O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Essa Copa reforça, de uma vez por todas, que o brasileiro é COM SOBRAS o torcedor mais soberbo que existe. Ou não?

O torcedor da seleção brasileira é o mais soberbo que existe?

• Total voters
    71

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Claro que ser a maior potência HISTÓRICA (não confundir com atual) da história do futebol colabora bastante pra isso, mas vamos destrinchar.
E quando digo "mais soberbo" é quase que uma hipérbole, pois meu contato com torcedores estrangeiros é quase nulo então não tenho muita base de comparação pra saber, lido com brasileiros 99% do meu tempo.

Falando exclusivamente de copa, notem que em todos comentários de ex jogadores, jogadores e comentaristas a "culpa" é sempre por algum problema da própria selecinha, mas nunca mérito do adversário.

"Em 82 jogamos desconcentrados e o Rossi teve um dia iluminado..." (mas não mérito da Itália)
"Em 98 teve a convulsão do Ronaldo..." (mas não mérito da França)
"Em 06 era só festa, jogadores não queriam nada com nada..." (mas não mérito da França)
"Em 10 foi culpa da expulsão do Felipe Melo..." (mas não mérito da Holanda)
"Na semi de 4 tivemos um apagão..." (mas não mérito da Alemanha)
"Na decisão do 3º lugar tomar 3 x 0 da Holanda pelo baque contra a Alemanha..." (mas não mérito da Holanda)
"Em 18 foi culpa do gol contra do Fernandinho..." (mas não mérido da Bélgica)

E assim por diante.
Não que as afirmações não sejam em partes verdadeiras, mas praticamente nunca se credita os devidos méritos ao adversários.

Imaginem o pensamento contrário, um italiano em 94:
"Europeu jogando com 40 graus meio dia, Baggio lesionado e Massaro errou um gol feito..." (mas não mérito do Brasil)
O mesmo serviria pra Suécia na semi, que foi com Dahlin e Brolin estourados, a mesma Suécia que não ganhou do Brasil na primeira fase pois não quis.

Ou um alemão em 02:
"Fomos sem Balack, Kahn entregou o primeiro gol que desestabilizou o time e teve aquela bola na trave do Neuville..." (mas não mérito do Brasil)

Sem falar que sempre vamos como "favoritos pras Copas"
Reportagens da época:

2006

2010

2014 (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

2018

Sejamos justos: não tem nada de absurdo nisso, tanto que esse favoritismo era apontado por pesquisas no mundo todo. Mas por parte dos brasileiros é sempre levando muito mais em conta a nossa tradição histórica do que algo com maior embasamento e o principal: desconsiderando que existem outras 31 seleções.

Isso tem nome: SOBERBA. Muito se fala dos argentinos, mas pra mim nenhum povo se compara ao brasileiro nesse ponto.

Talvez se misture um pouco do contexto social também, no sentido de o brasileiro inferiorizado em vários sentidos (sobretudo econômicos na comparação com outros países) e o futebol, querendo ou não se torna algo que nos destaca em termos históricos (novamente, não confundir com período atual).

É por essas (e por outras) que não consigo mais torcer pra seleção, aumenta demais minha antipatia, se escoram nos 5 títulos e acham que o "jeitinho huezileiro" resolve tudo.
Pelamor, teve uma entrevista do Tite meses antes da Copa que ele não sabia o nome do Vlahovic, na época um dos grandes destaques mundiais quando questionado sobre a Sérvia... "Tem aquele avante que joga no futebol italiano, como é mesmo o nome?" perguntando pro Cléber Xavier.

Contra a Bélgica simplesmente não entendeu o que tava acontecendo, achava que ganharíamos na força da tradição mas tomou um dos maiores nós táticos da história das Copas, o primeiro tempo belga foi avassalador, aí nego vem com aquela "aaiann gol contra do Fernandinho e fomos muito melhores no segundo tempo", claro né, depois de virar o primeiro tempo tomando 2 na cola podendo ser uns 5 (não em chances de gol mas em volume) natural que só sobraria jogar o time pra frente e ver no que daria.

