O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EsquerdistOS] Estudioso que mostrou a incomPTência de periódicos de ciências é punido.

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Tá bom, o caso da standard oil, que teve que ter o monopolio quebrado via estado americano, pq qualquer empresa menor que aparecia eles compravam ou davam um jeito de falir.

No Brasil de fato talvez não seja muito feito, mas não estamos falando só de Brasil, vc vai pra uma Suiça da vida, a policia vai apurar os fatos, e é estatal.

tá bom amigo, vamos pegar um exemplo teu que não sei a area de atuação mas aparentemente era minuscula e vamos aplicar em um país do tamanho de um continente com mais de 200 milhoes de habitantes, as atribuições da policia federal dai fazemos o que? trafico de drogas por exemplo ou trabalho escravo vai ser atribuição de quem? fiscalização ambiental quem vai fazer? Não existe governo, não existem leis, se eu quiser matar um mico leão dourado eu mato na boa dai? Quem vai pagar fiscalização ambiental em um país com 8,5 milhoes de km quadrados?
Standard Oil jamais foi um monopólio. Ela foi a maior empresa de sua época simplesmente devido a enorme eficiência. Existiam centenas de refinarias competindo com ela.
O século 19 foi a época de maior prosperidade na história dos EUA. Isso graças aos princípios realmente de liberdade e liberalismo clássico que experimentaram: governo era minúsculo e o mercado era livre.
Foram as próprias empresas concorrentes (e não os consumidores), que ao não conseguir competir em eficiência com a Standard Oil, pressionaram pela criação da Interstate Commerce Commission (agência reguladora cuja função era regulamentar para garantir "taxas justas" e eliminar taxas discriminatórias. Foi abolida em 1995).

O historiador Thomas Woods, pesquisou exaustivamente como era a economia da época. Descreve com detalhes no livro: Politically Incorrect Guide to American History
https://www.amazon.com.br/Political...25114628_aud-594374058437:dsa-378859729351_c_

"Andrew Carnegie conseguiu, praticamente sozinho, fazer com que o preço do aço para ferrovias caísse de $160 por tonelada em meados dos anos 1870 para apenas $17 por tonelada já ao final dos anos 1890. Dada a importância do aço para uma economia moderna, essa brutal redução dos preços gerou maior riqueza e um maior padrão de vida para todos. De fato, Carnegie era tão eficiente que as 4.000 pessoas que trabalhavam em sua planta na cidade de Pittsburgh produziam três vezes mais aço do que os 15.000 trabalhadores da Krupp alemã, o mais moderno e renomado grupo industrial da Europa.

Da mesma forma, John D. Rockefeller foi capaz de reduzir o preço do querosene de $1 por galão para $0,10 por galão. As pessoas finalmente passaram a poder iluminar suas casas. Rockefeller também desenvolveu 300 produtos a partir dos resíduos que sobravam após o petróleo ter sido refinado. As alegações de que Rockefeller era um competidor "desleal" (seja lá o que isso signifique), a lamúria típica daqueles incapazes de ofertar um produto a preços que agradem aos consumidores, foram enterradas definitivamente meio século atrás pelos estudos de John S. McGee publicado no Journal of Law and Economics. (John S. McGee, "Predatory Price Cutting: The Standard Oil (N.J.) Case," Journal of Law and Economics 1 [Outubro 1958]: 137-69). É fato que a atual fundação Rockefeller é desprezível, mas não devemos confundi-la com os feitos do empresário Rockefeller.

Também temos de mencionar James J. Hill, que cresceu na pobreza, mas cujas habilidades empreendedoriais moldaram a Great Northern Railroad, uma linha férrea que ligava St. Paul, Minnesota, a Seattle, um enorme sucesso empresarial feito absolutamente sem qualquer subsídio governamental. Em 1893, quando as ferrovias subsidiadas pelo governo foram à falência, a linha férrea de Hill não apenas foi capaz de cortar suas tarifas, mas também de colher lucros substanciais."


Falando sobre a situação que defrontava a Standard Oil, Woods diz:

Em 1899 havia sessenta e sete refinarias de petróleo nos EUA, sendo que uma - a Standard Oil - predominava. Ao longo da década seguinte, o número aumentou gradualmente para 147 refinarias. Até 1900, a única concorrente substancial da Standard Oil era a Pure Oil Company, formada em 1895 por produtores da Pensilvânia com um capital inicial de $10 milhões. . . Já em 1906 ela desafiava o domínio que a Standard Oil tinha sobre oleodutos, construindo os seus próprios. E em 1901 a Associated Oil of California foi formada com um capital social de $40 milhões, em 1902 a Texas Company foi formada com um capital de $30 milhões, e em 1907 aGulf Oil foi criada com um capital de $60 milhões. Em 1911, o total de investimentos da Texas Company, Gulf Oil, Tide Water-Associated Oil, Union Oil of California e Pure Oil era de $221 milhões. De 1911 a 1926, o investimento da Texas Company cresceu 572%, o da Gulf Oil, 1.022%, o da Tide Water-Associated, 205%, o da Union Oil, 159%, e o da Pure Oil, 1.534%.

O declínio da Standard Oil veio antes da decisão judicial antitruste feita contra ela em 1911, sendo que esse declínio ocorreu "principalmente por sua própria incompetência - responsabilidade de sua administração conservadora e de sua falta de iniciativa".

Na realidade, era muito difícil para as grandes empresas da época, dado o livre-mercado brutal, manterem sua posição dominante em várias áreas industriais dos EUA do final do século XIX. Isso era válido para ramos industriais tão diversos quanto petróleo, aço, ferro, automóveis, maquinaria agrícola, cobre, acondicionamento de carne e serviços de telefonia. A concorrência era extremamente vigorosa.

Sempre que você ouvir líderes empresariais criticando o livre mercado, esteja certo de que eles estão querendo substituí-lo por um arranjo mais propenso a garantir seus lucros. Qualquer retórica que porventura possamos ouvir deles sobre os malefícios da suposta concorrência predatória, ou sobre a necessidade de se colocar de lado questões privadas para benefício do bem comum, é mera camuflagem criada para ludibriar os ingênuos (aqueles que cantam glórias à "responsabilidade social" dessas empresas), escondendo deles suas reais intenções.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo