O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estudantes de med, me respondam por favor

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Mexer com cadáver na aula de anatomia (é nessa aula?) é esquisito? Tipo, a textura dos órgãos e corpo é grudenta e pegajosa? Fede? Eles parecem gente viva, ou parecem múmias mesmo?
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.362
Reações
13.949
Pontos
453
Mexer com cadáver na aula de anatomia (é nessa aula?) é esquisito? Tipo, a textura dos órgãos e corpo é grudenta e pegajosa? Fede? Eles parecem gente viva, ou parecem múmias mesmo?

Corpo eu não sei, mas as peças anatômicas (os órgãos) cheiram a formol (é o que normalmente usam para preservar) e tem uma textura esponjosa. O aspecto externo também não é igual ao dos órgãos sem preservação, mas a intenção da disciplina não é analisar peças 100% iguais às encontradas num indivíduo. O objetivo é aprender a forma e a estrutura de cada órgão, além de tornar o aluno capaz de identificá-los, obviamente.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Corpo eu não sei, mas as peças anatômicas (os órgãos) cheiram a formol (é o que normalmente usam para preservar) e tem uma textura esponjosa. O aspecto externo também não é igual ao dos órgãos sem preservação, mas a intenção da disciplina não é analisar peças 100% iguais às encontradas num indivíduo. O objetivo é aprender a forma e a estrutura de cada órgão, além de tornar o aluno capaz de identificá-los, obviamente.
As aulas práticas de anatomia são bem regulares ou só algumas vezes no semestre. Deve ser daora ficar mechendo no órgão dos outros (sem maldade aqui!). Na aula cada aluno ganha seu próprio órgão pra ficar abrindo e mexendo ou todo mundo fica só olhando?
 
  • Curtir
Reações: Geo


da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.362
Reações
13.949
Pontos
453
As aulas práticas de anatomia são bem regulares ou só algumas vezes no semestre. Deve ser daora ficar mechendo no órgão dos outros (sem maldade aqui!). Na aula cada aluno ganha seu próprio órgão pra ficar abrindo e mexendo ou todo mundo fica só olhando?

Normalmente são aulas teóricas e práticas semanais, mas a carga horária semestral vai depender do curso. Em medicina, normalmente são 2 semestres (Anatomia I e II), mas não sei qual a carga semestral. Em biológicas e em vários outros da área de saúde, a carga exigida é menor.

Sobre o modelo de aula, vai variar de universidade para universidade. Na minhas aulas práticas, recebíamos as peças para identificar cada estrutura, fazer observações ,etc. Mas não abríamos a peça, haviam algumas já abertas em diferentes cortes para analisarmos internamente.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Médicos são eternos estudantes, responde aí manin
You're goddamn right!

Na minha faculdade era assim:

1. Aulas práticas quase todos os dias da semana, 3 horas seguidas. Poucas eram as aulas teóricas.

2. Peças super velhas, muito manipuladas, com cheiro horrível de formol.

3. Eram umas 10 bancadas, 1 peça (que pode ser um único órgão ou seguimento corporal) por bancada. Em cada bancada terá um monitor (aluno de med que foi aprovado recentemente em Anatomia e passou no processo seletivo da monitoria) explicando tudo sobre a peça. Depois os alunos manipulam à vontade, mas não é 1 por aluno.

4. Na prova prática, vão pegar essas mesmas peças e colar vários números em estruturas diferentes para você identificar, com tempo cronometrado.

