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Estudo brasileiro “A física do jogo Super Mario World” + Professor do ITA + Vai falir

capitão codorna

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Não é todo dia que conseguimos associar os videogames aos estudos, não é mesmo? Mas graças a parceria de um aluno e professor, a paixão por games e física podem render belos resultados, nascendo até mesmo um incrível projeto de estudo universitário.

O nome do trabalho se chama “A física do jogo Super Mario World” e tem como objetivo estudar a corrida e os saltos verticais de Mario por meio das leis básicas da cinemática e a conservação de energia.

O grande estudo foi desenvolvido por Pedro Henrique Evers de apenas 19 anos, graduando em Engenharia de Transportes e Logística, junto do seu orientador Diego Duarte com doutorado em física pelo ITA e professor de física da Universidade Federal de Santa Catarina em Joinville, e será apresentado no XII Encontro de Física do ITA entre os dias 02 e 06 de julho. O evento tem como objetivo congregar estudantes em final de graduação nas áreas de Física e Engenharia.

Para quem não conhece, o ITA é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo e sendo considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Estudo sobre Mario e seu Mundo
Segundo o professor Diego, todo o projeto teve início nas análises de alguns vídeos do famoso Super Mário World utilizando um programa chamado Tracker. Este programa foi produzido com o objetivo de estudar física por meio da análise de vídeos. Junto do seu aluno, estudando os princípios fundamentais da mecânica, eles propuseram a aplicação do programa para investigar a física do jogo e validar se a game considera, de fato, as leis naturais da física.

Análise-de-um-salto-duplo-no-programa-Tracker.-1024x571.jpg

Análise de um salto duplo no programa Tracker
Conclusões fantásticas
Com a aplicação do estudo na ferramenta foi descoberto que Mario, por exemplo, pode atingir uma velocidade de 52 km/h na corrida, maior que o valor obtido pelo Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100m rasos, onde obteve 44 km/h.

Comparação-da-velocidade-máxima-horizontal-do-Mario-1024x786.jpg

Comparação da velocidade máxima horizontal do Mario
Já no movimento vertical, ele pode saltar em torno de 6m de altura, sendo que o recorde mundial é 2,45 m. Além disso, foi identificado que Mario poderia estar na verdade em um planeta desconhecido, já que sua aceleração gravitacional local é aproximadamente 5,5 vezes maior que da Terra e 2 vezes maior que a de Júpiter (maior planeta do sistema solar). Se o Mario estivesse em nosso planeta, saltaria algo em torno de 28 m de altura.

Altura-do-salto-do-Mario-na-Terra-1024x630.jpg

Altura do salto do Mario na Terra
Você poderá conferir o estudo detalhado aqui no site.

fonte: https://mundonintendo.com.br/mundon...rasileiro-a-fisica-do-jogo-super-mario-world/
 

Fidid0

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Olha as porcaria inútil que se estuda em território brasileiro, put* m****

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Mega_X

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Sensacional esse tipo de estudo, recentemente fiz um artigo científico na faculdade abordando os games tb. Me senti realizado por mostrar que por trás de objetos animados existe um grande leque para estudos e indagações.

O que o cara fez foi utilizar um modelo definindo dogmas físicos do game, algo parecido com que existe com a física que conhecemos se considerarmos a Terra. Todo este estudo é válido, pois ao habitar um possível novo planeta os cálculos e estudos seriam os mesmos.
 


Nux

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Muito legal q junção dos dois assuntos. Parabens ao aluno e ao professor. Parecem ter gostado do estudo, vai até ser apresentado.

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nominedomine

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Achei que ia ser algo mais interessante explicando porque a física do jogo funciona tão bem e tem tanto apelo. Tem muitos jogos que você de cara já vê que tem algo errado só pelo movimento do personagem.
 

Kazin

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Tem um canal do Youtube que faz esse tipo de maluquice:

Quem não conhece, recomendo assistir a alguns videos deles.
 

