir no Notebook com 1650 e olha lá mesmo ,e sabemos que Notebooks aí perdem 90% das vantagens de upgrades do PC Desktop

Sinceramente, talvez até seja melhor ficar nos consoles por um tempo e depois migrar pro PC quando as coisas melhorarem, principalmente casual players
Eu tenho um notebook com esta placa. Uso pra trabalhar. Testei um ou dois jogos. Sem condições. Só quem quer "brincar" mesmo.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.758
Reações
92.911
Pontos
1.353
.
Mas a matéria já tá bem errada em outros pontos, a da TV é o menor delas , facilmente mais de 80% da população no Brasil tem TV, e pode ter certeza que hoje a grande vasta maioria é pelo HD com entrada HDMI tranquilamente, e todos consoles no minimo aceitam 720p

Agora ter um monitor ,e olha que pode ser apenas monitor, é um custo adicional que vai existir na maioria das vezes(quando a pessoa não teve um pc dedicado antes) , muito mais que consoles, e olha que aqui eu uso uma TV de 20 polegadas , TV mesmo no meu computador, porque o som sai direto, senão é era um monitor dedicado(que não tá barato ultima vez que vi, começo desse ano, peguei um de 570 reais na Magazine pra dual tela no note da minha mãe), caixinha de som ou headset já acessório extra obrigatório.

Existe muito cenários, que a reportagem é bem limitada em não comentar ou apontar, não serve de muito

Pô.
Comprar um ps5 pra jogar a 720p é tipo o cara comprar uma rtx3080 pra jogar Minecraft. :klolz


E deve ter um monte de gente que já tem monitor. Ou conhece alguém que vende monitor a troco de pão, principalmente nessa onda de upgrade de fuhd pra 1440p/4k.

Além de que, se o cara mora apertado, da pra simplismente plugar o Pc na tv e jogar/usar igual monitor. Vários anos atrás quando eu tinha console, eu tinha tv e usava a tv como monitor primário. :klolz
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Pô.
Comprar um ps5 pra jogar a 720p é tipo o cara comprar uma rtx3080 pra jogar Minecraft. :klolz


E deve ter um monte de gente que já tem monitor. Ou conhece alguém que vende monitor a troco de pão, principalmente nessa onda de upgrade de fuhd pra 1440p/4k.

Além de que, se o cara mora apertado, da pra simplismente plugar o Pc na tv e jogar/usar igual monitor. Vários anos atrás quando eu tinha console, eu tinha tv e usava a tv como monitor primário. :klolz

Minecraft com path tracing e texturas em alta resolucao;POM, a rtx 3080 trabalha que nem gente grande.

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.766
Reações
80.005
Pontos
1.839
Assim, eu sou defensor de PC como equipamento para jogos, mas não tem como discutir preço de PC minimamente bom para jogos hoje, com o preço do console pronto para tal. O valor de uma VGA média já é quase o preço de um console.

O XBOX Series S mesmo, hoje é o melhor custo benefício.

SS pegou o que tinha de positivo no PC (jogo mais barato) com o que tem de positivo em console (maquina mais barata).

Não é o que um entusiasta quer...mas é o que um entusiasta poderia ter numa boa se fosse o que o bolso permitisse. Mas numa boa mesmo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.965
Pontos
1.304
Hoje em dia tenho comigo que não existe plataforma definitiva, e pode até ser que vez ou outra deixe transparecer uma queda maior pelo PC, mas amadureci bastante nesse aspecto. Outra coisa tb é quando alguém fala que detesta PC por isso e aquilo, deixo o cara expressar tranquilamente sua opinião, mesmo que no modo hater, parece que vc querer provar que a pessoa está errada, só alimenta ainda mais o ódio que ela tem com a plataforma. rs


Enfim.

Para a minha pessoa a "plataforma única" está cada vez mais próxima, com a Sony flertando com o PC eu passo de 3 plataformas para 2 e só mantenho o Switch por ser portátil, porque do jeito que as coisas andam a emulação no Switch já o substitui praticamente.

Mesmo com todos os problemas do PC ele ainda acaba sendo melhor para mim, hoje o único defeito do PC é não ter os jogos da Sony e eu espero que isso mude, já os jogos Nintendo de forma oficial talvez em 2040 eles pensem nisso.
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.660
Reações
6.673
Pontos
453
Já tive muito PC, já joguei muito em PC, mas inevitavelmente voltava para os consoles.

PC precisa ter muita paciência pra certas coisas, e na minha idade não é mais meu perfil. Às vezes acho que dei muito azar com os que eu tive em termos de problema, às vezes acho que a plataforma é assim mesmo.