5. Na minha faculdade, foram 2 semestres de anatomia comum. Neuroanatomia e Anatomia patológica foram matérias separadas.

falow
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
2 semestres
analise das peças anatomicas.
se tu ver plástico tbm não muda nada. O que vc tem que saber é que se vc olhar a peça saber o que tá na sua frente. mais simples que isto só dando o cu
 

dansamp

Larva
Mensagens
10
Reações
7
Pontos
3
Olha depende do estado de conservação da cadáver (aqui a gente usa alguns que estão desde quando a universidade foi criada ~ 10 anos mas chegaram novos e os técnicos e alunos dissecam durante as férias ), não é grudento e pegajoso , mas você deve usar luvas para não pegar fungos . Nunca esqueça que o cadáver já foi alguém vivo. Para mim formol não tem cheiro mas quando tá forte eu começo a lacrimejar. Como você vai trabalhar com o cadáver depende da universidade, aqui a anatomia 1 é topográfica e a 2 é regional . Logo a 1 é para aprender os nomes de estruturas importantes enquanto a 2 você aprende as relações , trajetos e visão espacial sobre as mesmas (a 2 regional é superior, você aprende anatomia ) . Às vezes pode ter monitor , às vezes não . Estude o assunto antes da teórica e da prática com o auxílio de um atlas (netter, mas ultimamente recomendo usar o complete anatomy do windows 10) para se localizar e chegar no laboratório com objetivos mentais claros : " ah eu vou ver isso , isso e isso "
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
lendo as postagens me gerou uma duvida

qdo eu cursei técnico em nutrição em uma etec da vida em MG, uma das professoras disse o seguinte: (vou transcrever como eu lembro, visto que isso já tem mais de 15 anos) "Na faculdade de medicina, no primeiro semestre de anatomia os alunos estão todo com nojinho de pegar nos cadaver, já no último ano de curso eles já tão nem ai, pegam sem luva e nem reclamam mais do cheiro"

ah, ela se referia a o que uma amiga dela que fez medicina disse, ela era nutricionista

pelo q entendi do que ela disse, achei q tivesse anatomia por bem mais tempo do q a galera tá relatando, sem contar o que o colega citou acima sobre o risco de pegar fungos ao manipular o cadáver sem usar luvas (o formol não mata os fungos?)

enfim, pode ter algum curso de medicina com mais matérias de anatomia? ou será que eram só dois semestres e ela entendeu errado?
 

dansamp

Larva
Mensagens
10
Reações
7
Pontos
3
lendo as postagens me gerou uma duvida

qdo eu cursei técnico em nutrição em uma etec da vida em MG, uma das professoras disse o seguinte: (vou transcrever como eu lembro, visto que isso já tem mais de 15 anos) "Na faculdade de medicina, no primeiro semestre de anatomia os alunos estão todo com nojinho de pegar nos cadaver, já no último ano de curso eles já tão nem ai, pegam sem luva e nem reclamam mais do cheiro"

ah, ela se referia a o que uma amiga dela que fez medicina disse, ela era nutricionista

pelo q entendi do que ela disse, achei q tivesse anatomia por bem mais tempo do q a galera tá relatando, sem contar o que o colega citou acima sobre o risco de pegar fungos ao manipular o cadáver sem usar luvas (o formol não mata os fungos?)

enfim, pode ter algum curso de medicina com mais matérias de anatomia? ou será que eram só dois semestres e ela entendeu errado?

