O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Eu vim do futuris...] A história do futurista chapéu com rádio de 1949

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=49252

Em 1949, o inventor Victor Hoeflich realizou uma conferência de imprensa na Califórnia para apresentar o "Homem de Marte, Chapéu-Rádio". Hoeflich sabia que uma imagem contaria a história, então colocou vários adolescentes modelando a moderna engenhoca na cabeça para repórteres e fotógrafos. Logo, imagens e notícias apareceram nos jornais de todo o país. Os artigos normalmente incluíam a foto de um jovem de chapéu e uma história sobre as maravilhas proporcionadas pelo invento.

O chapéu-rádio era um rádio portátil embutido em um capacete que sintonizava estações com amplitude modulada (AM) dentro de um raio de 32 km.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 01

Os rádios portáteis a pilha já estavam disponíveis há muitos anos, mas Hoeflich esperava que um rádio com embalagem inovadora e uma campanha publicitária bem feita pudessem resultar em um grande sucesso.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 02

Embora o chapéu com rádio tivesse uma aparência futurista, isso era de fato mais devido a limitações técnicas na época.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 03

O transistor já tinha sido inventado em 1947, mas ainda era experimental, caro e não estava amplamente disponível.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 04

O chapéu-rádio contava com a tecnologia de válvulas de vácuo, e Hoeflich colocou duas delas para realçar o design, assim como a antena loop.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 05

O botão de ajuste ficava entre as duas válvulas. A bateria era carregada no bolso do usuário.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 06

O chapéu com rádio era vendido em lojas de departamento e por correspondência. Uma rede de postos de serviço na Califórnia, vendia os chapéus como um item de promoção para clientes que abasteciam seus carros.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 07

O chapéu-rádio era vendido por US $ 7,95 e podia ser encomendado em oito cores. Mais tarde, foram adicionadas mais sete opções de cores.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 08

A publicidade massiva não levou a vendas duradouras, porque a propaganda boca a boca começou a se mostrar negativa em meados de 1950, principalmente devido a limitações técnicas.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 09

Tinha apenas duas válvulas, enquanto os rádios domésticos apresentavam cinco ou seis e, portanto, tinham um desempenho melhor. A antena loop era direcional e perdia o sinal à medida que o usuário girava a cabeça.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 10

O Radio Hat tinha um alcance anunciado de 32 quilômetros; às vezes, quando sintonizava, pegava estações mais distantes, mas elas eram recebidas como um chiado irritante, pois o chapéu não tinha os circuito necessários para cancelar ruídos ou harmônicos, o que gerava, às vezes, apitos horrorosos.

A história do futurista chapéu com rádio de 1949 11
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Várias dessas invenções "geniais" foram lançadas na época do american way of life e nenhuma deu certo. Desde pitadeira em forma de coração até um pneu que brilha (e não serve pra mais nada além disso). Como o consumo estava em alta, era normal inventar qualquer b*sta achando que ia vender.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Isso ai está mais para capacete, e não um chapéu... :klol

O engraçado é as duas válvulas dele, se derrubassem ele no chão acho que já era... Quando eu era criança queria muito ter um radinho desses em forma de fone, acabei lembrando desse rádio depois que vi esse tópico, acho que era HP-1000 o nome dele:



Hoje em dia já existem esses outros mais modernos com até tocadores de MP3, LEDs e afins, mas não achei graça neles, preferia os vintage... :klol

 


Topo Fundo