O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estudo diz que gamers têm mais chance de Alzheimer

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
advanced-soldier.jpg

Um estudo publicado pela The Royal Society nesta quarta-feira (20), e divulgado pelo jornal The Telegraph, afirma que crianças e jovens fãs de jogos de vídeo game de ação, como Call of Duty eAssassin’s Creed , podem aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. De acordo com os cientistas, tais programas estimulam o uso de uma área chave do cérebro chamada de núcleo caudado, o que leva à perda de massa cinzenta no hipocampo – responsável por controlar a memória, o aprendizado e a emoção.

Para chegar a tal conclusão, 26 praticantes do jogo e 33 não praticantes foram colocados em um labirinto virtual, decorado com árvores e montanhas, no qual eles precisavam recuperar objetos, e tiveram suas ondas cerebrais e oculares monitoradas. O resultado mostrou que os jogadores são duas vezes mais propensos a usar o núcleo caudado, enquanto os não jogadores tenderam ao uso do hipocampo para concluir a prova.

“Há mais de uma década, pesquisas mostram que os jogadores de vídeo game demonstram maior eficiência na capacidade visual, e nosso estudo veio para confirmar mais uma vez essa noção”, declarou o médico Georgy Ocidente, da Universidade de Montreal. “Desta vez, nós conseguimos detectar essa mudança de estratégia do uso do hipocampo para o núcleo caudado”, ressaltou ele a novidade do estudo.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.494
Pontos
1.524
Quem dera a Activision e a Ubisoft pudessem esquecer um pouco dessas franquias também...
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.818
Pontos
2.529
Deve ser foda perder o save por culpa desse crash aí. Espero que Chessus mande um patch de atualização.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.550
Pontos
1.689
Eu ia fazer um comentário a respeito disso mas esqueci o que era...
 

Shadowmoon

Supra-sumo
Mensagens
444
Reações
1.196
Pontos
168
Talvez seja por esse motivo que a Crapcom esqueceu que Resident Evil era survival horror ou que o Mega Man existe...
 


The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.628
Pontos
1.554
Eu ia postar alguma coisa aqui, mas esqueci o que era...

EDIT:

Caraca, @DocVooDoo chegou antes pra fazer a piada! LoL!
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.213
Reações
47.246
Pontos
1.599
Mas e se o jogador joga RPGs com cavernas e mapas bisonhos de grandes ?
 

Kaze Senoue

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.051
Reações
13.585
Pontos
564
Você sabia que 100% das pessoas que têm câncer, já respiraram pelo menos uma vez na vida? Com base nesses dados, podemos concluir que o ar causa câncer.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.872
Reações
56.757
Pontos
2.164
Mas e se o jogador joga RPGs com cavernas e mapas bisonhos de grandes ?

Acho que não tem tanto problema porque o ritmo do jogo não é tão frenético. O esquema é jogar Metroidvania, é tanta coisa escondida, que refresca a memória.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Eu tomaria muito cuidado com o que o Telegraph diz. É um lixo de jornal conservador inglês. E sabemos qual a posição dos "conservadores" sobre jogos. Eis a PRIMEIRA FRASE do artigo do Telegraph:

Millions of boys could be at increased risk of Alzheimer's disease and other mental illnesses in later life through playing action video games such as Call of Duty or Assassin's Creed, according to new research.
http://www.telegraph.co.uk/news/sci...uty-increases-risk-of-Alzheimers-disease.html

Yep, apenas homens curtem jogos. Típica visão de velho babão. Botei o link pra "reportagem" como ilustração, mas leiam o resumo do artigo da pesquisa, que sim diz uma coisa possivelmente preocupante (em negrito), mas não faz alarde algum:

