O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ESSENCIAL]"Erpland" - Ozric Tentacles(1990)

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.888
Reações
9.893
Pontos
1.224


YNejkP.jpg



Space rock de excelência em plena década de 90


No garimpo sonoro, Ozric Tentacles foi uma das ultimas bandas que me despertaram interesse profundo, e olha que conheço eles desde 2000.
O espace rock de Hawkwind e as experimentações progressivas do Gong são revisitados no instrumental Eperland, resgatando o som esquecido no bunker setentista, com a adição de equipamentos de ponta (teclados) e a união de uma porção de gêneros, como: New Age, Dub/Reggae e camadas generosas de música Psico-Trance (esse ultimo, em evidencia nos discos posteriores).
Essa fusão química e explosiva ficou conhecida pelo esquisito nome Ozric Tentacles - a primeira palavra significa “energia divina” na cultura viking e Tentacles usado simplesmente para completar o resto.

Entre os destaques de Erpland estão:
Eternal Wheel - tudo que o Ozric Tentacles faz de melhor, concentra-se aqui.
Vários instrumentos executando tarefas diferentes e se conectando pela magia da música, criando uma identidade única, apesar das influências citadas.
Flautas, percussão étnica, koto, saz, cítara e sons de vozes humanas digitalmente modificadas e tudo o mais que se possa extrair "som".

Tidal Converge - canção com leves camadas de teclados, gerando uma ambiência agradável e linhas encorpadas de contrabaixo que sustentam o som por completo. Flautas emuladas por sintetizadores e uma guitarra bem agressiva da metade pro final deixam a faixa dinâmica, prendendo a atenção a cada nota.

Mysticum Arabicola - o nome diz tudo !! uma boa viagem ao som árabe, com variações discretas sobre harmonia principal (exceto a parte central) a banda vai arrastando-a por incríveis nove minutos. Destaque para a percussão de Merv Peplar.

Barulhos estranhos de sintetizadores, parecidos com mensageiro dos ventos (aqueles feitos com pedaços de cristais ou cacos de vidros que a gente tem em casa) juntamente com harmônicos de guitarra, baixo sintetizado entre outros efeitos, formam a estranha Crackerblocks.

Pela descrição, seria uma peça chata de Word Music, no entanto funcionou tão bem, que passa num piscar de olhos.

A faixa título é um massacre sonoro da trinca guitarra / baixo e bateria, numa vibe psicodélica extrema, bebendo outra vez na música árabe, com alguns macetes de reggae no contrabaixo de Brandi Wynne.

Em Incense, o dub reggae ganha proporções maiores, não devendo nada ao pessoal que já é do ramo.
Por vezes a guitarra troca de papel com o teclado para fazer as famosas bases "raspadas" do estilo, dando um efeito bem interessante ao que podemos chamar de reggae espacial.

Ao termino de Erpland, o ouvinte ficará espantado com a variação de ritmos e a qualidade absurdas das canções, digo sem pestanejar que Erpland é um dos cinco melhores discos dos anos 90.

Vale lembrar que Ozric Tentacles é uma banda cultuada lá fora, principalmente pela performance ao vivo, constatei isso assistindo vários vídeos do grupo. E como nada substitui o "ao vivo e a cores" quero ver essa turma de ripongas pintar por essas terras.





INDICADO PARA QUEM GOSTA DE :

- Pink Floyd

- Rush

- Tangerine Dream

- Hawkwind

- Gong

- Brian Eno

- Dream Theater



 
Topo Fundo