Ainda assim, de todas essas Copas pra mim a que de fato faz mais sentido considerar o Huezil favorito é agora 22 e se for campeã (acho que será, longe de mim querer zicar :kawaii) não terá nada de absurdo, independente de soberba (que está mais evidenciada que nunca). Além de estar muito sólida, a selecinha teve o caminho """facilitado""" até as semifinais.

E até lá só sobrou gozar com o paul dos outros, tocar flauta com a Alemanha e Bélgica (que deixaram fortes dores nos coos dos torcedores do Bostil).

Freddie Mercury

Mars Vinum
VIP
GOLD
Reações
52.461
Pontos
1.303
Acho que a soberba vem diminuindo, muito por vários torcedores escolherem outras seleções e os vexames recentes em copa.

Essa é a primeira copa que to torcendo para o Brasil desde 2006,mas é uma torcida sabendo que será muito difícil ser campeão.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Nesses casos até pode ter alguma soberba.
Mas nessa copa, vamos lá, né? As outras seleções não servem nem pra pano de chão comparado com a seleção brasileira. A taça está garantida, nem Deus tira esse título do Brasil.
Exato, por isso comentei:

Ainda assim, de todas essas Copas pra mim a que de fato faz mais sentido considerar o Huezil favorito é agora 22 e se for campeã (acho que será, longe de mim querer zicar :kawaii) não terá nada de absurdo, independente de soberba (que está mais evidenciada que nunca). Além de estar muito sólida, a selecinha teve o caminho """facilitado""" até as semifinais.
Nessa Copa não acho TANTO uma questão de soberba como as outras, digamos que tem bastante lógica.

doutordoom

Lenda da internet
Reações
28.072
Pontos
1.954
Normalidade no sentido de a soberba DESSA Copa fazer sentido ou de ser normal a soberba por parte dos hue em qualquer Copa?
No sentido de que a maioria dos torcedores é soberbo. O brasileiro só tem mais motivos pra ser soberbo por ser a maior potência histórica. Lembrando que antes da soberba veio o complexo de vira latas por conta de 1950.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Síndrome de vira lata, só olhar redes sociais dos gringos que todas as seleções favoritas tem certa soberba dos torcedores

Enviado de meu Redmi 7A usando o Tapatalk

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Síndrome de vira lata, só olhar redes sociais dos gringos que todas as seleções favoritas tem certa soberba dos torcedores

Gringos famosos, que circundam o mundo do futebol (jornalista, ex jogador, etc)?

Todos eles sempre apontam o Br como favoritos e não lembro de sempre colocarem a culpa das derrotas no demérito da própria seleção, ao invés de reconhecer o mérito adversário como acontece aqui no Brasil.

Veja entrevistas com ex jogadores como o Zico ou comentários de jornalistas mais antigos sobre 82. Em praticamente nenhum momento se aponta os méritos da Itália, é sempre alguma coisa que aconteceu com o Brasil.
Isso serve pra outras derrotas também, esse é o ponto.

Quanto ao "público no geral", como eu disse:

E quando digo "mais soberbo" é quase que uma hipérbole, pois meu contato com torcedores estrangeiros é quase nulo então não tenho muita base de comparação pra saber, lido com brasileiros 99% do meu tempo.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Gringos famosos, que circundam o mundo do futebol (jornalista, ex jogador, etc)?

Todos eles sempre apontam o Br como favoritos e não lembro de sempre colocarem a culpa das derrotas no demérito da própria seleção, ao invés de reconhecer o mérito adversário como acontece aqui no Brasil.

Veja entrevistas com ex jogadores como o Zico ou comentários de jornalistas mais antigos sobre 82. Em praticamente nenhum momento se aponta os méritos da Itália, é sempre alguma coisa que aconteceu com o Brasil.
Isso serve pra outras derrotas também, esse é o ponto.

Quanto ao "público no geral", como eu disse:
Mas é que o Brasil é sempre favorito.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Mas como tu conhece os gringos, lá eles também arranjam desculpas pras derrotas ou assumem méritos dos adversários?

Pelo que se vê depende os gringos, em termos de cânticos todos eles são muito piores até que nos mas toda derrota tem demérito de alguém, e mérito de alguém tmb, normalmente tem demérito do Brasil por ter mais qualidade, mas não vejo toda essa tempestade em copo d'água nisso

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Brasil só perde pra ele mesmo, e é isso que tem acontecido...
Essa frase veio mais rápida que eu pensava, achava que lá pela 2a quem sabe 3a página rolaria.

Tá sertícima.

Em 90 perdeu por causa água batizada e não por mérito da Argentina acertei?
Em 2010 pela expulsão do Felipe Melo e não mérito holandês, bem como 14 tomamos 7 pelo apagão e não por mérito da Alemanha né?

Mas só uma curiosidade: se o Brasil só perde pra ele mesmo, em 2002 a Alemanha perdeu pra ela própria, que foi sem Balack e Kahn entregou o primeiro gol e não mérito do Brasil? Em 94 a Itália "perdeu pra ela própria" pois era um time europeu jogando nos 40° do meio dia, com Baggio descontado e Massaro errando gol feito, sem o Brasil não ter nenhum mérito?

Vai la, quero ver o xadrez multidimensional.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Essa frase veio mais rápida que eu pensava, achava que lá pela 2a quem sabe 3a página rolaria.

Tá sertícima.

Em 90 perdeu por causa água batizada e não por mérito da Argentina acertei?
Em 2010 pela expulsão do Felipe Melo e não mérito holandês, bem como 14 tomamos 7 pelo apagão e não por mérito da Alemanha né?

Mas só uma curiosidade: se o Brasil só perde pra ele mesmo, em 2002 a Alemanha perdeu pra ela própria, que foi sem Balack e Kahn entregou o primeiro gol e não mérito do Brasil? Em 94 a Itália "perdeu pra ela própria" pois era um time europeu jogando nos 40° do meio dia, com Baggio descontado e Massaro errando gol feito, sem o Brasil não ter nenhum mérito?

Vai la, quero ver o xadrez multidimensional.

Acho que tu tá muito apegado a isso quando todos os países ou torcedores falam isso em jogos importantes e pq ? Jogos importantes normalmente equilibrados são decididos em detalhes, certamente alemães falam isso de 2002, italianos de 94 e assim por diantes, como digo, acho muito síndrome do viralatismo achar que ser ufanista ou ser torcedor é só uma exclusividade do Brasil, do brasileiro. Alias todos reconhecem que outras seleções jogam bem, muitas eliminaram o Brasil e foram campeãs, outras fracassaram. Reafirmando, aposto que todo torcedor lembra desses jogos no detalhe pensando nos erros do seu time do que os méritos do adversário.

dk120

Lenda da internet
Reações
116.687
Pontos
2.179
Os dois pontos de vistas são validos. Toda vitória tem duas causas, mérito do vencedor e algo que faltou no perdedor. É da natureza do torcedor aumentar o crédito de seu time. É paixão falando. Não vejo como soberba.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Acho que tu tá muito apegado a isso quando todos os países ou torcedores falam isso em jogos importantes e pq ? Jogos importantes normalmente equilibrados são decididos em detalhes, certamente alemães falam isso de 2002, italianos de 94 e assim por diantes, como digo, acho muito síndrome do viralatismo achar que ser ufanista ou ser torcedor é só uma exclusividade do Brasil, do brasileiro. Alias todos reconhecem que outras seleções jogam bem, muitas eliminaram o Brasil e foram campeãs, outras fracassaram. Reafirmando, aposto que todo torcedor lembra desses jogos no detalhe pensando nos erros do seu time do que os méritos do adversário.

Pesquise entrevistas de ex jogadores e comentários de jornalistas sobre as derrotas do Brasil em Copas.

Vou te dar apenas uma degustação:

Mérito da Itália que neutralizou o Brasil e um dia inspirado do Rossi? Não, capaz. O Brasil perde "sempre pra ele mesmo".

Pelo menos em 99% dos relatos são em caráter de "Brasil perdeu pra ele mesmo" mas nunca por mérito do adversário, é disso que to falando desde o início.

Isso é ventilado pras "pessoas normais", nós reles mortais que acompanhamos futebol e cria uma consciência coletiva sobre isso ser uma verdade absoluta.
Veja comentários de vídeos no YouTube, pegue um exemplo, Bélgica x Brasil 18.

"Ain gol contra do Fernandinho"
"Ain fomos melhores no segundo tempo"

Mas nunca se menciona a parte que foi mérito do adversário.
De novo: por esse raciocínio, um alemão deveria achar que a derrota de 02 foi pela falta do Balack, frango do Kahn, Júpiter não estar alinhado com Netuno ou qualquer outra porra que não seja mérito do Brasil.

Em 90 eu tinha apenas 7 anos mas cresci com a lenda da "água batizada", Lazaroni escalou mal", até depois de velho ver o jogoo todo e notar que a Argentina jogou demais, simples assim.

Quanto aos gringos, não lembro de uma entrevista nessse sentido, jogando xadrez 4D pra não reconhecer o mérito do outro time pra tentar se manter numa posição superior.
Eu disse NÃO LEMBRO, não quer dizer que não exista.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Pesquise entrevistas de ex jogadores e comentários de jornalistas sobre as derrotas do Brasil em Copas.

Vou te dar apenas uma degustação:

Mérito da Itália que neutralizou o Brasil e um dia inspirado do Rossi? Não, capaz. O Brasil perde "sempre pra ele mesmo".

Pelo menos em 99% dos relatos são em caráter de "Brasil perdeu pra ele mesmo" mas nunca por mérito do adversário, é disso que to falando desde o início.

Isso é ventilado pras "pessoas normais", nós reles mortais que acompanhamos futebol e cria uma consciência coletiva sobre isso ser uma verdade absoluta.
Veja comentários de vídeos no YouTube, pegue um exemplo, Bélgica x Brasil 18.

"Ain gol contra do Fernandinho"
"Ain fomos melhores no segundo tempo"

Mas nunca se menciona a parte que foi mérito do adversário.
De novo: por esse raciocínio, um alemão deveria achar que a derrota de 02 foi pela falta do Balack, frango do Kahn, Júpiter não estar alinhado com Netuno ou qualquer outra porra que não seja mérito do Brasil.

Em 90 eu tinha apenas 7 anos mas cresci com a lenda da "água batizada", Lazaroni escalou mal", até depois de velho ver o jogoo todo e notar que a Argentina jogou demais, simples assim.

Quanto aos gringos, não lembro de uma entrevista nessse sentido, jogando xadrez 4D pra não reconhecer o mérito do outro time pra tentar se manter numa posição superior.
Eu disse NÃO LEMBRO, não quer dizer que não exista.
Então Zé, acho que tu tá pegando muito conteúdo brasileiro pq é o que a gente está sendo exposto, mas como disse, é normal achar na derrota mais a culpa do nosso time que do outro, acredito que seja universal, inclusive no meio jornalístico. Quantos ingleses não choram pra mão do Maradona em 86 ? Quantos franceses não choram pelo Zidane em 06, holandeses pela perca na prorrogação em 10 ? Argentinos pelos gols perdidos do Higuaín em 14 ? Alemães pela falha do Kahn em 02 ? Como disse, acho um pouco viralatismo acreditar que isso é só da nossa cultura, quando todos grandes confrontos tem lembranças neste sentido ?

Azeon

Lenda da internet
Reações
62.003
Pontos
1.704
Soberba é falar que não tem pra ninguém, vai passar o carro, mas aí toma um 1x0 e já falam "acabou a Copa" aí hoje mete 4x1 e "Hexa já é nosso".

Como falei no outro tópico, brasileiro gosta de ganhar e faz festa, mas quando perde só chora e reclama, uma fábrica de dar desculpas, quem acompanha MMA sabe muito bem como é, Charles do Bronx fez uma ótima campanha, virou campeão e se manteve a galera toda "o cara é pica" daí perdeu a última luta e "não sei não, entrou estranho, parece que aconteceu alguma coisa, não lutou como sempre luta" sendo que na verdade o oponente impôs o jogo dele por ser melhor, paciência.

