O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estamos próximos ao limite de resolução?

rodrigoo

Bam-bam-bam
Mensagens
5.317
Reações
4.368
Pontos
414
Olá amigos, 4k vem aí e já se fala em 8k. Mas acho que só faz sentido irmos até 8k tendo em vista que uma tv de 60 polegadas acima de 8k, é imperceptível. E vcs? acham que no futuro distante iremos além disso ou paremos em 8k como já paramos no som já há algum tempo. Dissertem
Abs
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.318
Reações
19.376
Pontos
1.469
Qual é a resolução do olho humano?

Acho que vai chegar o dia que as telas vão exibir coisas que nossos olhos não poderão mais admirar.
 

rodrigoo

Bam-bam-bam
Mensagens
5.317
Reações
4.368
Pontos
414
Qual é a resolução do olho humano?

Acho que vai chegar o dia que as telas vão exibir coisas que nossos olhos não poderão mais admirar.
em uma tv de 60 polegadas 8k, se a resolucao for maior, mesmo olhando de perto, nao sera possivel notar por causa do limite dos nossos olhos
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.344
Reações
43.523
Pontos
1.339
Nosso olho não funciona exatamente como uma câmera, mas dá para dizer que a resolução máxima que ele alcança é próxima de 250 megapixels. A câmera digital cria arquivos de imagem compostos de milhões de pontos. Cada ponto é um pixel e, para a câmera registrá-lo no seu "negativo" - o CCD (dispositivo de carga acoplada) -, entra em ação o photosite, o componente fotossensível das câmeras digitais. Ou seja: uma câmera que usa 1 milhão de photosites registra 1 milhão de pixels, ou 1 megapixel.

4k tá serrilhado. to fora
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.507
Reações
6.664
Pontos
799
O olho humano tem uma densidade de "pixels" de 300 dpi.

Numa tv de 42 polegadas, para enxergar os 4k, a distancia do olho até a tela teria que ser menor que 25cm.
 


早乙女ルイ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.719
Reações
3.182
Pontos
333
não interessa o tanto que o olho humano vai "enxergar",
quanto maior o numero melhor, sempre vai ter o que vai comprar e dizer que tá vendo uma diferença monstruosa. :klingua
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Só testando para dar um veredito.

Mas que depois de ter uma tv por assinatura com vários canais em HD há 3 anos, eu acho muito estranho assistir canais em SD. Eu vejo até os pixels, coisa que não percebia antes de me acostumar.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
O limite é você que se impõe. Os vídeos em avi de 200MB no Pirate Bay são prova disso.

Para eu baixar algum vídeo, tem que ser no mínimo 720p. Porém, se minha TV fosse de LCD, eu só baixaria 1080p. Quando tiver uma TV 4K, esse será o novo mínimo.

Sempre vai haver mimimi quanto ao 8K/16K/32K. Mas eles vão continuar surgindo. Não se limitem. Deixe a tecnologia renovar a cada ano.

Menos mimimi e mais "melhores compras" para vocês. Afinal, não é só porque uma TV é 4K que a imagem dela é melhor que uma Full HD. Ou, não é só porque uma TV é igual a outra com a simples adição do 3D que ela é melhor (exemplo: Sammy E8000 e Sammy E7000).
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Mesmo que os pixels não sejam visíveis no 4k pra cima a qualidade visual melhora. Agora me parece que vai ser coisa de entusiasta por muito tempo, como certos formatos de som são até hoje.
 

.Morello

Bam-bam-bam
Mensagens
5.113
Reações
5.454
Pontos
364
Mesmo que os pixels não sejam visíveis no 4k pra cima a qualidade visual melhora. Agora me parece que vai ser coisa de entusiasta por muito tempo, como certos formatos de som são até hoje.

This.
Óbvio, você não vai conseguir perceber os pixels individualmente, mas a qualidade de imagem melhora sim. Não acredito muito nessas supostas "limitações ao olho humano" que leio na Internet. Tanto na TV quando no monitor, a diferença de 720p pra 1080p é absurda. 1440p deve ser mais belo ainda.

