O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Essa é a pior crise econômica que vocês vivenciaram enquanto adultos?

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.146
Reações
62.655
Pontos
1.253
Sou da década de 80, e enquanto adulto não lembro desse país tão na merd@ quanto agora. E o pior é que a perspectiva é de uma acentuada piora.

Alguém lembra de momento pior enquanto adulto?

Era Collor fazia desta crise atual uma marolinha... dinheiro de pinga!

Da noite pro dia Zélia Cardoso acabou com a nação inteira com o confisco de poupança. Gente comum a empresas simplesmente tinham capital num dia, no dia seguinte não tinham NADA!

Vários casos de suicídio ocorreram, devido a pessoas que economizaram, empresas que não tinham mais como investir, pagar, cumprir obrigações.

...

E o povão reelege este maldito pra senador :facepalm
 

Slow in Snow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.457
Reações
13.766
Pontos
503
Era Collor fazia desta crise atual uma marolinha... dinheiro de pinga!

Da noite pro dia Zélia Cardoso acabou com a nação inteira com o confisco de poupança. Gente comum a empresas simplesmente tinham capital num dia, no dia seguinte não tinham NADA!

Vários casos de suicídio ocorreram, devido a pessoas que economizaram, empresas que não tinham mais como investir, pagar, cumprir obrigações.

...

E o povão reelege este maldito pra senador :facepalm

Mas vc era adulto na época? Meus pais falam mto mal dessa época mesmo, e a do Sarney tbm, mas eu não tinha senso algum
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.462
Reações
20.970
Pontos
1.044
Somos contemporâneos.
Creio que não.
Antes tínhamos um país pobre, porém com menos gente.
Hoje temos mais tecnologia porém uma gestão pior.
 


PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
a crise em si nem chegou ainda, já que os desgovernos mundo afora estão com a impressora ligada no 220, por enquanto a crise mesmo só está sendo empurrada pra frente, só quando essa farra da impressão de papel colorido lastreado em honestidade de político acabar , que aí sim veremos a grande correção da economia, os juros que hoje estão em uma taça completamente artificial, a farra do crédito subsidiado, os auxílios, os subsídios e tudo mais irão tudo pra casa do chapéu e aí sim veremos a grande crise ( causada única e exclusivamente pelos Estados ) vir e causar um estrago gigantesco, já esperado por quem realmente entende minimamente de economia.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Era Collor fazia desta crise atual uma marolinha... dinheiro de pinga!

Da noite pro dia Zélia Cardoso acabou com a nação inteira com o confisco de poupança. Gente comum a empresas simplesmente tinham capital num dia, no dia seguinte não tinham NADA!

Vários casos de suicídio ocorreram, devido a pessoas que economizaram, empresas que não tinham mais como investir, pagar, cumprir obrigações.

...

E o povão reelege este maldito pra senador :facepalm
Pior que dos amiguinhos dele, não foi confiscada as poupanças. Nesta época meus pais se deram bem pois guardavam $$ em cofre.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
É impressionante que eu não citei nenhum político mas o passapano já veio correndo defender o bandido de estimação. Tá te pagando bem, pelo menos?

Vc é um esquerdinha passador de pano de ditaduras sanguinárias e avesso à liberdade. Vc vai votar no petê ano que vem.

Nenhum tópico que vc resolva abrir para falar sobre política e economia deve ser levado a sério.

:kbozo
 

Slow in Snow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.457
Reações
13.766
Pontos
503
Vc é um esquerdinha passador de pano de ditaduras sanguinárias e avesso à liberdade. Vc vai votar no petê ano que vem.

Nenhum tópico que vc resolva abrir para falar sobre política e economia deve ser levado a sério.

:kbozo

Sou completamente a favor da Liberdade, tanto que vc está completamente livre pra mostrar o bom profissional que é como militonto.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Da era Collor era bem pior, aumentava o valor da carne quando a pessoa estava na fila do açougue, por exemplo. Sem falar da poupança.

Agora vivemos em uma crise faz tempo, tem ano menos pior, mas sempre o brasileiro lidou com baixo poder aquisitivo, falta de moradia, de saneamento básico, educação e saúde sucateados, e agora está pior pq temos mais desemprego e o fator pandemia.