Para quem joga Warzone, Fortnite, CS, ou esses early access promissores da Steam etc, é ótimo. Quem quer jogar os lançamentos da indústria, joga muitos games diferentes etc, acredito que não compensa.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.123
Reações
6.467
Pontos
1.049
Cada plataforma tem prós e contras. Pessoalmente sempre gostei dos PCs, mas os preços atuais estão proibitivos. Acredito que durante o ano que vem a situação volta ao normal e o PC volta a ficar mais interessante por ter até jogos da Sony agora.

Mas hoje uma placa de vídeo boa sozinha custa mais que o PS5+XSX. Então não vale a pena mesmo para maioria. Mesmo para quem gosta de jogar em PC.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.851
Pontos
1.214
PC sempre vai ser mais caro, não tem nem o que discutir. Única forma do PC igualar em custo/benefício é se comprar MUITO jogo pra compensar a diferença de custo inicial.

Qualquer um que jogue em PC sabe disso e fez a escolha com base em outros benefícios da plataforma (retro praticamente ilimitada, possibilidade de upgrades, jogos antigos rodam melhor em hardwares novos sem depender de produtoras, liberdade de configuração, etc.).

Essa matéria está com valores bem desatualizados também, depois da explosão do dólar nem consoles e nem PCs custam de 2 a 4 mil.
Comprar muito jogo e não jogar 80% deles. Esse fator esquecem de colocar na equação. Por mais barato que seja os jogos no PC (atualmente a diferença tá diminuindo pra pior), se vc compra e não joga, vc simplesmente gasta dinheiro. Aí a vantagem vira prejuízo...
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
Pô.
Comprar um ps5 pra jogar a 720p é tipo o cara comprar uma rtx3080 pra jogar Minecraft. :klolz


E deve ter um monte de gente que já tem monitor. Ou conhece alguém que vende monitor a troco de pão, principalmente nessa onda de upgrade de fuhd pra 1440p/4k.

Além de que, se o cara mora apertado, da pra simplismente plugar o Pc na tv e jogar/usar igual monitor. Vários anos atrás quando eu tinha console, eu tinha tv e usava a tv como monitor primário. :klolz

O Venn levantou esse ponto e já fiz isso , é uma experiência legal(EDF5 tela dividida) mas tá longe de ser prático para a grande maioria, e coloquei 720p no minimo, porque sendo sincero , todo mundo que conheço tem uma TV 1080p no minimo, nem sei se era porcausa da Copa, mas não queria ser presunçoso pra assumir que seria o caso da grana maioria, mas o minimo tem.

E claro que quando falamos de um TV 720p, duvido que Series S não seria uma boa opção melhor a esse usuário que já tem essa TV.

Monitor é bem menos comum do que tu imagina na boa, mas enfim, os pontos piores da matéria são as outras coisas.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
Eu tenho um notebook com esta placa. Uso pra trabalhar. Testei um ou dois jogos. Sem condições. Só quem quer "brincar" mesmo.

Sim, é pra rodar no minimo mesmo e vendo os preços hoje é quase um Series X em valor na média , mas em parte já seria um kit completo precisando apenas de um mouse(a tela do notebook substitui o Monitor, ou até mesmo pra ligar na TV é mais prático que uma desktop.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.123
Reações
6.467
Pontos
1.049
Comprar muito jogo e não jogar 80% deles. Esse fator esquecem de colocar na equação. Por mais barato que seja os jogos no PC (atualmente a diferença tá diminuindo pra pior), se vc compra e não joga, vc simplesmente gasta dinheiro. Aí a vantagem vira prejuízo...

Mas isso não é exclusividade dos PCs. O que tem de gente que compra jogo e não joga em qualquer plataforma não é brincadeira. :klol
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Consoles
  • hardware mais barato
  • mídia física
  • pirataria (no caso do Switch)
PC
  • pirataria
  • jogos digitais mais baratos
  • não tem que pagar mensalidade pra jogar online
 

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Mas isso não é exclusividade dos PCs. O que tem de gente que compra jogo e não joga em qualquer plataforma não é brincadeira. :klol


Mas isso é normal, hoje mesmo com 37 anos, 2 filhos, job das 08 até as 05 dias normais, e das 08 até as 19h dias mais corridos aqui na empresa, chega em casa, eu tenho um pc da nasa, com 300 titulos na fila pra zerar fora no switch, mas cadê que sobra disposição, só quero dar uma relaxada com a mulher e descansar pro próximo dia, no máximo a 1hrinha que ainda consigo jogar, acabo jogando 2 partidinhas de dota turbo, só pra não ficar no vazio.
E só tiro 1 dia de folga terça, dai acabo jogando mais os competitivos e a lista continua eterna :khuebr.
Antigamente sem tanta rotina que não te tira todo tempo e desgasta, era suave zerar muito mais jogos, tanto que no lockdown mandei vários a séculos esperando, pra lista do que finalizei, mas toda hora que bate uma promo num jogo que vc quer, vc acaba comprando, já que R$ não é mais o problema, com aquela esperança de jogar, mas a realidade é outra kkkkkk
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.232
Reações
10.934
Pontos
503
Exato, ficam comparando só com o digital. A mídia física é a maior vantagem dos consoles e não pode ser desconsiderada (claro que tem jogo que mesmo a mídia física nunca fica barata, depende da publisher).


Da pra se virar de boa com CPU, placa mãe, mouse e SSD bem mais modestos que isso ai também. Não é como se o cara que joga num Series S ou num console da geração passada não esta também fazendo vários sacrifícios.

O cara querer ter tudo do bom e do melhor vai ser caro mesmo, tudo com RGB, placa mãe com infinitos recursos que não serão utilizados, memoria super cara em excesso e por ai vai. No passado eu já tive gabinete gabinete fodão, cooler Noctua que custava o preço de um console, etc, no fim quem vai ditar o grosso do desempenho vai ser a GPU (claro que superado o mínimo de memoria e CPU para o jogo rodar, e esse mínimo é quase sempre determinado pelos consoles lá de 2013).

GPU é o que esta matando, 2000 reais para algo bem básico que existias a anos e anos atrás é para o cara traumatizar com o PC.

Na Avell tem opções bem melhores a serem montadas com preço "mais em conta", mas se for analisar friamente, são notebooks gamers que batem de frente com PS4 PRO, X1X e principalmente Séries S.



Tudo aquilo a ser considerado, desde tela 144hz 100%RGB e SSD Nvme e tals, é um caso a se pensar, consoles hoje em dia pra pagar cada jogo full price chega a ser insanidade com opções da EA Acess, Steam, o famigerado p2w ou multiplayer free, gamepads diversos, emuladores, muitos jogos que são segregados em outras plataformas, etc etc...


Console hoje em dia só se tiver grana pra limpar m** da b**
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.691
Pontos
1.899
Custo X Benefício tem que se levar em conta os benefícios todos. Se for pegar só jogo, é claro que, atualmente, o mais em conta é pegar um Xbox com Game Pass.

Mas quais os benefícios um console pode trazer além de entretenimento? Com o PC, tu consegue não só usar ele pra diversos afazeres, como tem a possibilidade de fazer até dinheiro com ele de diversas maneiras e fazê-lo se pagar.

O custo benefício ainda é, sim, muito maior do que comprar um console. Quem compra só pra jogar, pode até levar em conta só o fator "jogo". Mas a minoria que tem um PC usa só pra jogo. Ainda que o cara inicialmente compre só com esse intuito, eventualmente ele acaba fazendo outras coisas com o PC.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.295
Reações
19.851
Pontos
803
Custo X Benefício tem que se levar em conta os benefícios todos. Se for pegar só jogo, é claro que, atualmente, o mais em conta é pegar um Xbox com Game Pass.

Mas quais os benefícios um console pode trazer além de entretenimento? Com o PC, tu consegue não só usar ele pra diversos afazeres, como tem a possibilidade de fazer até dinheiro com ele de diversas maneiras e fazê-lo se pagar.

O custo benefício ainda é, sim, muito maior do que comprar um console. Quem compra só pra jogar, pode até levar em conta só o fator "jogo". Mas a minoria que tem um PC usa só pra jogo. Ainda que o cara inicialmente compre só com esse intuito, eventualmente ele acaba fazendo outras coisas com o PC.

Mesmo assim, como já falaram sai mais em conta um PC bem modesto que não rode jogos e um console dedicado a jogos, isso hoje e talvez até depois (evita distrações)

Não é tão maior assim não, ainda hoje é bizarro que lançam ainda jogos no PC sem splitscreen quando a versão de console tem, multiplataforma local é algo considerar
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
No final o que decide não são os jogos? Não adiantar console ser mais barato se não tem os jogos que jogo, e vice-versa, eu não compraria um switch apenas pra jogar Pokémon (apesar de ainda estar cogitando, mesmo com a existência de emulador).
Eu gastei quase 5k em um jogo (sim :ksnif), mas não daria esse valor em um console.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
No final o que decide não são os jogos? Não adiantar console ser mais barato se não tem os jogos que jogo, e vice-versa, eu não compraria um switch apenas pra jogar Pokémon (apesar de ainda estar cogitando, mesmo com a existência de emulador).
Eu gastei quase 5k em um jogo (sim :ksnif), mas não daria esse valor em um console.

que jogo?
 
Topo Fundo