4K eventualmente vai ser o novo padrão. Pra jogos, só deve chegar na próxima geração (pós PS4/Wii U e próximo Xbox) e no PC vai ficar limitado aos entusiastas com PCs de R$4000 e monitores do mesmo preço.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
This.
Óbvio, você não vai conseguir perceber os pixels individualmente, mas a qualidade de imagem melhora sim. Não acredito muito nessas supostas "limitações ao olho humano" que leio na Internet. Tanto na TV quando no monitor, a diferença de 720p pra 1080p é absurda. 1440p deve ser mais belo ainda.

4K eventualmente vai ser o novo padrão. Pra jogos, só deve chegar na próxima geração (pós PS4/Wii U e próximo Xbox) e no PC vai ficar limitado aos entusiastas com PCs de R$4000 e monitores do mesmo preço.


Até porque o HDMI hoje só suporta 4k a 30 fps, pra usar 4k a 60 fps hoje teria que usar display port. Mas nem os pcs estão muito preparados pra 4k não, eu tava lendo o pessoal da digital foundry testando um pc MONSTRO (tipo 3 titans em sli) e o crysis 3 ficou com 45 fps de média com tudo no máximo em 4k, é claro que isso é problema de otimização mas é decepcionante...
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.258
Reações
10.140
Pontos
1.494
Eu nem estou preocupado, pois acredito que o 1080p vai continuar sendo padrão por muito tempo ainda (pelo menos uns 5 anos)
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
Pior que no PC vai ser difícil mesmo. Monitor 4K abaixo de 32" é raridade. Aí o que vai acontecer é a popularização de monitores 1440p, 2K, entre outros. Monitor 4K vai ser igual monitor de tubo acima de 18": tem gente que nunca viu.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
Até porque o HDMI hoje só suporta 4k a 30 fps, pra usar 4k a 60 fps hoje teria que usar display port. Mas nem os pcs estão muito preparados pra 4k não, eu tava lendo o pessoal da digital foundry testando um pc MONSTRO (tipo 3 titans em sli) e o crysis 3 ficou com 45 fps de média com tudo no máximo em 4k, é claro que isso é problema de otimização mas é decepcionante...
Corretíssimo. Vide que as placas atuais são otimizadas para rodarem a 1080p e 1050p.
 

.Morello

Bam-bam-bam
Mensagens
5.113
Reações
5.454
Pontos
364
Até porque o HDMI hoje só suporta 4k a 30 fps, pra usar 4k a 60 fps hoje teria que usar display port. Mas nem os pcs estão muito preparados pra 4k não, eu tava lendo o pessoal da digital foundry testando um pc MONSTRO (tipo 3 titans em sli) e o crysis 3 ficou com 45 fps de média com tudo no máximo em 4k, é claro que isso é problema de otimização mas é decepcionante...

Eu não vejo esse resultado como decepcionante. Na prática, isso não quer dizer que é possível rodar o jogo mais pesado existente em 4K com tecnologia atual? Sendo assim, em uns três anos já devemos ter placas de vídeo mais bem preparadas para a resolução e monitores num preço 'decente'.

Forá que Crysis 3 é uma exceção, a maioria dos jogos deve rodar muito bem a 4K com pelo menos uns 40 FPS numa GTX 680.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Aonde temos dificuldade em criar um display para reproduzir imagens em tempo real, imagens em 3D.

 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
59.961
Pontos
1.724
lim (resolução(x)) = ???
x -->

Sempre terá "novidades" para abastecer o mercado. Se chegar a algum máximo eles inventam outra coisa.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Eu não vejo esse resultado como decepcionante. Na prática, isso não quer dizer que é possível rodar o jogo mais pesado existente em 4K com tecnologia atual? Sendo assim, em uns três anos já devemos ter placas de vídeo mais bem preparadas para a resolução e monitores num preço 'decente'.

Forá que Crysis 3 é uma exceção, a maioria dos jogos deve rodar muito bem a 4K com pelo menos uns 40 FPS numa GTX 680.

Se o resultado fosse com um titan eu entenderia mas 3? 3 mil dólares só de placa de vídeo? Eu acho decepcionante pra caramba.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Vai vir gente aqui defender como se fosse R$ 3000... :brbr


nem que fosse 3000 reais... Assim com a novo geração essas placas mais poderosas vão ser melhor aproveitadas, se simplesmente 64 bits e DX 11 forem exigidos nos jogos de PC já é uma grande melhora...
 

.Morello

Bam-bam-bam
Mensagens
5.113
Reações
5.454
Pontos
364
Se o resultado fosse com um titan eu entenderia mas 3? 3 mil dólares só de placa de vídeo? Eu acho decepcionante pra caramba.

Em 2007, você precuisava de três 8800 Ultra pra rodar Crysis em 1680x1050 e 2xAA com pelo menos 35 FPS. Em 2009, você obtia o mesmo resultado em 1080p com uma HD 5850.

Como eu disse, não é algo para o presente. Logo, teremos placas voltadas para isso num preço menor.

EDIT: acabei de ler essa análise do Digital Foundry e eles utilizaram 8xMSAA num jogo rodando a 4K! Qual o sentido disso?

Tenho certeza absoluta que sem esse filtro o jogo ia bater 60 FPS cravados.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Em 2007, você precuisava de três 8800 Ultra pra rodar Crysis em 1680x1050 e 2xAA com pelo menos 35 FPS. Em 2009, você obtia o mesmo resultado em 1080p com uma HD 5850.

Como eu disse, não é algo para o presente. Logo, teremos placas voltadas para isso num preço menor.

A com certeza, mas isso mostra que não é só força bruta que resolve, afinal 3 titans tem perto de 15 teraflops... Mas o problema ai é software em grande parte.
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.800
Reações
3.277
Pontos
819
Aonde temos dificuldade em criar um display para reproduzir imagens em tempo real, imagens em 3D.





Eles devem ter várias tecnologias comerciais que não lançam por custo ou apenas porque ainda tem ciclos de produtos na frente dessa a ser lançada...
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454


Eles devem ter várias tecnologias comerciais que não lançam por custo ou apenas porque ainda tem ciclos de produtos na frente dessa a ser lançada...


Assim como toda tecnologia, o custo inicial para desenvolver algo novo é muito grande.

Quem sabe não teremos em alguns anos display 3D em resoluções de TV modernas com alta qualidade de imagem.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.234
Reações
16.430
Pontos
1.544
Comprar uma tv 4K so daqui uns 3-4 anos, quando tiver bastante conteudo nativo em 4kk. Por ora, é um investimento que não compensa pelo custo beneficio. Mas assim que tiver tv 4kk( 55 polegas) por R$ 5000,00 animo comprar uma. Por ora estou satisfeito com minha tv fullHD.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Eu enxergo tudo com Anti Aliasing. Tenho astigmatismo. Pode ser FullHD que já tá bom rs.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.743
Reações
14.397
Pontos
1.624
Não tem limite, os fabricantes vão continuar empurrando tecnologias pra gente continuar comprando, mesmo que a diferença na prática não seja lá essas coisas.
 

Sephiro

Habitué da casa
Mensagens
669
Reações
32
Pontos
84
Não sei se só eu penso assim...mas...
esse negócio de resolução e os c***lho a quatro....
tipo...para mim esta bom se o maldito serrilhado não aparecer...de boa...
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Resolução chegará sim a um limite.
Não que isso pare o progresso nas telas.

Um exemplo é como antigamente nos jogos o número de polígonos era usado pra medir qualidade.
Hoje não é mais, pois chegamos em um ponto onde o número de polígonos pode aumentar o quanto quiser, que não veremos diferença significativa como vemos com efeitos de luz e outros.

Veja a imagem abaixo, a do meio tem menos de 10x os polígonos da primeira.
Mesmo assim a diferença entre a estátua do meio e a primeira é muito maior que entre ela e a última estátua.
Que tem 35x mais tri
Agora a partir da última estátua, podemos dobrar o número de triângulos que não vai ser perceptível.

fig1.gif



3,774, 30,392, e 1,087,716 triângulos.













A diferença entre SD e HD é enorme. Entre HD e FULL HD é grande. Full HD e 4k vai ter uma diferença legal. A partir disso vai ficando desnecessário para o tamanho de telas que temos.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Não tem limite, os fabricantes vão continuar empurrando tecnologias pra gente continuar comprando, mesmo que a diferença na prática não seja lá essas coisas.

Mesmo SE conseguissem, vai chegar um momento que a densidade de píxels chegará a um limite onde será inviável aumentar a densidade.
Assim como processadores antigamente. Só melhoravam o clock, até que chegamos em um ponto onde é mais viável economicamente progredir usando outras técnicas que só aumentando o clock bruto.
Aí começaram a surgir processadores multi-núcleo.
 
Topo Fundo