No laboratório daqui, os corpos que estão inteiros não ficam banhados constantemente no formol, somente as peças (tipo um coração ou metade de uma cabeça ou orgãos genitais e etc). Os corpos são armazenados numa máquina com placas de alumínio de modo que recebem por um técnico certas quantidades de formol diariamente para manter-se úmidos. Portanto, como não estão constantemente no formol, eles estão potencialmente contaminados. Por outro lado temos outros fator : higiene do local, todos os dias, o laboratório é varrido e acho que passam o pano nas mesas e no chão, porém isso não é o suficiente. Estou fazendo hj um relatório sobre a relação do uso de sabão, detergente e álcool 70% e o crescimento de micro-organismo, em particular, de fungos (deduzo isso pq é micologia no caso) e destes produtos, somente o álcool 70% teve a capacidade de realizar a antissepsia( exterminar os micro-organismos), então posso deduzir que há potencial de contaminação tanto das peças quanto dos cadáveres quando há contato com a mesa de alumínio. Um terceiro ponto é a pessoa mesmo, você também pode passar o que você possui tocando num cadáver sem os devidos cuidados assim como pode receber. Por fim , vai da seriedade de cada um na hora de frequentar o laboratório. Acho que aqui depois do primeiro ano, tu nem volta mais no laboratório de anatomia a não ser que você deseje ser monitor. Acho que só em fisioterapia e especializações em anatomia humana levam em consideração anatomia 3 e 4, acho que a professora de anatomia 1 tinha falado isso uma vez.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.511
Reações
6.174
Pontos
959
Fiz educação física e a tinha anatomia 1 no primeiro período, o bacana é que pra gente eles punham as peças mais velhas e degastadas (inclusive os cadáveres) passei 1 semestre vendo praticamente carne moída na minha frente e chutando o que era. Obvio que as melhores partes ficavam para medicina,biologia etc.
PS: O fedor de formol era insuportável,parece que não havia o controle adequado que o user postou acima,basicamente era tudo feito a moda caralha. Eu não conseguia passar mais de 10 min na sala sem ter q sair e respirar pra voltar,fora os olhos ardendo. Na época o D.A. que ficava perto vendia cerveja, então e assistia meia hora de aula, via aquelas coisas disformes, copiava o que era do amiguinho (a prova era aplicada nas mesmas peças então era só questão de decoreba mesmo) depois ia tomar uma com alguns coleguinhas. Bons tempos de faculdade
 

dansamp

Larva
Mensagens
10
Reações
7
Pontos
3
Fiz educação física e a tinha anatomia 1 no primeiro período, o bacana é que pra gente eles punham as peças mais velhas e degastadas (inclusive os cadáveres) passei 1 semestre vendo praticamente carne moída na minha frente e chutando o que era. Obvio que as melhores partes ficavam para medicina,biologia etc.
PS: O fedor de formol era insuportável,parece que não havia o controle adequado que o user postou acima,basicamente era tudo feito a moda caralha. Eu não conseguia passar mais de 10 min na sala sem ter q sair e respirar pra voltar,fora os olhos ardendo. Na época o D.A. que ficava perto vendia cerveja, então e assistia meia hora de aula, via aquelas coisas disformes, copiava o que era do amiguinho (a prova era aplicada nas mesmas peças então era só questão de decoreba mesmo) depois ia tomar uma com alguns coleguinhas. Bons tempos de faculdade
Cara tem sim o controle adequado, negócio é que eu não sinto cheiro de formol (LOL) , enquanto o pessoal sente. Anato 1 de topografia é isso mesmo. decoreba , o que é bem ruim
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.328
Pontos
1.339
Fiz educação física e a tinha anatomia 1 no primeiro período, o bacana é que pra gente eles punham as peças mais velhas e degastadas (inclusive os cadáveres) passei 1 semestre vendo praticamente carne moída na minha frente e chutando o que era. Obvio que as melhores partes ficavam para medicina,biologia etc.
PS: O fedor de formol era insuportável,parece que não havia o controle adequado que o user postou acima,basicamente era tudo feito a moda caralha. Eu não conseguia passar mais de 10 min na sala sem ter q sair e respirar pra voltar,fora os olhos ardendo. Na época o D.A. que ficava perto vendia cerveja, então e assistia meia hora de aula, via aquelas coisas disformes, copiava o que era do amiguinho (a prova era aplicada nas mesmas peças então era só questão de decoreba mesmo) depois ia tomar uma com alguns coleguinhas. Bons tempos de faculdade

fiz 2 anos de ed. fisica, tbm tinha anatomia e era esse cheiro forte e insuportavel de formol, e tinha o laboratorio de veterninaria no mesmo predio, lembro até hj uma vez que estavam descarregando um cadaver de um cavalo, que cheiro horrivel, PQP.

Cara tem sim o controle adequado, negócio é que eu não sinto cheiro de formol (LOL) , enquanto o pessoal sente. Anato 1 de topografia é isso mesmo. decoreba , o que é bem ruim

você deve ter uma séria perda olfativa pra não sentir o cheiro do formol, é muito forte, era sentido de longe, quando entrava no predio la ja ficava aquele cheiro ruim
 
Topo Fundo