E sim, o governo atual é uma m**** e tem parcela de culpa, o que podemos discutir é o tamanho da parcela.

Dólar altíssimo pra mim é o principal culpado, e o que a equipe econômica fez? absolutamente nada, e ainda vão usar a exportação agrícola pra controle de danos e dizer que o pib está bom, enquanto a classe média arca com os impostos pra continuar sustentando a elite politica e os programas sociais que não tem fim.
 

Slow in Snow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.457
Reações
13.766
Pontos
503
Da era Collor era bem pior, aumentava o valor da carne quando a pessoa estava na fila do açougue, por exemplo. Sem falar da poupança.

Agora vivemos em uma crise faz tempo, tem ano menos pior, mas sempre o brasileiro lidou com baixo poder aquisitivo, falta de moradia, de saneamento básico, educação e saúde sucateados, e agora está pior pq temos mais desemprego e o fator pandemia.

E sim, o governo atual é uma m**** e tem parcela de culpa, o que podemos discutir é o tamanho da parcela.

Dólar altíssimo pra mim é o principal culpado, e o que a equipe econômica fez? absolutamente nada, e ainda vão usar a exportação agrícola pra controle de danos e dizer que o pib está bom, enquanto a classe média arca com os impostos pra continuar sustentando a elite politica e os programas sociais que não tem fim.

Eu juro que nem tô entrando em mérito de governo algum, só tava querendo saber a reação de quem viveu outra época pior ou não.

Concordo 100% com seu post.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.604
Reações
38.878
Pontos
2.069
Pessoalmente, sim, é a que mais estou sentindo no bolso e a que mais me afetou.

Mas claro, não vivi os tempos negros do final da década de 80 e início de 90, então não posso comparar com aquilo.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.088
Pontos
2.139
a desvalorização do real nesse governo acentuou demais a crise pro povo.
e é esse povo que vota ano que vem, a gente pode ficar falando em Mensalão, Petrolão e tudo o mais, mas essa galera vota emocionalmente. "eu estava melhor na época do Lula?" se sim, vai lacrar no 13 lá.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.523
Reações
179.394
Pontos
1.514
Nasci em 81 e acredite, já foi muito, mas muito pior!


Dos anos 80 pelo menos eu lembro que tínhamos muito mais segurança... já nos anos 90 a coisa descambou de vez... mas economicamente falando, anos 80 e 90 foram bem piores que agora ao meu ver.

Itens corriqueiros hoje, eram luxo naquela época.


Hoje não está nenhuma maravilha, longe disso... aliás piorou agora comparando com a década de 00 e início da década de 10.


E antes que alguém venha me chamar de viúva do PT, não foi só culpa do Bozo, a coisa já estava decaindo forte na gestão da Dilma, com a pandemia a coisa ficou ainda pior.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Da nossa geração vai ser a mais fodida, porém por causa da globalização muitos vão conseguir passar por ela melhor que na época da crise color/início real.

Naquela época não tinha opção, você era fodido e não tinha para onde fugir, hoje existem inúmeras maneiras de se ter alguma renda, mesmo que seja mínima, me lembro como se fosse hoje meu pai chorando por que não tinha algumas moedas para comprar pão.
Era muito difícil arrumar dinheiro naquela época...
 

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.747
Pontos
1.084
Lendo os relatos eu não tenho mais esperança que algum dia melhore, evito ao máximo ler ou ouvir matérias que falem das bombas desse desgoverno e o buraco que nosso país se encontra, só espero que nós consigamos sobreviver até o fim, ou já estamos no fim, sei lá.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Desde o plano real, estamos na pior crise economica ja enfrentadas pelo pais, enquanto isso, o presidente fica passeando de motinha e inaugurando ponte de madeira. E tem como pautas prioritarias, o voto impresso, a defesa do kit covid e o combate a vacinas do covid-19. Estamos ferrados mesmo.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.892
Reações
11.980
Pontos
753
É a pior.