Abstract

The habitual playing of video games is associated with increased grey matter and activity in the striatum. Studies in humans and rodents have shown an inverse relationship between grey matter in the striatum and hippocampus. We investigated whether action video game playing is also associated with increased use of response learning strategies during navigation, known to be dependent on the caudate nucleus of the striatum, when presented in a dual solution task. We tested 26 action video game players (actionVGPs) and 33 non-action video game players (nonVGPs) on the 4-on-8 virtual maze and a visual attention event-related potential (ERP) task, which elicits a robust N-2-posterior-controlateral (N2pc) component. We found that actionVGPs had a significantly higher likelihood of using a response learning strategy (80.76%) compared to nonVGPs (42.42%). Consistent with previous evidence, actionVGPs and nonVGPs differed in the way they deployed visual attention to central and peripheral targets as observed in the elicited N2pc component during an ERP visual attention task. Increased use of the response strategy in actionVGPs is consistent with previously observed increases in striatal volume in video game players (VGPs). Using response strategies is associated with decreased grey matter in the hippocampus. Previous studies have shown that decreased volume in the hippocampus precedes the onset of many neurological and psychiatric disorders. If actionVGPs have lower grey matter in the hippocampus, as response learners normally do, then these individuals could be at increased risk of developing neurological and psychiatric disorders during their lifetime.

http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/282/1808/20142952
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.248
Reações
24.257
Pontos
784
Vish... minha memória já não é das boas, me fudi. Bom, pelo menos assim poderei jogar Mario 64 novamente sem saber onde estão todas as estrelas. :kbeca
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
Culpa dos jogos atuais são tão faceis que voce nao precisa utilizar a area mais importante do cérebro a do raciocinio , logo atrofia sem o uso :coolface
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.137
Reações
8.863
Pontos
1.449
Imaginem a Mãe dando bronca para aquele filho viciado e que não sai do Vídeo Game:

Joãozinho, para de jogar esse vídeo game porque se não você ficará estimulando o núcleo caudado do seu cérebro, causando perda de massa cinzenta no hipocampo!!!:kgrr

Eu desligava o vídeo game na hora...:klol
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.497
Reações
12.711
Pontos
1.634
Minha psicóloga falou isso a um tempo. Que por jogar muito, o cérebro já assimilou as estratégias de jogo e etc. Inconscientemente fazemos isso. Sempre achei que estávamos trabalhando o cérebro, mas não.
Essa informação ref, quando estamos jogamos fica arquivada em uma parte... ou seja, não trabalhamos as outras partes dele, tendo aí a incidência do aumento de risco dessa doença.


Obs: ela não falou que devemos para de jogar.... jogar os games da cruz do calvário, mas sim pode dosar isso, fazer outras coisas, mas leitura e caça palavras. Para poder trabalhar o cérebro com um todo.
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.248
Reações
24.257
Pontos
784
Putz, to fudido, minha memória já não é das boas... Pelo menos, vou poder jogar Mario 64 sem saber onde estão as estrelas.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.684
Reações
40.317
Pontos
1.053
Eu queria ganhar 10 reais cada vez que lesse um texto tosco que começa com "Estudo diz que..."
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Na verdade esse estudo se diz a respeito da campanha do Call of duty que é tão ruim que o cara esquece o que jogou, aí surgiu o migé da doença.....
 

-Venom-

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.903
Reações
10.145
Pontos
1.359
Que bom.
Assim posso rejogar os clássicos como se fosse a 1a vez.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.181
Pontos
634
Você sabe que Alzheimer e Parkinson são doenças distintas, certo?
Era pra eu ter respondido antes, mas postar pelo celular depois da última atualização do fórum ficou impraticável.

Enfim, sempre confundi Alzheimer e Parkinson e vice-versa. E ainda é estranho pra mim, pois vejo muitas vezes em novelas, filmes e até na vida real, como no caso do Maguila, que as mesmas pessoas que ficam doentes de Alzheimer quase sempre apresentam algum tipo de disfunção motora [tremedeira mesmo] em uma das mãos [Parkinson].

Entendo que há diferenças, mas na prática ainda é confuso. Só um offtopic aí pra ficar direito, blz? Não quero estender muito o assunto.

Sobre o tópico, penso [e sinto] exatamente o contrário: quanto mais games complexos e que treinem o cérebro de diversas formas racionais, espaciais, visuais, matemáticas e cognitivas, melhor. Jogar game por toda a vida faz parte da minha agenda de envelhecer com a mente ágil e sadia. Nunca me fez mal. Muito pelo contrário. Serião. Tô nem aí pra esses "estudos".

Com a ressalva [óbvia] de que tudo em excesso faz mal.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
"Jogos ... como Call of Duty e Assassin’s Creed ... levam à perda de massa cinzenta no cerebro"

EU JA SABIA
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.565
Reações
78.598
Pontos
1.839
E eu achando que os meus problemas eram por causa de Alcool e canabis.
 
Topo Fundo