Nego_Brown___

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Olha as porcaria inútil que se estuda em território brasileiro, put* m****

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E a pergunta que não quer calar pra que? :kcopa:kcopa:kcopa

Realmente é uma coisa meio complicada pra todo mundo perceber, mas trata-se de um estudo sobre o exercício de análise de física em diferentes ambientes através de vídeo, como se percebe por estas partes do texto:

Estudo sobre Mario e seu Mundo
Segundo o professor Diego, todo o projeto teve início nas análises de alguns vídeos do famoso Super Mário World utilizando um programa chamado Tracker. Este programa foi produzido com o objetivo de estudar física por meio da análise de vídeos.

Como não faz muito sentido exercitar a eficiencia do programa com o nosso mundo, onde as leis da física já estão mais mais do que documentalmente estabelecidas, e nem temos ainda condições práticas de fazer esses estudos em outros corpos( A Lua também já está documentada) o ideal é que os estudos do exercicio seja feitos a partir de obras e mundos ficcionais. Eles podiam ter pego a Marte do filme de John Carter, mas preferiram pegar o desconhecido mundo do Mário. O estudo deles consegui dar legitimidade a afirmação de que:

foi identificado que Mario poderia estar na verdade em um planeta desconhecido, já que sua aceleração gravitacional local é aproximadamente 5,5 vezes maior que da Terra e 2 vezes maior que a de Júpiter (maior planeta do sistema solar).

Tal qual a natureza de qualquer exercicio, o estudo dos brasileiros serve para capacitar a equipe a trabalhar para um evento prático real de análise de um ambiente desconhecido.

É como o Werner Von Braun. Quando ele sonhava em mandar o homem para outros planetas em seus foguetes, o único exercício que ele tinha era o de fazer misseis para a Alemanha e depois os EUA. Quando a NASA precisou dele para fazer com que os foguetes pudessem sair da orbita terrestre, ele já estava pronto pela prática anterior.
 

Pinn_Warlord

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Acho meio inutil fazer engenharia reversa em um framework composto para descrever movimentação de um personagem,visto que o jogo é programado a partir de modelos definidos. por exemplo: se o mario fosse criado em um framework chamado box, e um estudo desses fosse aplicado "punhetariam" em cima dos parametros de um arquivo de configuração para dizer que há algo incrivel por tras da movimentação...

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Ridge

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Os jogos do Mario se passam no mundo paralelo de fantasia tipo Mushroom Kingdom e Dinossaur Land onde as regras das físicas são distorcidas, nesse lugar Mario pode pular muito alto, atirar bolas de fogo com a mão e ate respirar em baixo d'agua.
 

Tosetto Falls

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Nas sugestões de trabalhos futuros ele deve ter colocado pra analisar um jogo do sonic
 

Death Knight

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Não sei para que serve, logo é inútil :kzonzo

O pessoal nunca decepciona :klol
 

dk120

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Depois da apresentação um professor da banca falou "estudo errado na hora errada".
 

Notwen

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Parabéns para o guri, tá correndo atrás, fazendo publicações e brincando com aquilo que deve curtir.
Sim, até parece inútil a pesquisa, mas no caso ele só tá aplicando conhecimento.
 

lakota

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A falta do que fazer em sua mais pura essência...

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wheatley

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Isso é o ápice da ciência inútil. Jogar tempo e dinheiro fora. Honestamente, eu teria vergonha de divulgar isso se esse fosse meu trabalho.
 

Martel

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Não fizeram com o mega drive pq ele não tinha poder suficiente pra simular física.
:coolface
 

Gradior

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Ha Ha Ha! Por isso se chama Super Mario!
Realmente é um estudo mais para o lado "curiosidade". Acho que são 2 fãs (especialmente o professor) de Super Mario World e só isso já explicaria muita coisa. É sempre bom relembrar SMW!
Não vou ficar surpreso se daqui a um tempo aparecer alguém tentando associar SMW à Ioga, aos Illuminati, pedido de canonização, etc...
Nem Shigeru Miyamoto poderia imaginar a tamanha influência mundial de sua ideia genial, quase 30 anos atrás. Deve ser por isso que ele sempre aparece sorrindo.

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