Porém tem coisas boas, como a facilidade de mandar dinheiro pra fora e o Bitcoin.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Mas essa crise nao chega perto da hiperinflaçao dos anos 80-90, herança maldita da ditadura militar brasileira (periodo historico aclamado por ignorantes da direita). As medidas do jenio Paulo Guedes nao chegam perto do confisco da poupança do collor e nem do tabelamento de preços do governo sarney.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.146
Reações
62.655
Pontos
1.253
Mas vc era adulto na época? Meus pais falam mto mal dessa época mesmo, e a do Sarney tbm, mas eu não tinha senso algum


Collor

A crise pegou minha família também. Antes estudava em colégio particular diurno, fazia cursos, praticava esporte, além de termos uma condição financeira boa (nada de riqueza, digamos, uma vida confortável).

A mudança foi drástica na família. Estudos, cursos demais esportes particulares cortados, a ordem foi apertar o cinto em todas esferas. Tive que virar "adulto" com meus 14~15 anos. Trabalhava durante o dia, e estudava a noite em colégio publico.

Época do movimento dos Caras Pintadas

...

Não sei como Collor não foi assassinado nesta época. A parada foi tensa.

==========

Sarney

Eu era mais novo, mas lembro bem. Também não foi fácil, principalmente no monte de planos econômicos (Plano Cruzado 1, 2...) e a papagaiada dos Congelamentos de preço :facepalm <<< Uma das piores merdas que vi neste país. Foi um dos estopins pra Super Inflação vir com tudo e postergou na era Collor.

Ou seja, fizeram o que estão fazendo na Argentina e já ocorre na Venezuella... Simplesmente, CONGELA O PREÇO!

Resultado: TUDO começou a ter falta nos mercados, na cadeia produtiva, logo resultou no ÁGIO!

Beirava o inacreditável você ir de manhã num mercado/padaria o preço subir absurdos... A tentativa frustrada foi o famoso "corte de zeros" no Cruzeiro/Cruzado... Foi tanto corte, que tinham cédulas que vinham com CARIMBO... Tipo: "A nota de 10000 vale 100" (mais ou menos isto).

=========================

EDIT:

Esta matéria mostra cédulas carimbadas.
v
v
A década perdida


Cédulas da época

 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Nasci em 81 e acredite, já foi muito, mas muito pior!


Dos anos 80 pelo menos eu lembro que tínhamos muito mais segurança... já nos anos 90 a coisa descambou de vez... mas economicamente falando, anos 80 e 90 foram bem piores que agora ao meu ver.

Itens corriqueiros hoje, eram luxo naquela época.


Hoje não está nenhuma maravilha, longe disso... aliás piorou agora comparando com a década de 00 e início da década de 10.


E antes que alguém venha me chamar de viúva do PT, não foi só culpa do Bozo, a coisa já estava decaindo forte na gestão da Dilma, com a pandemia a coisa ficou ainda pior.
Oxe, eu pensava que você tinha menos de 30...vai ver que foi a "mensagem subliminar" do seu avatar que me confudiu. :klolwtf
 

rccsetzer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.453
Reações
5.300
Pontos
749
Sim. Há 10 anos atrás eu tinha carro importado que oferecia mais do que os nacionais e era mais barato. Comprava collectors edition dos lançamentos de PS3. Em 2013, comprei um PS4 da Amazon US e paguei só 1000 reais (passou direto pela alfândega). Economizava o dobro ou mais do que consigo economizar hoje e pagava 1/5 de conta de energia. Comprava filé a 20 reais o quilo e enchia o tanque com 100 reais a menos.
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.003
Reações
20.224
Pontos
1.004
Bem, pra mim ate que não, por mais q a pandemia fodeu tudo e todos, estou ate q tranquilo nesse aspecto, mas é q eu ganho em dolar de um dos meus clientes :khuebr...agora me lembro bem q inicio dos anos 90 foi punk pra casseta, creio q era BEM pior do q agora
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
23.001
Pontos
803
dizem q a crise do começo dos 80 foi pior.
eu pergunto pra minha mãe se isso confere e ela fala que nao, porem vejo muita gente falando q só faltava arrancar os cabelos pq ia ao mercado pra lutar pra conseguir um saco feijão.
então ja viu né.
eu tava com um cagaço de ficar dificil de comprar meus games em 2008 , mas o lula esbarrou no pre-sal
a crise corona , vai depender.
tem muita gente atoxando dinheiro no bolso, e infelizmente muita gente passando fome.
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.466
Reações
14.412
Pontos
1.369
Collor foi a pior que eu vivi.
As coisas eram muito difíceis, apesar de eu ser criança na época, dava pra notar a luta do povo para sobreviver.
Negócio foi realmente muito feio. Não conhecia nenhum adulto que não reclamasse de dificuldade financeira na época.
Aí com o confisco da poupança o que era ruim ficou muito pior.