Mas é aquilo que tu falou comigo no outro tópico : Torcer é uma coisa, eu estou torcendo pra c***lh0 pro Brasil depois de umas 3 ou 4 copas sem acreditar muito, mas nem fodendo que tá garantido e se o time ficar soberbo vai cair feio, tomar um 2x0 da Croácia pra ficar esperto, mas vou torcer pela vitória da nossa seleção.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Então Zé, acho que tu tá pegando muito conteúdo brasileiro pq é o que a gente está sendo exposto, mas como disse, é normal achar na derrota mais a culpa do nosso time que do outro, acredito que seja universal, inclusive no meio jornalístico. Quantos ingleses não choram pra mão do Maradona em 86 ? Quantos franceses não choram pelo Zidane em 06, holandeses pela perca na prorrogação em 10 ? Argentinos pelos gols perdidos do Higuaín em 14 ? Alemães pela falha do Kahn em 02 ? Como disse, acho um pouco viralatismo acreditar que isso é só da nossa cultura, quando todos grandes confrontos tem lembranças neste sentido ?

Pois então, abri o tópico dizendo que "o MAIS soberbo" é quase uma hipérbole.

Não quer dizer necessariamente que seja O MAIS soberbo, mas que é MUITO soberbo é. Nesse caso a segunda opção da enquete seria a mais adequada.

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Reações
14.409
Pontos
1.204
Nunca torci tanto contra uma seleção quanto pra essa do Brasil.

Fora isso que o op comentou, da soberba (que concordo plenamente), o que esses retardados fizeram hoje de dancinha, incluindo o técnico antipático pra c***lh0 Tite, merecem uma humilhação maioir que a da Alemanha.

Espero que saiam para a Croacia, mas se for pra Argentina, com show de Messi e sendo humilhados, sera mais gostoso.

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.282
Pontos
503
O Brasil é o melhor time atual. Que outro time dá show? Argentina jogou contra time fraco também e foi no custo. Brasil contra time fraco ganha brincando sem nem concentrar

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Bom, já que o @Rodrigo Zé do Cx Jr falou das reações brasileiras as eliminações vou falar das experiências das copas que eu vivi e me lembro pra falar (as outras por mais que se assista VT, jogos completos ou gols é difícil ter uma opinião própria sobre) e o que penso de cada eliminação, 06,10,14 e 18, dessas 4 copas tivemos uma seleção muito boa, uma razoável, uma com pouco material humano mas competitiva, uma com pouco material humano e frágil.

2006
Vamos lá, 2006, seleção muito boa seria pouco, por nome essa seleção era a melhor da copa com uma certa vantagem para as outras, talvez fosse uma seleção muito faceira, mas vejo o maior problema a falta de foco dos jogadores, era muito oba oba em cima dela, jogo derradeiro e que mais lembro
França 1 x 0 Brasil, mito do Roberto Carlos ajeitando o meião, eu lembro que esse jogo a França jogou melhor a partida e merecia mais a vitória, obviamente não podemos excluir a falha bizarra de marcação de bola parada no gol francês, todos jogadores param, chega ser bizarro, gol de cruzamento lá da pqp, enfim, frança foi melhor time mas não exclui que o gol da vitória foi uma falha grotesca brasileira.

2010
Time não era muito bom, mas bem competitivo, essa derrota me deixou tristao, Holanda 2 x 1 Brasil, no frigir dos ovos, acredito que o Brasil jogou mais, primeiro tempo bem dominante da nossa seleção, é difícil ver os méritos holandeses quando no segundo tempo o nosso goleiro que era um dos melhores do mundo cometeu duas falhas grotescas em bolas aéreas, junto a uma expulsão infantil que matou a possibilidade de resultado, aqui o time da Holanda era melhor mas vejo que foi uma derrota que sim, neste jogo o Brasil entregou a virada e o jogo.