Depois veio Itamar e logo em seguida FHC, o que deu uma melhorada no aspecto geral.
Com Lula e Dilma melhorou um pouco mais.
Como aqui é cidade pequena, independente do governo não notávamos muitas mudanças, a maioria era em relação aos preços dos produtos e serviços. Que após a crise do plano Collor, não tinha uma oscilação tão agravante. Acho que sofremos tanto com inflação na casa dos 1000%, que 5~10% não parecia muita coisa.
Fora isso, o resto era tudo mais do mesmo.

Com a construção da Universidade aqui, tive a oportunidade de concluir meus estudos. Antes, era preciso ir morar em outra cidade, o que pra mim era inviável.
Me formei em Ciências Contábeis, tirei meu CRC, e hoje tenho um escritório contábil, com mais 3 sócios que se formaram na mesma universidade.

Além da Universidade, as medidas federais que conseguimos "sentir" aqui na cidade foram:
Construção da UPA,
Construção de um condomínio residencial do Minha Casa Minha Vida, que tirou muita gente do aluguel, e hoje pagam cerca de R$30,00 por mês lá.

Fora isso, não teve muita coisa, educação básica, segurança, e algumas outras áreas não tiveram melhorias.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.709
Reações
10.868
Pontos
1.479
Com certeza, o mundo não teve outra pandemia dessa nas últimas décadas.

Na Inglaterra que estão sem ovo e leite no mercado por exemplo, acredito que a resposta seja a mesma.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.523
Reações
179.394
Pontos
1.514
Acredito que a coisa começou a melhorar a partir plano real. Antes eu lembro o caos que era!


Apesar de toda essa crise que estamos passando com até pessoas passando fome, antigamente o pobre não tinha acesso ao que temos hoje. Lembro da minha mãe falando que na época que vivia com meus avós e com os irmãos dela, era tudo muito mais difícil, não tinham TV nem geladeira, até que meu finado avô comprou uma geladeira de segunda mão. Comer carne era um acontecimento. Coca Cola? Bebida de luxo! E isso era comum em famílias de classe média baixa.

Os anos se passaram e coisas que apenas ricos compravam ou faziam como andar de avião ou de cruzeiro, foram ficando mais acessíveis com o passar do tempo.


Eu vivi dos anos 80 até hoje. Pra trás não tem como eu falar nada, mas uma coisa que muita gente que viveu décadas atrás (antes dos anos 80) diz é que era muito mais seguro e as pessoas tinham muito mais educação.


Como crise financeira acredito que a pior época foi nos anos 90 até o plano real com aquela inflação maluca! O desespero foi tanto que rolou até plebiscito pra mudança de sistema de governo incluindo Monarquia parlamentarista hehehe
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.523
Reações
179.394
Pontos
1.514
Uma coisa que sinto falta do início da década de 10 e década de 00 era o dólar! Se o papai Lulo me garantisse que o dólar voltaria para aquele patamar na faixa de 2 reais eu lacrava o 13 bonito :coolface



Sou tão azarado que quando finalmente fui pros USA em 2015, entrou aquela crise e dólar passou pra faixa dos 4,30. Que ódio!
 

Shephard

Bam-bam-bam
Mensagens
1.486
Reações
7.743
Pontos
453
Eu presenciei essas duas crises: governo Collor e Sarney e, como já foi relatado neste tópico, eram épocas miito difíceis. O momento que vivemos hoje também não é nada agradável mas alguns que estão chocados com o que acontece hoje se matariam se tivessem vivenciado aqueles dias. O mais louco é que os nossos vizinhos estão cometendo o mesmo erro.
 
Topo Fundo