2014
Seleção fraca com algumas boas peças, mentalmente o time se mostrou frágil desde o primeiro jogo, o derradeiro Alemanha 7 x 1 Brasil, aqui pra começar foi uma injustiça o Brasil chegar tão longe, os chilenos sim devem chorar aquele 1 x 1 que foi mais demérito deles que mérito brasileiro, 7 x 1 não tem o que falar, a Alemanha era bem mais time e jogou muito melhor, o apagão existiu e por isso aconteceu a goleada, em um jogo normal Brasil ia tomar uns 3~4 e ficar por isso.

2018

Seleção mediana, melhor que 2010 e 14 mas ainda faltava algo, a de hj é bem melhor, olhando friamente, outra eliminação tão triste quanto 2010, Bélgica 2 x 1 Brasil, aqui houve sim méritos belgas em aproveitar as duas falhas brasileiras pra guardar o golo, e depois mais sorte que juízo em não tomarem o empate e a virada, Brasil jogou bem mais, foi um gigantesco azar, a vitória merecidamente devia ser brasileira, mas em duas bolas com participação do pseudo grande jogador Fernandinho não fazendo seu papel entregamos a classificação.

Bom essa é minha visão e não acho clubista ou soberba, e acredito que a maioria enxergue algo parecido

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Bom, já que o @Rodrigo Zé do Cx Jr falou das reações brasileiras as eliminações vou falar das experiências das copas que eu vivi e me lembro pra falar (as outras por mais que se assista VT, jogos completos ou gols é difícil ter uma opinião própria sobre) e o que penso de cada eliminação, 06,10,14 e 18, dessas 4 copas tivemos uma seleção muito boa, uma razoável, uma com pouco material humano mas competitiva, uma com pouco material humano e frágil.

2006
Vamos lá, 2006, seleção muito boa seria pouco, por nome essa seleção era a melhor da copa com uma certa vantagem para as outras, talvez fosse uma seleção muito faceira, mas vejo o maior problema a falta de foco dos jogadores, era muito oba oba em cima dela, jogo derradeiro e que mais lembro
França 1 x 0 Brasil, mito do Roberto Carlos ajeitando o meião, eu lembro que esse jogo a França jogou melhor a partida e merecia mais a vitória, obviamente não podemos excluir a falha bizarra de marcação de bola parada no gol francês, todos jogadores param, chega ser bizarro, gol de cruzamento lá da pqp, enfim, frança foi melhor time mas não exclui que o gol da vitória foi uma falha grotesca brasileira.

2010
Time não era muito bom, mas bem competitivo, essa derrota me deixou tristao, Holanda 2 x 1 Brasil, no frigir dos ovos, acredito que o Brasil jogou mais, primeiro tempo bem dominante da nossa seleção, é difícil ver os méritos holandeses quando no segundo tempo o nosso goleiro que era um dos melhores do mundo cometeu duas falhas grotescas em bolas aéreas, junto a uma expulsão infantil que matou a possibilidade de resultado, aqui o time da Holanda era melhor mas vejo que foi uma derrota que sim, neste jogo o Brasil entregou a virada e o jogo.

2014
Seleção fraca com algumas boas peças, mentalmente o time se mostrou frágil desde o primeiro jogo, o derradeiro Alemanha 7 x 1 Brasil, aqui pra começar foi uma injustiça o Brasil chegar tão longe, os chilenos sim devem chorar aquele 1 x 1 que foi mais demérito deles que mérito brasileiro, 7 x 1 não tem o que falar, a Alemanha era bem mais time e jogou muito melhor, o apagão existiu e por isso aconteceu a goleada, em um jogo normal Brasil ia tomar uns 3~4 e ficar por isso.

2018

Seleção mediana, melhor que 2010 e 14 mas ainda faltava algo, a de hj é bem melhor, olhando friamente, outra eliminação tão triste quanto 2010, Bélgica 2 x 1 Brasil, aqui houve sim méritos belgas em aproveitar as duas falhas brasileiras pra guardar o golo, e depois mais sorte que juízo em não tomarem o empate e a virada, Brasil jogou bem mais, foi um gigantesco azar, a vitória merecidamente devia ser brasileira, mas em duas bolas com participação do pseudo grande jogador Fernandinho não fazendo seu papel entregamos a classificação.

Bom essa é minha visão e não acho clubista ou soberba, e acredito que a maioria enxergue algo parecido

Discordo de alguns pontos sobre as derrotas (que talvez outra hora eu explique) principalmente contra a Holanda, mas essa tua visão tá muito mais pra realista do que soberba, no sentido de tirar os méritos do adversário. Talvez tu não se enquadre nesse espectro de "torcedor soberbo".

Apenas acho que a recíproca também deveria ser feita: e nas vitórias do Brasil?

Em 2002, foi mais m**** da Alemanha ir sem Balack (até então um dos melhores da Copa e destaque total da Alemanha) e Kahn ter dado de presente o primeiro gol ou mérito do Brasil?
Em 94, foi mais m**** da Itália jogar no meio dia a 40º e com Baggio descontado, com Massaro errando um gol feito no tempo normal ou mérito do Brasil?

Todos os times falham e / ou tem desvantagens em suas derrotas, não só o Brasil.

Esse é o ponto todo do tópico.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
O Brasil é o melhor time atual. Que outro time dá show? Argentina jogou contra time fraco também e foi no custo. Brasil contra time fraco ganha brincando sem nem concentrar
Falo mais do contexto histórico.

No momento atual, o torcedor da selecinha tem "motivos" pra ser soberbo.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
40.315
Pontos
1.053
Discordo de alguns pontos sobre as derrotas (que talvez outra hora eu explique) principalmente contra a Holanda, mas essa tua visão tá muito mais pra realista do que soberba, no sentido de tirar os méritos do adversário. Talvez tu não se enquadre nesse espectro de "torcedor soberbo".

Apenas acho que a recíproca também deveria ser feita: e nas vitórias do Brasil?

Em 2002, foi mais m**** da Alemanha ir sem Balack (até então um dos melhores da Copa e destaque total da Alemanha) e Kahn ter dado de presente o primeiro gol ou mérito do Brasil?
Em 94, foi mais m**** da Itália jogar no meio dia a 40º e com Baggio descontado, com Massaro errando um gol feito no tempo normal ou mérito do Brasil?

Todos os times falham e / ou tem desvantagens em suas derrotas, não só o Brasil.

Esse é o ponto todo do tópico.
Como dito antes, é sempre um conjunto de fatores, e nem sempre o melhor time ganha, no fim só olhamos mais para nosso time que para o adversário

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
Como dito antes, é sempre um conjunto de fatores, e nem sempre o melhor time ganha, no fim só olhamos mais para nosso time que para o adversário

Concordo 500%. E o "melhor time" é muito relativo, eu prefiro ir na linha do "mais eficiente".

Por isso minha crítica pontos de vista como o do vídeo do Zico, que credita a derrota de seleção única e exclusivamente nos deméritos do próprio Brasil, aquilo de "perdeu pra ele mesmo", sem reconhecer o mérito adversário, algo que acontece com a imensa parte dos jornalistas / comentaristas / ex jogadores / torcedores.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
65.903
Pontos
2.009
e ganhou a copa? não né? ZI-CA-DOR
Dei a missão como encerrada após a eliminação da selecinha, inclusive postei isso no tópico na época.

Não só mostrei um conhecimento absurdo de futebol e vi antes da partida o que Tite não viu depois:

Falando sério, flautas a parte: se a Bélgica manter esse 3-4-3 suicida contra o Bostil, já era.

Se forem mais humildes e colocarem um 3º homem no meio, acho que aumenta um pouco as chances.

Como sabia que a Bélgica não passaria pela França:

Não vou, a Bélgica não passa da França.

Mas ja valeu, previ a virada sobre o Japão e eliminamos a selecinha.

A partir dali virou folclore, tanto que no bolão 22 apostei contra a Bélgica sabendo que tava lixosa.

Mas só por curiosidade, tu torceu pra quem em 2018?
Em 14?
Em 10?
E 06?

A última vez que torci pra selecinha do Bostil foi 2002.

Topo Fundo